O início da era Balenciaga
O desaparecimento da marca na mídia
A volta através dos olhos de Demna Gvasalia
6 vezes em que a Balenciaga ousou na criatividade
Essa é a trilha para o sucesso!

Balenciaga: Entenda mais sobre o sucesso criativo da marca.

A grife luxuosa que vem se tornando assunto na internet. Entenda um pouco mais sobre a história e o que tem por trás da criatividade da Balenciaga

Marcela Gomes
Por: Marcela Gomes
Balenciaga: Entenda mais sobre o sucesso criativo da marca.

Atualmente, a marca Balenciaga é remetida a luxo, criatividade e elegância. Porém, o que muitos não sabem é que seu fundador, Cristóbal Balenciaga, começou de forma simples no mundo da moda.

Vamos entender um pouco mais sobre essa grande marca, distribuídos nos seguintes tópicos:

  • O início da era Balenciaga
  • O desaparecimento da marca na mídia 
  • A volta através dos olhos de Demna Gvasalia
  • 6 vezes em que a Balenciaga ousou na criatividade
  • Essa é a trilha para o sucesso!

O início da era Balenciaga

Nascido em 1895, Cristóbal Balenciaga era filho de pais pobres e residia em uma casa simples, no norte da Espanha. Seu primeiro contato com a costura foi por meio de sua mãe, que viu nesse trabalho uma forma de sustentar a casa.

O talento do menino era notável, isso fez com que a Marquesa de Casa Torrés o apadrinhasse e apresentasse a ele o mundo da alta costura. Seu primeiro trabalho autoral foi o desenho de um vestido para sua madrinha e, detalhe, ele tinha apenas 12 anos!

Cristóbal se formou alfaiate no ano de 1918 e, logo em seguida, abriu seu primeiro ateliê, na cidade de San Sebastian. O sucesso foi tão grande que pouco tempo depois foram inaugurados mais dois ateliês, um em Barcelona e outro em Madri.

O que muitas pessoas não sabem, é que os primeiros clientes exclusivos da marca eram pessoas da Família Real e da alta sociedade. Incrível, não é mesmo?

O sucesso era tamanho e isso ninguém poderia discordar, porém, em 1936 as coisas começaram a desandar para Cristóbal e o motivo era um só: A Guerra Civil que estava acontecendo na Espanha.

Isso fez com que o alfaiate fechasse todos os ateliês e fosse procurar abrigo em várias cidades da europa, chegando à França, seu destino final. Mal sabia ele que aquele era o lugar certo para prosperar os negócios de sua marca de moda.

O recomeço na cidade luz!

Localizada no número 10 da Avenida V, a primeira loja francesa chamada de “Casa Balenciaga" foi inaugurada em 1937. Cristóbal juntamente com Jaworowski e Bizcarrondo, fecharam uma parceria que mudaria o rumo da moda local.

Naquela época,  o mercado de moda local tinha uma “pegada” nacionalista e isso fez com que o custureiro entregasse o que a alta sociedade local queria: a criação e desenvolvimento de roupas bem recortadas, modelagens perfeitas e ousadia.

Como um bom espanhol, o estilista procurava relacionar seu processo criativo às suas origens, isso pode ser percebido claramente pelo uso de tonalidades de vermelho em todas as suas criações. Essa cor faz analogia aos “toureiros” espanhóis, bem famosos naquela época.

O desaparecimento da marca na mídia 

Com a constante mudança e evolução do design de moda, vários ateliês de alta costura sentiram o impacto financeiro. As mulheres estavam evoluindo, mudando de pensamento, se modernizando e, com isso, a moda lhes acompanhava.

Modelos novos iam surgindo a todo tempo e um modelo em específico fez a grande Balenciaga desistir da competição: prèt-a-porter (pronto para usar), era uma forma de criação de modelos em grande escala, produções industriais.

Em 1968, o ateliê de Cristóbal é fechado, o antigo estilista decide se aposentar e acaba falecendo quatro anos depois, com 77 anos.

O renascimento em passos lentos.

Durante vários anos após a morte de Cristóbal a marca ficou esquecida na sociedade e na mídia. Mas em 1986, a marca é comprada pela grande empresa The Bogart Group” e aos poucos começa a reaparecer na alta sociedade.

