A era digital alterou diversos aspectos tradicionais dos negócios. A possibilidade de entrar em contato com outras pessoas de maneira fácil e rápida por meio da tecnologia causou o surgimento do inside sales.
Essa técnica é cada vez mais utilizada dentro da empresa moderna.
Por outro lado, a mesma evolução tecnológica resultou no surgimento de produtos característicos do setor digital. Esse é o caso dos infoprodutos, que estão cada dia mais em alta.
A facilidade de criar um infoproduto e sua alta taxa de lucro foi o que tornou esse tipo de mercadoria muito procurada.
Pensando nisso, neste artigo vamos te mostrar como esses dois conceitos tiram benefícios um do outro.
Ambos nasceram da transformação tecnológica, e podem andar lado a lado para maximizar resultados. Por isso, apresentaremos os seguintes itens:
● O que é Inside Sales?
● O que são infoprodutos?
● Como o inside sales pode ser aplicado a infoprodutos?
Preparado(a)? Então vamos lá!
As inside sales consistem em identificar, manter e transformar clientes em potencial em consumidores de maneira remota.
Ou seja, é a venda de produtos ou serviços por meio de telefone, e-mail ou internet. Por isso, as inside sales também são chamadas de vendas remotas ou vendas virtuais.
Ao contrário de um time de vendas externo, os vendedores internos não vão a campo. Entretanto, atuam proativamente fazendo contato com clientes em potencial, e empregam técnicas de prospecção de leads como as cold calls, cold mail, entre outras.
Muitas vezes, a estratégia de gerenciamento de equipe envolve o pessoal de vendas interno e externo, trabalhando juntos para alcançar uma maior eficiência.
Um vendedor interno pode fazer a chamada geração de leads quando cria e organiza visitas e compromissos de vendas para o pessoal externo.
Outro exemplo é quando a inside sales é utilizada para vender produtos ou serviços adicionais ao pedido para clientes já existentes.
O surgimento do telefone e sua utilização como ferramenta de vendas marcou a origem do inside sales e sua distinção das vendas internas. O termo “inside sales” foi criado nos anos 80 para diferenciar esse modelo de negócios do telemarketing e das televendas.
Ao contrário desses dois últimos citados, que fazem a leitura de um script, os representantes de inside sales são profissionais altamente treinados e criativos, que elaboram uma estratégia de vendas para oferecer produtos e serviços aos leads.
Nos últimos anos, esse modelo de vendas ficou muito popular em setores do mercado de alto valor, ao passo em que os consumidores se familiarizaram com a venda remota.
A evolução da tecnologia foi um dos fatores determinantes para criar esse cenário favorável, abrindo caminho para que as empresas investissem nas inside sales.
As inside sales possuem diversos benefícios: o número de contatos feitos diariamente aumenta, enquanto os custos de alcançar clientes são reduzidos.
Podemos também otimizar os esforços, direcionando as equipes de venda interna e externa de acordo com as prioridades.
Assim como há uma maior flexibilidade para aumentar o tamanho das equipes de vendas internas sem precisar realocar os vendedores.
Ainda, destaca-se o melhor treinamento e desenvolvimento para vendedores internos, que compartilham o local de trabalho com seu gerente.
E, do ponto de vista dos consumidores, há um maior acesso e tempos de resposta mais rápidos.
Então, quando focadas nos segmentos de mercado e etapa do funil de vendas certos, as inside sales geram grandes melhorias na eficiência da força de vendas.
Está gostando do artigo até aqui?
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Os infoprodutos, ou produtos de informação, são um tipo de produto em que o principal valor da mercadoria é o conhecimento.
Muitas vezes, eles não têm uma forma física, e podem ser vendidos e disponibilizados digitalmente.
Em outras palavras, um infoproduto é qualquer produto que pode ser criado, vendido e transferido digitalmente para o cliente. Os custos de produção, armazenamento e distribuição são quase inexistentes, criando uma margem de lucro muito satisfatória.
Os tipos de infoprodutos incluem:
● Ebooks;
● Inscrições;
● Webinars;
● Cursos online;
● Relatórios e análises;
● Eventos ao vivo;
● Gravação de eventos ao vivo e resumos.
Em alguns casos, os produtos de informação não são digitais. Coaching ou mentoria, por exemplo, são infoprodutos não digitais.
Embora eles tenham começado como PDFs, atualmente existem muitos que são vídeos de alta qualidade e outros modelos como webinars gravados.
Esses vídeos costumam oferecer mais valor aos clientes do que apenas ler um PDF, e muitos criadores de infoprodutos agora preferem oferecer cursos nesse estilo.
Há muitos benefícios para um negócio baseado em infoprodutos. Os custos para criá-los são muito baixos, e os maiores gastos são com impostos ou taxas.
O gasto para a fabricação de um produto de informação não é nada (se você mesmo o criar) ou um gasto único em design e produção.
Ainda, não há necessidade de envio, já que o cliente geralmente faz o download do produto ou recebe um login em um site especial. Isso evita os problemas logísticos que podemos ter com um produto físico.
O inside sales tem sido a escolha dos empreendedores digitais para fazer a venda de seus infoprodutos, por diversos motivos.
Utilizar esse tipo de abordagem para a venda de infoprodutos pode aumentar as vendas, já que a equipe de vendas entrará em contato com os clientes com um custo muito baixo.
As vendas são facilitadas com a utilização dos meios digitais, e utilizando uma boa estratégia de marketing, as inside sales podem fazer um impacto grande no faturamento da empresa.
Esse canal é interessante para lidar com clientes que buscam produtos digitais, como os infoprodutos.
Além disso, há uma rapidez maior na entrega do produto, já que o conteúdo é entregue ao cliente de maneira quase instantânea.
Isso também reduz os custos com a equipe de vendas, já que os vendedores não precisam se deslocar para fechar um negócio.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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