CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é um Insight?
Tipos de Insights
Quais os benefícios de ter um Insight?
Dicas para ter bons Insights
Comece a desenvolver a sua inteligência emocional!

Entenda o que são Insights e confira dicas de como ter boas ideias!

Saiba como os Insights podem nos ajudar a resolver um problema quando estamos passando por alguma dificuldade. Confira dicas para ter Insights inteligentes!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que são Insights e confira dicas de como ter boas ideias!

Um insight é uma percepção repentina e profunda, uma compreensão clara e intuitiva de algo que antes não era evidente.

É um momento de clareza mental no qual uma pessoa compreende algo novo, faz uma conexão relevante ou adquire uma compreensão mais profunda de uma situação, problema, pessoa, ideia ou padrão.

A criatividade e inovação são um ótimo meio para resolver possíveis problemas que surgem e parecem muito complicados à primeira vista. Porém, pensando um pouco fora da caixa, é possível criar soluções de simples até mirabolantes.

No marketing, a palavra insights é muito utilizada como sinônimo de boas ideias. Mas será que é isso mesmo? Neste artigo vamos te mostrar o que exatamente é um insight, e como resolver problemas é sua função.

Por isso, continue lendo pelos seguintes tópicos:

  • O que é um Insight?
  • Tipos de Insights;
  • Quais os benefícios de ter um Insight?
  • Dicas para ter bons Insights.

Vamos começar?

O que é um Insight?

Um insight é uma ideia que se forma repentinamente e dá a alguém uma compreensão intuitiva e profunda sobre algum assunto. A palavra insight vem do inglês, e sua popularização foi tão grande que, hoje em dia, o termo é utilizado para descrever qualquer pensamento.

O insight na psicologia é um conceito muito importante para várias abordagens, como a psicologia de Gestalt.  E apesar de ser algo difícil de conceituar, podemos entender o insight como um “estalo”.

Você conhece a história do cientista grego Arquimedes? Ele precisava resolver um difícil problema para o rei, que queria saber qual era o volume de sua coroa sem derretê-la.

Ao entrar em uma banheira para se lavar, Arquimedes observou como o nível da água subia com a presença do seu corpo, e teve a súbita compreensão de que podia usar esse fenômeno para resolver o problema do rei. Animado com a descoberta, saiu nu pelas ruas gritando “Eureka!”.

Esse é um exemplo de um insight clássico. Havia um problema, e sua solução foi alcançada por meio de uma ligação de ideias aparentemente inesperadas. Esse pensamento “destravou” a mente do cientista, fornecendo um método criativo para ajudá-lo.

O processo de insight acontece porque, mesmo que estejamos focados em outra coisa, nossa mente continua dedicando um nível de atenção para a tarefa que precisamos resolver, ou a ideia que queremos desenvolver. Então, esses pensamentos são trabalhados em “segundo plano”.

No momento em que os elementos individuais daquela ideia se organizam para dar a solução, nossa mente envia essa informação para nosso nível de atenção primário.

Por isso, muitas vezes os insights ocorrem em momentos de relaxamento, já que nosso cérebro fica mais livre para apreender novas ideias e combiná-las.

Quando as pessoas têm um insight, elas também têm uma explosão de energia e uma recompensa de dopamina no cérebro. Esse processo também muda permanentemente o cérebro em um nível fisiológico, criando novas ligações neurais.

O insight é diferente da noção de criatividade, ou seja, um processo, uma maneira de pensar e perceber. Ele também é diferente da intuição, que é um empurrãozinho ou uma dica sobre a direção que você precisa tomar, em vez de toda a solução.

Esse tipo de fenômeno é muito importante para diversas áreas, como os negócios. Diversos executivos têm suas ideias de negócios derivadas de insights geniais.

E falando em insights…

E para te ajudar na sua seleção de ideias, nos preparamos a planilha de Brainstorming e Seleção de Ideias que irá te ajudar no processo de ter o insight que você precisa!

Acesse agora mesmo a Planilha de Brainstorming e Seleção de Ideias e descubra como ela pode transformar sua abordagem para solução de problemas e geração de ideias.

Não perca mais tempo, clique no banner abaixo e baixe sua planilha gratuita de brainstorming agora mesmo!

Banner da Planilha "Brainstorming e Seleção de Ideias".

Tipos de Insights

Na psicologia, os insights podem ser classificados em diferentes categorias, levando em consideração os processos mentais e as áreas de estudo específicas. Abaixo estão alguns tipos de insights comumente discutidos na psicologia:

Insight Cognitivo

Refere-se a um entendimento súbito e não óbvio de um problema ou situação. É caracterizado por uma mudança repentina na compreensão, onde uma solução ou resposta se torna clara.

Os insights cognitivos podem ocorrer em diferentes contextos, como resolução de problemas, tomada de decisão e compreensão de conceitos abstratos.

Insight Emocional

Diz respeito à percepção repentina e profunda de emoções, sentimentos ou motivações subjacentes. É caracterizado por uma compreensão mais profunda de si mesmo, de outras pessoas ou de situações emocionalmente complexas.

Os insights emocionais podem ajudar a promover o autoconhecimento, a empatia e a melhoria dos relacionamentos interpessoais.

