CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Por que trabalhar no exterior?
Melhores países para engenheiros trabalharem
Dicas para uma carreira bem sucedida no exterior
Esteja pronto para o mercado!

Vale a pena trabalhar como Engenheiro no Exterior? Conheça as principais oportunidades!

Se você está buscando uma forma de mudar sua carreira dentro do mercado da engenharia, conheça mais sobre o trabalho do Engenheiro no Exterior!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Vale a pena trabalhar como Engenheiro no Exterior? Conheça as principais oportunidades!

A possibilidade de atuar no exterior é um caminho que pode trazer muitos benefícios para o crescimento profissional de um indivíduo. Dessa forma, é importante avaliar quais são as principais oportunidades para sua área de atuação, como por exemplo,  entender as possibilidades de atuação do Engenheiro no Exterior.

Vale ressaltar que a escolha de um destino para trabalhar no exterior não é uma tarefa fácil, visto que é preciso ter um objetivo bem delimitado, conhecer com profundidade o novo mercado em que pretende se inserir e ainda, ter acesso a oportunidade certa para alavancar a sua carreira.

Logo, vale a pena aprofundar seus conhecimentos sobre esse tema através da jornada de aprendizagem que preparamos para você ao longo da leitura desse artigo, e para isso, basta conferir os tópicos listados abaixo!

  • Por que trabalhar no exterior?
  • Melhores países para engenheiros trabalharem
  • Dicas para uma carreira bem sucedida no exterior

Por que trabalhar no exterior?

A atuação no mercado de trabalho de países estrangeiros é o sonho de muitos brasileiros, que exibem uma cartela de motivos que os levam a acreditar que essa é uma boa opção para realocação no mercado de trabalho, conseguir uma remuneração mais expressiva ou mudar totalmente os hábitos de vida.

Dessa forma, podemos destacar que a vivência de uma nova cultura é um dos principais fatores que motivam uma pessoa a ir para o exterior e se estabelecer em outro país, em busca de uma nova experiência que fuja de uma vida monótona.

Além disso, é comum que a procura por trabalhos no exterior esteja relacionada com o aprendizado de uma nova língua, visto que, a imersão em um intercâmbio do idioma é a melhor forma de aprimorá-lo.

Outro fator que é válido destacar é a grande oferta de oportunidades, em diversas áreas, por países fora do território nacional, o que atrai pessoas que querem ter um currículo de destaque e somar experiências agregadoras.

Vale destacar também que a independência proporcionada por esse tipo de experiência é um atrativo interessante para quem deseja desenvolver mais autonomia e maturidade, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Isso soma-se também ao fato de que esse tipo de experiência é uma grande oportunidade de autoconhecimento e superação de desafios, o que é interessante para quem deseja encontrar um propósito ou mudar de vida.

A boa remuneração também é um dos motivos que levam muitas pessoas a deixarem seu país e aderir oportunidades no exterior, principalmente devido à taxa de câmbio das diferentes moedas, que pode valorizar muitos salários em territórios estrangeiros.

Por fim, é muito interessante para quem almeja ter uma transição de carreira considerar também oportunidades no exterior, mesmo que temporária, pois essa opção é muito relevante para o currículo se destacar nos processos seletivos.

É interessante salientar ainda que, segundo dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 3,6% da população mundial mora fora do seu país de origem e que projeções futuras apontam que isso é uma forte tendência.

Logo, conheça no próximo tópico quais são os principais países que oferecem grandes oportunidades para a atuação de profissionais de engenharia, pois trata-se de um mercado muito promissor no mundo, veja!

Melhores países para engenheiros trabalharem

A engenharia tem um impacto muito amplo, o que sugere uma grande oferta de oportunidades em diversas áreas de atuação, por isso, a formação superior como engenheiro é muito valorizada, principalmente por grandes empresas.

Pensando no exterior, é interessante atrelar a ideia do mercado de atuação da engenharia com o poder tecnológico que um país possui, visto que, essa área está muito conectada com o emprego de tecnologia.

Além disso, é interessante entender quais são os tipos de engenharias mais valorizadas em cada país, visto que existe uma grande variedade de especialidades dentro dessa área, e esse alinhamento pode ser muito importante na tomada de decisão.

Diante disso, visando te ajudar na escolha de um possível destino para se estabelecer no mercado de trabalho internacional, listamos abaixo as principais informações que você precisa saber sobre os melhores países para engenheiros trabalharem, confira!

Estados Unidos

Os Estados Unidos é uma grande potência mundial, sendo caracterizado por ser muito próspero economicamente, ter um alto grau de desenvolvimento, uma boa qualidade de vida para seus habitantes e ainda, possui um dos pólos tecnológicos mais avançados do mundo: o Vale do Silício.

Diante de um cenário tão favorável, o destino estadunidense se encontra na lista de migração de milhares de pessoas. E para os engenheiros, essa é uma opção interessante para ser considerada, visto que, trata-se do berço de diversas multinacionais.

