O que é o Diagrama de Pareto - 80/20?
Por que usar o Diagrama de Pareto?
Como coletar dados para o Diagrama de Pareto?
Como classificar dados no Diagrama de Pareto?
Como identificar parâmetros no Diagrama de Pareto?
Como criar o Diagrama de Pareto?
Como configurar o Diagrama de Pareto?
Conclusão obtida com o Diagrama de Pareto
Quer entender como usar o Excel?

Diagrama de Pareto: aprenda a usar esse recurso gráfico para fazer sua gestão de qualidade

Saiba o que é um Diagrama de Pareto e aprenda, de forma prática, como criá-lo no Excel. Este recurso é essencial para identificar problemas e resolvê-los.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Diagrama de Pareto: aprenda a usar esse recurso gráfico para fazer sua gestão de qualidade

O Diagrama de Pareto é uma ferramenta visual que foca nos problemas e nas causas de uma situação. O recurso utiliza a proporção de 80/20 para medir o desempenho de um trabalho, ou seja, 80% dos resultados são frutos dos 20% de esforço que você colocou no projeto.

Por meio do Diagrama de Pareto, você será capaz de analisar as ações que dão melhor retorno para o seu projeto e aquelas que não dão.

Se você precisa decidir quais problemas vai tratar com mais urgênciana empresa em que você trabalha, o Diagrama de Pareto é a ferramenta ideal para isso! Com ele, você conseguirá ter mais controle sobre as não conformidades e assim aumentar a qualidade do processo.

O gráfico de pareto permite a fácil visualização e identificação das causas de um problema. A partir de uma análise de frequências das ocorrências, é possível distinguir quais devem ser as ações prioritárias da empresa e a direção de recursos para resolução de problemas.

Lembrando que você pode utilizar o diagrama para fazer análises financeiras, processuais e também logísticas. Para saber como usar essa ferramenta, separamos algumas dicas e uma explicação completa sobre a aplicação prática no Excel.

Portanto, nesse artigo você encontrará:

  • O que é o Diagrama de Pareto - 80/20?
  • Por que usar o Diagrama de Pareto?
  • Como coletar dados para o Diagrama de Pareto?
  • Como classificar dados no Diagrama de Pareto?
  • Como identificar parâmetros no Diagrama de Pareto?
  • Como criar o Diagrama gráfico de Pareto?
  • Como configurar o Diagrama de Pareto?
  • Conclusão obtida com o Diagrama de Pareto 

O que é o Diagrama de Pareto - 80/20?

O Diagrama de Pareto é uma das principais ferramentas quando falamos de qualidade em uma organização. O princípio de Pareto ou a regra 20-80 nos diz que 20% das causas principais são responsáveis por 80% dos problemas em uma organização.

Explicação visual do Diagrama de Pareto


Já o gráfico de Pareto é um gráfico de barras verticais que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual a priorização de temas (organizado em ordem descendente). Algumas de suas características são:

  • As barras à esquerda são relativamente mais importantes do que as barras à direita.
  • A informação assim disposta também permite o estabelecimento de metas numéricas viáveis de serem alcançadas.
  • Separa os "poucos mais vitais" dos "muitos mais úteis" (Princípio de Pareto).

A origem do conceito do Diagrama de Pareto?

O conceito surgiu quando o economista italiano Vilfredo Pareto observou que 20% das vagens de seu jardim continham 80% das ervilhas saudáveis.

Com essa análise, Pareto passou a observar outros eventos. Como, por exemplo, a distribuição desigual de terras na Itália, onde 80% das propriedades pertenciam a apenas 20% da população. Em todas as suas contas e observações de eventos, Pareto chegava até a regra 80/20.

Mais tarde, Joseph M. Juran, famoso consultor de negócios e gestor de qualidade, notou um padrão com os mesmos números ao contabilizar os defeitos de produtos dentro de uma empresa.

Então, em 1941, Juran formulou o cálculo do Diagrama de Pareto, em homenagem ao italiano que observou o padrão. A criação do gráfico tinha  como objetivo melhorar a qualidade dos processos existentes nas indústrias.

Aliás, o gráfico de Pareto não é a única ferramenta de qualidade. Assista o nosso vídeo para conhecer 7 delas:

Tenha acesso a 7 ferramentas de qualidade!

Deixe a concorrência para trás!

Edward Deming, um dos pioneiros do uso de técnicas de melhoria contínua, afirma que é necessário monitorar a qualidade desde o início da confecção de um produto, passando por todas as suas etapas até chegar ao final.

Com o uso de recursos de qualidade, as falhas diminuem drasticamente e a entrega de serviços se torna eficaz.

O Ebook da Voitto apresenta 7 ferramentas de qualidade, você terá acesso gratuito a esse conteúdo que traz conceitos e exemplos práticos sobre metodologias essenciais para o mercado profissional.

Se torne um especialista em melhoria contínua e veja as mudanças ocorrerem em sua empresa!

Banner do Ebook "As 7 ferramentas de Qualidade"

Por que usar o Diagrama de Pareto?

Sabemos que o Diagrama de Pareto é uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas pelas empresas. Mas por que será que isso acontece? Confira abaixo os 4 porquês de utilizar essa ferramenta.

  1. Mostra as causas ou problemas em ordem de prioridade
  2. Identifica os fatores mais significantes
  3. Mostra onde devemos focar nossos esforços e
  4. Permite o melhor uso dos recursos limitados.

Quando usar o Diagrama de Pareto?

Depois de compreender o que é o Diagrama de Pareto, aposto que você está se perguntando em que momento deve usá-lo!