Insight Terapêutico

É um tipo de insight que ocorre durante o processo terapêutico. Envolve uma compreensão profunda de padrões de pensamento, emoções ou comportamentos que podem estar contribuindo para problemas psicológicos.

Os insights terapêuticos são fundamentais para a mudança e o crescimento pessoal, permitindo uma reavaliação das experiências passadas e uma visão mais clara das possibilidades futuras.

Insight Criativo

Relaciona-se à geração de novas ideias, conceitos ou soluções originais. É caracterizado pela capacidade de conectar informações aparentemente não relacionadas de maneira inovadora.

Os insights criativos podem ser úteis em áreas como arte, música, escrita, design e qualquer contexto que exija pensamento original e criatividade.


É importante ressaltar que essas categorias não são mutuamente exclusivas, e um insight pode envolver elementos de mais de um tipo. Além disso, os insights podem variar de pessoa para pessoa e de acordo com o contexto em que ocorrem.

Quais os benefícios de ter um Insight?

Claramente, ter um bom insight é algo muito valioso. Isso pode fazer a diferença para lançar um produto inovador e liderar o mercado, por exemplo. A maioria dos problemas no trabalho tende a ser complexa, e precisamos levar em consideração diversas variáveis.

Os insights ajudam na resolução dessas questões complicadas de maneira relativamente rápida. Eles são bastante úteis para ajudar a destravar uma parte difícil de um projeto, dar uma compreensão melhor sobre determinado assunto ou desenvolver um design incrível.

Para aqueles que precisam de criatividade em seu trabalho, o insight é extremamente relevante. Para quem trabalha com marketing de conteúdo, por exemplo, ter insights sobre as campanhas pode dar um direcionamento melhor para a estratégia de divulgação.

Além disso, eles podem ser usados para pensar mais do ponto de vista do cliente. Esse é um aspecto importante para diversos profissionais, como os vendedores. Mas engenheiros, designers e programadores são mais alguns exemplos.

Se orientar por insights também permite um maior autocontrole. Quando temos um projeto criativo, tendemos a ficar ansiosos, e a incerteza de não sermos capazes de encontrar uma solução lógica cria ansiedade por si mesma.

Aprender a aceitar a incerteza faz parte do processo de ter mais insights.

Dicas para ter bons Insights

Embora você não possa fazer um insight vir, você pode colocar seu cérebro em um estado que aumenta significativamente as chances de ocorrer um insight. É o que pessoas altamente criativas fazem todos os dias.

Como falamos anteriormente, os insights surgem a partir dessa reunião de informações em um momento de relaxamento.

Por isso, o primeiro passo para ter bons insights é obter a maior quantidade de informações e ideias possíveis sobre um assunto. No mundo dos negócios, isso pode significar fazer um brainstorm.

Essa tática é ótima, pois permite a construção de um insight coletivo, reunindo vários pontos de vista.

Outra forma pode ser a partir do método scamper, que seguindo os passos Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Procurar outros usos, Eliminar e Rearrumar, é possível expandir os horizontes de ideação, proporcionando maiores chances de surgirem insights.

Temos várias fontes de informação, incluindo pesquisas de mercado, relatórios, dados transacionais, conhecimento corporativo, mídia social e muito mais. Procure o máximo de dados que conseguir, para embasar bem suas ideias.

Depois, o indivíduo precisa treinar sua capacidade analítica. Afinal, apesar do insight acontecer quando estamos descontraídos, é necessário filtrar o que é útil do que não é.

Ao analisar dados, geralmente é mais útil focar em tendências do que em pontos de dados únicos. As tendências geralmente fornecem uma visão mais confiável do que está acontecendo.

Então, é preciso procurar alguma coisa interessante que te permita desfocar daquela situação.

Qualquer atividade vale: um banho, uma caminhada na quadra, um esporte. O que importa é que você possa se distrair, mas é fundamental não ter que prestar atenção excessiva no que está fazendo, para permitir que sua mente flutue e chegue até o insight.

Quando as pessoas têm insights, elas estão divagando, o que é como uma forma de sonhar acordado. Elas não estão focadas externamente no problema. Antes de alguém ter um insight, nos fechamos para os dados externos a fim de economizar recursos para perceber o insight.

Portanto, os insights são mais prováveis ​​quando você pode olhar para dentro de si mesmo e não se concentrar no mundo exterior. Assim, você pode refletir sobre pensamentos mais profundos e não se preocupar com o que está acontecendo ao seu redor por um momento.

Comece a desenvolver a sua inteligência emocional!

Descubra o poder da inteligência emocional com o nosso eBook exclusivo! Nele, você encontrará estratégias práticas para fortalecer suas habilidades emocionais, lidar com o estresse, cultivar relacionamentos saudáveis e alcançar o sucesso pessoal e profissional.

Não deixe essa oportunidade passar! Acesse agora mesmo o nosso eBook gratuito sobre A Importância da Inteligência Emocional e dê um salto na sua jornada de autodesenvolvimento.

Aprimore sua capacidade de gerenciar emoções, tomar decisões conscientes e construir uma vida mais equilibrada e gratificante.

Banner do ebook "A importância da Inteligência Emocional".

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Blog Voitto para ficar por dentro de  mais artigos e notícias.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

 Performance de E-mail Marketing

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Performance De E Mail Marketing

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.