Como implementar a Logística 4.0 na sua empresa?
Como relacionar a Logística 4.0 com Gestão
Vantagens da Logística 4.0
Pronto para dar um passo a mais?

Como implementar a Logística 4.0 para agilizar processos?

Veja como é possível implementar a Logística 4.0 com a finalidade de agilizar processos, os resultados que podem ser alcançados e quais as maiores vantagens.

Beatriz Landmann
Por: Beatriz Landmann
Como implementar a Logística 4.0 para agilizar processos?

Ei, caro leitor! Cá estamos mais uma vez para conversarmos sobre a Revolução do 4.0. Dessa vez, iremos falar sobre como implementar a Logística 4.0 na sua empresa e quais os benefícios de utilizá-la para a parte de gestão.

A logística 4.0 é voltada para a cultura ágil, com o intuito de otimizar os processos da empresa. Por isso, há inúmeras vantagens de implementá-la na sua empresa com a finalidade de obter bons resultados.

Para a implementação dessa parte da Logística, é necessário que os profissionais sejam capacitados para executar tais funções para redução de custos e investir em tecnologias. Por isso, nesse artigo iremos conversar sobre os seguintes tópicos:

  • Como implementar a Logística 4.0 na sua empresa?
  • Como relacionar a Logística 4.0 com Gestão
  • Vantagens da Logística 4.0

Pega seu papel e anota os melhores insights deste artigo!

Como implementar a Logística 4.0 na sua empresa?

Como dito anteriormente, quem está totalmente ligada com as novas tecnologias que são aderidas pelas Indústrias, como por exemplo, reestruturação de equipes, otimização e automação de processos e cultura ágil é a Logística 4.0.

Por isso, iremos te mostrar dicas de como implementar a Logística 4.0 na sua empresa de forma eficaz e que traga bons resultados, simbolizando um ganho de eficiência nos processos logísticos e operações logísticas, sendo considerada uma nova revolução. Vamos lá!

Aposte na capacitação da sua equipe

O primeiro passo para uma implementação da Logística 4.0 na sua empresa, é a capacitação de um time. Esse treinamento deve ser voltado para o conhecimento em Inteligência Artificial e gestão de processos.

Esses cursos são importantes para o membro do time estar por dentro das maiores tendências de automação de máquinas e também, para entender como gerir um processo dentro da Logística 4.0 e relacioná-lo com a gestão de pessoas, a internet das coisas e a computação em nuvem, beneficiando toda a cadeia de supply chain.

Estruture sua equipe

A estruturação da equipe é necessária para delegar tarefas que sejam competentes a Logística 4.0, como por exemplo, a melhoria de processos, automação das máquinas e eficiência da cadeia produtiva em tempo real.

Portanto, julga-se importante que as funções de cada membro estejam bem definidas para que não haja empecilhos futuros em relação às demandas, assim, será mais fácil atingir bons resultados em todos os processos, inclusive na tomada de decisão.

Big Data

O foco em Big Data na Logística 4.0 é vantajoso, pois esse processo visa organizar dados de forma rápida e em grande proporção. Então, este, fica armazenado com informações da empresa em questão.

Assim, também será possível poupar tempo dos colaboradores e aumentar a eficiência do trabalho de cada um e da cadeia produtiva em pauta.

Impacto na cadeia de suprimentos

Na Logística 4.0 a automação de processos é a principal aliada da cadeia de suprimentos, inclusive na relação fornecedor x cliente. Sendo assim, é possível reduzir o lead time e melhorar a precificação dos produtos.

Portanto, na Logística 4.0 a relação entre fornecedor e cliente deve ser vista como uma parceria, onde o fornecedor é responsável pela qualidade do produto ofertado e também, por evitar erros durante o processo.

Processo de adaptação da empresa

É válido considerar que para a implementação da Logística 4.0 na sua empresa, é necessário passar pelo processo de adaptação. Então, o mapeamento do processo de trabalho é importante para essa nova modalidade.

Agora que já conversamos sobre a implementação da Logística 4.0 em uma empresa, iremos falar da relação da Logística 4.0 com a parte de gestão. Continue na leitura para saber mais!

Os serviços logísticos são uma parte importante de uma empresa que busca se destacar no mercado. Eles afetam diretamente a performance e a lucratividade do negócio. Porém, você já se perguntou se os seus serviços logísticos estão conectados ao futuro?

