O que é Lógica de Programação?
O que é preciso para programar?
Quais são os tipos de Lógica de Programação?
Como treinar a Lógica de Programação?
Dicas para quem está começando a programar

Quer materializar as suas ideias? Saiba como através da Lógica da Programação!

Conheça o impacto da lógica de programação na concretização de projetos e no desenvolvimento de tecnologias para pessoas e organizações de todos os tamanhos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer materializar as suas ideias? Saiba como através da Lógica da Programação!

A presença da tecnologia é cada vez mais visível no dia a dia de pessoas e empresas. Mas, para que isso seja possível, por trás das aplicações e sistemas existe uma poderosa ferramenta: os algoritmos. Nesse sentido, a lógica de programação é o que permite que as ideias saiam do papel e se tornem realidade.

Com a visibilidade dessa área, muitos profissionais buscam se especializar e construir uma carreira. Mas, alguns pensam que essa é uma tarefa complexa e que exige gostar de matemática ou possuir habilidades avançadas em tecnologia e acabam não dando sequência.

Para desmistificar essa ideia e mostrar que aprender a programar é acessível a todos, independentemente de sua formação ou experiência prévia. Para isso, confira detalhes sobre o que você precisa fazer e veja que existem diversos caminhos para alcançar o sucesso profissional nessa área conhecendo mais sobre lógica de programação através dos seguintes tópicos:

  • O que é Lógica de Programação?
  • O que é preciso para programar?
  • Quais são os tipos de Lógica de Programação?
  • Como treinar a Lógica de Programação?
  • Dicas para quem está começando a programar

O que é Lógica de Programação?

O termo lógica de programação é utilizado para designar uma forma de pensar e estruturar o raciocínio para criar algoritmos, que são sequências de passos bem definidos e organizados que, quando executados, resolvem um problema ou realizam uma tarefa específica.

Por ser uma habilidade fundamental para quem deseja programar em qualquer linguagem de programação, ela envolve a capacidade de dividir um problema complexo em partes menores e mais gerenciáveis. Dessa forma, será possível abordá-las de forma sistemática.

Mas, como isso é feito? Através do uso de estruturas de controle, como decisões condicionais (como if-else, switch) e loops (como for, while). Esses são meios que permitem a repetição e a tomada de decisões baseadas em condições específicas.

Além disso, a lógica de programação está relacionada à habilidade de identificar padrões e encontrar soluções eficientes e elegantes para problemas, evitando a duplicação de código e tornando os programas mais legíveis e fáceis de manter.

Dominar a lógica de programação é o primeiro passo para se tornar um bom programador, pois ajuda a pensar de forma estruturada, a abordar problemas de maneira mais sistemática e a entender o fluxo de execução de um programa.

No entanto, a lógica de programação não é o único requisito para alguém que deseje programar. Para entender o que mais é necessário, confira o tópico abaixo!

Não deixe essa oportunidade passar!

Deseja aprender mais sobre Python e não saber por onde começar?

Foi pensando nisso que desenvolvemos o Ebook Primeiros passos com Python ! Um material que é mais do que essencial para o estudo inicial de programação em Python.

Com ele você verá os principais fundamentos e sintaxes da linguagem para dar start nos conhecimentos de programação.

Seja o profissional que o mercado procura e baixe agora o nosso Ebook Primeiros passos com Python!

Primeiros passos com Python, baixe agora!

O que é preciso para programar?

Para programar, é preciso saber sobre as linguagens de programação e suas aplicações. Por isso, preparamos uma lista com detalhes para você. Confira!

Python

Uma das linguagens de programação mais conhecidas, o Python é famoso por sua sintaxe simples e legibilidade. Por isso, é muito utilizada em geral, mas também é considerada uma ótima porta de entrada para quem está iniciando nesse nicho.

Dentre as suas aplicações, é possível destacar:

JavaScript

Outra linguagem de programação muito popular é o JavaScript. Muito utilizado para o desenvolvimento front-end de sites e aplicações web, essa opção permite a interatividade e dinamismo no navegador. Outra aplicação muito popular é no desenvolvimento do lado do servidor (Node.js).