Uma vez que esse recurso ajuda a priorizar os problemas que devem ser resolvidos, ele pode ser utilizado em diversos eventos sem necessariamente ser algo relacionado à indústria. Veja alguns exemplos:

  • Na implementação de melhorias;
  • Quando precisar definir entre muitas ocorrências quais possuem os pontos mais críticos;
  • Ao organizar dados importantes;
  • Analisar a frequência com que as ocorrências (não conformidades, reclamações de clientes, defeitos, etc) acontecem;
  • No momento de tomada de decisão;

Como coletar dados para o Diagrama de Pareto?

Para explicar melhor como construir um Diagrama de Pareto, criamos uma situação muito recorrente em nosso dia-a-dia: Perda de potência em um automóvel.

Toda vez que ocorria esse problema, o mecânico fazia um diagnóstico no carro e encontrava a causa para o problema. Com isso, criou-se a tabela:

Coleta de dados para o Diagrama de Pareto

Como classificar dados no Diagrama de Pareto?

Portanto, toda vez que quiser trabalhar com o Diagrama de Pareto, o primeiro passo é coletar as causas/defeitos e as frequências que elas ocorreram em determinado período de tempo.

O segundo passo é colocar essas frequências em ordem decrescente. Para isso, basta selecionar uma célula qualquer dentro da tabela e clicar na aba Dados > Classificar.

Classificação de Dados do Diagrama de Pareto


Irá aparecer o seguinte painel, no qual você irá classificar por ordem decrescente o número de ocorrências:

Classificação de ocorrências


O resultado será:

Exemplos de tipos de defeitos

Como identificar parâmetros no Diagrama de Pareto?

Agora teremos que identificar dois parâmetros: a porcentagem (%) que cada ocorrência obteve no total e qual a frequência acumulada, dada pela soma da frequência do defeito com a anterior. No caso do primeiro dado, não ocorre essa soma. Vejamos:

Identificação da porcentagem das ocorrências


Utilizamos a função = SOMA( ) para encontrar o total de ocorrências. Sendo assim, apenas dividimos a ocorrência de cada defeito pelo somatório dos defeitos. Em seguida, vamos calcular a frequência acumulada:

Frequência acumuladas das ocorrências

Como criar o Diagrama de Pareto?

Conforme explicado acima, basta somar a frequência do defeito e a anterior. Obrigatoriamente, o último dado da lista tem que aparecer 100,00%, pois mostra que todos os dados foram calculados.

Com esses dados, basta criar o gráfico de barras para representar o Diagrama de Pareto. Para isso, vamos clicar em qualquer célula vazia da planilha e inserir um gráfico de Colunas 2D:

Criação do gráfico de Pareto


Aparecerá um "quadro branco", pois o nosso gráfico ainda não possui dados. Portanto, vamos selecioná-lo e clicar na opção: Selecionar dados.

Seleção de dados para a criação do gráfico


Quando clicamos nessa opção, aparecerá o quadro abaixo:

Adicionar dados para criação do gráfico


No campo "Entradas de Legenda (Série)", vamos colocar os dados presentes nas colunas: "Número de Ocorrências" e "Porcentagem Acumulada". Para realizar essa operação, vamos clicar em "Adicionar":

Exemplo de seleção de dados


No nome da série, inserimos a célula com o nome "número de ocorrências" e, em valores da série, o intervalo referente ao número de ocorrências de cada defeito. O resultado foi:

Resultado da seleção de dados para a formação do gráfico


Faremos o mesmo procedimento para a série % Acumulado, obtendo o resultado:

Adição de novas séries no mesmo gráfico


Agora, temos que colocar os rótulos do eixo horizontal. Para isso, vamos recorrer ao campo "Rótulos do Eixo Horizontal (Categorias)". Vamos selecionar os dados presente no campo "tipos de defeito":

Adição de rótulos nos eixos

Como configurar o Diagrama de Pareto?

Podemos ver que a série "% Acumulado" está na escala Porcentagem e a série "número de ocorrências" está em Número. Portanto, vamos colocar a série "% Acumulado" em um eixo secundário.

Formatação de série de dados


Para isso, vamos clicar em cima das barrinhas desta série com o botão direito do mouse e selecionar a opção: formatar série de dados > eixo secundário.

O nosso gráfico ficará assim:

Visualização do gráfico após a formatação da série de dados


Iremos alterar o tipo do gráfico da série "% Acumulado" para Linhas 2D. Sendo assim, basta clicar nesta série > Inserir > Gráficos > Linhas > Linhas com Marcadores:

Alteração do tipo de gráfico


O resultado do Diagrama de Pareto será:

Resultado do Diagrama de Pareto

Conclusão obtida com o Diagrama de Pareto 

A partir da análise do diagrama de Pareto, podemos ver que as principais causas para a perda de potência são o combustível adulterado e bicos injetores entupidos.

Logo, parar de abastecer em postos de gasolina que não possuem selo de qualidade pode contribuir para solucionar esses dois principais problemas.

Perceberam o quão importante é o uso da ferramenta Diagrama de Pareto? Observe que, nesse exemplo, manipulamos os dados coletados e construímos o gráfico no Excel. Tendo isso em vista, eu tenho uma pergunta para te fazer.

Quer entender como usar o Excel?

Aprenda a fazer tabelas, cálculos e muito mais no Excel!

O MS Excel é um software versátil que é utilizado por diversas empresas. Com o domínio dessa ferramenta, você pode gerenciar dados, criar gráficos, fazer a projeção de relatórios e otimizar processos.

Pensando na sua capacitação, a Voitto disponibilizou o curso de Fundamentos de Excel de forma gratuita. Acesse nossa página através do banner e use o cupom BLOG100.

Seja um profissional capacitado agora!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Faça o download gratuito do seu Ebook Diagrama de Pareto

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Diagrama De Pareto

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.