Graças à tecnologia, hoje temos máquinas inteligentes, capazes de detectar anomalias e interromper a produção, sem que um operário tenha que ficar de vigia e passe horas ocioso nessa função.
Essa capacidade, denominada pelo termo japonês jidoka, surgiu ainda no início dos anos 1900 pelo fundador da Toyota, Sakichi Toyoda, através da criação de uma máquina de tear automática que parava a produção quando um fio se quebrava.
Você sabia que a partir daí, o jidoka se tornou um dos pilares do sistema Toyota de produção? Isso mesmo, e ainda permitiu reduzir muitos dos desperdícios causados pela falta de qualidade.
Está com curiosidade? Então, vamos ver o que o Jidoka é, quais são os princípios e os seus benefícios, e como ele se relaciona com o Lean Manufacturing!
Jidoka consiste na autonomação da linha produtiva, ou seja, a junção da automação com um toque de inteligência humana. Objetivamente, o equipamento possui a capacidade de distinguir itens bons e defeituosos sem a necessidade de monitoramento por operários.
Assim que um produto defeituoso é identificado, a linha de produção para, a fim de que os operários possam resolver o problema. Também pode ser usada a técnica Andon, que, em japonês, significa lâmpada para sinalizar a presença de não conformidades de forma automática.
A Jidoka, muitas vezes, é esquecida como um dos dois pilares do Sistema Toyota de Produção, entretanto, sua utilização é essencial para garantir a qualidade em todo o sistema produtivo e prevenir gastos com falhas e desperdícios.
O outro pilar do Sistema Toyota de Produção, Just in Time, consiste em um sistema de produção no qual a movimentação de materiais e suprimentos é sincronizada, geralmente, através de pequenos lotes, tendo como objetivo eliminar desperdícios.
"A ideia básica é produzir apenas o necessário, no momento necessário e na quantidade requerida." (Taiichi Ohno)
Objetivos do Just in Time:
Quais são os quatro passos do Jidoka?
De modo geral, pode-se destacar quatro passos:
O Lean Manufacturing é uma filosofia que busca, através de técnicas e conceitos específicos, uma produção enxuta, livre de desperdícios.
Assim, a metodologia estipula 8 tipos de desperdícios que devem ser foco de redução:
1. Transporte;
2. Inventário;
3. Movimentação;
4. Espera;
5. Produção excessiva;
6. Processamento excessivo;
7. Conhecimento;
8. Defeitos.
Então, pense comigo: com o Jidoka, o operário identifica o defeito assim que ele ocorre, realiza a parada da linha, corrige o problema e investiga a causa raiz.
Desse modo, ele evita o processamento, o transporte e a movimentação do produto defeituoso nas próximas etapas da produção, além de reduzir o desperdício que seria causado se o item chegasse ao fim da linha, não pudesse ser mais corrigido e tivesse que ser descartado.
Fica claro como muitos custos são evitados e a empresa se beneficia, não é mesmo?
É por isso que o Jidoka deve caminhar junto ao Lean Manufacturing: ambos possuem o mesmo objetivo!
Somado a isso, outra importante premissa do sistema enxuto de produção é ir até onde o problema acontece, algo que vai totalmente de acordo com o conceito Jidoka. Afinal, não basta corrigir o problema, é necessário estabelecer meios para que este não volte a ocorrer!
Com isso, é possível maximizar o valor das operações de um negócio, aumentar o valor agregado, reduzir tempo de produção, diminuir os custos envolvidos, aumentar a eficiência do processo e, principalmente, diminuir os desperdícios da empresa.
Aprenda muito mais sobre Lean Manufacturing com o curso Lean Manufacturing de A a Z!
Parte do grande sucesso da Toyota se deve aos funcionários que mudaram totalmente a realidade desta indústria com seu sistema de produção. O resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros
Com o curso Introdução ao Lean Manufacturing você será capaz de focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!
Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!