Contar com as redes sociais para empreender e também para fortalecer a sua marca pessoal é uma das maneiras mais utilizadas para ganhar visibilidade nos dias de hoje. Pensando nisso, você deve aprender mais sobre o Instagram SEO.
Com o objetivo de aumentar os resultados de busca do seu perfil, conseguir novos seguidores e melhorar os indicadores nessa rede social, o Instagram SEO é uma técnica cada vez mais utilizada por páginas que buscam aumentar o seu alcance.
Se você se interessou sobre esse tema e quer entender, na prática, o que fazer para domar os mecanismos de busca e o algoritmo do Instagram, não deixe de conferir o conteúdo que trouxemos neste artigo. Você aprenderá:
● O que é SEO?
● Como o SEO se aplica no Instagram?
● Boas práticas para o Instagram SEO!
A sigla SEO é a abreviatura do termo Search Engine Optimization que pode ser traduzido como Motor de Otimização de Busca. Bem como o nome já diz, esse é um conjunto de técnicas que buscam melhorar o desempenho de um determinado conteúdo da internet nos mecanismos de pesquisa.
É muito comum relacionar o SEO ao Google. Afinal, essa estratégia já é amplamente utilizada para a ferramenta com o objetivo de que um conteúdo apareça entre as primeiras posições nas buscas por determinadas palavras-chave.
No entanto, essa técnica está em constante evolução e também passou a fazer parte das estratégias de marketing de outras plataformas. O Instagram SEO, por exemplo, faz com que você aumente o alcance do seu perfil nos resultados de pesquisa dessa rede social.
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Voltando à nossa leitura…
Quer entender mais como as técnicas de SEO podem ser aplicadas ao seu negócio? Descubra abaixo!
O Instagram SEO consiste no processo de otimizar as suas postagens e conteúdos a fim de mostrar para o algoritmo da rede social que o perfil é relevante e deve ser visto por cada vez mais pessoas quando procurarem por determinados temas.
Aplicar essa técnica no Instagram search é uma das maneiras mais eficazes de:
● Aumentar o tráfego orgânico de um perfil.
● Dar visibilidade a conteúdos.
● Ganhar mais seguidores.
● Mostrar autoridade e relevância.
● Aumentar as chances de conversão e vendas pelo Instagram.
Se você quer se beneficiar da visibilidade trazida com as técnicas de SEO Instagram, descubra dicas práticas de como aplicar essa estratégia no seu perfil!
Como o marketing digital tem ganhado cada vez mais importância nas estratégias das marcas, nada mais importante do que incluir ações voltadas para essa vertente.
Para te ajudar, separamos dicas práticas para que você monte os seus planos de ação do Instagram SEO.
O marketing de conteúdo deve ter como base as palavras-chave que tenham maior número de busca nos mecanismos de pesquisa. Por isso, antes de mais nada, responda à seguinte questão:
“Quais palavras-chave você quer se posicionar melhor?”
Com isso em mente, é hora de produzir conteúdos voltados para esses temas. Você poderá seguir as próximas dicas!
Você já percebeu que ao pesquisar o nome de alguém famoso no Instagram aparecem inúmeros perfis semelhantes? Para referenciar e dar visibilidade para a página oficial, o Instagram criou o ícone azul de verificado.
No entanto, isso só acontece para perfis com alta procura. Pensando nesses nomes muito parecidos, é importante que você especifique ainda mais o seu usuário.
Por exemplo: para uma pousada que se chame "Maria Bonita", ao invés de colocar apenas o nome do estabelecimento, também especificar o seu ramo de atuação. Como: @mariabonita_pousada.
Outra forma de ganhar visibilidade com técnicas de SEO para o Instagram é por meio do uso das hashtags. Quando o usuário pesquisa “#praia” as publicações mais relevantes e as mais recentes, que estão utilizando essa tag, irão aparecer para ele.
Vale lembrar que as hashtags devem conter as palavras-chave. Mas para que a otimização seja mais efetiva, vale usar uma estratégia de social media. Procure antes no buscador as palavras que você quer incluir na hashtag. Dessa maneira, você terá uma visibilidade maior do que usuário irá encontrar em outras páginas.
Além de ter uma visibilidade dos conteúdos concorrentes, atualmente, também é possível verificar a audiência de uma palavra-chave por meio de sites especializados.
Com o uso deles, o Instagram SEO passa a ser mais assertivo. Para te ajudar, algumas das opções que oferecem essa análise são:
● WordStream's.
● SEMRush.
● Ahrefs.
Outro ponto importante que pode ajudar no melhor desempenho do Instagram SEO é marcar a localização. Dessa maneira, o algoritmo entende onde você está localizado e favorece a entrega dos seus conteúdos para as pessoas que estão próximas.
Nada mais importante do que usar o seu próprio engajamento para aumentar o alcance de outras redes sociais. Pensando nisso, para montar uma estratégia de marketing digital mais efetiva, crie postagens em outras plataformas que direcionem o seu público para o seu perfil no Instagram.
Fazendo essa interligação, você ganha mais audiência e o algoritmo do Instagram entende que o seu perfil é relevante.
Além das redes como Facebook, WhatsApp e LinkedIn, também é possível utilizar o Pinterest. Isso vale principalmente para lojas.
Em qualquer plano de marketing digital os indicadores desempenham um papel muito importante. Eles são considerados o termômetro para medir se as estratégias tomadas estão ou não gerando os resultados esperados.
Com isso, tenha um plano de acompanhamento dos indicadores mais importantes para o seu perfil. Entre eles, podem estar:
● Impressões.
● Alcance.
● Número de visitas ao perfil.
● Número de seguidores.
● Número de cliques no link da bio.
Vale lembrar que para que o controle seja efetivo, é necessário definir uma periodicidade de avaliação das ações. Portanto, é comum que os estrategistas de redes sociais indiquem essa análise mensalmente.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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