O que é iteração?
Iteração na Programação
Diferença entre Iteração e Interação
Para que serve a iteração?
Quais as vantagens em desenvolver um produto de maneira iterativa e incremental?
Super dica!

Saiba sobre iteração e como agregar valor no seu projeto continuamente

Entenda o que é iteração, para que serve, qual a sua aplicação na programação e as vantagens de desenvolver projetos de maneira iterativa!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba sobre iteração e como agregar valor no seu projeto continuamente

Existe uma forma de se realizar entregas contínuas para o cliente e resolver os problemas logo quando eles são identificados. Isso é o que a iteração busca ajudar.

A iteração traz várias vantagens, pois desta forma, é possível coletar feedback contínuos do cliente e realizar mudanças conforme seja necessário.

Sempre há gaps de comunicação entre as partes envolvidas, então imagine você desprender tempo e dinheiro em um desenvolvimento e só no final você saber que isso não era exatamente o que o cliente esperava?

Um desenvolvimento iterativo, isso não seria uma preocupação, ao contrário do modelo tradicional de gestão de projetos.

Separamos alguns tópicos para ajudar você a entender melhor o que é iteração, sendo eles:

  • O que é iteração?
  • Iteração na programação
  • Diferença entre Iteração e Interação
  • Para que serve a Iteração?
  • Quais as vantagens em desenvolver um produto de maneira iterativa e incremental?

Vamos à leitura?

O que é iteração?

A iteração nada mais é do que o ato de iterar, ou seja, repetir uma função por um determinado período de tempo até que a condição desejada seja satisfeita.

Quando falamos em interação, logo pensamos em interações computacionais, mas é claro que a iteração também se abrange em outras áreas do conhecimento e profissão, por exemplo, imagine que você é músico e está aprendendo uma nova música, será necessário você tocar essa música diversas vezes (repetir), até atingir a condição desejada, tocar a música com perfeição.

Já na área de desenvolvimento, o termo iteração é utilizado com o objetivo de atingir um código que seja mais limpo e que possua um melhor desempenho em sua aplicação.

A iteração não pode ser vista como um retrabalho, mas sim como um passo muito importante em busca da melhoria contínua de um projeto, uma aplicação ou um website.

Iteração na Programação

Quando nos referimos a iteração na programação, podemos encontrá-la na estrutura de dados, através de listas, filas e qualquer tipo de laço de repetição.

O Python por exemplo, é uma linguagem de programação que consegue realizar muito bem interações e laços de repetição para realizar análise de dados, sendo uma das linguagens mais completas para isso, até mesmo mais que o Java, principalmente por causa de suas várias bibliotecas que auxiliam muito no processo.

Aproveitando, não deixe de conferir nosso artigo sobre Python na ciência de dados clicando aqui.

Trouxemos também para você, uma super dica sobre esse mesmo assunto!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!


A utilização das iterações também é frequentemente utilizada em scripts web e aplicações, através de funções mais simples ou loops mais complexos.

Dentro da programação, existem basicamente duas funções que realizam iterações, que é o “for” e o “while”, talvez dependendo da linguagem de programação, elas possam ter variações na sintaxe, mas a lógica por trás funciona da mesma maneira, vamos conhecê-las mais detalhadamente?

Comando “for”

O "for" realiza repetições através de uma sequência já conhecida e é mais utilizado quando já se conhece o número de iterações que serão necessárias.

Comando “while”

Já o "while", realiza repetições continuamente até que uma condição prevista seja atingida.

Desta forma, o "while" é um comando mais geral, sendo assim, podemos realizar qualquer tipo de iteração pelo "while", porém este, exige maior atenção por parte do desenvolvedor, sendo necessário inserir um valor inicial, criar uma condição de saída e acompanhar a execução.

Diferença entre Iteração e Interação

Por serem palavras parecidas, às vezes são feitas confusões a respeito do significado de cada uma.

Mas, basicamente iteração significa ciclo de repetição e acúmulo de experiências, enquanto interação é a troca de relacionamento entre as partes, podendo ser relacionamento entre pessoas, relacionamento entre um computador e uma pessoa ou relacionamento entre computadores. É na interação onde ocorre o processo de iteração.

Para que serve a iteração?

Por via de regra, os projetos de desenvolvimento geralmente são organizados para passar em diversas disciplinas de uma sequência apenas uma vez. O que chamamos de ciclo de vida em cascata. Sendo as fases:

  1. Modelagem de negócios
  2. Requisitos
  3. Análise e Design
  4. Implementação
  5. Teste
  6. Implementação

Logo este processo cria um alto volume de integração tardia na implementação, quando pela primeira vez o produto é criado, e o teste começa.

Nesta etapa, começam a surgir diversos problemas que até então estavam ocultos nos processos de análise, design e implementação. Logo, o projeto é paralisado para começar um ciclo de correção dos erros que foram encontrados.

Uma forma mais eficiente de realizar a criação deste produto, é percorrer várias vezes a sequência disciplinas que foram mostradas.

Assim, será possível construir um melhor entendimento dos requisitos do produto, planejando uma arquitetura mais robusta, melhorando o desenvolvimento e agregando valor ao produto ao longo de todo o processo.

Isso é nomeado como ciclo de vida iterativo, e cada passagem pela sequência das disciplinas do processo é chamado de iteração.

Desta forma, em relação ao desenvolvimento, o ciclo de vida do software é uma sucessão de diversas iterações e a aplicação é desenvolvida de maneira incremental. Cada iteração deverá entregar um produto executável. Podemos até mesmo relacionar o processo iterativo com a metodologia SCRUM, que busca realizar pequenas entregas contínuas e realizar testes.

O produto fruto de uma iteração pode ser um subconjunto de um todo, porém ainda sim, deve ser útil para o usuário ou no ponto de vista de engenharia. Todos os lançamentos devem acompanhar produtos de trabalho de suporte, tais como: descrição do lançamento, documentação do usuário, planos, etc.

Quais as vantagens em desenvolver um produto de maneira iterativa e incremental?

Como visto, trabalhar de maneira iterativa e incremental pode ser muito vantajoso, principalmente dentro do desenvolvimento de softwares, pois cada iteração entrega partes de um produto executável e funcional para o usuário.

Agora vamos ver uma das principais vantagens em se trabalhar desta maneira:

  • Interessante o uso em organizações que trabalham com metodologias ágeis, como é o caso do SCRUM;
  • O Design é mais importante do que a documentação, gastando menos tempo com a documentação e mais com o Design;
  • É possível realizar mudanças no processo de desenvolvimento, pois o escopo do projeto não é “engessado”;
  • É possível modificar a direção do projeto;
  • Possui alto nível de flexibilidade, sendo menos caro realizar alterações ao longo do projeto;
  • Realizar desenvolvimento em paralelo;
  • Os riscos que surgem ao longo do projeto, podem ser identificados e resolvidos no mesmo instante;
  • Realizar pequenos testes ao longo das iterações garante que o produto seja executável para o usuário;
  • O time de desenvolvimento se torna mais ágil e produtivo; 
  • Feedback contínuo do cliente a cada pequena entrega.

Após ver essas inúmeras vantagens, tem vontade de saber como executar um projeto da melhor maneira possível? Então não se preocupe! Aqui na Voitto temos a solução perfeita para você!

Fique ligado nessa super dica que separamos!

Super dica! 

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.