Ao baixar esse conteúdo, você entenderá o quanto da Logística 4.0 está incorporada à sua empresa e se suas práticas te conectam ao futuro. Com isso, você entenderá a importância de solucionar problemas de distribuição e armazenagem com elementos digitais e se envolver com as mudanças do mercado.

Não perca tempo! Faça agora mesmo o nosso teste e descubra agora o seu nível de entendimento em Logística 4.0 e se você está conectado ao futuro!

 Logística 4.0: Você está conectado ao futuro?

Como relacionar a Logística 4.0 com Gestão

A Logística 4.0 se relaciona com a Gestão pelo fato de que um dos seus principais princípios é o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Portanto, os serviços sofrem otimização constante por conta desse fato.

Sendo assim, após a implementação é necessário gerir novas modalidades da Logística 4.0. Como por exemplo, o uso de drones, redução de falhas e detecção de possíveis problemas a serem enfrentados.

A Logística 4.0 relacionada com Gestão pode ser exemplificada com os princípios do IoT. Que de forma sucinta, se resume em digitalizar e automatizar processos que resultem em operações simples, mas que entregue um produto em boa qualidade ao destino final.

Além disso, essa priorização pela qualidade de entrega de produtos, resulta em alta satisfação do cliente, que poderá se fidelizar aos serviços ofertados pela empresa. Sendo assim, é possível garantir selos de qualidade.

Não paramos por aqui, certo? Agora, iremos conversar sobre os benefícios da implementação da Logística 4.0. Siga a leitura e descubra quais são!

Vantagens da Logística 4.0

Chegamos a um dos pontos mais cruciais da nossa conversa: os benefícios da logística 4.0 na sua empresa. Vem saber mais!

Qualidade no banco de dados

Com o auxílio da automação de processos, uma das maiores vantagens da Logística 4.0 é a possibilidade de digitalizar documentos, que anteriormente, seriam anexados de forma física.

Nos bancos de dados é possível acessar diversas informações sobre a empresa e também, facilita para ter acesso ao cliente e vice e versa, tornando o serviço de maior qualidade e agilidade.

Novas possibilidades de vendas

A transformação digital faz-se presente na Logística 4.0, portanto, identifica com maior facilidade novas possibilidades de vendas, sendo possível, inclusive, vender produtos de forma que abranja o mercado internacional.

Além disso, o ESG é uma pauta que está em alta no mercado financeiro de todas as empresas, negócios que visam as medidas da sigla acima, possuem grande diferencial e conseguem fidelizar uma quantidade maior de clientes.

Otimização de rotas

Por meio dos sistemas da Logística 4.0, é possível usufruir de configurações que otimizem o tempo de entrega e rotas de um produto. Hoje em dia, por exemplo, é possível realizar as entregas express, onde são retiradas no local de compra.

Ademais, se utilizar um sistema de forma correta, será possível diminuir as chances de erro em relação ao percurso e trajeto de um produto, então, a entrega será mais rápida e atingirá as expectativas do cliente.

Agora que você já sabe tudo sobre a Logística 4.0, basta implementá-la em sua equipe para trazer bons frutos para a empresa. Não esqueça de continuar acompanhando o Blog Voitto para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado dos negócios.

Pronto para dar um passo a mais?

Hoje, estar capacitado na metodologia World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0!

E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em World Class Manufacturing.

Nosso pacote contempla 14 cursos, iniciando com conhecimentos básicos para compreensão da abordagem WCM em uma organização, passando pelo aprofundamento dos conceitos dentro de áreas vitais em uma organização, representadas pelos pilares do WCM.

Está esperando o que? Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na capacitação que te tornará capaz de entender e aplicar uma metodologia utilizada por gigantes como Fiat, Whirlpool, Unilever e muitas outras. Torne-se um profissional de alto nível!


 Formação Especialista em WCM - Word Class Manufacturing

Beatriz Landmann

Beatriz Landmann

Grad. em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como Diretora de Marketing na UTPrimers iGem Team e Assessora de Eventos no Projeto Vivenciando Engenharia no Ensino Médio - VEEM. Foi bolsista na DIREC-PG no projeto "Cabine Sanitizante no combate a Covid-19". Atua como Presidente no Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

 Logística 4.0: Você está conectado ao futuro?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Logística 4.0: Você Está Conectado Ao Futuro?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.