Vale a pena realizar um curso de Engenharia EAD?
Presencial x EAD: Quais as diferenças no ensino da Engenharia?
Vantagens e Desvantagens de cursar Engenharia EAD
Quais cursos de Engenharia podem ser cursados no EAD?
Faculdades que oferecem cursos de Engenharia na modalidade EAD
Quais os motivos que fazem profissionais formados em EAD serem cada vez mais procurados pelas empresas?
Aproveite para se especializar com a Voitto!

Engenharia EAD: será que realmente vale a pena cursar engenharia a distância?

O ramo da Engenharia EAD é uma excelente modalidade para aqueles que buscam, além de uma formação de qualidade, flexibilidade e autonomia ao estudar.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Engenharia EAD: será que realmente vale a pena cursar engenharia a distância?

A Engenharia é uma ciência de extrema importância para a sociedade, uma vez que seus conhecimentos técnicos são imprescindíveis para a execução de múltiplas tarefas, como a construção civil, produção de máquinas e a criação de softwares. 

Nesse sentido, por apresentar um mercado promissor e diverso, o curso de Engenharia é altamente procurado pela população. Assim, o avanço tecnológico e as novas dinâmicas do mercado trabalhista permitiram a expansão desse curso para a modalidade EAD, o que viabilizou o atendimento da alta procura pelo curso.

Além disso, a Engenharia EAD oferece diversos benefícios, como a economia de tempo e dinheiro, flexibilidade de horários e autonomia para estudar. E você? Sabia que era possível cursar Engenharia na modalidade a distância?

Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre essa nova tendência através dos seguintes tópicos:

  • Vale a pena realizar um curso de Engenharia EAD?
  • Presencial x EAD: Quais as diferenças no ensino da Engenharia?
  • Vantagens e Desvantagens de cursar Engenharia EAD
  • Quais cursos de Engenharia podem ser cursados no EAD?
  • Faculdades que oferecem cursos de Engenharia na modalidade EAD
  • Quais os motivos que fazem profissionais formados em EAD serem cada vez mais procurados pelas empresas?

Vamos à leitura? Confira!

Vale a pena realizar um curso de Engenharia EAD?

Antes de entender se realmente vale a pena cursar Engenharia, na modalidade a distância, é prudente compreender que os avanços tecnológicos estão transformando cada vez mais a nossa realidade. Assim, tais inovações estão construindo novas tendências, como a possibilidade de alcançar uma formação EAD.

Nesse viés, a possibilidade de se obter um diploma, por meio da modalidade a distância, é extremamente benéfica para aqueles que trabalham, haja vista que permite que os horários sejam flexíveis e adaptados à rotina de cada estudante. Além disso, o valor a ser investido é mais barato que o presencial.

Dessa maneira, assim como no presencial, o curso tem duração média de 5 anos e sua grade é igual à modalidade tradicional, o que permite a disputa igualitária entre os candidatos pelos postos de serviços no mercado de trabalho.

Após pontuar tais aspectos, não restam dúvidas que vale a pena realizar o curso de Engenharia EAD!

Presencial x EAD: Quais as diferenças no ensino da Engenharia?

Apesar das semelhanças existentes entre a modalidade presencial e EAD, as diferenças são notórias e interferem diretamente ao se realizar a escolha do formato do curso. Confira abaixo algumas dessas diferenças:

Modalidade presencial

  • Exige a presença do aluno no ambiente acadêmico
  • As avaliações são aplicadas obrigatoriamente na instituição de ensino de forma presencial 
  • As aulas são assistidas presencialmente pelos alunos na faculdade 
  • Maior interação entre o corpo de alunos e professores
  • Os gastos são maiores, pois podem incluir transporte, mensalidade, alimentação ou até mesmo moradia
  • Acesso a aulas práticas supervisionadas pelos professores 

Modalidade semipresencial

  • Exige a presença do aluno de 1 a 3 dias na instituição acadêmica 
  • Os trabalhos podem ser realizados no ambiente virtual, porém as provas finais obrigatoriamente são realizadas de forma presencial 
  • As aulas podem ser transmitidas ao vivo a todos os alunos em horários pré-estabelecidos
  • Também possibilita maior interação entre o corpo de alunos e professores
  • Os gastos podem abranger mensalidade, moradia, transporte e alimentação ( mas ainda sendo menores que a modalidade presencial)
  • Também podem ter acesso a aulas práticas

Modalidade EAD

  • Não exige a presença do aluno no ambiente acadêmico 
  • As avaliações são realizadas de forma presencial 
  • As aulas são gravadas e disponibilizadas para os alunos, os quais podem assistir a qualquer momento do seu dia a dia
  • A interação entre alunos e professores é menor 
  • Os gastos são reduzidos, pois exigem mensalidade, internet e computador 
  • Maior autonomia para conduzir os estudos

Vantagens e Desvantagens de cursar Engenharia EAD

Após compreender um pouco das principais diferenças entre as modalidades presencial e EAD, é válido compreender as vantagens e desvantagens de cursar Engenharia EAD. Confira abaixo quais são elas.

