O que é malware?
O que um malware pode fazer?
Quais os tipos de malware existentes?
Como remover um malware?

Descubra neste artigo o que é malware e quais são seus principais tipos

Um malware pode trazer muita dor de cabeça para as vítimas com dispositivos infectados. Veja aqui como funcionam e como se livrar deles!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Descubra neste artigo o que é malware e quais são seus principais tipos

Muito se ouve falar sobre ataques virtuais que danificam sistemas, causam prejuízos financeiros, interceptam dados, entre outros danos. Na maioria das vezes, neles são utilizados malwares, os chamados softwares maliciosos.

Um exemplo que foi alvo de malware foi o Tesouro Nacional do Brasil, onde o ataque cibernético teve como objetivo bloquear todo o acesso ao sistemas e aos dados dessa secretaria.

Felizmente, a ação não gerou danos às operações do Tesouro Direto, mas nem sempre é possível ter a mesma sorte. Esses malwares podem invadir computadores, celulares, ou ainda redes inteiras, provocando grandes estragos.

Visto isto, vamos te explicar melhor neste artigo a definição deste termo e aprofundar em outras informações sobre ele, bem como te ensinar a remediar e a contornar a situação caso você tenha um dispositivo infectado.

Veja a respeito nos seguintes tópicos:

  • O que é malware?
  • O que um malware pode fazer?
  • Quais os tipos de malware existentes?
  • Como remover um malware? 
  • Como se proteger de um malware?

O que é malware?

Como o próprio nome diz, malware é um software malicioso, que tem como objetivo principal provocar danos ou qualquer forma de prejuízo em diferentes sistemas.

Dessa forma, ele invade computadores, redes, tablets e dispositivos móveis, os danificando ou desabilitando, e assumindo controle parcial de suas operações.

Normalmente, o intuito desses ataques é ganhar dinheiro de maneira ilícita, já que, ao capturar dados, os responsáveis pelo ataque criptografam os arquivos e exigem um resgate para que o usuário consiga recuperá-los.

Infelizmente, basta estar conectado online para que um malware tenha acesso a seu sistema, pois ele pode entrar por meio do download de arquivos infectados, ao abrir anexos de emails maliciosos, ao navegar por um website que foi submetido a hack, entre diversas outras possibilidades.

Ou seja, praticamente qualquer coisa que é baixada da internet para um dispositivo que não possui nenhum sistema de segurança antimalware de boa qualidade.

Mas o que exatamente esse tipo de software consegue fazer? Vamos ver mais a respeito no próximo tópico!

Antes de seguirmos, que tal dar uma olhada nesse super material?

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e sua empresa ainda não se adequou? Não sabe por onde começar?Respire fundo porque a Voitto tem a solução para você!

Esse é o nosso Kit LGPD, um material COMPLETO e GRATUITO. Nele contém um eBook com todas as informações mais relevantes sobre a nova lei e um Checklist com um passo a passo PRÁTICO para você se adequar.

Não perca tempo! Acesse nosso materiale fique por dentro de tudo sobre a LGPD agora!

Guia Completo do LGPD, baixe agora!

O que um malware pode fazer?

Apesar de não ser possível danificar o hardware físico dos equipamentos, um malware consegue roubar, excluir e criptografar dados, além de comprometer, alterar ou sequestrar funções essenciais de um computador. 

Ainda, ele é capaz de monitorar a atividade de dispositivos, sem conhecimento ou consentimento do usuário.

Sendo assim, as consequências vão desde apenas a frustração da vítima, até casos mais graves, onde o furto de informações pode levar a fraudes financeiras e roubos de identidade.

Desse modo, essa diferença de funcionamento vai depender do tipo de malware utilizado, e por isso, iremos te apresentar os mais comuns que hoje em dia são utilizados pelos cibercriminosos. Veja só:

Quais os tipos de malware existentes?

A maior parte dos malwares existentes se encaixam em uma das categorias a seguir, dependendo da forma como ele funciona. Sendo assim, são elas:

Ransomware

Esse modelo de malware funciona de modo que bloqueia os acesso a arquivos ou a um dispositivo em si, até que haja um resgate. Assim, aparelhos que possuem informações vitais armazenadas são os que estão mais sujeitos a esse tipo de ataque.

