Não é novidade para ninguém que existem inúmeras metodologias com foco em resultado, não é mesmo? Seguir uma metodologia eficiente é fundamental para que um negócio seja bem-sucedido. O grande problema é que, em muitos casos, esses modelos de trabalho são muito complexos e de difícil implementação.
Em meio a esse cenário, surge a metodologia OKR (Objectives and Key Results), que visa gerar melhores resultados e maior engajamento dos funcionários, através da simplicidade e da flexibilidade.
Neste artigo, trouxemos bastante conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre a metodologia de OKRs. Confira, abaixo, os tópicos que abordaremos:
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Essa ferramenta de gestão é um sistema de definição de metas, que lista tudo o que vai ser feito e como vai ser feito, além disso, os processos de medição de desempenho são muito bem especificados durante todo o procedimento.
A sua grande diferença para os métodos tradicionais é que seus processos são simples e de cadência rápida, necessitando de um grande engajamento de todos os colaboradores para que os objetivos da empresa sejam atingidos.
Pode ser categorizada dentro dos processos ágeis e de desempenho, com total foco nos resultados. Quando bem-sucedida, ela pode funcionar como uma ferramenta facilitadora da comunicação interna, fazendo com que a equipe esteja totalmente integrada com a empresa e entre si.
Os OKRs devem alinhar todo o time de trabalho, ditando o ritmo da organização. Para que esse método de trabalho funcione, é necessário que todos caminhem na mesma direção, tendo sempre em mente os objetivos a serem atingidos.
A metodologia OKR foi utilizada pela primeira vez na Intel, porém teve uma enorme popularização quando John Doer fez sua implementação no Google. Essa metodologia fez um enorme sucesso no passado, pois era totalmente baseada no planejamento de metas, o que, até então, era algo não tão explorado no mercado.
Para se ter uma noção, quando a OKR foi implementada no Google, a empresa possuía em torno de 40 funcionários. Nos dias atuais a empresa possui mais de 60 mil funcionários e essa metodologia ainda continua a ser aplicada, sinal de que continua dando certo, concorda?
Os objetivos devem ser claros, pois somente através disso será possível definir onde a empresa almeja chegar. Eles devem ser diretos, além de inspirar e motivar todos os funcionários.
Um bom objetivo deve funcionar como uma forma de estímulo para todos dentro de uma organização.
Como exemplo, imagine que você possui uma rede de lavanderias. Um bom objetivo para sua empresa poderia ser aumentar em 57% o número de clientes.
Essa parte do processo é essencial para que seus objetivos sejam alcançados. Aqui serão mensurados, de forma eficiente e confiável, todos os parâmetros desejados por sua empresa.
Os Key and Results são responsáveis por determinar o quão distante ou o quão perto a empresa encontra-se do objetivo proposto.
Para cada objetivo é necessário ter de 2 a 5 resultados principais - mais do que isso a métrica se tornará de difícil análise e menos do que isso ela será pouco eficiente.
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A importância de estabelecer metas vem justamente do questionamento: Para onde eu quero ir? Tanto no âmbito pessoal quanto profissional temos a necessidade de estabelecer as metas que retratam os nossos objetivos para o futuro. A meta é capaz de criar uma organização para seus objetivos de uma forma alinhada.
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Apesar da simplicidade da metodologia OKR, não é possível aplicá-la somente com os objetivos e os resultados-chave, vistos até então neste artigo.
Para te ajudar, separamos 7 estratégias para que você seja capaz de fazer OKRs que realmente possam gerar resultados.
O primeiro passo é definir metas claras e que sejam possíveis de serem atingidas. Lembre-se de que uma meta deve ter um prazo, então defina uma data de término do processo coerente.
Após a definição das metas principais, você deve estabelecer os 3 objetivos mais relevantes para os próximos 3 meses. Isso irá fazer com que o todo o trabalho seja subdividido em tarefas menores, fazendo com que os seus funcionários estejam motivados no dia a dia para execução do processo.