Java

Java é uma linguagem versátil, orientada a objetos e multiplataforma. Além de possuir uma ampla biblioteca padrão, também se destaca por sua segurança e pela possibilidade de utilização em várias aplicações, como por exemplo:

  • Desenvolvimento de aplicações empresariais (Java EE);
  • Desenvolvimento de aplicativos Android (Android Studio);
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Desenvolvimento de jogos (com a engine LibGDX);
  • Desenvolvimento de sistemas embarcados.

Vale ressaltar que sua portabilidade permite que os programas sejam executados em diferentes sistemas operacionais.

C++

O C++ é uma linguagem de programação de propósito geral que foi criada como uma extensão da linguagem C. Ela é associada a ser uma linguagem mais complexa e exigente em relação à sintaxe e gerenciamento de memória.

Pode ser utilizada para desenvolvimento back-end e entre as suas diversas aplicações, é possível destacar: software de sistema; jogos, aplicações gráficas e de alto desempenho.

Esses são alguns dos exemplos de linguagens de programação que podem ser o caminho mais fácil, devido ao nível de complexidade, para adquirir conhecimentos sobre programação e começar a atuar nessa profissão em todos os âmbitos, inclusive desenvolvedor full stack.

Mas, apenas conhecer as linguagens, não é suficiente. Por isso, entenda quais as vertentes de lógica de programação que podem ser usadas no desenvolvimento e na entrega de trabalhos nesse nicho de atuação!

Quais são os tipos de Lógica de Programação?

Para executar uma tarefa bem feita, é preciso que o indivíduo conheça as diferentes formas de lógica de programação. Além delas serem abordagens específicas para a organização do código, também são caminhos variados em que o programador pode seguir para a resolução de problemas.

Sendo assim, separamos para você algumas das vertentes e possibilidades no universo das linguagens de programação. Confira:

Lógica Sequencial

A primeira opção e talvez a mais intuitiva é a lógica sequencial. Nela as instruções são executadas em ordem linear, uma após a outra, sem desvios ou repetições. Por isso, ela se pauta em um cronograma ou fluxo de atividades.

Sendo assim, vale ressaltar que ela é adequada para problemas que exigem apenas uma sequência lógica de passos diretos. Ou seja, sem muitas opções e variáveis impactando no que acontecerá depois de cada ação.

Exemplo: no caso da soma de dois números, é possível estruturar da seguinte forma:

  1. Início
  2. Ler o primeiro número (num1)
  3. Ler o segundo número (num2)
  4. Calcular a soma (soma = num1 + num2)
  5. Exibir o resultado da soma
  6. Fim

Lógica Condicional

Para casos em que existem diversas opções e variáveis que impactam a ação posterior, o ideal é a lógica condicional. Nela pode ser utilizadas estruturas de decisão:

  • If (se); 
  • Else (senão).

Com base nessas escolhas, o programa tomará diferentes caminhos com base em condições específicas. Dessa forma, a lógica condicional é adequada para problemas que requerem diferentes ações dependendo de circunstâncias específicas.

Exemplo: para averiguação se o resultado da soma realizada no exemplo da linguagem sequencial é um número positivo ou negativo, é possível usar a linguagem condicional da seguinte maneira:

  1. Início
  2. Ler o número (num)
  3. Se num for maior que zero, vá para o passo 4, caso contrário, vá para o passo 5
  4. Exibir "O número é positivo"
  5. Exibir "O número é negativo"
  6. Fim

Lógica de Repetição

O terceiro tipo de lógica de programação que separamos para te apresentar é conhecido como lógica de repetição, iterativa ou loops. Essa vertente envolve a utilização de estruturas de repetição, como:

  • For (para);
  • While (enquanto);
  • Do-while (faça enquanto). 

Essas estruturas permitem que um conjunto de instruções seja executado repetidamente até que uma condição seja atendida. Por isso, é útil quando é preciso realizar a mesma tarefa várias vezes.