Spyware

Ele recolhe informações sobre algum dispositivo e as fornece para o cibercriminoso invasor. Normalmente, esse tipo de malware é usado para monitorar a atividade de alguém na internet coletando informações pessoais sobre ela.

Por exemplo: dados de login e financeiros, usados para cometer fraudes ou ainda roubo de identidade.

Cavalo de Tróia

Um Cavalo de Troia é um outro tipo de malware que se infiltra em dispositivos aparentando ser um software legítimo. 

Seu nome faz alusão à história grega, onde os atenienses entraram na cidade de Tróia escondidos dentro de um cavalo gigante de madeira e saíram assim que os troianos os colocaram para dentro.

Desse modo, uma vez que esse malware é instalado, ele é ativado no dispositivo, podendo até mesmo baixar outro malware adicional no processo.

Botnets

Um botnet não é exatamente um tipo de malware, mas sim uma rede ou código de computadores que foi infectado pelos softwares maliciosos, e por isso, podem ser controlados remotamente, ou seja, atendem aos comandos do hacker responsável.

Também conhecidos como computadores zumbis, eles geralmente são utilizados para fazer o envio de spam ou vírus, roubo de dados pessoais, e criação de anúncios falsos em navegadores.

Atualmente, os botnets são considerados uma das maiores ameaças online existentes. 

Worms

Um worm é um malware que tem a capacidade de se proliferar. Depois de invadir e infectar um dispositivo, ele se replica e se espalha para outros dispositivos, e consegue permanecer ativo em todos eles.

Alguns deles funcionam como uma forma de instalar malwares adicionais, outros somente se reproduzem e não causam danos aos aparelhos, mas sobrecarregam suas redes.

Adware

Um adware trabalha exibindo anúncios indesejados para sua vítima. Comumente são apresentados na forma de jogos gratuitos ou barras de ferramentas do navegador.

Além do mais, são capazes de coletar informações pessoais pertencentes ao dono do dispositivo para personalizar os anúncios que aparecem para o mesmo.

Apesar de a maioria deles ser instalado de modo legal, irritam o usuário como qualquer outro malware.


Finalmente, agora que pôde ver os danos que uma infecção por malware pode causar e quais são os seus principais tipos, vamos te ensinar como é possível fazer a remoção desses softwares maliciosos para acabar com as dores de cabeça que eles proporcionam.

Como remover um malware? 

Na maior parte dos casos, malwares podem ser removidos e dispositivos restaurados ao normal.

Nesses casos, basta navegar na  internet e procurar por guias de como remover malwares de computadores, Macs, iPhones e dispositivos Androids. Existem diversos com um passo a passo descrito onde você mesmo pode seguir para se livrar deles.

Contudo, alguns não possuem um processo de remoção tão fácil uma vez que se instalam nos sistemas, e por isso, a maneira mais viável de garantir que sejam removidos definitivamente é optar por ferramentas de remoção de malwares.

Existem diversas disponíveis no mercado e são feitas especialmente para detectar esses softwares indesejados e retirá-los de todos os seus dispositivos.

Que tal se envolver mais no universo computacional da resolução de problemas?

Com o curso de Formação em Cientista de Dados aprenda a não ser um profissional do óbvio e fale a linguagem dos dados!

A Formação de Cientistas de Dados é composta pelos cursos Fundamentos Essenciais para Python, Python Intermediário para Análise de Dados e Tópicos Avançados em Python para Análise de Dados. Além disso, preparamos quatro bônus especiais para complementar sua formação.

Nesta trajetória, o Mestrando em Modelagem Computacional, Iago Rosa, te conduzirá por uma trilha de aprendizado que passará desde a lógica básica de programação em Python até a utilização de bibliotecas essenciais para organização, análise e visualização de dados, como NumPy, Matplotlib, Pandas e Seaborn

Está esperando o que? Faça já o seu curso e se especialize!

Formação em Cientista de Dados

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Formação em Cientista de Dados

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formação Em Cientista De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.