O que é o Twitter?
Como o Twitter surgiu?
Para que serve o Twitter?
Como usar o twitter para promover seu negócio?
Utilize as palavras ao seu favor!

Conheça a história do Twitter e como utilizá-lo para promover seu negócio!

Como a rede social Twitter pode ajudar a promover o seu negócio? Aprenda aqui, mas já ressalto que é uma das redes mais populares do mundo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a história do Twitter e como utilizá-lo para promover seu negócio!

Muitos conhecem o Twitter como uma rede social de interações rápidas. Nela é comum o compartilhamento do que o usuário está fazendo, suas experiências e opiniões sobre determinado assunto. 

Apesar de ser muito comum o uso entre pessoas, essa plataforma também tem se tornado ponto focal para estratégias de marketing. Afinal, muitas empresas podem se beneficiar das tendências e assuntos do momento.

Quer entender mais sobre o Twitter e como usar essa ferramenta para impulsionar os seus negócios? Então você está no lugar certo! Preparamos esse artigo para te ajudar nas seguintes questões:

  • O que é o Twitter?
  • Como o Twitter surgiu?
  • Para que serve o Twitter? 
  • Como usar o Twitter para promover seu negócio? 
  • Utilize as palavras ao seu favor!

O que é o Twitter? 

O Twitter é uma das redes sociais mais populares de todo o mundo e funciona como um microblog que fornece a opção de comunicação em tempo real. Isso pode ser feito através de posts conhecidos como Tweets, através de textos, fotos e vídeos.

Além disso, o Twitter permite uma interação muito dinâmica. Com limite de 140 caracteres por postagem, os usuários podem iniciar interações entre si, participar de comunidades, navegar pelas publicações de outras contas e até mesmo postar links para outros sites e redes sociais.

Agora que você já sabe o que é o Twitter, é o momento de conhecer a história por trás da plataforma, confira!

Como o Twitter surgiu? 

O Twitter é uma rede social criada por Jack Dorsey, Noah Glass, Evan Williams e Biz Stone. Os quatro sócios colocaram a ideia em 2006, durante um período reunidos no Vale do Silício, região conhecida nos EUA pela forte vertente inovadora.

O primeiro intuito do grupo foi a criação de uma plataforma de mensagens de celular. Esse é um dos motivos para o famoso limite de 140 caracteres.

Um dos momentos mais marcantes na história do Twitter foi o festival de música e novos talentos South by Southewest (SXSW). Na ocasião, telões foram colocados ao redor das apresentações e Tweets ficavam aparecendo em tempo real para que todos acompanhassem.

Esse foi o marco para a popularização da rede social. A partir desse dia, o volume de usuários e postagens passou a crescer até que o Twitter alcançasse patamares mundiais.

Mas, você sabe ao certo a funcionalidade? Não precisa ficar curioso, pois, isso é o que vamos te explicar no tópico. Vamos lá?

Para que serve o Twitter? 

O Twitter serve para aproximar usuários e fazer com que as interações entre eles sejam mais dinâmicas. Por isso, a plataforma permite conversas, criação de marketing de conteúdo, direcionamento para outros sites e muito mais.

Entre as maiores vantagens do Twitter está o funcionamento do seu algoritmo. Ao contrário do Instagram, os posts de todos os usuários são entregues para todas as que o seguem, sem distinção de relevância e apenas com critério cronológico.

Pensando mais especificamente pela ótica de empresas, o Twitter serve como:

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Como usar o twitter para promover seu negócio? 

Para que você comece a utilizar o Twitter para melhorar os seus resultados com a internet e até mesmo para a automatização do marketing digitalda sua empresa, separamos dicas fundamentais para promover o seu negócio pela plataforma. Vamos lá?

1. Receba atualizações de concorrentes

Um dos benefícios do Twitter é o ambiente descontraído. Seguindo concorrentes é possível mapear estratégias e até mesmo criar em conjunto conteúdos de marketing viral.

Muitas companhias têm estreitado relacionamentos através de respostas provocativas pela rede social. Por exemplo as concorrentes Netflix e Globo Play.

Exemplo de uso do Twitter

2. Mantenha seu público atualizado

Além de saber mais sobre o que está acontecendo no seu mercado, também é muito importante usar o Twitter como uma ferramenta para manter os clientes atualizados sobre as novidades que você está oferecendo.

Por isso, é interessante fazer posts voltados para os benefícios dos seus produtos, divulgando ações novas e muito mais. Essa estratégia pode ser utilizada em qualquer nicho, mas principalmente em e-commercese serviços digitais.

Um exemplo de publicação nesse sentido é a que foi feita pelo NuBank sobre o rendimento da sua conta corrente.

Exemplo de uso do Twitter

3. Expresse suas opiniões 

Se você conhece a sua persona, com certeza consegue identificar opiniões que elas compartilham. E essa é uma boa estratégia para promover a sua marca no Twitter. Por exemplo:

  • Criar campanhas para ajudar abrigos de animais abandonados;
  • Se posicionar quanto casos de injustiças, como casos raciais;
  • Divulgar ações e eventos promovidos ou patrocinados pela organização.

Exemplo de uso do Twitter

4. Participe da conversa 

Você também não pode perder a oportunidade de atuar de maneira próxima ao seu nicho de mercado. Por isso, muitas empresas usam o Twitter para responder aos seus clientes de forma amigável e simpática.

Um dos exemplos disso é a Coca-Cola.

Exemplo de uso do Twitter

5. Aproveite os assuntos do momento

Outra forma de aproximar do público é utilizar assuntos do momento para gerar conteúdo. Com isso, você deixa a sua no inconsciente do público-alvo através de brincadeiras e posicionamentos.

Um grande exemplo disso, no Brasil, são as temporadas de reality shows populares como o Big Brothers Brasil.

Exemplo de uso do Twitter

6. Mostre as suas soluções

O Ponto Frio foi uma das primeiras marcas no Brasil a se destacar no Twitter. Para se espelhar no alcance dessa marca, vale inspirações na divulgação de soluções que os produtos que a empresa vende oferecem.

Além de datas comemorativas como dias dos namorados e natal, outras brincadeiras podem se tornar formas de instigar gatilhos nos consumidores. Um dos exemplos que mais viralizou foi Tweet abaixo sobre computadores travando ou com falhas de processamento.

Exemplo de uso do Twitter


Agora que já sabe como utilizar essa rede ao seu favor, que tal utilizar as palavras a seu favor também? Se liga na nossa dica!

Utilize as palavras ao seu favor!

Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

Pensando nisso, te convido a conhecer o nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendas, que te preparará para trabalhar com os principais gatilhos utilizados pelas maiores empresas no mercado, embasado pelos principais best-sellers sobre vendas.

Além disso, para cada gatilho você verá exemplos de sucesso que lhe darão embasamento para a implementação imediata em suas próximas vendas.

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Gatilhos Mentais Para Vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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