Vale ressaltar ainda que existem algumas especialidades da engenharia que  podem encontrar maiores oportunidades nesse país, tais que podemos destacar:

Engenharia de operação de sistemas;

Engenharia de software;

Engenharia de controle de qualidade;

Engenharia de petróleo;

Engenharia elétrica;

Engenharia de dados;

Desse modo, mesmo que sua formação não seja nesses tipos de engenharia, vale lembrar que é possível implementar seu currículo de forma direcionada para essas áreas, o que aumenta suas chances de se destacar.

Para ficar por dentro das principais oportunidades nos Estados Unidos, é interessante usar o LinkedIn, em que existem atualmente mais de 700.000 mil anúncios de vagas em diversos setores de atuação da engenharia nos EUA.

Para exemplificar, podemos destacar a Apple, que hoje oferece através do LinkedIn mais de 2000 vagas para atuação de engenheiros nos Estados Unidos, tanto híbrida quanto presencial, em atuações como Qualidade do Produtos e Design.

Japão

O Japão é uma grande potencial do mundo oriental, conhecido pela sua alta capacidade tecnológica, visto que manuseia inteligência artificial de ponta. Além disso, ele é considerado pioneiro no campo de pesquisa científica, tendo contribuído significativamente para o avanço da ciência.

Para os engenheiros, existem algumas formações que se destacam na oferta de oportunidades no mercado de trabalho japonês, tais que podemos citar:

Engenharia sísmica;

Engenharia de eletrônicos;

Engenharia industrial;

Engenharia de automóveis;

Engenharia de máquinas;

Engenharia mecânica;

Engenharia de software;

Engenharia de produção;

Engenharia elétrica;

Diante disso, é perceptível que a área da robótica é muito presente nesse país, ao passo que os recursos naturais são escassos e não há muitas oportunidades para o desenvolvimento de profissões voltadas para o agronegócio, por exemplo.

Vale ressaltar ainda que o Japão é o lugar de atuaçãode grandes empresas como a Nissan, que emprega alto grau tecnológico em seus produtos que são conhecidos mundialmente e ainda, tem alta demanda de vagas disponíveis para engenheiros periodicamente.

Já no LinkedIn, existem mais de 50.000 mil opções de recrutamento para vagas de atuação na engenharia no território japonês, principalmente em empresas de tecnologia da computação e softwares, que têm altas demandas no país.

Canadá

O Canadá é um país norte americano que se destaca no contexto global por fornecer uma boa política de acolhimento de estrangeiros, além de se tratar de um lugar muito agradável para morar, com uma infraestrutura pública de qualidade que proporciona uma boa qualidade de vida.

Além disso, ele possui um dos Índices de Desenvolvimentos Humano (IDH) mais elevados do mundo, possuindo um bom grau de desenvolvimento tecnológico, o que reflete uma boa oferta de oportunidades no mercado de trabalho.

Para os engenheiros, existem mais de 40.000 opções de processos seletivos no LinkedIn em diversos setores de atuação no Canadá, que variam desde pequenas e grandes empresas reconhecidas no mercado.

Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um dos países favoritos de quem busca um bom destino para morar, pois constantemente ela aparece nas principais listas de melhores lugares do mundo para viver. Isso pode ser justificado pela população amigável e pelo alto grau de segurança desse país.

Além disso, a Nova Zelândia é conhecida por possuir uma alta incidência de skill shortage, ou seja, existe uma alta oferta de vagas que não são ocupadas por não ter pessoas qualificadas para ocupá-las.

Vale ressaltar ainda que, o custo de vida desse país é muito acessível se comparado com outros países da região, o que implica em uma boa qualidade de vida através de um custo com muito benefício.

Através do LinkedIn são oferecidas cerca de 2000 vagas para o mercado de engenharia nesse país asiático. Por exemplo, a A2 Milk Company é uma empresa de laticínios da Nova Zelândia que tem grande demanda para a contratação de Engenheiros de Alimentos e outros setores.

França

A França é um país que exibe uma grande riqueza cultural, além de se tratar de um país economicamente desenvolvido. Apesar disso, esse país europeu possui um rígido processo de migração, o que pode trazer desafios para inserção no mercado de trabalho francês.

Apesar disso, vale a pena tentar uma oportunidade de emprego nesse país, principalmente para os engenheiros, que podem se destacar nas seguintes áreas de atuação:

Engenharia de produção;

Engenharia aeroespacial;

Engenharia civil;

Engenharia de software;

Engenharia mecânica;

Engenharia elétrica;

Além disso, podemos destacar a indústria química como uma oportunidade muito interessante no território francês, o que representa uma boa opção para o Engenheiro Químico dentro desse país.

Através do LinkedIn é possível ter contato com cerca de 45.000 opções de vagas para processos seletivos de engenheiros para atuar em diversos setores de empresas francesas, tendo destaque a área industrial, que tem grande potencial de contratação.

