Muitas pessoas enxergam a oportunidade de desenvolver novas soluções para problemas do dia a dia e com isso conseguem otimizar o seu trabalho e até mesmo abrir o seu próprio negócio.
Diante dessa situação, o empreendedorismo tecnológico ganha cada vez mais visibilidade. Afinal, essa é uma maneira em que muitas pessoas encontram um propósito ou até um caminho para alcançarem sua independência financeira.
Sendo assim, esse é um nicho com diversas oportunidades e caso você goste dos temas de empreendedorismo e inovação você deve conhecer mais sobre ele. Por isso, acompanhe este conteúdo até o final! Aqui você encontrará:
Antes de entender melhor sobre o que é empreendedorismo tecnológico, vale repassar o primeiro termo desse conceito. Empreender é criar negócios ou fazer mudanças incrementais nos que já existem.
Quando esse contexto se alinha com a tecnologia, cria-se o empreendedorismo tecnológico. Ou seja, é uma inovação que utiliza de alta tecnologia integrando informação e comunicação em diversas áreas do mercado.
Alguns exemplos de como criar novos negócios através desse conceito são:
Essas situações são exemplos de como a inovação é fundamental para avanços tecnológicos, otimização de processos e para melhorar a vida das pessoas trazendo mais facilidade no dia a dia.
Mas para que isso seja assertivo, os negócios voltados ao empreendedorismo tecnológico se baseiam em três pilares. Conheça mais sobre eles a seguir!
O empreendedor tecnológico é necessário para que o mercado e o ecossistema de novos negócios se amplie. Mas de fato muitas pessoas encontram alguns desafios ao entrar nesse nicho.
Afinal, uma boa ideia não é o suficiente para que um produto ou serviço seja bem-sucedido. Pensando nisso, foram levantados 3 pilares para auxiliar as pessoas que querem empreender dentro da tecnologia.
Se pautando neles, é mais fácil que o negócio tenha um norte e trace estratégias assertivas. Por isso, confira quais são eles em detalhes.
Você já parou para pensar como o acesso à informação, a diferentes produtos ou serviços e até mesmo a sua rotina mudou nos últimos 10 anos? Nesse cenário, o tecnológico é o fato que pode ser visto como propulsor de muitas dessas alterações.
No entanto, por trás dessas inovações bem-sucedidas há esforço, estudo, testes e muito mais. Por isso, quem deseja se arriscar no ramo deve estar disposto a se manter atualizado e acompanhando o mercado.
Sendo assim, a dica é buscar formações e complementos que agregam na jornada como empreendedor. Alguns temas importantes são:
Ao contrário do que muitos pensam, os negócios de empreendedorismo tecnológico não são colocados de pé do dia para a noite. Apesar de serem, em geral, mais ágeis que a economia tradicional, também é necessário muito planejamento.
Nesse sentido, planos de negócio e modelos de gestão bem definidos farão toda a diferença para a abertura de um empreendimento. Além de testes e MVPs focados em desenvolver um produto ou serviço que faça sentido para o mercado e que os clientes tenham demanda.
Por fim, o último pilar é colocar em prática tudo aquilo que foi desenvolvido nos pilares anteriores. Com isso, algumas dicas são:
Se interessou ainda mais sobre o assunto? Conheça agora quais são os principais benefícios do empreendedorismo tecnológico.
O empreendedorismo tecnológico traz vantagens para todos os envolvidos no processo, Afinal, podem trazer soluções que auxiliam os clientes, otimizam atividades, reduzem custos e geram mais produtividade.
No entanto, apesar de serem os benefícios de mais fácil associação, eles não são os únicos. É possível elencar também:
Muitas pessoas enxergam no empreendedorismo tecnológico a possibilidade de abrirem seus próprios negócios, melhorarem de vida e resolverem dores do dia a dia de determinado nicho de mercado.
Nesse sentido, quanto mais pessoas buscam propor soluções através do empreendedorismo tecnológico mais investimentos são feitos, os custos são otimizados, a economia passa a gerar mais produtos e serviços com valor agregado, além de promover a acelerada transformação digital nas empresas.
O empreendedorismo tecnológico também é caracterizado pelo fato de que busca sempre avanços. Nesse sentido, as empresas não podem se acomodar e são incentivadas constantemente a trazerem melhorias para o que oferecem aos clientes.
Assim, a competitividade no setor aumenta, bem como a qualidade dos produtos e serviços negociados no nicho de mercado.
Empresas que buscam evoluir e escutam as ideias dos seus colaboradores tendem a ser mais bem-sucedidas no ramo da tecnologia, com isso, as lideranças tendem a ser melhores e mais receptivas.
Afinal, por mais que muitas vezes eles não possuam os recursos para desenvolver o que pensaram, acabam sendo a fonte de muitas inovações.
Diante desse contexto, as empresas passam a dar espaço para os colaboradores, aumentando sua autoconfiança e incentivando suas participações na tomada de decisão.
Para muitas pessoas o empreendedorismo está altamente ligado ao sonho da melhoria da situação econômica. Por isso, não podemos deixar de citar que esse também é um caminho que pode levar à independência financeira.
Ao mesmo tempo, o empreendedorismo tecnológico também pode ser uma forma de aproveitar oportunidades e trazer a realização profissional através do propósito do negócio.
Afinal, não é difícil encontrar soluções simples que melhoram a vida das pessoas e podem realmente transformar o modo em que uma sociedade se comporta.
Mas vale ressaltar que também existem muitos desafios para quem quer seguir a jornada do empreendedorismo tecnológico. Conheça mais a fundo sobre esse tema a seguir.
Apesar de ser uma oportunidade que brilha os olhos de muitas pessoas, para seguir no ramo do empreendedorismo tecnológico também é necessária muita persistência.
Diante disso, é preciso se preparar para os desafios que você vai encarar nesse cenário. Alguns deles são:
Compartilhe o mesmo propósito que os bilionários mais ricos do Brasil!
Jorge Paulo Lemann, Eduardo Saverin e Marcel Herrman Telles têm muito em comum: são as três pessoas mais ricas do Brasil, têm mais de US$ 10 bilhões de dólares em fortuna, mas o mais importante é o que os levaram até o topo: o empreendedorismo.
Com a Formação Empreendedora da Voitto você tem acesso a 21 cursos + 3 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja, garante certificados com validade em todo o território nacional e começa sua jornada no empreendedorismo sem cometer os mesmos erros que empreendedores que não têm suporte cometem.
Com desconto de 75% exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.
Mude o rumo da sua história: comece a construir o seu império! Invista no seu futuro clicando no banner abaixo!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!