O que é a música lo-fi?
Quais são os benefícios do seu uso?
Se a pandemia fez com que você trabalhasse em Home Office, tenho uma pergunta para você…
Por que a música lo-fi ajuda na concentração?
Onde escutar músicas lo-fi?
Lo-fi no Brasil
Se você acha que poderia gerenciar melhor o seu tempo, eu quero te contar algo…

Música para aumentar a concentração? Conheça o estilo lo-fi!

Entenda o que é, como funciona o lo-fi e descubra como esse estilo de música pode te ajudar a se concentrar no seu trabalho ou estudos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Música para aumentar a concentração? Conheça o estilo lo-fi!

Com os novos modos de trabalho, as pessoas começaram a desenvolver mais concentração. Um dos caminhos foi a música, principalmente o estilo lo-fi.

Com o home office, as pessoas buscam cada vez mais meios de alinhar a concentração e produtividade com os momentos de menos estresse. Afinal, a pressão é muito grande e esse modelo de trabalho faz com que muitos não dividam os horários de lazer e os de trabalho muito bem. Para ajudar nisso, existe o lo-fi!

A música causa as mais diversas sensações no ser humano. E isso pode ser utilizado para potencializar a concentração, a facilidade de relaxamento e até mesmo ser mais um estímulo para aumentar o desempenho.

Nesse sentido, o gênero musical lo-fi está cada vez mais popular, principalmente durante a pandemia do coronavírus. Ele tem justamente o objetivo de aumentar o foco através de batidas únicas.

Você quer saber mais sobre o tipo de música? Fique aqui e encontre tudo o que você precisa descobrir sobre!

●     O que é a música lo-fi?;

●     Quais são os benefícios do seu uso?;

●     Por que a música lo-fi ajuda na concentração?;

●     Onde escutar músicas lo-fi?;

● Lo-fi no Brasil.

O que é a música lo-fi?

Lo-fi é uma expressão que vem de low fidelity, baixa fidelidade em português. O termo se refere aos sons que possuem imperfeições no processo de gravação. Afinal, eles surgiram em gravações de fita cassete e discos.

Mas a apreciação dessas falhas acontece há muitos anos. E mais um detalhe que muitas pessoas não sabem: foi o hip-hop que fez com que esse estilo musical viralizasse.

Isso aconteceu pois nos anos 1980 uma das rádios mais famosas de Nova York apresentava composições com horários exclusivos, sendo trilha sonora para muitos estabelecimentos da época. Afinal, era muito comum que lojas se conectassem a rádios para melhorar o ambiente.

Mas o tempo passou e, hoje em dia, não há restrições para esse estilo musical. O que antes era considerado de baixa qualidade, atualmente conta com músicas de estilos diversos, como bossa nova, chill hop music, college music e muito mais.

Você sabe quais os benefícios de ouvir músicas lo-fi? Descubra agora todos eles e comece a usar esse gênero ao seu favor, aumentando a produtividade e motivação do dia a dia!

Quais são os benefícios do seu uso?

Em um mundo que muitos estímulos são vivenciados de uma vez só, é necessário buscar como aumentar o desempenho nas atividades do dia a dia. Sejam elas relacionadas ao trabalho, aos estudos e até mesmo aos tempos de lazer.

Pensando nisso, o lo-fi é uma música to relax que pode estar nos fones de ouvido, ao som dos fundos dos computadores e até mesmo nas rádios. Inclusive, esse estilo musical se caracteriza justamente por essa universalidade.

Além disso, vale lembrar que ele atua em dois lados. O primeiro com o foco de redução da ansiedade, podendo ser uma ótima forma de relaxamento. Mas também é indicado para casos que seja necessário aumentar a produtividade e o desempenho, ajudando no foco.

Agora é hora de entender a fundo o porquê do lo-fi ser tão eficiente para a concentração. Para isso, confira o próximo tópico.

Se a pandemia fez com que você trabalhasse em Home Office, tenho uma pergunta para você…

O que é o novo normal? Essa pergunta ainda não está respondida e apenas com o tempo aprenderemos a lidar com esse novo cenário.

Mas de uma coisa temos certeza: cada vez mais a habilidade de saber trabalhar remotamente, entregando resultado, e não apenas tempo trabalhado, faz-se necessária.

Por esse motivo, no curso Home Office de Alta Performance mostraremos a você que não importa mais onde é o trabalho, mas o quanto você entrega. Além disso, iremos te ensinar que a comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.

Gostou da ideia e quer se preparar mais para o novo normal? Então, se inscreva agora no nosso curso de Home Office de Alta Performance!

Home Office de Alta Performance

Por que a música lo-fi ajuda na concentração?

Muitos especialistas descrevem que as combinações de música lo-fi são únicas e podem ser entendidas como uma forma loop infinito devido a suas repetições. Com isso, o cérebro humano inconscientemente já prevê quais serão os sons em sequência.

E é justamente nessa previsibilidade que está a chave para o aumento de concentração que essa produção musical gera. Afinal, esse contexto permite com que o cérebro deixe de prestar atenção aos sons, para focar nas outras atividades e consequentemente aumentar a produtividade.

Além disso, a música lo-fi também faz com que a ansiedade diminua. É possível saber o que virá a seguir. Sendo assim, os níveis de estresse e pressão caem, dando espaço para mais sensações de felicidade e calma.

Quer saber onde encontrar playlists de músicas lo-fi? Descubra a seguir!

Onde escutar músicas lo-fi?

Com a popularidade que o estilo lo-fi ganhou ao longo do isolamento social, ficou muito mais fácil encontrar canais que incentivem e divulguem esse tipo de trabalho.

No entanto, a plataforma SoundCloud ainda é a mais utilizada para lançamentos de artistas independentes. Para quem quer mergulhar no mundo lo-fi, esse será o caminho para encontrar constantemente novidades de gêneros e novas produções.

Porém, nos canais digitais de streaming de música também é fácil encontrar pastas, playlists e até mesmo canais ao vivo que só toquem lo-fi. Para isso, busque na plataforma de sua preferência entre:

  • YouTube - sendo o canal Chillhop Music um dos mais famosos mundialmente;
  • Spotify;
  • Deezer;
  • Apple Music;
  • Google Play Music;
  •  Tidal.

Você sabe como é o lo-fi no Brasil? Confira abaixo os canais mais populares e os conteúdos que os brasileiros mais consomem sobre esse tema!

Lo-fi no Brasil

Apesar do lo-fi ser uma criação estrangeira, os brasileiros têm mostrado cada vez mais interesse pelo estilo musical, consumindo muitos conteúdos sobre o tema.

Isso se potencializou muito com o home office, fazendo com que as pessoas buscassem meios de direcionar os seus esforços dentro de casa para o trabalho, sem focar nas distrações que o lar oferece.

Com isso, uma das maneiras mais assertivas é a busca por músicas que não contassem com letras ao fundo. Sendo assim, o lo-fi se tornou uma opção para diversos brasileiros.

Atualmente, existe inclusive um canal no YouTube criado e gerido no Brasil que toca 24h de músicas lo-fi chamado de Lo-Fi Brasil.

Se você acha que poderia gerenciar melhor o seu tempo, eu quero te contar algo…

Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Home Office De Alta Performance

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.