O Inbound Marketing é uma estratégia que visa chamar a atenção do público alvo para a sua marca, através da disponibilização de conteúdos para o engajamento dos mesmos e assim, conversão em clientes.
Diante disso, já pensou em produzir conteúdos para o engajamento de candidatos a funcionários da sua empresa? De modo similar ao mecanismo explicado anteriormente, o Inbound Recruiting tem a proposta de unir o marketing e recrutamento em uma só metodologia.
Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então, não deixe de acompanhar os tópicos listados abaixo para aprofundar seus conhecimentos sobre essa estratégia inovadora que visa atrair talentos!
● O que é Inbound Recruiting?
● Inbound Recruiting x Outbound Recruiting
● Quais as vantagens do Inbound Recruiting?
● Como aplicar o Inbound Recruiting?
Vamos à leitura?
O Inbound Recruiting funciona como uma espécie de “Marketing de atração”. Assim, a metodologia de recrutamento utiliza as ferramentas de Inbound Marketing como aliadas para atrair pessoas que se identificam com seus valores para trabalhar na empresa.
Dessa forma, o marketing digital de conteúdo entra em ação para divulgar quais são os principais propósitos da empresa, visando o alcance de profissionais genuinamente interessados em fazer parte do time.
Além disso, o Inbound Recruiting é uma forma eficiente de aumentar o banco de talentos da sua empresa, afinal, o aumento do alcance e visibilidade tende a aumentar os inscritos em processos seletivos.
Vale destacar ainda que o Inbound Marketing visa evidenciar quais são as principais vantagens de trabalhar na empresa, o que pode ser feito usando as redes sociais como meio de divulgação de um conteúdo que aborde isso.
Logo, o time dos sonhos poderá ser montado através dessa metodologia de recrutamento de sucesso.
E agora que você já sabe do que se trata o Inbound Recruiting, no próximo tópico, não deixe de aprender como diferenciá-lo de outra metodologia muito interessante: o Outbound Recruiting!
Os termos Inbound Recruiting e Outbound Recruiting podem ser traduzidos como Recrutamento de Entrada e de Saída, respectivamente. Apesar de se tratar se métodos distintos, eles têm o mesmo propósito, por isso, saiba mais sobre cada um deles!
O Inbound Marketing, como já visto anteriormente, é o marketing de atração de talentos para montar o time dos sonhos para sua empresa.
Nessa estratégia, os conteúdos são direcionados a esse público para que ele venha até sua marca e participe do processo seletivo, o que é uma ótima solução a longo prazo para ter uma equipe qualificada.
Já o Outbound Marketing, não envolve a criação de conteúdo para atração de colaboradores, e sim consiste em uma estratégia de convite para uma pessoa exercer determinado cargo em sua empresa.
Dessa forma, esse tipo de recrutamento pode ser feito tanto de maneira interna quanto externa, e geralmente representa uma solução a curto prazo, visando a substituição de algum funcionário.
Logo, agora que você já sabe do que se trata o Inbound Recruiting e como diferenciá-lo de uma metodologia semelhante, que tal conhecer quais são os seus principais benefícios? Veja isso e muito mais no tópico seguinte!
Mas, afinal, quais são as vantagens de produzir conteúdos visando a atração de colaboradores qualificados para o seu negócio? Confira os principais benefícios listados abaixo!
Para que o seu processo seletivo seja amplamente aderido por candidatos interessados, é necessário que o conteúdo da sua empresa tenha visibilidade para alcançar esse público.
Dessa forma, através do Inbound Recruiting é possível qualificar as pessoas com potencial para se tornarem colaboradores, o que é muito positivo para a construção de um time de colaboradores eficiente.
Para que seu processo de recrutamento obtenha sucesso, é mais importante ter candidatos de qualidade do que um grande número de pessoas que não estão engajadas e alinhadas com a vaga.
Dessa forma, o marketing de atração contribui para garantir que o maior número de pessoas que se identificam com a marca e podem contribuir significativamente no cargo sejam atraídas, através dos conteúdos de recrutamento.
O Termo Employer Branding pode ser traduzido como "marcas empregadoras''. Dessa forma, seu significado está associado à reputação que sua empresa adquire a partir da experiência dos funcionários.
Diante disso, candidatos engajados atraídos pelo Inbound Recruiting tendem a contribuir muito para a visão positiva do ambiente de trabalho, o que é importante para a autoridade e reconhecimento da marca.
O recrutamento e seleção de candidatos é um processo que tem altos custos para a empresa, visto que precisa de excelentes profissionais de Recursos Humanos e ainda, envolve emprego de tecnologia para sua implementação.
Dessa forma, contar com a vantagem de ter candidatos indo até o seu processo seletivo pode otimizar os custos da seleção, tornando assim, o recrutamento cada vez mais eficaz.
Para finalizar, não deixe de aprender uma forma simples e eficiente de aplicação do Inbound Recruiting em seu negócio, veja!
De maneira similar ao Inbound Marketing, o recrutamento de atração pode ser dividido em 4 etapas. Logo, confira mais detalhes sobre a estratégia de Inbound Recruiting!
Para que os candidatos ideais para a sua empresa cheguem até você, é necessário que eles tenham um primeiro contato com seu conteúdo!
Diante disso, a etapa de atração visa a geração de conteúdos autênticos e criativos para chamar atenção do potencial colaborador para sua empresa.
Logo, é interessante usar o LinkedIn, por exemplo, para disseminar informações relevantes sobre o ambiente de trabalho do seu negócio.
Com a atração, o primeiro passo de apresentação da marca ao seu público-alvo já foi dado. Para dar continuidade ao processo, é importante nutrir esses candidatos com conteúdos, a fim de qualificá-los.
Nessa parte, pode-se basear nas etapas do funil de vendas para implementar uma jornada do candidato visando a conversão para funcionário.
Além disso, vale destacar que a conversão visa a transformação de visitantes e usuários dos conteúdos da empresa para um futuro colaborador engajado.
O fechamento é o momento de anunciar que há vagas para sua empresa. Diante disso, é interessante fazer essa divulgação nas redes sociais em que os conteúdos sobre a marca foram disponibilizados.
Além disso, entrar em contato com os usuários engajados através de e-mail marketingé uma estratégia interessante para essa etapa.
Antes de se tornar um colaborador engajado, é necessário que ele se conecte com o propósito da empresa!
Por isso, na etapa de encantamento é fundamental que seja estabelecida uma relação de maior proximidade entre a empresa e o candidato. Dessa forma, esse vínculo poderá ser manifestado em forma de engajamento e alinhamento das partes.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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