Hoje em dia a pauta conhecida pela sigla ESG está cada vez mais em foco. Ela designa a expressão Environmental, Social and Governance, que corresponde em português às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. E dentro das suas inúmeras vertentes, há o hidrogênio verde.
Esse elemento químico pode ser produzido e utilizado de forma sustentável, afinal com ele é possível obter energia a partir de fontes de energia renováveis. Assim, há uma diminuição relevante da emissão de carbono e outros poluentes.
Se você quer entender mais sobre a pauta ESG e como o hidrogênio verde contribui para a causa ambiental, confira esse texto até o final. Aqui você descobrirá mais a fundo os seguintes tópicos:
● O que é Hidrogênio Verde?
● Como o Hidrogênio Verde é produzido e onde é utilizado?
● Vantagens Hidrogênio Verde
● Classificação do hidrogênio!
O hidrogênio verde, assim como a energia solar, é uma forma de fomentar a sustentabilidade e trazer possibilidades para a manutenção das atividades econômicas com menos impactos ao meio ambiente.
Por ser o elemento químico de maior abundância no universo, o acesso ao hidrogênio é simples. No entanto, como ele é encontrado na natureza não pode ser caracterizado como verde.
Isso acontece devido ao fato de que o hidrogênio verde só é obtido de uma forma sustentável para a utilização humana de maneira manipulada. Processo que demanda investimentos, tecnologia e inovações.
Além disso, vale ressaltar que o hidrogênio pode ser um dos recursos energéticos mais importantes para o Programa Nacional do Hidrogênio desenvolvido pelo Ministérios de Minas e Energia.
Isso porque ele corrobora com os objetivos de descarbonização da economia, incentivo ao desenvolvimento tecnológico e do potencial de recursos energéticos no Brasil.
Outro ponto importante é que utilizar uma eletricidade renovável com matérias primas sustentáveis pode reduzir milhões de toneladas de poluentes. Sendo uma das metas para esse plano nacional.
Mas afinal, como é produzido o hidrogênio verde? Descubra em detalhes a seguir.
Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil. Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.
Ao baixar nosso eBook, você terá um guia passo a passo e prático para conseguir ter boas ideias, melhorá-las e acelerá-las e também 10 passos práticos para tirar essas ideias do papel
Para produzir o hidrogênio verde é necessário um processo conhecido como eletrólise com base em fontes renováveis de energia. Dessa forma, decompõem-se as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio.
Sendo assim, a eletrólise acontece da seguinte forma:
● Coloca-se sais e minerais na água para que seja gerada uma corrente elétrica que possa ser conduzida;
● Diante disso, dois eletrodos conectados e submersos a água geram uma corrente contínua;
● Devido a atração dos eletrodos a íons de carga oposta o oxigênio e o hidrogênio se separam na eletrólise da água;
● Se usadas fontes renováveis de energia, o processo não libera carbono.
Depois de separado, o hidrogênio verde possui diversas possibilidades de uso. Afinal, ele é um elemento muito versátil. Diante disso, podemos destacar algumas das suas principais aplicações:
● Geração de energia elétrica;
● Purificação da água e transformação da mesma em potável;
● Armazenamento de energia;
● Combustível para meios de transporte terrestres, aéreos e aquáticos.
Como prova de sua versatilidade, vale ressaltar que o hidrogênio é utilizado até mesmo em missões fora do planeta Terra. Ele auxilia na produção de eletricidade e água no espaço para os astronautas.
Mas essa não é a única vantagem da utilização do hidrogênio verde. Para que você conheça outros impactos de sua utilização, confira o tópico abaixo até o final.
O hidrogênio é um tipo de elemento que se produzido através de uma energia renovável traz inúmeros contribuições ambientais. No entanto, as vantagens disso podem ser destrinchadas em diversos impactos positivos, como:
● Por ser totalmente sustentável, não emite gases poluentes em nenhum de seus processos, desde a combustão, passando pela produção até o momento em que é utilizado;
● Tem a versatilidade de uso, podendo ter finalidades diversas, como: comercial, industrial e de mobilidade;
● Favorece a sustentabilidade empresarial;
● Pode ser facilmente armazenado, permitindo que o seu uso seja gradual e não haja desperdício;
● Tem possibilidade de ser transformado em eletricidade e combustíveis sintéticos;
● Transforma as ações de empresas comprometidas em causas ESG realmente sustentáveis e ambientalmente conscientes.
Apesar de ser uma excelente forma de contribuir positivamente com o meio ambiente, também existem pontos de atenção que ainda impedem a sua ampla utilização. Dentre eles, é possível ressaltar:
● A produção de hidrogênio verde demanda mais energia do que quando comparado a outros combustíveis;
● O processo de obtenção do hidrogênio verde possui alto custo, afinal, depende de energia procedente de fontes renováveis;
● Segurança também é um ponto de atenção. Isso porque seu manuseio é delicado por ser um elemento muito volátil e inflamável.
Agora que você conhece mais a fundo sobre as vantagens e desvantagens sobre o hidrogênio verde, é hora de conhecer as outras classificações que esse recurso pode ter.
Como você já sabe, é possível obter o hidrogênio através de fontes renováveis de energia, mas também de não renováveis. Essas diferentes formas fazem com que esse elemento tenha distintas classificações.
Para que você entenda mais a fundo sobre isso, separamos em detalhes os conceitos dos outros tipos de hidrogênio. Vamos lá?
O hidrogênio azul caracteriza quando o elemento é obtido através da queima de combustíveis fósseis, ou seja, de fontes não renováveis. Para o processo podem ser utilizados por exemplo: gás natural e carvão mineral.
Essa classificação se caracteriza por emitir baixos índices de carbono e diante disso é considerada, por muitos, como uma fonte de energia limpa. No entanto, com os avanços da tecnologia e dos estudos nesse campo, foi constatado que o hidrogênio azul pode ser nocivo.
Dentre as justificativas dessa afirmação estão o fato de que ele consome mais energia durante a sua produção e também emite gases poluentes ao longo desse processo.
Como você já deve imaginar, o hidrogênio cinza é uma versão ainda mais nociva. Isso se dá pelo fato de que ele é obtido através da queima de combustíveis fósseis, com foco no gás natural. Mas esse não é o único ponto de atenção.
Quando comparado aos outros tipos, o hidrogênio cinza libera muitos resíduos de carbono, como o dióxido de carbono. Na atmosfera, ele intensifica o aquecimento global e por isso é considerado uma das principais causas das mudanças climáticas nos último anos.
Com o KIT Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocio, você terá acesso aos eBooks: "Business Model Canvas", "Planejamento de metas para empresas", "5 práticas exemplares de liderança"; as planilhas "Análise SWOT", "Diagnóstico empresarial", "Planejamento estratégico", "Plano de negócios" o vídeo "10 livros que todo gestor deveria ler" o Workshop "Planejamento de metas para empresas" e a Websérie "Mundo Empreendedor".
Se interessou? Não perca tempo e baixe agora mesmo seu kit completo!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!