O lançamento de produto é uma estratégia essencial no mundo dos negócios, que envolve a apresentação de um novo produto ou serviço ao mercado de forma estruturada e impactante.
Nesse viés, cabe entender que um produto é desenvolvido para resolver uma dor ou suprir alguma necessidade dos consumidores e por isso, ele precisa ser muito bem pensado e desenvolvido.
Neste processo, todas as etapas são minuciosamente planejadas, desde a concepção do produto até sua entrada no mercado. Isso inclui pesquisa de mercado, desenvolvimento, testes, criação de estratégias de marketing, comunicação e distribuição.
O Lançamento de Produto não se limita apenas a vender, mas também a construir relacionamentos duradouros com os consumidores, promover a marca e consolidar a presença da empresa no mercado.
Ficou interessado em entender mais sobre o tema? Continue a leitura que se desenvolverá através dos seguintes tópicos:
Continue conosco e tenha um bom aprendizado!
Lançamento de Produto, pode ser definido como estratégias que unem comunicação e marketing que possuem como principal objetivo gerar interesse e divulgar novos produtos para o público alvo.
Essas estratégias podem e devem ser utilizadas tanto por lojas que utilizam o modelo e-commerce quanto para as que trabalham de modelo físico.
Grandes marcas, como Google e Apple, apostam em um grande evento para lançarem seus produtos, gerando interesse e curiosidade por parte dos consumidores que aguardam por dias para garantir acesso ao lançamento.
As estratégias utilizadas vão desde a escassez de produtos até gatilhos mentais pensados exatamente para despertar o desejo de compra. Algumas estratégias de marketing são focadas totalmente em garantir o maior número de vendas em um curto espaço de tempo, fazendo com que o retorno financeiro investido seja visto mais rapidamente.
Para que o lançamento de um produto seja um sucesso, é necessário que a empresa se prepare e planeje esse momento, requerindo esforço e dedicação de todos os colaboradores.
Um lançamento de produto eficaz desempenha um papel crucial na obtenção de resultados positivos para o seu negócio, tanto a curto quanto a longo prazo.
Embora o objetivo principal de um lançamento seja gerar vendas significativas imediatamente, com foco no produto específico oferecido naquele momento, é importante considerar esse evento como parte integrante de um relacionamento contínuo com seu público.
Essa perspectiva pode trazer vantagens adicionais para o seu empreendimento. Além de impulsionar vendas imediatas, um lançamento bem-sucedido, que atenda às necessidades do seu público e satisfaça os consumidores, também contribui para a construção de uma base de clientes leais.
Esses clientes podem não apenas fazer compras repetidas, mas também se tornar defensores da sua marca, ampliando sua visibilidade.
Em vez de encarar um lançamento de produto como um evento isolado, pense nele como uma oportunidade adicional para cultivar um relacionamento sólido com o seu público-alvo. Isso garantirá a sustentabilidade e o crescimento contínuo do seu negócio ao longo do tempo.
Como dito no tópico anterior, o primeiro passo para realizar o Lançamento de um Produto de forma assertiva, é o planejamento. Porém, existem outras estratégias que podem ser adotadas para tornar esse momento um sucesso.
Dentre essas estratégias, existem 4 que são fundamentais para tornar o seu lançamento o sucesso que você espera, confira:
Para garantir o sucesso do seu lançamento de produto, é fundamental que o público esteja ciente da sua realização e tenha acesso a todas as informações necessárias para participar. A pré-divulgação desempenha um papel crucial nesse processo.
Com a pré-divulgação, o objetivo é não apenas informar o público, mas também despertar seu interesse, fornecendo informações suficientes para chamar a atenção, sem revelar todos os detalhes.
Uma abordagem eficaz para a pré-divulgação envolve incentivar as pessoas a acompanhar seus canais de comunicação para receberem atualizações futuras, o que, por sua vez, amplia seu alcance digital para lançamentos subsequentes.
Assim como a estratégia de pré-divulgação, uma alternativa é também realizar um pré-lançamento exclusivo direcionado a um grupo restrito de pessoas, antecedendo o lançamento oficial do seu produto.
O propósito desse pré-lançamento é similar ao da pré-divulgação: despertar o interesse do público e incentivá-lo a buscar mais informações e adquirir seu produto rapidamente.
No entanto, o pré-lançamento costuma incluir a criação de conteúdo mais aprofundado em comparação à opção anterior.
Para essa tática, você pode disponibilizar um número limitado de vagas para uma série de transmissões ao vivo mais extensas, com aproximadamente 30 minutos de duração.
Durante essas apresentações, você poderá destacar detalhes adicionais sobre o seu produto, seus benefícios e fornecer demonstrações práticas de como ele pode ser útil ao seu público-alvo.
As mídias sociais frequentemente desempenham um papel fundamental na comunicação de várias empresas, e podem ser extremamente benéficas para o êxito do seu lançamento de produto.
Agora que você está familiarizado com o seu público-alvo, assegure-se de que a divulgação do seu lançamento seja adaptada às redes sociais que eles mais utilizam, adotando uma abordagem relevante para cada plataforma, seja ela o Facebook, LinkedIn, TikTok e etc.