Exemplo: caso no exemplo anterior, o programador também quisesse que o contador indicasse sempre um valor acima de 5, seria possível utilizar a seguinte lógica pautada em “do-while”:

  1. Início
  2. Inicializar a variável contador com o valor da soma realizada
  3. Enquanto contador for menor ou igual a 5, repita os passos 4 e 5
  4. Exibir o valor do contador
  5. Incrementar o valor do contador em 1
  6. Fim

Lógica Booleana

A lógica booleana, também conhecida como lógica de lógica, é a base para lidar com valores lógicos (verdadeiro ou falso) e operações lógicas, como:

  • And (e);
  • Or (ou);
  • Not (não). 

Dessa forma, ela é essencial para criar condições e tomar decisões com base em múltiplas variáveis lógicas.

Exemplo: caso seja preciso avaliar se o resultado do exemplo da lógica sequencial é par, pode-se usar a lógica booleana da seguinte maneira:

  1. Início
  2. Ler o número do resultado (num)
  3. Se o resto da divisão de num por 2 for igual a 0, vá para o passo 4, caso contrário, vá para o passo 5
  4. Exibir "O número é par"
  5. Exibir "O número é ímpar"
  6. Fim

Outros Exemplos

Como você já deve imaginar, os tipos de lógicas são inúmeros. Por isso, de forma resumida, também é preciso destacar:

  • Lógica Funcional: utilizada em linguagens como Haskell e Lisp, esse tipo é considerado o paradigma de programação que se concentra em funções puras, onde a saída de uma função depende exclusivamente de suas entradas, sem efeitos colaterais;
  • Lógica Orientada a Objetos: visando a organizar o código em unidades reutilizáveis e facilitar o gerenciamento de complexidade em projetos maiores, esse é um paradigma de programação que se baseia em objetos, que são instâncias de classes com propriedades (atributos) e comportamentos (métodos);
  • Lógica Declarativa: para se obter o resultado necessário, é preciso descrever o que se deseja alcançar. Ou seja, não como fazer como é feito nos demais tipos. 

Vale ressaltar que as linguagens não são excludentes e podem ser combinadas para que o programador crie soluções eficientes, organizadas e fáceis de manter. Mas, para isso, é necessária muita prática. Por isso, confira algumas dicas para treinar a linguagem de programação.

Como treinar a Lógica de Programação?

A lógica de programação pode ser uma habilidade que se desenvolve com o tempo e a prática. Por isso, quanto mais uma pessoa treinar e se dedicar, mais confiante e habilidosa se tornará na resolução de problemas.

Sendo assim, separamos para você algumas ferramentas e recursos disponíveis para treinar e aprender lógica de programação. Confira:

Problemas e desafios de programação

Sites como LeetCode, HackerRank, Codeforces e Project Euler fornecem uma variedade de problemas de programação que podem ser resolvidos usando diferentes conceitos de lógica. Essas opções, geralmente, possuem rankings e comunidades ativas, o que pode ajudar a manter o entusiasmo e a motivação.

Livros e tutoriais

Para quem gosta de explorar opções físicas e virtuais, os livros e tutoriais são ótimas alternativas. Além de existirem inúmeras abordagens, também é possível pautar a escolha entre o que está disponível de maneira gratuita ou paga.

Essa é uma forma de treinar a linguagem de programação adequada para qualquer nível de conhecimento.

Plataformas de aprendizado online

Também é possível explorar as várias plataformas online que oferecem cursos interativos e práticos sobre lógica de programação e outras habilidades essenciais para esse nicho de atuação. Algumas das mais populares incluem Codecademy, freeCodeCamp, edX, Coursera e Udacity.

Aplicativos de treinamento

Nada melhor que utilizar os recursos tecnológicos para aprimorar habilidades técnicas. Por isso, explorar vale a pena explorar opções de aplicativos móveis que oferecem desafios e exercícios para treinar a lógica de programação de uma forma divertida e prática. Algumas alternativas populares incluem SoloLearn e Enki.

Resolução de problemas em equipe

Trabalhar em projetos de programação em equipe ou resolver problemas com outros programadores pode ser uma ótima maneira de aprimorar habilidades de lógica e aprender com diferentes perspectivas.

