Você sabe como a ISO 31000 pode ser uma grande aliada no que se diz a respeito da Gestão de Riscos dentro de sua empresa?
Ela é responsável por integrar o Processo de Gestão de Riscos à estrutura, operações e processos de uma empresa, contribuindo também para a tomada de decisões assertivas e estratégicas na gestão do negócio.
Deseja aprender mais sobre gestão de riscos baseada na ISO 31000 2018? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para ajudar você a entender melhor sobre este assunto, sendo eles:
Vamos à leitura?
A Gestão de Riscos é um conjunto de várias ações e políticas internas e externas de uma empresa que buscam identificar e evitar os riscos relacionados ao negócio.
Os riscos são considerados incertezas que podem trazer tipos de efeitos adversos com diferentes intensidade e origem. Sendo assim, podemos dizer que o gerenciamento pode focar em:
As atividades da Gestão de Riscos devem atuar em conjunto com as boas práticas relacionadas a compliance e a governança corporativa, com o objetivo de melhorar a operação da empresa e garantir maior transparência e credibilidade, também tornando-a mais atrativa para os investidores e clientes.
Grande parte das empresas já possuem um departamento de segurança do trabalho para cuidar dos assuntos de Gestão de Riscos, o que nos faz perceber a grande importância que essa gestão traz para as companhias.
Além disso, a Gestão de Riscos evita que falhas humanas aconteçam, diminui as interrupções na produção e combate a ocorrência de prejuízos por meio destas ações, atendendo as expectativas das partes do negócio que desejam uma organização mais preparada e transparente.
Você sabia que existe uma grande relação da Gestão de Riscos com a ISO 31000? Não? Separamos o tópico seguinte para explicar melhor sobre essa relação para você, vamos conferir?
A ISO 31000 se relaciona com a Gestão de Riscos pois ela recomenda que o Processo de Gestão de Riscos esteja presente e integrado dentro da estrutura, processos e operações da empresa.
Além disso, ela também é responsável por integrar esse processo à gestão do negócio e à tomada de decisão, sendo até mesmo aplicada em níveis estratégicos, operacionais e de projetos.
A ISO 31000 recomenda que a natureza do comportamento humano dinâmico e variável seja considerado por todo o fluxo do Processo de Gestão de Riscos.
Listamos abaixo, alguns dos principais benefícios que podemos conseguir ao aplicar a gestão de riscos e ISO 31000 dentro de uma empresa, vamos conferir?
O processo de gerenciamento de riscos com base na ISO 31000 consiste em 5 etapas, que serão apresentadas a seguir.
A primeira etapa para a implementação da ISO 31000 consiste em desenhar um escopo para a Gestão de Riscos da empresa, listando seus critérios de risco e objetivos até que a completa ambientação ocorra.
É uma etapa muito importante para o processo, em que deverá ser feita uma análise de todas as informações que foram observadas.
A segunda etapa consiste em identificar os riscos através do questionamento de tudo que possa servir para essa iniciativa, levando em consideração o que pode ocorrer, quando, onde, como e porquê.
O output principal desta etapa será a Matriz de Gestão de Riscos, em que vai determinar as consequência de cada risco, quais as probabilidades de acontecerem e quais são os impactos que a organização irá sofrer caso aconteça.
Considerando a matriz criada na etapa anterior, chegou a hora de definir as prioridades e quais riscos precisam começar a ser tratados imediatamente.
O tratamento de riscos está diretamente relacionado à melhoria contínua e é realizado baseado na ISO 31000, em que irá identificar as alternativas, analisar a eficiência e viabilidade, criar um plano de contingência e riscos e avaliar as ameaças residuais.
A ISO 31000 pode ser aplicada em vários momentos na empresa, mitigando os riscos operacionais e ocupacionais e criando um melhor ambiente interno e externo.
Porém, a sua aplicação se faz importante quando existem alterações dos objetivos e metas, quando se percebe alteração nos riscos a que a empresa está exposta internamente e externamente ou quando é necessário a implementação de um processo de adequação às normas relacionadas à segurança do trabalho.
A Gestão de Riscos é tão importante que até mesmo existe um profissional exclusivo para cuidar desses assuntos, que é o engenheiro de segurança do trabalho.
O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).
Com esse curso, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida totalmente alinhado com o PMBOK!
Aproveite essa oportunidade! Clique na imagem abaixo e se inscreva!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!