Plataformas como o Instagram oferecem oportunidades para interações diversas, ampliando ainda mais o alcance da sua comunicação. Portanto, busque maneiras de integrar essas atividades interativas à sua estratégia de lançamento.
Além disso, é importante destacar que é possível realizar campanhas publicitárias pagas nessas plataformas. Soluções como o Facebook Ads disponibilizam uma ampla gama de opções de segmentação, garantindo que você atinja o público correto com a mensagem apropriada, no momento adequado.
Por último, uma dica fundamental é evitar depender exclusivamente de um único canal de comunicação e, em vez disso, adotar uma estratégia de mídia integrada.
A mídia integrada, conhecida como crossmedia, visa combinar várias plataformas de comunicação em seus esforços para se conectar com o seu público-alvo.
Diariamente, utilizamos diversos canais para obter informações e interagir com outras pessoas. Estratégias de mídia integrada reconhecem essa diversidade e buscam envolver o público em diferentes momentos de sua rotina, mantendo mensagens relevantes e coesas em todas as interações.
Além de investir em comunicação através das redes sociais, considere também o uso de e-mail marketing, anúncios em vídeo, publicidade em áudio e até mesmo ações de marketing tradicional, se forem adequadas ao seu setor.
Para que o lançamento ocorra da maneira esperada, é necessário desenvolver estratégias que farão com que tudo ocorra da forma esperada. A escolha da estratégia é o passo base, mas os passos seguintes são cruciais para maximizar os resultados.
Confira algumas dicas:
Independentemente de já possuir uma ideia consolidada para o seu produto ou ainda estar na fase de decisão, o primeiro passo fundamental para um lançamento bem-sucedido é a definição precisa do produto a ser apresentado.
Esta definição não apenas orienta as ações a serem tomadas, mas também serve como base para a estratégia de lançamento, alinhando-a às necessidades do público-alvo.
Seja qual for o tema ou formato escolhido, a prioridade deve ser a criação de um produto que verdadeiramente agregue valor ao público, despertando genuíno interesse e motivando a compra.
Uma definição nítida do produto permite, ademais, comunicar de maneira eficaz a proposta de valor, destacando-se na concorrência e capturando a atenção dos consumidores. Esse passo inicial é essencial para o êxito de todo o processo de lançamento.
Saber sobre o produto que será lançado é fundamental, porém, para garantir ainda mais sucesso nas vendas, é ter o público-alvo bem definido, ou seja, traçar uma descrição da buyer persona.
Para inserir um novo produto no mercado, é necessário que ele resolva alguma dor ou desperte algum interesse nos consumidores, entender como o seu produto está definido nesse meio garante que o posicionamento da marca seja certeiro.
Buyer persona nada mais é que uma definição de como seria o consumidor ideal da sua marca ou produto, pode ser criado através da coleta de dados realizada através de pesquisas de mercado ou de dados de outras campanhas de lançamento.
Entendenter como esse público se comporta e como ele age perante a uma campanha publicitária pode facilitar o processo de marketing.
Para planejar um bom lançamento, verifique como a concorrência está se posicionando nas redes, analise suas estratégias. Esse processo pode ser realizado através de um benchmarking.
Aposte em observar quantas empresas estão atuando no mesmo nicho e como o produto está sendo ofertado aos consumidores, crie uma lista com os pontos fortes e fracos.
Identificar esses pontos na concorrência melhora sua persepção de mercado e pode garantir novos insights para oportunidades de negócio. Além disso, é possível observar como seu produto se destaca em comparação a outros.
A análise SWOT, tem como objetivo definir alguns pontos de negócio do seu empreendimento no mercado que está inserido, sendo esses pontos:
Para realizar essa análise, é preciso que os passos descritos anteriormente já tenham sido realizados. Isso porque juntando a descrição do produto, o público para qual ele é direcionado e a análise do mercado que está inserido, será de grande ajuda para perceber como o mercado pode auxiliar ou causar prejuízo para seu empreendimento.
Além disso, será possível observar possíveis características presentes em sua empresa que podem ser prejudiciais ou não para alcançar o resultado desejado com o lançamento.
Por fim, mas não menos importante, para desenvolver um bom Lançamento de Produto, defina um plano de marketing que faça sentido para seu negócio e seu público.
Através de todas as informações obtidas anteriormente, é possível definir quais métricas serão analisadas durante a campanha e quais serão os objetivos de desempenho definidos para cada uma delas.
Não busque um número grande de métricas para analisar pensando que isso fará a diferença, a chave é entender quais deças farão sentido para seu negócio e para o lançamento que está por vir.
Confira alguns exemplos de métricas que normalmente são observadas durante lançamento de produtos:
Agora que você já entendeu como criar uma boa campanha de lançamento, veja como analisar os resultados obtidos no próximo tópico.
Após o grande lançamento o trabalho continua, é necessário realizar uma análise dos indicadores de desempenho das estratégias utilizadas. Um desses indicadores é o ROI - Retorno sobre o Investimento, através dele, é possível ter novos insights e começar a planejar os próximos lançamentos.
Outro ponto importante a ser analisado é o feedback gerado pelos clientes perante as estratégias utilizadas e se o produto atendeu às expectativas, além disso, aposte em perguntar como o processo pode ser melhorado nos próximos lançamentos.
O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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