Vantagens

Otimização do tempo

Ao escolher a modalidade EAD, os alunos conseguem personalizar seu horário de acordo com sua rotina, o que permite gerenciar momentos de estudo e pausa.

Além disso, o tempo gasto com deslocamento e trânsito são desconsiderados. Assim, essa modalidade é ideal para aqueles que já trabalham ou exercem outra função que também consome bastante tempo.

Autonomia 

Na modalidade a distância, os alunos apresentam total autonomia para gerenciar seus estudos, podendo adaptar a forma de estudar, mas também de controlar a demanda de conteúdos.

Esse âmbito exige um grande ideal de responsabilidade dos estudantes, o que garante amadurecimento, sendo uma característica imprescindível para o mercado de trabalho.

Diploma igualmente reconhecido 

A modalidade EAD apresenta o mesmo grau de importância e relevância que a modalidade presencial, haja vista que os conteúdos transmitidos em ambos os ramos são semelhantes. Assim, ambas disputam de maneira igualitária as vagas de trabalho.

Economia de gastos

O curso de Engenharia EAD permite a economia de gastos, pois os alunos destinam dinheiro apenas para o pagamento da mensalidade e internet. Assim, os gastos com deslocamento, alimentos ou até mesmo moradia são desconsiderados.

Desvantagens 

Dificuldade com a disciplina

A disciplina pode ser um grande problema para muitos alunos que escolheram pela formação a distância, haja vista que cada aluno é responsável pelos estudos e os resultados dependem exclusivamente da determinação de cada um.

Assim, é preciso organizar de forma eficiente os conteúdos a serem estudados.

Menor contato entre alunos e professores

Na Engenharia EAD o contato entre alunos e professores é reduzido, o que não permite a construção de relações sólidas e laços de amizade.

No entanto, é válido compreender que os alunos, na modalidade a distância, podem contar com a ajuda de tutores, monitores e outros recursos que auxiliam nos estudos.

Quais cursos de Engenharia podem ser cursados no EAD?

A Engenharia é uma ciência de extrema importância para a sociedade, uma vez que abrange diversas especializações que atuam diretamente em vários campos, como a construção civil, indústrias e maquinários.

No Brasil, com o avanço tecnológico, o Ministério da Educação(MEC) autorizou o funcionamento de diversos cursos de Engenharia EAD. Confira abaixo alguns deles:

Engenharia Ambiental

O curso de Engenharia Ambiental objetiva formar profissionais qualificados para atuar diretamente em atividades que buscam reduzir os impactos ambientais, mas também recuperar áreas degradadas.

Os campos de atuação podem envolver o tratamento de esgoto, distribuição de água, desenvolvimento de técnicas eficazes para prevenção do meio ambiente e o planejamento energético, por exemplo.

Engenharia Ambiental e Sanitária 

A graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária visa formar profissionais aptos para atuar na elaboração de projetos que objetivam construir e ampliar as redes de água e esgoto.

Assim, tais engenheiros serão responsáveis por planejar, coordenar e administrar as redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgotos, o que permite a preservação da qualidade da água, solo e ar.

Engenharia Civil 

A Engenharia Civil é um curso que visa formar profissionais capazes de elaborar, executar e fiscalizar construções civis.

Com isso, eles serão responsáveis por analisar a condição do terreno, verificando, com isso, questões relacionadas ao melhor tipo de solo, insolação e aproveitamento da ventilação local.

Além disso, devem pautar políticas de segurança durante a obra e gerenciamento da equipe.

Engenharia de Controle e Automação

A graduação em Engenharia de Controle e Automação prepara os profissionais para atuarem no desenvolvimento e execução de projetos de automação industrial.

Nesse sentido, esse engenheiro atua diretamente como responsável pela automação do processo de produção, gerenciamento e na operação de equipamentos no ramo industrial.

