Que a revolução tecnológica tem crescido e cada vez gera mais mudanças na sociedade, não é difícil perceber. Esses reflexos estão presentes no dia a dia e por isso devem também ser base para que as pessoas tomem decisões a respeito de suas carreiras, uma das boas oportunidades é a função de analista de dados.
Segundo dados de uma pesquisa realizadza pela Forbes, 5 das 12 profissões mais promissoras estão diretamente ligadas com dados e suas análises. Diante de um universo com tantas possibilidades e em expansão, o mercado de trabalho busca valorizar profissionais bem qualificados e que se destacam com suas habilidades.
Por isso, você precisa aprender mais sobre a profissão de analista de dados, o que ela desempenha e como entrar nesse ramo e aproveitar oportunidades na área de tecnologia. A seguir estão os principais pontos para que você entenda como fazer isso na prática. Veja:
● Quais diferenças há entre o analista de dados e o cientista de dados?;
● Qual o papel do analista de dados nas organizações?;
● Vale a pena ser um analista de dados?;
● Quanto ganha um analista de dados?;
● Sua empresa está pronta para um analista de dados?
Muitas pessoas acreditam que os cientistas e os analistas de dados executam a mesma função dentro das organizações. No entanto, isso não é verdade. Apesar de terem atividades complementares, o foco de atuação é bem diferente.
Mas então, o que faz um cientista de dados? Esse profissional é solicitado no mercado de trabalho quando o assunto é a criação de modelos e padrões para a elaboração de programas e sistemas via inteligência artificial. Esse cargo exige conhecimento sobre o que pode acontecer, ou seja, busca a previsibilidade.
Por outro lado, o que faz um analista de dados? De maneira geral, esse profissional é capaz de fazer análise de dados produzidos através do trabalho dos cientistas. Com isso, eles podem analisar tendências, verificar sazonalidades, produzir relatórios e entender a fundo o que aconteceu.
Além disso, esse é um trabalho estatístico que tem como objeto a ciência de dados e os sistemas de big data. Sendo assim, os dois profissionais são complementares. Por isso, agora é hora de entender mais a fundo como o analista de dados contribui para uma organização. Confira a seguir.
Os analistas de dados podem contribuir para todos os setores da organização. De forma geral, eles conseguem ajudar em melhorias desde o clima interno e o desempenho dos colaboradores, até o aumento das vendas através da análise dos desejos do público-alvo.
Dentre as funções gerais que contribuem para as melhorias em setores específicos, estão:
● Conectar e analisar bancos de dados, inclusive big datas;
● Fazer projeções com bases históricas das áreas de produção e vendas, por exemplo;
● Preparar relatórios para embasar os processos de controle e gestão da qualidade de todas atividades;
● Escolher e alimentar os melhores sistemas de armazenamento de dados;
● Apoiar os setores financeiro e de compras com relatórios;
● Desenvolver programas e sistemas estatísticos com programação em diversas linguagens;
● Estruturar sistemas de machine learning para otimizar e dar mais produtividade;
● Utilizar deep learning como forma de dar mais agilidade e confiabilidade a processos operacionais que podem ser automatizados com tecnologia.
As atividades desenvolvidas pelo analista de dados possuem reflexo em toda a empresa e por isso esses profissionais ganham cada vez mais espaço no mercado e visibilidade quando o assunto é novas contratações. Pensando nisso, será que vale a pena investir nessa formação? Leia a seguir para entender melhor.
Para ser um analista de dados normalmente é exigido que o profissional tenha ou faça uma graduação nas áreas de tecnologia. Alguns dos cursos mais comuns nesse setor são:
● Análise de Sistemas;
● Estatística;
● Matemática.
Além disso, para se preparar ainda mais existem diversos cursos online voltados para quem quer se tornar um analista de dados. Eles buscam desenvolver as quatro habilidades mais requisitadas na profissão:
● Raciocínio e pensamento lógico;
● Conhecimento em linguagens de programação, por exemplo python;
● Domínio sobre todas as etapas de um banco de dados;
● Habilidade com as análises de números e produção de relatórios.
Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHub, Stack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.
Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.
Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.
Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!
Segundo o site Vagas, um analista de dados ganha em média R$3.094,00 por mês no Brasil. Além disso, é possível notar o quanto esse profissional está sendo cada vez mais procurado no mercado de trabalho e muitas empresas oferecem vagas para essa função.
Outra oportunidade interessante para os analistas de dados e empresários é o trabalho freelancer. Com isso, as organizações podem contratar os profissionais por hora e os mesmos podem trabalhar para mais de um cliente.
Mas será que a sua empresa está pronta para contratar um analista de dados? Confira agora quais são os problemas que esse profissional pode solucionar dentro da sua organização.
O Que Mais um Analista de Dados Pode Oferecer à Sua Empresa?
Além de gerar relatórios e extrair insights dos dados históricos, um analista de dados pode desempenhar um papel importante na identificação de novas oportunidades de negócio e na otimização de processos internos.
Por exemplo, ao analisar dados de mercado e feedback de clientes, o analista pode identificar tendências emergentes, comportamentos de consumo e áreas de melhoria que podem ser exploradas para o crescimento da empresa. Podem ajudar a construir modelos preditivos, são proativos e estratégicos para o planejamento de negócios.
Ao contrário do que muitos pensam, os analistas de dados podem contribuir para empresas de todos os portes, não apenas para as maiores. Afinal, o trabalho de criar relatório e gerar informações tendo base os históricos da organização são essenciais para traçar novos caminhos e planos de ação.
O analista de dados pode ser visto como o braço direito dos gestores para tomar decisões. Apesar de não estarem diretamente relacionados com a atividade fim da empresa, conseguem extrair informações dos clientes e dos colaboradores que nem sempre são óbvias para quem administra a empresa.
Além disso, o processo de PDCAenvolve 4 etapas: planejamento, direcionamento, controle e ação. Para isso, nada melhor do que os analistas de dados como suporte. Eles são responsáveis por fornecer informações para o controle e identificar os GAPs mais importantes para que as ações sejam tomadas.
Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.
E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!
Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!