O primeiro diretor criativo da marca nesse tempo foi Michel Goma, que exerceu o papel até 1992 quando foi substituído por Joseph Timinster, que esteve na diretoria até 1997.

Porém, a marca só voltou a ter seu glamour e brilho após o atual diretor criativo do nicho feminino da famosa Louis Vuitton assumir o cago, Nicholas Ghèsquiere foi um sucesso e colocou a marca de volta aos holofotes.

Balenciaga by Nicholas Ghèsquiere.

Sempre com um estilo muito parecido ao de Cristóbal, Nicholas idealizava seus modelos baseados em arquiteturas. Suas coleções rendiam vários elogios perante a alta sociedade.

No desfile mais importante da temporada, Ghèsquiere apresentou sua coleção para a Label onde mostrou as roupas de boa qualidade e luxo, que foram muito elogiadas.

No ano de 2002, o famoso Grupo Gucci comprou a marca Balenciaga, Ghèsquiere continuou à frente da direção criativa e produziu a primeira it-bag by Balenciaga, chamada de Motorcycle, além de  ingressar a marca no mundo fashion masculino.

Seu legado na grande marca finaliza em 2012, quando foi substituído por Alexander Wang, este ficou no cargo até 2015.

Wang levava seus modelos como forma de homenagear o inesquecível Cristóbal Balenciaga, tinha uma pegada mais estadunidense e isso era incrível para as celebridades, porém, a imprensa não foi muito a favor. Isso fez com que Wang não conseguisse construir seu nome dentro da marca.

A volta através dos olhos de Demna Gvasalia

A marca acertou muito na contratação de Demna Gvasalia, em 2015. Sendo o atual diretor da área de criatividade, Gvasalia nasceu na Geórgia em 1981. Possui graduação em moda pela Royal Academy of Fine Arts, localizada na Antuérpia.

Anteriormente, já havia trabalhado na Maison Margiela, Louis Vuitton e no coletivo Vetements. Neste último, obteve grande sucesso e suas peças captavam olhares no mercado da moda e a consequência desse triunfo, foi a indicação do designer ao LVMH Prize.

Durante sua passagem pela Balenciaga, que já se somam 7 anos, o estilista escreveu seu nome na história da marca. Suas peças inovadoras e icônicas, trazem uma pegada cultural e hype.

Seu estilo de criação almeja coisas futurísticas. Suas peças possuem sempre uma visão mais despojada e moderna, o caimento é sempre de formas mais moldadas e possui uma combinação extraordinária de alfaiataria.

Atualmente algumas de suas criações possuem uma abordagem "anti fashion", como por exemplo o sapato-meia Speed Sock e o incrível tênis que tem dado o que falar ultimamente, popularmente conhecido como "tênis sujo”, Paris Sneaker.

6 vezes em que a Balenciaga ousou na criatividade

Que a grife esbanja luxo e poder, nós já sabemos. Porém ultimamente o estilo mais despojado e, digamos, contemporâneo, não vem agradando muito o público das redes sociais. Se tornando, muitas vezes, uma piada na internet.

Conheça agora as 6 vezes em que a marca famosa ousou e abusou da criatividade em suas peças!

1- Paris Sneaker.

Lançado recentemente, o novo tênis da grife famosa tem dado o que falar. Com um aspecto sujo e surrado, a nova aposta da marca pode sair por 10 mil reais na cotação atual do dólar, seu preço mínimo é de 2,6 mil reais.

Disponível em 3 cores - vermelho, preto e branco,  o modelo conta com o tecido rasgado e o nome da marca rabiscado em sua sola, trazendo a pegada modernista das pichações.

Paris Sneaker - Foto: Reprodução

Paris Sneaker - Foto: Reprodução

2- Balenciaga x Crocs.

Essa parceria inesperada, deu o que falar no ano passado. Buscando trazer a criatividade e inovação dos pensamentos de Gvasalia com a popularidade e conforto do Crocs, o modelo “crocs de salto alto” pode sair a um precinho de 3,2 mil reais.

Disponível nas cores: branca, preta, verde e rosa, o modelo era parte da coleção de primavera 2022 lançada pela Balenciaga, chamada de “Clones Balenciaga”. Com salto agulha e visual diferente, afirmam por aí que o modelo é super confortável de usar!

Balenciaga x Crocs - Foto: Reprodução/Balenciaga

Crocs x Balenciaga — Foto: Reprodução/Balenciaga

3- Parka de 7 camadas.