Os conhecimentos desses profissionais são amplos, visto que estudam a fundo áreas de engenharia elétrica, mecânica e de computação. Dessa maneira, possui qualificação para garantir a competitividade no mercado em que trabalha, modernizando equipamentos e automatizando processos repetitivos.

Engenharia de Computação 

O curso de Engenharia de Computação visa formar profissionais capazes de projetar e desenvolver equipamentos de computadores, como CPU, processadores e cartões de memória. Além disso, são responsáveis pela programação de computadores, sistemas operacionais e hardware.

Outra área crescente no mercado em que esses profissionais são altamente qualificados para exercer, é na instalação e manutenção de redes, garantindo a transmissão segura e assertiva dos dados.

Engenharia Elétrica 

A graduação em Engenharia Elétrica é o ramo que atua nos estudos e aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica.

Assim, prepara os alunos para o processo de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Além disso, os profissionais também podem atuar no planejamento e na operação de sistemas elétricos.

Engenharia de Produção 

A Engenharia de Produção prepara os profissionais para gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, o que permite o aumento da produtividade e rentabilidade da empresa em questão.

Além disso, esse engenheiro é imprescindível para organizações e setores econômicos que visam ao aumento da competitividade.

Engenharia Mecânica

O curso de Engenharia Mecânica prepara os profissionais para projetar, desenvolver, construir e atuar na manutenção de máquinas e equipamentos.

Sendo responsáveis pela fabricação de motores, veículos, máquinas, sistemas de refrigeração e aquecimento  e de ferramentas da indústria mecânica.

Engenharia de Software

A graduação em Engenharia de Software objetiva formar profissionais capazes de aplicar as tecnologias e práticas da ciência da computação em sistemas de software. Assim, atuam na manutenção de sistemas, jogos, aplicativos e plataformas digitais.

Faculdades que oferecem cursos de Engenharia na modalidade EAD

A graduação em Engenharia EAD tem crescido cada vez mais na sociedade brasileira, o que aumenta significativamente o número de instituições que oferecem tal modalidade.

Confira abaixo algumas faculdades que apresentam graduação em Engenharia EAD:

  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Centro Universitário do Distrito Federal  (UDF)
  • Centro Universitário Anhanguera (Anhanguera) 
  • Centro Universitário Internacional (UNINTER)
  • Universidade de Uberaba (UNIUBE) 
  • Universidade de Santo Amaro (UNISA)
  • Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) 
  • Faculdade Redentor (FACREDENTOR) 
  • Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR)

Quais os motivos que fazem profissionais formados em EAD serem cada vez mais procurados pelas empresas?

As inovações tecnológicas interferem diretamente na dinâmica do mercado de trabalho, o qual passa a exigir profissionais que estejam alinhados com essas transformações. Nesse sentido, as empresas passam a analisar de forma mais rigorosa o perfil e formação de cada profissional.

Assim, um profissional que obteve sua formação na metodologia a distância apresenta certas habilidades que aprimoram o ambiente de trabalho, como a autonomia, auto motivação, disciplina e organização.

Tais características são de extrema importância para a convivência e bom funcionamento das atividades dentro das empresas.

Além disso, pontua-se que a graduação EAD é benéfica para aqueles que desejam trabalhar de forma virtual, haja vista que já estão familiarizados com essa modalidade. Sendo, assim, capazes de lidar com os desafios e as exigências do home office.

Dessa forma, entende-se os motivos pelos quais as empresas estão cada vez mais procurando os profissionais formados na modalidade a distância, pois são capacitados a buscar articular as transformações tecnológicas com as novas exigências do mercado de trabalho.

Aproveite para se especializar com a Voitto!

Grandes empresas buscam profissionais que pensem fora da caixa e que possuam muito mais que apenas um diploma de Engenheiro.

O mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo e por isso, se qualificar em determinados softwares e possuir boas soft skills podem ser um passo a frente na hora da contratação.

Pensando nisso, a Voitto desenvolveu a Escola de Engenheiros, focada a ensinar Engenheiros como dominarem os principais requisitos para serem bons profissionais. Nela, você terá acesso a 10 cursos + 6 bônus, além de todo suporte técnico e de conteúdo, e o principal: liberdade para prender onde e quando você quiser!

Dê o primeiro passo para ser o melhor no ramo, clique no link abaixo e venha fazer parte da Escola de Engenheiros!

Escola de Engenheiros

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique e adquira o curso Produtividade e Gestão do Tempo com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Produtividade E Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.