Lembre-se de que as pessoas são imediatistas e, portanto, têm dificuldade para trabalhar em prol de algo que vai ocorrer somente daqui a 2 anos, por exemplo.
Essa etapa do processo requer um bom planejamento estratégico. É muito importante saber definir prazos para a entrega de um projeto de melhoria.
Nessa etapa, deve-se tomar cuidado para que não seja estabelecido um prazo muito longo nem um prazo muito curto. Um prazo muito apertado pode gerar desmotivação devido a um alto nível de estresse na equipe, já uma data de entrega muito distante faz com que os seus funcionários trabalhem com uma baixa produtividade.
É necessário dividir as tarefas de trabalho de acordo com os conhecimentos de cada membro da equipe. Não adianta colocar um padeiro para fazer a função de um enfermeiro, não é mesmo?
Como um bom gestor, você deve fazer o acompanhamento constante do trabalho da sua equipe. É necessário fazer uma análise semanal completa de todo o trabalho executado, pois isso irá possibilitar correções rápidas em caso de algum processo mal executado.
Para que uma equipe atinja o sucesso, a transparência é algo muito importante. E é baseado nesse conceito que você deve deixar bem visíveis todas as OKRs feitas.
Quando você deixa todos os funcionários informados sobre os rumos da empresa, isso faz com que todos se sintam como uma parte importante da engrenagem, e isso pode trazer muitos benefícios.
É óbvio que o esforço é algo muito importante e que não deve ser deixado de lado. Porém, se há esforço sem resultado, é muito provável que o processo possua algum erro. Portanto, antes de mais nada, foque sua atenção nas métricas, elas serão o norte para que você entenda o funcionamento dos mecanismos da sua empresa.
Como vimos anteriormente, a metodologia das OKRs é usada em grandes potências do mercado mundial. Isso não aconteceria, se ela não fosse capaz de trazer inúmeros benefícios e trazer bons resultados para as organizações. Quer entender um pouco melhor sobre os benefícios das OKRs, então, confira os itens abaixo:
Na metodologia das OKRs, as metas possuem prazos mais curtos. Isso permite que os ajustes possam ser feitos de forma mais rápida e que a adaptação às mudanças ocorra da melhor forma possível.
Por ter uma abordagem Top Down (de cima para baixo), os colaboradores se sentem muito mais conectados com os objetivos da empresa. Eles conseguem entender como as ações desempenhadas influenciam no crescimento da organização. Isso promove o engajamento dos funcionários.
A metodologia das OKRs apresenta um processo muito simples de definição de metas. Diante disso, é muito mais fácil e mais rápido definir metas assertivas para a organização.
Dentro dessa metodologia, é comum que as OKRs de todos os times seja de conhecimento de toda a empresa. Isso permite uma maior colaboração entre colaboradores e, até mesmo, entre os times.
Quando as equipes recebem os seus objetivos, os seus membros têm a liberdade de decidirem de que forma irão alcançá-los. Dar autonomia aos colaboradores aumenta o engajamento da equipe e extrai todo o potencial dos funcionários.
Como, na metodologia das OKRs, o número de metas é reduzido, os colaboradores conseguem ter mais foco e, consequentemente, mais disciplina.
Nessa metodologia, um dos pontos mais importantes durante o processo de definição de metas é a necessidade de metas audaciosas. É importante que a organização crie metas capazes de motivar e tirar os colaboradores da zona de conforto.
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Grad. em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como bolsista no PET (Programa de Extenção Tutorial), onde desenvolveu um protótipo para o auxílio da didática de Redes Industriais, além de ministrar minicursos de Arduíno e participar de projetos sociais. Atualmente, ê integrante do projeto de iniciação científica "Sistemas de gestão de micro fontes de energia elétricas em redes BAN" e integrante da área de aerodinâmica da equipe IFly aerodesign. Possui certificação pelo SENAI, no Programa Futuros Engenheiros e também possui curso técnico em Eletromecânica com ênfase em transporte ferroviário. Formação em White Belt Lean Seis Sigma, Master em Excel, VBA Aplicado a Negócios, Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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