Lançada em 2018 no desfile de outono/inverno, a famosa parka de 7 camadas também é um modelo que deu o que falar. Comparada com o icônico episódio da série Friends onde Joey veste todas as camisas de seu amigo Chandler, esse modelo rendeu boas discussões aos internautas.

Sua modelagem era oversized e possuía várias sobreposições. Quando o modelo foi lançado, a revista “Time” anunciou que o valor variava em torno de US $9 mil, o que correspondia a um investimento de 46 mil reais na conversão atual. E aí, gostaria de adquirir essa peça da marca?

Parca de 7 camadas - Foto: Reprodução/Youtube/Balenciaga

Parka de 7 camadas — Foto: Reptodução/YouTube/Balenciaga

4- Balenciaga X Vibram Five Fingers.

No ano de 2020, foram anunciados sapatos com os dedos separados! Isso mesmo que você leu. A aposta da marca para aquele ano, eram tênis e botas de salto alto que possuíam divisórias nos dedos.

Também fruto de uma parceria, mas dessa vez com a marca italiana Vibram, o valor variava de acordo com o material, os que eram produzidos em couro, custava aproximadamente 8 mil reais, enquanto os de malha reciclada custavam 7 mil.

Balenciaga x Vibram Five Fingers - Foto: Reprdução/Balenciaga

Balenciaga X Vibram Five Fingers — Foto: Reprodução/Balenciaga

5- Sacos de lixo.

Como uma crítica à terrível Guerra na Ucrânia, o modelo foi lançado no último desfile da marca que ocorreu em Paris. Demna afirmou em entrevista, que queria retratar a questão de pessoas refugiadas, coisa que ele também havia vivido.

As modelos desfilavam em um cenário que trazia ventos e simulações de neve, enquanto carregavam bolsas semelhantes a sacos de lixo.

Mas essa não é a primeira vez que ousa em acessórios, desde 2017 a marca vem apostando em bolsas que remetem às sacolas de compra, e o preço gira em torno de 11 mil reais.

Bolsas semelhantes a sacos de lixo - Reprodução/Youtube/ Balenciaga

Balenciaga: bolsas semelhantes a sacos de lixo — Foto: Reprodução/YouTube/Balenciaga

6- All Black.

Um dos grandes sucessos da marca, também se dá pelo fato de possuírem rostos bem influentes à sua frente, como é o caso da empresária e influenciadora Kim Kardashian.

Kim vem sendo o rosto da marca desde o início de 2022, e seus looks dão o que falar nos tapetes vermelhos. Em março, Kim apostou na pegada “fita de isolamento”, apareceu com as fitas amarelas coladas inteiramente em seu corpo.

Em 2021, a celebridade surgiu com um look inteiramente preto, com uma máscara e cauda preta para combinar. Assinado por Demna, o modelo escolhido por Kim e seu ex-marido Kanye se tornou um dos looks mais incríveis e marcantes da história do Met Gala. 

Kim Kardashian no Met Gala 2021 - Foto: Mike Coppola/Getty Images North America/Getty Images via AFP

Kim Kardashian no Met Gala 2021 — Foto: Mike Coppola/Getty Images North America/Getty Images via AFP

O poder da criatividade!

O sucesso da marca se deu pela perseverança e força de vontade de todos aqueles que passaram por ela. Mas uma coisa é fato, a criatividade de seus estilistas fizeram com que a grife voltasse a ascensão depois de muito tempo fora da mídia.

E aqui vai uma dica de ouro, se inspire em Balenciaga e ouse mais na criatividade no seu negócio. Quer saber como utilizar da criatividade para impulsionar seus resultados?

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Marcela Gomes

Marcela Gomes

Técnica em Informática Industrial, pelo CEFET MG onde também cursa a graduação em Engenharia de Controle e Automação. Ex diretora de Marketing da Encautech Júnior Consultoria, realiza projeto de pesquisa na área de Proveniência de Dados em Processos de Software, está no núcleo de extensão Monkeys Aerospace desde sua fundação e também faz parte do Coletivo Feminista do CEFET Leopoldina, CEFET-ANAS. Possui certificação em Marketing de Conteúdo e atualmente é estagiária da Voitto, onde atua no time de Artigos & SEO.

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