O que é Comunicação Bidirecional?
Qual a diferença entre comunicação bidirecional e unidirecional?
Quais são as vantagens da Comunicação Bidirecional?
Quais são as desvantagens da comunicação bidirecional?
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Compreenda o que é comunicação bidirecional e conheça seus prós e contras

Veja neste artigo como o estabelecimento de uma comunicação bidirecional é vantajoso para uma marca que deseja crescer no mercado!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Compreenda o que é comunicação bidirecional e conheça seus prós e contras

Muitas empresas atuais enfrentam problemas relacionados com a falta de uma comunicação eficiente com o seu público. Seja por falta de ferramentas ou outras dificuldades internas, a marca sofre. Pensando nisso, surge o conceito da comunicação bidirecional.

Com esse modelo, é possível tirar o máximo de proveito de um relacionamento com o público, já que permite a resolução de problemas enfrentados pelos clientes, o recebimento de feedbacks, esclarecimento de dúvidas, entre outras vantagens.

Assim, uma comunicação bidirecional permite que as vendas de um negócio e o seu lucro aumentam grandemente, dado o estabelecimento desse bom relacionamento com os clientes.

Para entender mais sobre essa forma de continuação, continue na leitura desse artigo e confira a respeito nos seguintes tópicos:

  • O que é comunicação bidirecional?
  • Qual a diferença entre comunicação bidirecional e unidirecional?
  • Quais são as vantagens da comunicação bidirecional?
  • Quais são as desvantagens da comunicação bidirecional?

O que é Comunicação Bidirecional?

A comunicação bidirecional é a comunicação que existe baseada na interação entre duas partes, onde locutor e ouvinte participam simultaneamente. Desse modo, ela dispensa o uso de intermediadores.

Essa forma de comunicação é direta e pode ser tanto externa quanto interna. Além disso, ela pode acontecer em aplicativos de mensagem instantânea, chats, atendimento online, redes sociais, fóruns de discussão, entre outras possibilidades.

É um modelo que facilita a comunicação dentro de empresas, minimizando possíveis conflitos, e ainda fortalece o relacionamento com os clientes.

Além do mais, para que a comunicação bidirecional seja efetiva, é importante a criação de canais de diálogo, que podem ser estabelecidos por, por exemplo, por meio de uma estratégia de Omnichannel.

Agora que você entendeu o que esse tipo de comunicação significa, vamos te explicar a sua diferença para um outro estilo, a unidirecional, veja no próximo tópico!

Mas antes disso, temos uma dica especial para você!

Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

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Qual a diferença entre comunicação bidirecional e unidirecional?

Como o próprionome indica, quando a comunicação é unidirecional, só ocorre em uma única direção, ou seja, só existe um único interlocutor. Um exemplo dessa forma de comunicação é em jornais e revistas, onde não existe interação direta. 

Já na comunicação bidirecional, como você pôde ver no tópico anterior, pode existir uma interação direta e simultânea entre dois (ou até mesmo mais) interlocutores.

Resumidamente, toda comunicação que permite o diálogo e interação entre interlocutores é bidirecional, enquanto as que não possuem essa possibilidade de interação, unidirecional. 

Com o surgimento da internet, os meios de comunicação se expandiram, e com eles a possibilidade de interação também aumentou.

Além do mais, existem diversas vantagens no uso da comunicação bidirecional, principalmente dentro das empresas, e vamos te apresentá-las no próximo tópico, veja só:

Quais são as vantagens da Comunicação Bidirecional?

Os principais benefícios de optar por utilizar uma comunicação bidirecional são:

Estabelece confiança e transparência

Com o estabelecimento de uma comunicação bidirecional dentro de uma empresa, ela passa a mostrar a seus clientes que deseja receber feedback e manter um diálogo com os mesmos.

Esse reconhecimento proporciona o senso de confiança nessa empresa, além de passar a imagem de transparência no modo de se comunicar.

Contribui para a humanização da marca

Empresas que não proporcionam uma interação humana com o cliente têm mais dificuldade em parecerem confiáveis aos olhos do público.

Por isso, a comunicação bidirecional é uma excelente maneira de contribuir para a humanização da marca, ou seja, de tratar o cliente de modo acolhedor, empático e ético.

Ajuda a evitar escândalos 

Grande parte das empresas possuem o medo de que um grande escândalo seja gerado e compartilhado por meio de canais digitais.

Com uma comunicação bidirecional estabelecida, é possível ter conhecimento dos problemas enfrentados pelos clientes e traçar ações para a sua resolução, de maneira rápida e eficiente, evitando escândalos e crises.

Melhora as vendas

Com o feedback gerado por clientes se torna viável a melhoria de produtos e serviços oferecidos por uma empresa. Tais ações fazem parte do conjunto que afeta diretamente o número de vendas, gerando um aumento, e consequentemente, maiores lucros.

Melhora o relacionamento com clientes 

Além de todas as vantagens até então mencionadas, ter uma comunicação bidirecional faz com que uma empresa conheça melhor seus clientes, já que com o diálogo que é estabelecido, é possível entender quem são, o que valorizam, quais são suas expectativas e preocupações.

Além disso, faz com que eles também saibam que estão sendo ouvidos e sua opinião sendo considerada, gerando um sentimento de valorização e respeito.

Tudo isso faz com que o relacionamento entre empresa e cliente seja desenvolvido, o que ainda proporciona uma boa reputação para a marca.


Finalmente, como nem tudo é um mar de flores, existem também algumas desvantagens em fazer o uso dessa forma de comunicação. Veja elas a seguir!

Quais são as desvantagens da comunicação bidirecional?

As principais desvantagens de estabelecer uma comunicação bidirecional são:

Risco de feedback negativo

Ao mesmo que estabelecer uma comunicação bidirecional possibilita a recepção de feedbacks positivos, ela também abre portas para feedbacks negativos.

Assim, é preciso estar ciente que comentários ruins e negativos são sempre uma possibilidade, e é necessário estar preparado para eles.

Ter um equilíbrio entre a voz de uma empresa e seus clientes

Estar constantemente respondendo a clientes pode ser difícil pois, é importante estabelecer um tom de voz profissional que esteja de acordo com a imagem da marca de maneira contínua.

Desse modo, terceirizar essa comunicação de forma a atender a todos pode ser complicado. 

Compromisso constante com a comunicação

A comunicação com os clientes deve ser constante, ou seja, em uma comunicação bidirecional, não existe a possibilidade de limitar a disponibilidade para atendê-los.

É preciso ter a capacidade de responder a todos, interagindo de maneira consistente com o público. Caso não seja dessa maneira, é provável que sua imagem seja prejudicada aos olhos dos clientes.


Por fim, apesar das desvantagens existentes, os benefícios que existem superam as possíveis consequências negativas. Por conta disso, é interessante que as empresas apostem em estratégias de comunicação bidirecional se querem ver o seu crescimento no mercado. 

Então, se você quer saber como trabalhar sua comunicação, vem com a Voitto!

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Uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho é a comunicação, principalmente aquela voltada para feedbacks e isso não é segredo para ninguém! Ela é essencial para auxiliar não só no nosso, bem como no desenvolvimento do outro.

Pensando nisso, você se considera um ótimo comunicador? Não? Então saiba: a concorrência já é.

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Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

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