Para a boa gestão e funcionamento de uma marca, é fundamental identificar as pessoas e os grupos interessados em investir e em consumir os seus produtos e serviços.
Dessa forma, os stakeholders são figuras essenciais para o sucesso de seu negócio e devem estar traçados em seu planejamento estratégico, pois contribuem para o alcance de objetivos e de metas traçadas.
Continue neste artigo e entenda a importância dos stakeholders para a sua empresa por meio dos seguintes tópicos:
Boa leitura!
Os stakeholders são pessoas ou grupos de pessoas interessadas e impactadas pelo seu negócio, podendo ser tanto investidores como consumidores dos seus produtos e serviços.
Grande parte da gestão e ações tomadas pela empresa devem levar em conta as vantagens que podem trazer aos seus stakeholders. Com isso, suas ações devem ser observadas para que as estratégias atendam suas expectativas.
O termo foi utilizado pela primeira vez pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, estudioso dos elementos fundamentais para o planejamento estratégico e para a comunicação empresarial.
Os Stakeholders possuem diversas classificações. Confira algumas delas a seguir:
Já os stakeholders secundários são aqueles que impactam menos a empresa, como o governo, a imprensa e a comunidade geral.
Já os stakeholders externos são aqueles organizados fora da empresa, como clientes, fornecedores e imprensa.
A Voitto sabe da necessidade da comunicação efetiva com seus stakeholders e, por isso, disponibilizou a planilha Comunicação com Stakeholders. Com ela, você poderá coletar os feedbacks realizados para o alcance de objetivos e de metas. Não perca tempo e baixe agora mesmo!
Você tem conhecimento da importância de seus stakehoders? Ou ainda, conhece suas estratégias?
Se não, com a nossa Planilha de Comunicação com Stakeholders a análise dos mesmo ficará muito eficiente para você, além da avaliação da influência deles em seu processo, entre outros fatores.
Clique no botão agora mesmo abaixo e faça o download gratuitamente!
Enquanto os Stakeholders são qualquer pessoa que se impacte com os produtos ou os serviços de uma empresa, os Shareholders são aqueles responsáveis pelo investimento no negócio como um acionista.
Dessa forma, suas ações são de grande impacto para a empresa, podendo ocasionar prejuízos financeiros e até mesmo publicitários. Eles também podem ser classificados como stakeholders primários e externos.
O papel do stakeholder é dar feedbacks sobre os processos, projetos e serviços da empresa, indicando quais melhorias devem ser realizadas. Sua opinião e a sua satisfação são essenciais para as tomadas de decisão.
Isso aumenta as chances de alcançar os objetivos e as metas dentro do prazo estabelecido, levando em conta o comprometimento de todas as pessoas envolvidas nos processos do negócio.
Dessa forma, sabendo da existência de vários e de diferentes stakeholders, é necessário chegar em um ponto comum e focar em ações que busquem essa satisfação, mantendo um equilíbrio e um alinhamento entre os desejos e os objetivos de todos eles.
Os stakeholders são pessoas relacionadas direta ou indiretamente à empresa. Confira a seguir alguns exemplos de stakeholders:
O cliente é um dos principais stakeholders de uma empresa. Ele é responsável pela influência direta na aceitação e nas vendas dos produtos ou serviços.
Os fornecedores também são peças importantes para uma empresa, pois são eles os responsáveis pela qualidade do produto ou do serviço oferecido ao mercado.
Os investidores e os acionistas são responsáveis por prover fundos para a empresa ou para um determinado projeto. Dessa forma, devem estar sempre em relacionamento direto com a equipe de comunicação e de relacionamento.
As empresas concorrentes também fazem parte da lista de stakeholders, levando em conta que suas atitudes impactam o mercado e as decisões a serem tomadas pelos integrantes do negócio.
Essa lista conta com concorrentes diretos, que são aqueles que vendem a mesma linha de produtos para o mesmo público alvo, e com concorrentes indiretos, que são aqueles que possuem produtos diferentes mas atingem o mesmo público alvo da sua empresa.
Os funcionários da empresa - e seus respectivos sindicatos - estão diretamente interligados ao negócio pois são eles que fazem a engrenagem funcionar na linha de produção de produtos e de serviços.
A sua satisfação resulta em melhor funcionamento dos processos da empresa, por isso, tanto é discutido sobre endomarketing em busca da motivação e do engajamento de seus colaboradores.
O Governo - tanto federal, estadual e municipal - é um stakeholder pois realiza ações (como decretos e leis) que podem afetar a empresa e a sua produção.
A imprensa é uma stakeholder responsável pela opinião pública, o que afeta diretamente o pensamento das pessoas sobre o seu negócio, os seus produtos e os seus serviços.
A comunidade geral também impacta diretamente um produto ou serviço devido à sua opinião e ao seu poder de realizar mudanças em conjunto.
Para gerenciar os stakeholders da sua empresa, inicialmente deve-se definir quem são eles e quais impactos são gerados para ambas as partes. Isso pode ser realizado por uma empresa de consultoria caso seja necessário.
Em seguida, essas pessoas devem ser categorizadas de acordo com o setor da empresa que as impactam, definindo um responsável para gerenciar esse relacionamento e comunicação personalizados.
Essa atitude é essencial pois alinha expectativas em relação ao projeto e quais ações devem ser realizadas para a sua melhoria. O diálogo deve ser constante para a coleta de feedbacks.
Se esse artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades sobre empreendedorismo no Blog Voitto.
Além disso, a Voitto preparou para você o curso Formação Empreendedora. Com ele, você poderá realizar uma gestão de excelência e acessar ferramentas essenciais para uma administração eficiente. Não perca tempo e acesse a nossa plataforma!
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!