O conflito de gerações nada mais é do que o choque de ideias e de valores entre pessoas de gerações diferentes.
Assim, à medida que a geração Z ganha mais espaço no mercado de trabalho, essa questão também se torna um problema para o ambiente corporativo.
Entenda o cenário: hoje, as empresas enfrentam o desafio de conviver com quatro gerações diferentes dentro do mesmo espaço e, mais do que isso, precisa engajá-las para formar uma equipe positiva.
Como encarar essa situação? Descubra as características de cada geração e formas eficientes de solucionar esse impasse por meio dos seguintes tópicos:
Vamos lá?
As quatro gerações que estão ativas no mercado de trabalho hoje são:
Para entender melhor essa linha cronológica, veja a imagem a seguir:
Muita gente, não é? Em breve, a Geração Alfa também deve entrar no mercado de trabalho, conforme os Baby Boomers se aposentam.
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Para pensarmos em formas efetivas de somar as melhores características dessas gerações, precisamos primeiro entender os pontos fortes e fracos de cada uma. Vamos nessa!
Nascidos entre aproximadamente 1945 até 1960, os Baby Boomers são a geração mais antiga dentro das empresas e normalmente ocupam cargos de liderança.
São pessoas disciplinadas e com facilidade em seguir as regras da empresa, trabalham bem com hierarquias e normalmente constroem suas carreiras em uma mesma organização.
Por serem mais rígidos e conservadores, podem ter dificuldade em dialogar com as gerações mais novas e em lidar com a flexibilidade que a era da tecnologia trouxe para o ambiente corporativo.
Dentro da empresa, eles valorizam horários de trabalho bem definidos (horários comerciais), código de vestimenta e buscam por estabilidade profissional.
A geração X nasceu entre 1960 e 1985, foi criada por pais workaholics(viciados em trabalhar) e tem uma ideia diferente sobre quais devem ser suas prioridades de vida.
Ao contrário da geração anterior, são mais individualistas, mas em contrapartida também valorizam estabilidade financeira, segurança profissional e comprometimento com a empresa.
Eles buscam equilíbrio entre a vida profissional e familiar, além de muitas vezes ocuparem cargos de liderança dentro de organizações graças a suas trajetórias profissionais.
Aqueles que nasceram entre aproximadamente 1980 e 1995 são conhecidos como geração Y.
Diferente das gerações anteriores, estão acostumados a um mundo dinâmico e de rápidas transformações, trabalham bem realizando várias tarefas ao mesmo tempo e estão abertos para construírem suas carreiras em diferentes empresas.
Para esse grupo, alinhar o trabalho com um propósito de vida é o ideal. Eles gostam de trabalhar por paixão, serem reconhecidos e são ainda mais individualistas.
A geração de jovens adultos que têm se inserido no mercado são os nascidos entre 1995 até 2010, a chamada geração Z.
Esses jovens imediatistas nasceram inseridos na era da tecnologia e muitos não conhecem o mundo sem internet. Também possuem uma grande necessidade de pertencimento, conexão social, reconhecimento e tem um mindset ágil.
O desafio para essa geração é se adequar às rotinas mais rígidas, participar de reuniões longas e entender que nem sempre é possível pegar atalhos para construir uma carreira de sucesso.
A geração Alpha representa os nascidos a partir de 2010, criados com tablets e smartphones nas mãos.
Fazem parte de umageração ágil, não hesitam em fazer perguntas e entender como as coisas funcionam. Para eles, tudo pode ser resolvido por meio de um clique, o que os tornam ainda mais imediatistas que a geração anterior.
Daqui a poucos anos, esse grupo também ganhará espaço no mercado de trabalho e, para os gestores, o desafio será encontrar formas de engajar esse grupo dinâmico e acostumado ao grande volume de informações.
Para lidar com o conflito de gerações, as empresas devem se preocupar em entender seus funcionários e adotar medidas práticas que integrem sua equipe em prol do mesmo objetivo.
As gerações podem enfrentar desafios na convivência por nascerem em épocas distintas e terem valores diferentes, além da diferença de idade. Assim, trabalhar o clima organizacional da empresa é a chave para solucionar esse impasse.
Como esse trabalho pode ser feito? Confira algumas dicas a seguir:
Buscar formas de engajar os funcionários deve ser uma prioridade para o time de gestão de pessoas, porém, além disso, esse trabalho é característica de um líder de sucesso.
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Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.
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Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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