O que é DMADV?
Aqui vai uma super dica para você!
Etapas do DMADV
DICA DE OURO!

Aprenda sobre o poderoso método DMADV!

Entenda o passo a passo para a aplicação do método DMADV e ferramentas que ajudarão na sua aplicação.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda sobre o poderoso método DMADV!

Que método é esse? A metodologia Lean Seis Sigma não utiliza o método DMAIC? Talvez essas perguntas estejam passando pela sua cabeça. Mas mantenha a calma! Vamos esclarecer sua dúvidas sobre o método DMADV neste artigo!

Então vamos começar com o conceito básico, confira a seguir!

O que é DMADV?

Enquanto o DMAIC é utilizado dentro da metodologia Seis Sigma para reduzir variabilidade e otimizar processos já existentes, o método DMADV é utilizado dentro da metodologia Design for Lean Six Sigma.

Essa metodologia foi criada com as premissas do Lean Seis Sigma, porém voltada para o desenvolvimento de novos produtos e processos. Vamos conhecer mais sobre cada uma das 5 etapas do DMADV?

Aqui vai uma super dica para você!

Com a metodologia Lean Seis Sigma, é possível estimular todos os colaboradores de uma organização a melhorar e otimizar seus processos, criando uma cultura enxuta de de melhoria contínua dentro da mesma.

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O que é e como funciona o Seis Sigma

Etapas do DMADV

A seguir, você vai aprender cada uma das 5 etapas desta metodologia.

1. Define

A fase Define (Definir) tem como objetivo principal definir claramente qual produto ou processo será projetado. Ela se inicia com a elaboração da justificativa para o desenvolvimento do projeto.

Nesta etapa, você também precisa estabelecer seu cronograma, ou seja, você precisa entender quanto tempo vai durar o projeto e em quanto tempo você vai conseguir lançar o produto no mercado. Para te auxiliar, responda estas perguntas:

  • Quais são os objetivos do projeto? Onde pretendemos chegar com ele?
  • Qual o problema ou oportunidade desse projeto?
  • Quais recursos serão necessários para resolvermos o problema?
  • Quais são os principais riscos envolvidos nesse projeto?

A última pergunta, que trata sobre o risco quando se trabalha com o DMADV é extremamente importante, afinal, se você está criando um novo produto ou um novo processo, você está fazendo um investimento.

Portanto, é necessário mapear esses riscos de forma antecipada, para não cair no erro de fazer um grande investimento em algo que não vai gerar retorno.

Existem algumas ferramentas que podem auxiliar suas tarefas. Para facilitar, separamos algumas dessas técnicas e suas definições para que você já se habitue com estes recursos. São elas:

  • Análise de Regressão / Fatorial: objetiva definir e avaliar os mercados alvo;
  • Diagrama de Relações / Matriz: avaliar a viabilidade técnica do projeto;
  • Diagrama de Ganttelaborar um cronograma detalhado do projeto;
  • Diagrama do Processo Decisório: auxilia na preparação para a próxima etapa.

Para fechar o checklist desta etapa, temos aqui os resultados que você deve ter em mente após a finalização da mesma:

  • Justificativa para o desenvolvimento do projeto;
  • Potencial de mercado para o novo produto;
  • Análise preliminar de viabilidade;
  • Estimativa de recursos.

2. Measure

A fase Measure (Medir) objetiva identificar as necessidades dos clientes e consumidores e traduzi-las em características críticas para a qualidade que sejam mensuráveis. Ou seja, nesse momento você precisa captar todas as necessidades do seu cliente e transformar isso para uma linguagem de projeto. Ou seja, em características técnicas que devem ser implementadas no produto.

Algumas perguntas que podem te nortear:

  • Quem são os clientes do novo produto/processo/ serviço?
  • Quais são as demandas mais importantes para o produto/serviço?
  • Quais são os fatores críticos do projeto e suas especificações para cumprir?
  • Quais são os principais riscos envolvidos?

Nessa etapa, a pergunta sobre os riscos envolvidos remete mais à questão da viabilidade técnica, ou seja, do risco de você não conseguir produzir ou criar seu produto dentro das expectativas do cliente.


As principais ferramentas desta etapa são:

Resultados esperados:

  • Identificação e priorização das necessidades dos clientes;
  • Análise detalhada do mercado;
  • Características críticas do produto para o atendimento à necessidades dos clientes.