Para finalizar, não deixe de conferir nossas super dicas para que sua experiência de trabalho no exterior seja aproveitada da melhor forma possível, por isso, confira o tópico a seguir!

Dicas para uma carreira bem sucedida no exterior

Se você está cada dia mais convencido de que trabalhar no exterior é uma boa opção para você, precisa conhecer as melhores dicas para potencializar ainda mais essa experiência. Por isso, veja os itens listados abaixo!

1. Invista em aprendizado de idiomas

A linguagem é a base para o estabelecimento de uma comunicação entre as pessoas, por isso, investir no aprendizado do idioma do país estrangeiro no qual você pretende trabalhar é um mecanismo de sobrevivência.

Vale ressaltar também que, o inglês é considerado uma linguagem universal amplamente adotada em diversos países no mundo, então seu conhecimento já é um bom ponto de partida para se dar bem no mercado de trabalho.

Além disso, você não precisa ser fluente no idioma nativo do país em que irá se estabelecer para entrar no mercado de trabalho, mas é essencial conciliar o seu desempenho com o aprendizado de línguas para aprimorar essa habilidade.

2. Analise o mercado do país de destino

O mercado de trabalho do Brasil é diferente do mercado dos Estados Unidos, por exemplo, por isso é essencial entender quais são os principais mecanismos que regulam essa área e como funciona a oferta de oportunidades.

Para isso, pode-se usar a internet para fazer uma análise mais superficial desse funcionamento, além de usar as mídias sociais para ter contato com relatos e visões  de pessoas que já passaram por esse tipo de experiência.

3. Defina seus critérios de escolha do país

Um país que tenha um setor tecnológico avançado é atrativo para sua atuação? O país possuir uma grande atuação na agropecuária é uma boa oportunidade para você? Qual o seu grau de formação e como pretende se inserir no mercado estrangeiro?

Esses são exemplos de algumas perguntas que podem te auxiliar na determinação  de critérios para facilitar a sua escolha de qual destino é melhor seguir. Diante disso, é importante que estejam alinhados seus interesses com o país de destino.

4. Tenha um bom networking

Para ter acesso a mais oportunidades é interessante ter uma ampla rede de contatos para proporcionar isso, portanto, a mesma lógica pode ser considerada quando o assunto é trabalhar no exterior.

Por isso, tenha um bom networking, até mesmo para receber conselhos sobre como deve ser a sua procura por oportunidades no exterior e conseguir boas recomendações de pessoas que já passaram por esse processo.

5. Se prepare para as entrevistas

Uma entrevista de emprego pode ser um momento de muita apreensão e ansiedade para muitos candidatos, ainda mais quando se trata de um trabalho no exterior que avalia competências como o desenvolvimento do idioma e formação profissional.

Por isso, busque cursos e capacitações voltadas para o processo seletivo no exterior, pois isso te ajudará a desenvolver as competências e habilidades necessárias para se destacar e conseguir a almejada vaga.

6. Delimite suas pretensões

Ter objetivos e metas claras é muito importante para guiar o seu processo de realocação profissional no exterior, visto que, há inúmeras oportunidades que podem ser exploradas nesse novo cenário.

Além disso, vale ressaltar que é necessário adotar uma postura flexível para evitar possíveis frustrações, visto que se trata de um sistema diferente do que se estava acostumado e é necessário adaptação.

7. Tenha a mente aberta

O processo de realocação para o mercado de trabalho no exterior pode envolver transtornos como grande burocracia, dificuldades de adaptação ou eventuais quedas de expectativas.

Por isso, ter a mente aberta diante das possibilidades é muito importante nesse processo, afinal, não são todas as variáveis estão sob o seu controle e por isso, é necessário focar apenas no que se tem domínio.

8. Lide com a burocracia

As regras de migração costumam ser bem rígidas dependendo do país no qual você pretende se estabelecer, por isso, lidar com a burocracia com certeza será um desafio nesse caso.

Para facilitar esse processo, busque adiantar as documentações e comprovações que já podem ser providenciadas, além de poder buscar ajuda profissional para ter uma orientação assertiva nesse processo.

9. Invista em capacitações

O que vai te diferenciar como profissional, seja no Brasil ou no exterior, é a experiência e conhecimentos que podem ser validados no seu currículo por meio de certificações e comprovações.

Dessa forma, investir em formações é a melhor estratégia, seja a curto ou longo prazo, para quem almeja o emprego dos sonhos e quer se destacar como um profissional competente e reconhecido no mercado.

Esteja pronto para o mercado!

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso estar preparado para os constantes desafios e para atender, de forma rápida e efetiva, às necessidades das organizações!

Com a Formação All In da Voitto, domine várias áreas do conhecimento com os 13 cursos mais completos e de qualidade! Com mais de 4.620 horas de conteúdo, a formação passou mais de 100 certificados com validade em todo território nacional e conta com suporte técnico e de conteúdo.

Invista no seu futuro. Seja um aluno da Voitto!

Saiba mais no link abaixo:

Banner da Formação All In.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.