Já percebeu que muitas vezes os colaboradores de sua empresa e você ficam perdidos sobre quais rumos tomar? Isso é comum quando o negócio não possui metas definidas e não há um acompanhamento junto a um relatório de KPI.
Embora isso seja um problema, é super comum de acontecer. E caso você realize o acompanhamento de seu negócio de maneira periódica, possivelmente seu negócio irá se diferenciar competitivamente.
Ficou interessado em aprender mais sobre o Relatório KPI? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar o seu aprendizado, sendo eles:
● O que são KPI?
● O que é Relatório de KPI?
● Como criar um Relatório de KPI?
● Como escolher um KPI para seu relatório?
● Quais são as vantagens de realizar um Relatório de KPI?
Vamos à leitura?
O KPI, também conhecido como indicador chave de performance (key performance indicator), é um indicador que busca quantificar em tempo real o desempenho do seu negócio rumo a um objetivo.
De um modo geral, o KPI serve para avaliar o desempenho da companhia em relação às metas estabelecidas, trazendo insights que auxiliam a empresa na tomada de decisões.
Os KPIs estratégicos podem ser encontrados em diversas áreas, como por exemplo: RH, finanças, marketing digital, vendas, produção, engenharia, etc.
Ou seja, podemos concluir que a melhor forma de identificar se um processo está trazendo os resultados esperados e a estratégia está funcionando é por meio do uso de KPIs, pois através dele é possível apresentar os dados de maneira fácil.
Em geral um KPI é representado por dados, se integra de maneira eficiente em diversos processos da empresa e possui uma aplicação prática no que se diz a respeito de alcançar os resultados desejados dentro de uma organização.
Além disso, dentro deste tema, podemos encontrar o que chamamos de relatório de KPI. Separamos o próximo tópico para explicar melhor sobre esta ferramenta! Vamos lá?
O relatório KPI é uma forma diferenciada de apresentar as informações do painel KPI. O relatório irá se aprofundar nos dados, obtendo insights e análises mais detalhadas.
O relatório KPI serve para ajudar a equipe a identificar tendências ou afunilamentos a um longo período de tempo, desta forma o time poderá tomar as melhores decisões, prevendo situações não desejadas.
Dentre os insights que podemos ter em um relatório KPI, podemos destacar: insights relacionados às operações diárias da companhia, a saúde financeira, tendências que os dados apresentam, entre outras análises profundas que irão auxiliar o time nas decisões.
Ficou interessado em apresentar os KPIs de sua empresa dentro de um relatório? Confira o próximo tópico deste artigo! Separamos algumas dicas de como criar o seu relatório de KPI.
O primeiro passo para criar o seu relatório é determinar para quem o relatório é destinado e qual é o seu objetivo.
Vamos supor que você deseje apresentar o faturamento de todo o ano de 2021 em relação à meta para os participantes da empresa. É necessário que todos os KPIs mostrados no relatório tenham relação com o tema principal.
Existem diversas ferramentas que possuem a funcionalidade de criar relatório personalizados de seus KPIs. Para fazer o relatório com o objetivo de apresentar o faturamento você poderá usar o PowerBI, ou caso deseje apresentar os principais indicadores chave de desempenho de andamento de um projeto, poderá usar o MS Project.
Além disso, os dados podem ser capturados dos mais diversos lugares, com base no segmento da sua empresa, como por exemplo: Google Analytics, SEMrush, ERPs em geral, etc.
Outro ponto é definir qual é a frequência que os relatórios deverão ser feitos, para que sempre ocorra o acompanhamento dos dados e nunca fique fora do controle da empresa.
É fundamental definir se o seu relatório será estático ou interativo, para realizar análises mais aprofundadas.
Seu relatório não pode conter indicadores de performance que não sejam relevantes para o objetivo, isso fará com que o relatório não fique sobrecarregado com KPIs desnecessários.
E por último mas muito importante, seu relatório deve ser claro e fácil de ser compreendido pelo público alvo. É claro que dependendo do nível de conhecimento técnico do público você poderá colocar mais ou menos informações.
Para que os KPIs apresentados em seu relatório sejam eficazes é necessário pensar que eles tenham algumas características:
● Alto impacto - É necessário que o KPI tenha um alto impacto e seja relevante para o negócio;
● Simples de ser entendido - Cada colaborador deve conseguir entender os KPIs escolhidos e a sua importância, sendo simples de usar e segmentar;
● Equilibrado - Os KPIs precisam ser equilibrados, conseguindo atender as necessidades de curto de longo prazo da companhia;
● Temporal - É preciso que os KPIs sejam medidos em tempo hábil, sendo diariamente, semanalmente ou mensalmente.
Agora, vamos conferir detalhadamente quais são as vantagens em realizar os relatórios de KPI em seu negócio.
Os KPIs disponibilizados no relatório fornecem informações com resultados mensuráveis e quantificáveis para o negócio, proporcionando o desenvolvimento da estratégia conforme a evolução dos projetos e processos.
Os KPIs conseguem identificar e medir a evolução dos colaboradores, seja como um time ou de maneira individual, permitindo que a empresa direcione investimento para a capacitação caso seja necessário.
KPIs definidos e apresentados da forma correta em um relatório permite que a empresa seja mais clara e não tenha dúvidas e incertezas sobre quais ações devem ser tomadas para que a melhoria contínua aconteça.
Métricas estabelecidas por meio da estrutura organizacional e comunicadas de forma transparente geram imediatamente um alinhamento geral em todos os departamentos e funcionários para apoiar as metas estabelecidas. Os KPIs traduzem informações complexas e dados em direções que todos os envolvidos possam entender.
Confira agora o nosso KIT de Templates incríveis de KPI's para gestores, onde você receberá 3 templates para analisar e apresentar os KPI's da sua empresa.
Com esses templates planejados especialmente para você se organizar e se sentir motivado com os seus projetos, é possível definir, gerenciar e analisar painéis, conteúdos e atividades para atingir outro patamar em seus negócios empresariais.
Não perca essa oportunidade de ouro e baixe agora!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!