Para que uma organização consiga enxergar oportunidades, ter uma boa imagem e boa reputação, é importante que ela estabeleça uma eficiente comunicação corporativa, tanto interna quanto externa.
Apesar disso, muitos gestores não reconhecem a necessidade desse exercício, e acabam perdendo a oportunidade de desenvolverem um melhor planejamento estratégico e aprimorarem o processo de tomada de decisão.
Sendo assim, para alcançar resultados maiores, é preciso entender a importância dessa prática e do que ela realmente se trata.
Por isso, neste artigo te explicaremos o que é uma comunicação corporativa, bem como esclarecemos outras questões a respeito dela nos seguintes tópicos:
A comunicação corporativa é representada por uma série de práticas que tem como principal objetivo causar impacto nos diversos públicos de interesse de uma empresa.
Esse público-alvo é representado por: clientes, parceiros, fornecedores, investidores e funcionários, ou seja, seus stakeholders.
Desse jeito, ao utilizar uma comunicação corporativa, um negócio adota estratégias para se comunicar de maneira eficiente com essas partes interessadas. Ou seja, não diz respeito apenas a como ela se comunica, mas sim todo o planejamento do formato de comunicação.
Esse formato abrange: como ela será realizada, por que meios, para quem será voltada, e qual a informação a ser passada.
Além do mais, ela é considerada uma importante fase do marketing empresarial, pois a eficácia em transmitir mensagens claras é considerado um grande diferencial competitivo.
Dessa forma, é também responsável por divulgar a visão e postura da empresa para o mercado. Por isso, ela compreende, as comunicações internas e externas e desse jeito os públicos ficam inteirados de suas ações, desempenho, produtos e serviços.
Para que você entenda melhor qual a diferença entre esses dois processos, entraremos em mais detalhes no próximo tópico.
Essa diz respeito a comunicação que é realizada com os colaboradores da empresa. Deste modo, ela é fundamental para que todos tenham conhecimento de suas responsabilidades e tarefas.
Também serve comominimizadora de conflitos dentro de uma organização, pois a informação é repassada de forma mais clara e eficaz.
Ainda, funciona como uma forma de informar bem como engajar os funcionários em eventos internos.
A comunicação corporativa externa é a que acontece com os clientes, investidores, entre outros interessados de fora da corporação.
Desse modo, ela desenha a identidade e a imagem da marca, e como ela é apresentada para o mundo corporativo.
Um bom exemplo de uma ferramenta de comunicação externa são as campanhas publicitárias.
Mas porque é essencial estabelecer esse modelo de comunicação em um negócio? Vamos te explicar!
Implementar uma comunicação corporativa é importante pois por meio dela, é possível expandir a visibilidade de um negócio bem como reforçar o seu branding frente aos stakeholders.
Além disso, com sua utilização as companhias conseguem fazer um melhor uso de seus recursos e são capazes de traçar estratégias mais eficientes rumo ao crescimento.
Já que, uma comunicação bem estruturada, os processos passam a ser conduzidos de forma mais adequada, o que evita retrabalho e diminui possíveis problemas.
Finalmente, prossiga na leitura e veja o próximo tópico para entender quais são os maiores benefícios advindos dessa comunicação!
Quando a comunicação corporativa é executada de maneira bem feita, ela pode resultar nos seguintes 3 benefícios:
Executando essa comunicação de maneira clara e transparente, fica mais fácil para os funcionários entenderem o que acontece na empresa.
Com isso, se sentem realmente participantes da corporação, e passam a se sentir mais motivados para desempenhar suas tarefas. Então, melhorando a comunicação, consequentemente há uma melhoria no clima organizacional.
Com uma comunicação corporativa, as políticas e o conjunto de atividades exercidas pela empresa ficam bem estabelecidas, o que gera respeito, e assim, um fortalecimento de sua cultura.
Além de que, a marca também fica fortalecida, porque o negócio desenvolve voz e personalidade, produzindo credibilidade aos olhos dos stakeholders.
Finalmente, ela evita que mensagens incorretas sejam transmitidas, pois comunica diretamente e abertamente com os colaboradores sobre o que acontece na empresa, o que evita rumores e fofocas dentro da organização.
Por fim, visto a sua importância e benefícios, agora você pôde entender como realmente é necessário a implementação dessa forma de comunicação.
Ainda, se deseja aprender a se comunicar melhor e assim melhorar resultados de sua empresa, não deixe de conferir o que separamos para você no próximo tópico!
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Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!
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