O que é Parametrização de URL?
Por que fazer Parametrização de URL?
Qual a importância da URL parametrizada?
Como fazer Parametrização de URL?
Essa é a trilha para o sucesso!

Parametrização de URL: Entenda o que é, como e por que fazer

Saiba neste artigo o que é a parametrização de URL e sua importância no acompanhamento das suas campanhas de marketing digital

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Parametrização de URL: Entenda o que é, como e por que fazer

O mercado digital a cada dia que passa está ficando mais competitivo! Porém existem diversas ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas para que você e seu negócio consigam ter um ótimo posicionamento dentro da Internet. Uma dessas estratégias é conhecida como Parametrização de URL.

Esta estratégia permite que você obtenha os resultados por meio de indicadores da sua campanha de marketing digital e com isso traçar estratégias e ações para ser mais assertivo. Porém não é apenas com ela que você vai obter resultados, é necessário criar páginas otimizadase rodar boas campanhas.

Ficou interessado em aprender mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar o seu aprendizado, sendo eles:

● O que é Parametrização de URL?

● Por que fazer Parametrização de URL?

● Como fazer Parametrização de URL?

Vamos à leitura?

O que é Parametrização de URL?

A parametrização de URL, também conhecida como querystring, é uma maneira de criar uma estrutura extra para um URL. A parametrização é feita ao final da URL após o caractere “?”, sendo possível adicionar uma ou mais especificações para a URL, separando cada um com o caractere “&”.

Confira o exemplo abaixo:

https://www.exemplovoitto.com.br/url?variavel=value&variavel=value&variavel=value

Veja que no exemplo mostrado acima, a parametrização é feita após o “?”, possuindo três especificações separadas por um “&”.

A parametrização é principalmente usada para organizar e especificar o conteúdo de um site ou blog, além disso, também é muito utilizado pelos times de marketing para conseguir rastrear o tráfego.

Agora que você já sabe o que é a parametrização de URL, que tal conferirmos o motivo pelo qual você precisa fazer isso no seu site? Separamos o tópico seguinte exclusivamente para isso.

Por que fazer Parametrização de URL?

A URL parametrizada auxilia o time de marketing a conseguir e analisar as métricas daquela página, algo que seria muito difícil caso fosse feito sem a utilização de links parametrizados.

Por meio dela, é possível saber a quantidade de pessoas que foram atingidas pela campanha, qual foi a plataforma que gerou maior tráfego, a postagem que teve mais acessos, entre diversas outras métricas.

As URLs parametrizadas também permitem medir os resultados por meio do Google Analytics, analisando as métricas e resultados obtidos e comparando a eficácia da campanha a partir da quantidade de cliques, abertura de e-mail marketing, etc.

Além dos pontos mostrados acima, existem diversos outros benefícios sobre a parametrização de URL dentro das estratégias de marketing do seu negócio, confira abaixo quais são eles.

Qual a importância da URL parametrizada?

Permite monitorar as campanhas: a partir da URL parametrizada, é possível acompanhar o desenvolvimento da campanha por meio da quantidade de visitas, volume do tráfego em alguma página, além de diversos outros indicadores que os times de marketing estão acostumados. Isso faz com que todas as empresas que tenham negócio online decidam investir na estratégia.

Fazer alterações na campanha: criou a campanha e durante seu desenvolvimento você analisou e percebeu que não está tendo um resultado tão bom quanto gostaria? As URLs parametrizadas são importantes pois permite analisar pontos fortes e fracos da campanha, obter insights e traçar um plano de ação para alterar a campanha e ser muito mais assertivo, aumentando sua taxa de conversão.

Google Analytics: sem dúvidas, esta ferramenta é super importante para todo mundo que trabalha com o mercado digital. Por meio dela, é possível rastrear a campanha e por meio dos indicadores entender a real eficácia da estratégia.

Diferentes canais de comunicação: podemos analisar as informações da campanha de diferentes canais de comunicação, por exemplo, redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados, Google Ads, sites, etc.

Viu acima que falamos a respeito do Google como canal de comunicação? O Google é uma ótima maneira de aumentar o tráfego em seu site e é possível fazer isso de duas maneiras.

Uma maneira paga, que irá retornar os resultados mais rapidamente por meio do tráfego pago e uma maneira gratuita a longo prazo por meio do SEO, que irá buscar deixar seu site sempre no topo das pesquisas orgânicas, sendo algumas das técnicas para fazer isso é utilizar URLs amigáveis e pesquisa de palavras chave.

A parametrização de URL por ser utilizada em diversas ocasiões, e é por isso que o tópico seguinte vamos apresentar para você como fazer isso e começar a usufruir de todos os benefícios que a estratégia apresenta. Vamos lá?

Como fazer Parametrização de URL?

Confira o passo a passo que separamos abaixo para criar a sua URL parametrizada:


1. Entrar na ferramenta de URL Builder do próprio Google;

2. No campo website URL, preencha com a URL original da página de destino, como por exemplo: https://www.voitto.com.br/

3. No campo campaign source, você deverá identificar a fonte do link da campanha, por exemplo: blog, facebook, Google, etc.;

4. No campo campaign medium, você identifica o tipo do meio que será utilizado para promover o link, como por exemplo: cpc, e-mail, banner, etc.;

5. Campaign name é o nome que você irá ver a campanha dentro do Google Analytics, por exemplo: Natal Voitto;

6. O campo opcional campaign content pode ser utilizado em teste A/B e anúncios segmentados por conteúdo, com o objetivo de ajudar a criar uma diferenciação de anúncios e links que apontam a mesma URL.

7. Com os campos preenchidos, será mostrado para você o resultado. Veja como ficou para o nosso exemplo: https://www.voitto.com.br?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=Natal+Voitto

Agora será possível analisar os resultados da campanha de natal da Voitto e ter todos os benefícios que citamos anteriormente, incrível não é mesmo?

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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