O que são stakeholders?
Qual o papel de um stakeholder?
Exemplos de stakeholders
Como gerenciar os stakeholders da sua empresa?
Como atrair stakeholders à sua empresa?

O que são stakeholders e como gerenciá-los segundo suas funções para uma empresa?

Saiba mais sobre os stakeholders, as suas funções, os seus tipos e as principais dicas para ação e gerenciamento em um negócio!

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
O que são stakeholders e como gerenciá-los segundo suas funções para uma empresa?

Para a boa gestão e funcionamento de uma marca, é fundamental identificar as pessoas e os grupos interessados em investir e em consumir os seus produtos e serviços.

Dessa forma, os stakeholders são figuras essenciais para o sucesso de seu negócio e devem estar traçados em seu planejamento estratégico, pois contribuem para o alcance de objetivos e de metas traçadas.

Continue neste artigo e entenda a importância dos stakeholders para a sua empresa por meio dos seguintes tópicos:

  • O que são stakeholders?
  • Qual o papel de um stakeholder?
  • Exemplos de stakeholders
  • Como gerenciar os stakeholders da sua empresa? 
  • Como atrair stakeholders à sua empresa?

Boa leitura!

O que são stakeholders?

Os stakeholders são pessoas ou grupos de pessoas interessadas e impactadas pelo seu negócio, podendo ser tanto investidores como consumidores dos seus produtos e serviços.

Grande parte da gestão e  ações tomadas pela empresa devem levar em conta as vantagens que podem trazer aos seus stakeholders. Com isso, suas ações devem ser observadas para que as estratégias atendam suas expectativas.

O termo foi utilizado pela primeira vez pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, estudioso dos elementos fundamentais para o planejamento estratégico e para a comunicação empresarial.

Tipos de Stakeholders

Os Stakeholders possuem diversas classificações. Confira algumas delas a seguir:

  • Stakeholders Primários x Stakeholders Secundários: Os stakeholders primários possuem interferência direta na empresa, como clientes, fornecedores, investidores, concorrentes e funcionários. 

Já os stakeholders secundários são aqueles que impactam menos a empresa, como o governo, a imprensa e a comunidade geral.

  • Stakeholders Internos x Stakeholders Externos: Os stakeholders internos são aqueles que estão organizados dentro da empresa, como os funcionários e os administradores. 

Já os stakeholders externos são aqueles organizados fora da empresa, como clientes, fornecedores e imprensa.


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Stakeholders x Shareholders

Enquanto os Stakeholders são qualquer pessoa que se impacte com os produtos ou os serviços de uma empresa, os Shareholders são aqueles responsáveis pelo investimento no negócio como um acionista.

Dessa forma, suas ações são de grande impacto para a empresa, podendo ocasionar prejuízos financeiros e até mesmo publicitários. Eles também podem ser classificados como stakeholders primários e externos.

Qual o papel de um stakeholder?

O papel do stakeholder é dar feedbacks sobre os processos, projetos e serviços da empresa, indicando quais melhorias devem ser realizadas. Sua opinião e a sua satisfação são essenciais para as tomadas de decisão.

Isso aumenta as chances de alcançar os objetivos e as metas dentro do prazo estabelecido, levando em conta o comprometimento de todas as pessoas envolvidas nos processos do negócio.

Dessa forma, sabendo da existência de vários e de diferentes stakeholders, é necessário chegar em um ponto comum e focar em ações que busquem essa satisfação, mantendo um equilíbrio e um alinhamento entre os desejos e os objetivos de todos eles.

Exemplos de stakeholders

Os stakeholders são pessoas relacionadas direta ou indiretamente à empresa. Confira a seguir alguns exemplos de stakeholders:

Cliente

O cliente é um dos principais stakeholders de uma empresa. Ele é responsável pela influência direta na aceitação e nas vendas dos produtos ou serviços.

Fornecedor

Os fornecedores também são peças importantes para uma empresa, pois são eles os responsáveis pela qualidade do produto ou do serviço oferecido ao mercado.

Investidor e acionista

Os investidores e os acionistas são responsáveis por prover fundos para a empresa ou para um determinado projeto. Dessa forma, devem estar sempre em relacionamento direto com a equipe de comunicação e de relacionamento.

Concorrência

As empresas concorrentes também fazem parte da lista de stakeholders, levando em conta que suas atitudes impactam o mercado e as decisões a serem tomadas pelos integrantes do negócio.

Essa lista conta com concorrentes diretos, que são aqueles que vendem a mesma linha de produtos para o mesmo público alvo, e com concorrentes indiretos, que são aqueles que possuem produtos diferentes mas atingem o mesmo público alvo da sua empresa.

Funcionário e sindicato

Os funcionários da empresa - e seus respectivos sindicatos - estão diretamente interligados ao negócio pois são eles que fazem a engrenagem funcionar na linha de produção de produtos e de serviços.

A sua satisfação resulta em melhor funcionamento dos processos da empresa, por isso, tanto é discutido sobre endomarketing em busca da motivação e do engajamento de seus colaboradores.

Governo

O Governo - tanto federal, estadual e municipal - é um stakeholder pois realiza ações (como decretos e leis) que podem afetar a empresa e a sua produção.

Imprensa

A imprensa é uma stakeholder responsável pela opinião pública, o que afeta diretamente o pensamento das pessoas sobre o seu negócio, os seus produtos e os seus serviços.

Comunidade

A comunidade geral também impacta diretamente um produto ou serviço devido à sua opinião e ao seu poder de realizar mudanças em conjunto.

Como gerenciar os stakeholders da sua empresa? 

Para gerenciar os stakeholders da sua empresa, inicialmente deve-se definir quem são eles e quais impactos são gerados para ambas as partes. Isso pode ser realizado por uma empresa de consultoria caso seja necessário.

Em seguida, essas pessoas devem ser categorizadas de acordo com o setor da empresa que as impactam, definindo um responsável para gerenciar esse relacionamento e comunicação personalizados.

Essa atitude é essencial pois alinha expectativas em relação ao projeto e quais ações devem ser realizadas para a sua melhoria. O diálogo deve ser constante para a coleta de feedbacks.

Como atrair stakeholders à sua empresa?

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Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

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