O Diagrama de Pareto é uma ferramenta visual que foca nos problemas e nas causas de uma situação. O recurso utiliza a proporção de 80/20 para medir o desempenho de um trabalho, ou seja, 80% dos resultados são frutos dos 20% de esforço que você colocou no projeto.
Por meio do Diagrama de Pareto, você será capaz de analisar as ações que dão melhor retorno para o seu projeto e aquelas que não dão.
Se você precisa decidir quais problemas vai tratar com mais urgênciana empresa em que você trabalha, o Diagrama de Pareto é a ferramenta ideal para isso! Com ele, você conseguirá ter mais controle sobre as não conformidades e assim aumentar a qualidade do processo.
O gráfico de pareto permite a fácil visualização e identificação das causas de um problema. A partir de uma análise de frequências das ocorrências, é possível distinguir quais devem ser as ações prioritárias da empresa e a direção de recursos para resolução de problemas.
Lembrando que você pode utilizar o diagrama para fazer análises financeiras, processuais e também logísticas. Para saber como usar essa ferramenta, separamos algumas dicas e uma explicação completa sobre a aplicação prática no Excel.
Portanto, nesse artigo você encontrará:
O Diagrama de Pareto é uma das principais ferramentas quando falamos de qualidade em uma organização. O princípio de Pareto ou a regra 20-80 nos diz que 20% das causas principais são responsáveis por 80% dos problemas em uma organização.
Já o gráfico de Pareto é um gráfico de barras verticais que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual a priorização de temas (organizado em ordem descendente). Algumas de suas características são:
O conceito surgiu quando o economista italiano Vilfredo Pareto observou que 20% das vagens de seu jardim continham 80% das ervilhas saudáveis.
Com essa análise, Pareto passou a observar outros eventos. Como, por exemplo, a distribuição desigual de terras na Itália, onde 80% das propriedades pertenciam a apenas 20% da população. Em todas as suas contas e observações de eventos, Pareto chegava até a regra 80/20.
Mais tarde, Joseph M. Juran, famoso consultor de negócios e gestor de qualidade, notou um padrão com os mesmos números ao contabilizar os defeitos de produtos dentro de uma empresa.
Então, em 1941, Juran formulou o cálculo do Diagrama de Pareto, em homenagem ao italiano que observou o padrão. A criação do gráfico tinha como objetivo melhorar a qualidade dos processos existentes nas indústrias.
Aliás, o gráfico de Pareto não é a única ferramenta de qualidade. Assista o nosso vídeo para conhecer 7 delas
Deixe a concorrência para trás!
Edward Deming, um dos pioneiros do uso de técnicas de melhoria contínua, afirma que é necessário monitorar a qualidade desde o início da confecção de um produto, passando por todas as suas etapas até chegar ao final.
Com o uso de recursos de qualidade, as falhas diminuem drasticamente e a entrega de serviços se torna eficaz.
O Ebook da Voitto apresenta 7 ferramentas de qualidade, você terá acesso gratuito a esse conteúdo que traz conceitos e exemplos práticos sobre metodologias essenciais para o mercado profissional.
Se torne um especialista em melhoria contínua e veja as mudanças ocorrerem em sua empresa!
Sabemos que o Diagrama de Pareto é uma das ferramentas de qualidade mais utilizadas pelas empresas. Mas por que será que isso acontece? Confira abaixo os 4 porquês de utilizar essa ferramenta.
Depois de compreender o que é o Diagrama de Pareto, aposto que você está se perguntando em que momento deve usá-lo!
Uma vez que esse recurso ajuda a priorizar os problemas que devem ser resolvidos, ele pode ser utilizado em diversos eventos sem necessariamente ser algo relacionado à indústria. Veja alguns exemplos:
Para explicar melhor como construir um Diagrama de Pareto, criamos uma situação muito recorrente em nosso dia-a-dia: Perda de potência em um automóvel.
Toda vez que ocorria esse problema, o mecânico fazia um diagnóstico no carro e encontrava a causa para o problema. Com isso, criou-se a tabela:
Portanto, toda vez que quiser trabalhar com o Diagrama de Pareto, o primeiro passo é coletar as causas/defeitos e as frequências que elas ocorreram em determinado período de tempo.