Por isso, além de ser uma forma de adquirir mais conhecimento, também ajuda a construir uma visão mais global e ampla para criar soluções claras, objetivas e assertivas.

Crie projetos pessoais

Criar projetos pessoais, mesmo que sejam pequenos, é uma excelente forma de aplicar a lógica de programação na prática e consolidar os conhecimentos adquiridos.

Participe de comunidades online

Outra opção interessante para aprimorar e treinar é a participação em fóruns de programação, grupos do Discord ou comunidades no GitHub.

Essas alternativas podem ajudar a interagir com outros programadores e trocar experiências, o que é muito útil para aprender e melhorar habilidades, inclusive ampliar o leque de atuação, expandindo por exemplo os conhecimentos em BigData Analytics.

Dicas para quem está começando a programar

Começar no mundo da programação pode ser um trabalho árduo e que exige muita dedicação. Por isso, separamos dicas para quem está começando a programar e quer ir colocando em prática os aprendizados.

Escolha uma linguagem de programação

Para quem está iniciando no universo da programação, o ideal é focar no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em uma linguagem considerada mais simples para dar os primeiros passos.

Entre as opções, é possível destacar algumas com sintaxes claras e fáceis de aprender, como por exemplo: Python, JavaScript e Ruby.

Aprenda o básico

Antes de colocar a mão na massa, o próximo passo é preciso entender um pouco melhor sobre os conceitos fundamentais de programação.

Vale ressaltar que alguns temas são iguais para qualquer linguagem, mas também é preciso aprofundar um pouco o conhecimento a respeito das especificidades do tipo escolhido. Por exemplo, os detalhes da aplicação de Python na ciência de dados

Não deixe a prática para depois

Depois de entender o básico, já não precisa mais esperar! Afinal, já diziam que a prática leva a perfeição. Por isso, já comece com projetos pequenos e simples para aplicar o que está aprendendo.

Afinal, construir coisas práticas, mesmo que sejam básicas, ajuda a consolidar o conhecimento.

Para alcançar o objetivo do projeto, não deixe de explorar diversas fontes de aprendizado, como:

  • Tutoriais; 
  • Cursos online;
  • Vídeos; 
  • Amigos e comunidades; 
  • Livros.

Leia e analise código de outros programadores

Outra forma interessante de aprender, é por meio da leitura e da análise de códigos criados por outras pessoas, especialmente de projetos de código aberto.

Com isso, será possível entender diferentes estilos de codificação, boas práticas, além de incentivar o pensamento cada vez mais aprimorado com as técnicas aprendidas.

Aprenda a depurar

Depurar (debugging, em inglês) é o processo de identificar, analisar e corrigir erros em um programa de computador. Visto isso, essa é uma habilidade essencial para programadores, pois ajuda a garantir que o código seja funcional, robusto e livre de erros antes de ser implantado em produção.

Sendo assim, aprender a utilizar ferramentas de depuração disponíveis na sua linguagem de programação é fundamental para aprender e corrigir erros.

Estude em conjunto

O aprendizado coletivo pode fazer com que o processo de algumas pessoas seja cada vez mais exponencial. Por isso, se você se entende como uma pessoa que assimila melhor em grupo e discussões, não deixe de participar de comunidades de programadores.

Para isso, junte-se a fóruns, grupos online ou redes sociais onde você possa interagir com outros programadores. Isso proporcionará oportunidades de aprendizado, discussões e compartilhamento de conhecimento.

DICA DE OURO!

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e sua empresa ainda não se adequou? Não sabe por onde começar?Respire fundo porque a Voitto tem a solução para você!

Esse é o nosso Kit LGPD, um material COMPLETO e GRATUITO. Nele contém um eBook com todas as informações mais relevantes sobre a nova lei e um Checklist com um passo a passo PRÁTICO para você se adequar.

Não perca tempo! Acesse nosso materiale fique por dentro de tudo sobre a LGPD agora!

Guia Completo do LGPD, baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Carreira Para Novos Cientistas De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.