O que é Jidoka?
Como funciona o Just in time?
Quais são os quatro passos do Jidoka?
Como o Jidoka se relaciona com o Lean Manufacturing?

Veja como o Jidoka auxilia a detectar falhas nos processos!

Aprenda o que é e quais são os quatro passos do Jidoka e entenda seu relacionamento com o Lean Manufacturing e como funciona o sistema Just in Time.

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
Veja como o Jidoka auxilia a detectar falhas nos processos!

Graças à tecnologia, hoje temos máquinas inteligentes, capazes de detectar anomalias e interromper a produção, sem que um operário tenha que ficar de vigia e passe horas ocioso nessa função.

Essa capacidade, denominada pelo termo japonês jidoka, surgiu ainda no início dos anos 1900 pelo fundador da Toyota, Sakichi Toyoda, através da criação de uma máquina de tear automática que parava a produção quando um fio se quebrava.

Você sabia que a partir daí, o jidoka se tornou um dos pilares do sistema Toyota de produção? Isso mesmo, e ainda permitiu reduzir muitos dos desperdícios causados pela falta de qualidade.

Está com curiosidade? Então, vamos ver o que o Jidoka é, quais são os princípios e os seus benefícios, e como ele se relaciona com o Lean Manufacturing!

O que é Jidoka?

Jidoka consiste na autonomação da linha produtiva, ou seja, a junção da automação com um toque de inteligência humana. Objetivamente, o equipamento possui a capacidade de distinguir itens bons e defeituosos sem a necessidade de monitoramento por operários.

Assim que um produto defeituoso é identificado, a linha de produção para, a fim de que os operários possam resolver o problema. Também pode ser usada a técnica Andon, que, em japonês, significa lâmpada para sinalizar a presença de não conformidades de forma automática.

A Jidoka, muitas vezes, é esquecida como um dos dois pilares do Sistema Toyota de Produção, entretanto, sua utilização é essencial para garantir a qualidade em todo o sistema produtivo e prevenir gastos com falhas e desperdícios.

Sistema Toyota de produção

Como funciona o Just in time?

O outro pilar do Sistema Toyota de Produção, Just in Time, consiste em um sistema de produção no qual a movimentação de materiais e suprimentos é sincronizada, geralmente, através de pequenos lotes, tendo como objetivo eliminar desperdícios.


"A ideia básica é produzir apenas o necessário, no momento necessário e na quantidade requerida." (Taiichi Ohno)


Objetivos do Just in Time:

  • Eliminar as paralisações; 
  • Tornar o sistema flexível; 
  • Reduzir os tempos de setup e lead times
  • Eliminar o desperdício;  
  • Minimizar o material em processo; e 
  • Simplificar o processo.

Quais são os quatro passos do Jidoka?

Quais são os quatro passos do Jidoka?


De modo geral, pode-se destacar quatro passos:

  1. Descoberta da anomalia;
  2. Parada;
  3. Correção do problema;
  4. Investigação e correção da causa raiz.
  • Na Jidoka, todos os operadores têm a autoridade de parar a linha de produção, caso algum problema seja detectado.;
  • Empresas ocidentais, no geral, têm receio de parar a produção e perder dinheiro. A Jidoka, no entanto, não simplesmente para a linha. Ela realça o problema, o soluciona e corrige a causa raiz para que ele não volte a acontecer. 
  • Além de solucionar e evitar a recorrência de problemas, a Jidoka traz diversos benefícios para a empresa, como melhora da qualidade, aumento da produtividade, redução de custos e a motivação do colaborador. 

Princípios do Jidoka

Como o Jidoka se relaciona com o Lean Manufacturing?

O Lean Manufacturing é uma filosofia que busca, através de técnicas e conceitos específicos, uma produção enxuta, livre de desperdícios.

Assim, a metodologia estipula 8 tipos de desperdícios que devem ser foco de redução:


1. Transporte;

2. Inventário;

3. Movimentação;

4. Espera;

5. Produção excessiva;

6. Processamento excessivo;

7. Conhecimento;

8. Defeitos.


Então, pense comigo: com o Jidoka, o operário identifica o defeito assim que ele ocorre, realiza a parada da linha, corrige o problema e investiga a causa raiz.

Desse modo, ele evita o processamento, o transporte e a movimentação do produto defeituoso nas próximas etapas da produção, além de reduzir o desperdício que seria causado se o item chegasse ao fim da linha, não pudesse ser mais corrigido e tivesse que ser descartado.

Fica claro como muitos custos são evitados e a empresa se beneficia, não é mesmo?

É por isso que o Jidoka deve caminhar junto ao Lean Manufacturing: ambos possuem o mesmo objetivo!

Somado a isso, outra importante premissa do sistema enxuto de produção é ir até onde o problema acontece, algo que vai totalmente de acordo com o conceito Jidoka. Afinal, não basta corrigir o problema, é necessário estabelecer meios para que este não volte a ocorrer!

Com isso, é possível maximizar o valor das operações de um negócio, aumentar o valor agregado, reduzir tempo de produção, diminuir os custos envolvidos, aumentar a eficiência do processo e, principalmente, diminuir os desperdícios da empresa.

  • Jidoka está por trás de várias outras ferramentas Lean como:  
  •  No 5S, se uma ferramenta está fora do lugar, existe uma anomalia que deve ser tratada;
  • No Kanban, se produtos estão onde não deveriam estar, deve-se questionar por  que foram movidos sem a autorização do cartão.

Se você chegou até aqui, que tal aprofundar mais sobre o Lean Manufacturing?

Aprenda muito mais sobre Lean Manufacturing com o curso Lean Manufacturing de A a Z!

Parte do grande sucesso da Toyota se deve aos funcionários que mudaram totalmente a realidade desta indústria com seu sistema de produção. O resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros

Com o curso Introdução ao Lean Manufacturing você será capaz de  focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing De A A Z

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.