Que método é esse? A metodologia Lean Seis Sigma não utiliza o método DMAIC? Talvez essas perguntas estejam passando pela sua cabeça. Mas mantenha a calma! Vamos esclarecer sua dúvidas sobre o método DMADV neste artigo!
Então vamos começar com o conceito básico, confira a seguir!
Enquanto o DMAIC é utilizado dentro da metodologia Seis Sigma para reduzir variabilidade e otimizar processos já existentes, o método DMADV é utilizado dentro da metodologia Design for Lean Six Sigma.
Essa metodologia foi criada com as premissas do Lean Seis Sigma, porém voltada para o desenvolvimento de novos produtos e processos. Vamos conhecer mais sobre cada uma das 5 etapas do DMADV?
Com a metodologia Lean Seis Sigma, é possível estimular todos os colaboradores de uma organização a melhorar e otimizar seus processos, criando uma cultura enxuta de de melhoria contínua dentro da mesma.
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A seguir, você vai aprender cada uma das 5 etapas desta metodologia.
A fase Define (Definir) tem como objetivo principal definir claramente qual produto ou processo será projetado. Ela se inicia com a elaboração da justificativa para o desenvolvimento do projeto.
Nesta etapa, você também precisa estabelecer seu cronograma, ou seja, você precisa entender quanto tempo vai durar o projeto e em quanto tempo você vai conseguir lançar o produto no mercado. Para te auxiliar, responda estas perguntas:
A última pergunta, que trata sobre o risco quando se trabalha com o DMADV é extremamente importante, afinal, se você está criando um novo produto ou um novo processo, você está fazendo um investimento.
Portanto, é necessário mapear esses riscos de forma antecipada, para não cair no erro de fazer um grande investimento em algo que não vai gerar retorno.
Existem algumas ferramentas que podem auxiliar suas tarefas. Para facilitar, separamos algumas dessas técnicas e suas definições para que você já se habitue com estes recursos. São elas:
Para fechar o checklist desta etapa, temos aqui os resultados que você deve ter em mente após a finalização da mesma:
A fase Measure (Medir) objetiva identificar as necessidades dos clientes e consumidores e traduzi-las em características críticas para a qualidade que sejam mensuráveis. Ou seja, nesse momento você precisa captar todas as necessidades do seu cliente e transformar isso para uma linguagem de projeto. Ou seja, em características técnicas que devem ser implementadas no produto.
Algumas perguntas que podem te nortear:
Nessa etapa, a pergunta sobre os riscos envolvidos remete mais à questão da viabilidade técnica, ou seja, do risco de você não conseguir produzir ou criar seu produto dentro das expectativas do cliente.
As principais ferramentas desta etapa são:
Resultados esperados:
A fase Analyse (Analisar) tem como foco principal selecionar o melhor conceito dentre as alternativas desenvolvidas. Nessa etapa é onde vamos começar a criar o produto, que será construído por meio de um protótipo, de uma simulação, ou de uma modelagem.
Essa análise precisa ser feita de forma que você possa gerar algumas variações desse produto e entender qual é a versão mais adequada.
É necessário também avaliar se a empresa está preparada para fabricar esse protótipo ideal, se o processo consegue atender a esse conceito ou não, e que tipo de ajustes você teria que fazer para atender aos requisitos do produto. Essas perguntas podem te auxiliar:
Normalmente as ferramentas que utilizamos para fazer essa escolha, para desenvolver esses protótipos e escolher o mais adequado são:
Na etapa de análise, você começa a ir mais além nos detalhes já que o produto está ganhando vida. Você estabelece o primeiro protótipo, tem uma ideia melhor do custo gerado, de qual é a dificuldade ou a facilidade de produzi-lo e da viabilidade técnica. Assim, esperamos os seguintes resultados:
A fase Design (Desenhar) tem como propósito desenvolver o projeto detalhado (protótipo), realizar testes necessários e preparar para a produção em pequena e larga escala. A revisão financeira do projeto e dos planos de fornecimento, produção e de marketing é também crucial nesta fase. Para te auxiliar, elaboramos as seguintes perguntas:
As ferramentas mais utilizadas para garantir que essa etapa será concretizada com êxito são:
Resultados esperados:
A fase Verify (Verificar) é a etapa final do projeto. Ela tem como objetivo testar e validar a viabilidade do projeto e lançar o novo produto no mercado. Aqui você precisa validar os testes realizados na etapa de Design para começar a produzir seu produto em larga escala.
É importante que, após o lançamento do produto no mercado, sejam feitais algumas revisões e ajustes sempre que possível, evitando que ocorram eventos inesperados. Para isso, responda estas perguntas:
Ferramentas mais utilizadas:
Resultados esperados:
É uma metodologia muito interessante, não é?
O ciclo DMAIC é um dos pilares do Lean Seis Sigma, possuindo diversas ferramentas para cada etapa e que podem melhorar, e muito, a eficiência dos processos da sua empresa. Você sabe quais são elas?
Neste ebook você encontrará um guia sobre cada uma das etapas do DMAIC e quais ferramentas utilizar para as mais diversas situações. Você será capaz de gerir o ciclo de melhorias a serem implementadas na sua empresa!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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