Superar as expectativas do cliente não é mais uma opção! No mundo dos negócios, a experiência que um usuário tem com uma marca pode determinar desde a sua fidelidade a ela, até a sua recomendação para outras pessoas. Por isso, é hora de investir em overdelivering.
Essa é uma das estratégias de negócio mais utilizadas hoje em dia, principalmente por e-commerces. Afinal, o overdelivering consiste em entregar algo a mais para o cliente, a fim de surpreendê-lo.
Muitas podem ser as práticas utilizadas, como por exemplo: brindes, amostras grátis, descontos no frete e até mesmo programas de fidelidade. Mas, independente da forma, é certo de que essa tática tem gerado resultados e por isso não deixe para depois.
Leia este artigo até o final e descubra aqui tudo que você precisa saber sobre overdelivering. Confira:
Overdelivering é uma expressão que pode ser traduzida como a entrega de algo a mais do que o cliente espera. Ou seja, sugere uma prática de levantar ações e estratégias que surpreendam o usuário final.
Nos dias de hoje, isso é cada vez mais importante. Afinal, essa é uma maneira de aumentar a satisfação e consequentemente fidelizar clientes, fazendo com que eles prefiram a sua marca frente às concorrentes.
Quer entender na prática como funciona o overdelivering? Confira a seguir!
O overdelivering tem como fundamento as sensações positivas causadas ao cliente. Por isso, de maneira geral pode ser baseado em duas premissas: surpreender e encantar o cliente.
A surpresa é voltada para práticas que o consumidor não espera. Ou seja, um produto a mais, um brinde entregue junto com a compra, um upgrade nos produtos ou serviços encomendados.
No entanto, nem sempre as estratégias não serão conhecidas pelo cliente. Por isso, existe a tática do encantamento. Ela pode ser colocada em prática com fretes reduzidos ou entregas em prazos anteriores à expectativa.
Quer descobrir as vantagens de aplicar essa prática? Confira abaixo!
É de extrema importância para qualquer empresa saber como o consumidor enxerga a sua marca e quanto ele gosta do seu produto, já que uma boa visão por parte dos clientes é um dos fatores que determina o sucesso de uma organização.
Além disso, esse conhecimento permite que reclamações sejam atendidas de maneira mais fácil. Por isso, criamos para você a Planilha de Pesquisa de Satisfação, onde você poderá contabilizar e acompanhar a satisfação e a percepção dos consumidores sobre a sua marca.
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O foco no clienteé o cerne das estratégias de overdelivering. Afinal, é fácil perceber que a sua prática foca em como os clientes se sentirão ao serem surpreendidos e encantados.
Com isso, podemos elencar as principais vantagens da utilização do overdelivering:
Quer fazer com que a sua empresa se beneficie com todas essas vantagens? Separamos uma lista com as principais práticas de overdelivering para implementar desde já!
Superar as expectativas dos clientes nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, cada público-alvo valoriza mais determinadas ações. Por isso, é importante conhecer as diferentes estratégias de overdelivering e as possibilidades de aplicação de cada uma delas.
Mas não se preocupe, separamos uma lista com as melhores práticas para que você ofereça uma experiência de compra única e deixe os seus clientes satisfeitos.
Alguma vez você fez uma compra pela internet e acompanhou ansiosamente o rastreamento? Então, imagina se depara com uma entrega antes da data prometida!
Essa é uma das estratégias que podem ser utilizadas no overdelivering. Reduzir o prazo de entrega pode oferecer uma experiência muito positiva para o cliente.
Mas vale sempre lembrar que para isso não adianta combinar datas muito longas, pois isso pode ser um quesito que impeça a compra do cliente no primeiro momento. O ideal é colocar em dias úteis e cumprir em dias corridos, por exemplo.
Além disso, nunca ofereça um prazo que você não pode cumprir. Pois pode causar o efeito oposto, ou seja, negativo na percepção do usuário.
Após a primeira compra de um cliente, um dos objetivos de todo negócio é fidelizar o cliente e fazer com que ele compre com frequência. Para isso, um cupom de desconto ou programa de fidelidade podem ser a chave.
Na primeira alternativa, os cupons de desconto são alternativas para incentivar a próxima compra. Para isso, envie códigos promocionais junto com os produtos a serem entregues ou até mesmo por e-mail.
Além disso, um programa de fidelidade com descontos através de compras frequentes também pode fazer a diferença na hora de cativar o cliente.
O cliente tem sempre razão e isso é uma máxima que deve ser parte do planejamento estratégico. Por isso, se o seu público-alvo faz parte das pessoas que desistem de uma compra devido ao valor do frete, é hora de usar essa prática de overdelivering.
Sendo assim, o frete grátis ou com valores inferiores ao praticado pelos concorrentes pode ser uma maneira de atrair mais consumidores.
Um bom atendimento pode ser medido através das sensações que a empresa proporciona para o cliente. Por isso, é o overdelivering que pode aumentar ainda mais a satisfação do cliente nesse quesito.
Pensando nisso, sempre que possível entregue um brinde para o cliente, uma amostra grátis de um produto a ser lançado ou algo útil que fará com que ele se lembre de você, como blocos de anotações ou bolsas reutilizáveis como embalagem.
O Nubank é uma das empresas referências na utilização do marketing digital a seu favor. E para isso, muitas vezes coloca em prática estratégias de overdelivering para ganhar visibilidade e fidelizar clientes.
Um dos cases da marca que mais fez sucesso, foi o porta cartão para colocar atrás das capinhas de celular.
Mas, apesar dessa ser uma estratégia em massa, o Nubank também aproveita situações pontuais para surpreender o cliente. Uma delas foi o presente dado a um cachorro de um cliente. A notícia ganhou visibilidade na mídia e com certeza surpreendeu o público.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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