O segundo passo é colocar essas frequências em ordem decrescente. Para isso, basta selecionar uma célula qualquer dentro da tabela e clicar na aba Dados > Classificar.
Irá aparecer o seguinte painel, no qual você irá classificar por ordem decrescente o número de ocorrências:
O resultado será:
Agora teremos que identificar dois parâmetros: a porcentagem (%) que cada ocorrência obteve no total e qual a frequência acumulada, dada pela soma da frequência do defeito com a anterior. No caso do primeiro dado, não ocorre essa soma. Vejamos:
Utilizamos a função = SOMA( ) para encontrar o total de ocorrências. Sendo assim, apenas dividimos a ocorrência de cada defeito pelo somatório dos defeitos. Em seguida, vamos calcular a frequência acumulada:
Conforme explicado acima, basta somar a frequência do defeito e a anterior. Obrigatoriamente, o último dado da lista tem que aparecer 100,00%, pois mostra que todos os dados foram calculados.
Com esses dados, basta criar o gráfico de barras para representar o Diagrama de Pareto. Para isso, vamos clicar em qualquer célula vazia da planilha e inserir um gráfico de Colunas 2D:
Aparecerá um "quadro branco", pois o nosso gráfico ainda não possui dados. Portanto, vamos selecioná-lo e clicar na opção: Selecionar dados.
Quando clicamos nessa opção, aparecerá o quadro abaixo:
No campo "Entradas de Legenda (Série)", vamos colocar os dados presentes nas colunas: "Número de Ocorrências" e "Porcentagem Acumulada". Para realizar essa operação, vamos clicar em "Adicionar":
No nome da série, inserimos a célula com o nome "número de ocorrências" e, em valores da série, o intervalo referente ao número de ocorrências de cada defeito. O resultado foi:
Faremos o mesmo procedimento para a série % Acumulado, obtendo o resultado:
Agora, temos que colocar os rótulos do eixo horizontal. Para isso, vamos recorrer ao campo "Rótulos do Eixo Horizontal (Categorias)". Vamos selecionar os dados presente no campo "tipos de defeito":
Podemos ver que a série "% Acumulado" está na escala Porcentagem e a série "número de ocorrências" está em Número. Portanto, vamos colocar a série "% Acumulado" em um eixo secundário.
Para isso, vamos clicar em cima das barrinhas desta série com o botão direito do mouse e selecionar a opção: formatar série de dados > eixo secundário.
O nosso gráfico ficará assim:
Iremos alterar o tipo do gráfico da série "% Acumulado" para Linhas 2D. Sendo assim, basta clicar nesta série > Inserir > Gráficos > Linhas > Linhas com Marcadores:
O resultado do Diagrama de Pareto será:
A partir da análise do diagrama de Pareto, podemos ver que as principais causas para a perda de potência são o combustível adulterado e bicos injetores entupidos.
Logo, parar de abastecer em postos de gasolina que não possuem selo de qualidade pode contribuir para solucionar esses dois principais problemas.
Perceberam o quão importante é o uso da ferramenta Diagrama de Pareto? Observe que, nesse exemplo, manipulamos os dados coletadoscoletados e construímos o gráfico no Excel. Tendo isso em vista, eu tenho uma pergunta para te fazer.
Embora o Diagrama de Pareto seja excelente para priorizar problemas, combiná-lo com análises de causa raiz e outras metodologias pode oferecer insightsmais profundos.
Utilizar essas ferramentas em conjunto permite uma abordagem mais abrangente para identificar e resolver problemas
Aprenda a fazer tabelas, cálculos e muito mais no Excel!
O MS Excel é um software versátil que é utilizado por diversas empresas. Com o domínio dessa ferramenta, você pode gerenciar dados, criar gráficos, fazer a projeção de relatórios e otimizar processos.
Pensando na sua capacitação, a Voitto disponibilizou o curso de Fundamentos de Excel de forma gratuita. Acesse nossa página através do banner e use o cupom BLOG100.
Seja um profissional capacitado agora!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!