3. Analyze

A fase Analyse (Analisar) tem como foco principal selecionar o melhor conceito dentre as alternativas desenvolvidas. Nessa etapa é onde vamos começar a criar o produto, que será construído por meio de um protótipo, de uma simulação, ou de uma modelagem.

Essa análise precisa ser feita de forma que você possa gerar algumas variações desse produto e entender qual é a versão mais adequada.

É necessário também avaliar se a empresa está preparada para fabricar esse protótipo ideal, se o processo consegue atender a esse conceito ou não, e que tipo de ajustes você teria que fazer para atender aos requisitos do produto. Essas perguntas podem te auxiliar:

  • Quais são as entradas e saídas chaves para que cada critério seja atendido?
  • Quais os principais processos a serem desenvolvidos?
  • O que devemos utilizar e quais os requisitos para selecionarmos o melhor Design?

Normalmente as ferramentas que utilizamos para fazer essa escolha, para desenvolver esses protótipos e escolher o mais adequado são:

  • Análise de Pugh / TRIZ / DFM /DFA: tem como objetivo identificar as funções, gerar os conceitos e selecionar qual o melhor resultado analisado para o produto;
  • Fluxo de caixa projetado: visa analisar a viabilidade econômica do projeto;
  • Diagrama de Gantt: assim como vimos anteriormente, essa ferramenta visa planejar as próximas etapas do projeto;
  • Design Charterutilizado para resumir as conclusões das etapas anteriores.

Na etapa de análise, você começa a ir mais além nos detalhes já que o produto está ganhando vida. Você estabelece o primeiro protótipo, tem uma ideia melhor do custo gerado, de qual é a dificuldade ou a facilidade de produzi-lo e da viabilidade técnica. Assim, esperamos os seguintes resultados:

  • Definição das principais funções a serem projetadas para o atendimento à necessidades dos clientes
  • Avaliação técnica dos diferentes conceitos disponíveis e análise financeira detalhada.

4. Design

A fase Design (Desenhar) tem como propósito desenvolver o projeto detalhado (protótipo), realizar testes necessários e preparar para a produção em pequena e larga escala. A revisão financeira do projeto e dos planos de fornecimento, produção e de marketing é também crucial nesta fase. Para te auxiliar, elaboramos as seguintes perguntas:

  • Quais são as atividades-chave que o Design final do produto deve possuir?
  • Qual é o Design final detalhado que atende aos critérios do cliente?
  • Como devemos montar o plano piloto para testar o design antes do lançamento tendo como objetivo minimizar a probabilidade de falhas?

As ferramentas mais utilizadas para garantir que essa etapa será concretizada com êxito são:

Resultados esperados:

  • Desenvolvimento físico do produto e realização de testes;
  • Análise do mercado e feedbackdos clientes;
  • Planejamento da produção;
  • Análise financeira atualizada;
  • Planejamento do lançamento.

5. Verify

A fase Verify (Verificar) é a etapa final do projeto. Ela tem como objetivo testar e validar a viabilidade do projeto e lançar o novo produto no mercado. Aqui você precisa validar os testes realizados na etapa de Design para começar a produzir seu produto em larga escala.

É importante que, após o lançamento do produto no mercado, sejam feitais algumas revisões e ajustes sempre que possível, evitando que ocorram eventos inesperados. Para isso, responda estas perguntas:

  • Como podemos assegurar que o projeto piloto é a representação do modelo real e irá produzir resultados significativos?
  • Quais ações podemos tomar caso o piloto não produza resultados satisfatórios?
  • Como podemos assegurar capabilidade ao longo do tempo?

Ferramentas mais utilizadas:

Resultados esperados:

  • Lançamento do produto no mercado;
  • Avaliação da performance do projeto.

É uma metodologia muito interessante, não é?

DICA DE OURO!

O ciclo DMAIC é um dos pilares do Lean Seis Sigma, possuindo diversas ferramentas para cada etapa e que podem melhorar, e muito, a eficiência dos processos da sua empresa. Você sabe quais são elas?

Neste ebook você encontrará um guia sobre cada uma das etapas do DMAIC e quais ferramentas utilizar para as mais diversas situações. Você será capaz de gerir o ciclo de melhorias a serem implementadas na sua empresa!

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 Ferramentas do DMAIC

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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