O que é comunicação corporativa?
Qual a diferença entre comunicação corporativa interna e externa?
Qual é a importância da comunicação corporativa?
Quais os benefícios da comunicação corporativa?
Alcance o seu potencial máximo com a Voitto!

Compreenda o que é comunicação corporativa e quais são os seus 3 principais benefícios!

Aprenda neste artigo a reconhecer a importância de uma comunicação corporativa clara e eficiente para o crescimento de uma organização!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Compreenda o que é comunicação corporativa e quais são os seus 3 principais benefícios!

Para que uma organização consiga enxergar oportunidades, ter uma boa imagem e boa reputação, é importante que ela estabeleça uma eficiente comunicação corporativa, tanto interna quanto externa.

Apesar disso, muitos gestores não reconhecem a necessidade desse exercício, e acabam perdendo a oportunidade de desenvolverem um melhor planejamento estratégico e aprimorarem o processo de tomada de decisão.

Sendo assim, para alcançar resultados maiores, é preciso entender a importância dessa prática e do que ela realmente se trata.

Por isso, neste artigo te explicaremos o que é uma comunicação corporativa, bem como esclarecemos outras questões a respeito dela nos seguintes tópicos:

  • O que é comunicação corporativa?
  • Qual a diferença entre comunicação corporativa interna e externa? 
  • Qual é a importância da comunicação corporativa?
  • Quais são as vantagens da comunicação corporativa?

O que é comunicação corporativa?

A comunicação corporativa é representada por uma série de práticas que tem como principal objetivo causar impacto nos diversos públicos de interesse de uma empresa. 

Esse público-alvo é representado por: clientes, parceiros, fornecedores, investidores e funcionários, ou seja, seus stakeholders.

Desse jeito, ao utilizar uma comunicação corporativa, um negócio adota estratégias para se comunicar de maneira eficiente com essas partes interessadas. Ou seja, não diz respeito apenas a como ela se comunica, mas sim todo o planejamento do formato de comunicação. 

Esse formato abrange: como ela será realizada, por que meios, para quem será voltada, e qual a informação a ser passada.

Além do mais, ela é considerada uma importante fase do marketing empresarial, pois a eficácia em transmitir mensagens claras é considerado um grande diferencial competitivo.

Dessa forma, é também responsável por divulgar a visão e postura da empresa para o mercado. Por isso, ela compreende, as comunicações internas e externas e desse jeito os públicos ficam inteirados de suas ações, desempenho, produtos e serviços.

Para que você entenda melhor qual a diferença entre esses dois processos, entraremos em mais detalhes no próximo tópico.

Qual a diferença entre comunicação corporativa interna e externa?

Comunicação corporativa interna

Essa diz respeito a comunicação que é realizada com os colaboradores da empresa. Deste modo, ela é fundamental para que todos tenham conhecimento de suas responsabilidades e tarefas.

Também serve comominimizadora de conflitos dentro de uma organização, pois a informação é repassada de forma mais clara e eficaz.

Ainda, funciona como uma forma de informar bem como engajar os funcionários em eventos internos.

Comunicação corporativa externa

A comunicação corporativa externa é a que acontece com os clientes, investidores, entre outros interessados de fora da corporação. 

Desse modo, ela desenha a identidade e a imagem da marca, e como ela é apresentada para o mundo corporativo.

Um bom exemplo de uma ferramenta de comunicação externa são as campanhas publicitárias.

Mas porque é essencial estabelecer esse modelo de comunicação em um negócio? Vamos te explicar!

Qual é a importância da comunicação corporativa?

Implementar uma comunicação corporativa é importante pois por meio dela, é possível expandir a visibilidade de um negócio bem como reforçar o seu branding frente aos stakeholders.

Além disso, com sua utilização as companhias conseguem fazer um melhor uso de seus recursos e são capazes de traçar estratégias mais eficientes rumo ao crescimento.

Já que, uma comunicação bem estruturada, os processos passam a ser conduzidos de forma mais adequada, o que evita retrabalho e diminui possíveis problemas. 

Finalmente, prossiga na leitura e veja o próximo tópico para entender quais são os maiores benefícios advindos dessa comunicação!

Quais os benefícios da comunicação corporativa?

Quando a comunicação corporativa é executada de maneira bem feita, ela pode resultar nos seguintes 3 benefícios:

1. Melhoria do clima organizacional

Executando essa comunicação de maneira clara e transparente, fica mais fácil para os funcionários entenderem o que acontece na empresa.

Com isso, se sentem realmente participantes da corporação, e passam a se sentir mais motivados para desempenhar suas tarefas. Então, melhorando a comunicação, consequentemente há uma melhoria no clima organizacional.

2. Fortalecimento da cultura e da marca da empresa

Com uma comunicação corporativa, as políticas e o conjunto de atividades exercidas pela empresa ficam bem estabelecidas, o que gera respeito, e assim, um fortalecimento de sua cultura.

Além de que, a marca também fica fortalecida, porque o negócio desenvolve voz e personalidade, produzindo credibilidade aos olhos dos stakeholders.

3. Enfraquece os ruídos de comunicação

Finalmente, ela evita que mensagens incorretas sejam transmitidas, pois comunica diretamente e abertamente com os colaboradores sobre o que acontece na empresa, o que evita rumores e fofocas dentro da organização. 


Por fim, visto a sua importância e benefícios, agora você pôde entender como realmente é necessário a implementação dessa forma de comunicação.

Ainda, se deseja aprender a se comunicar melhor e assim melhorar resultados de sua empresa, não deixe de conferir o que separamos para você no próximo tópico!

Alcance o seu potencial máximo com a Voitto! 

Você tem conhecimento da importância de seus stakehoders? Ou ainda, conhece suas estratégias?

Se não, com a nossa Planilha de Comunicação com Stakeholders a análise dos mesmo ficará muito eficiente para você, além da avaliação da influência deles em seu processo, entre outros fatores.

Clique no botão agora mesmo abaixo e faça o download gratuitamente!

planilha comunicacao com stakeholders

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Clique e adquira o curso Comunicação Interpessoal e Feedback com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] [Oficial]comunicação Interpessoal E Feedback

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.