O que é URL amigável?
Qual é a importância da URL amigável?
Como deve ser feita e quais são as regras de uma URL amigável? Conheça exemplos!
Dica de Ouro!

Entenda o que é uma URL amigável e a sua importância dentro do SEO!

Neste artigo você irá aprender o que é URL amigável, qual a sua importância e, ainda, como a mesma influencia no desempenho do seu site!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é uma URL amigável e a sua importância dentro do SEO!

Acredito que ao longo da sua vida, você já tenha reparado alguns links de site com vários números e caracteres especiais. Isso não é uma boa prática! O ideal é usar URL amigável dentro de todas as páginas do site.

Apesar de ser um conceito simples, muitas empresas não se atentam a isso e acabam prejudicando o seu tráfego.

Deseja aprender mais sobre URL amigável? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para ajudar você a entender melhor sobre o tema, sendo eles:

  • O que é URL amigável?
  • Qual é a importância da URL amigável?
  • Como deve ser feita e quais são as regras de uma URL amigável? Conheça exemplos!
  • Dica de Ouro!

Vamos à leitura?

O que é URL amigável?

URL é a sigla para Uniform Resource Locator que significa Localizador Uniforme de Recursos.

Por exemplo, ao entrar em um site diretamente pelo navegador, o que você faz é digitar a sua URL: www.voitto.com.br.

As URLs são formadas por dois diferentes conceitos, os esquemas e os caminhos:

  • Esquemas das URLs: Em geral, as URLs precisam seguir algum protocolo de rede, elas estão distribuídas por toda a rede de internet.
    Logo, quando um usuário digitar o endereço que ele deseja, deve ser apresentado a ele exatamente aquela página na qual está buscando. Os protocolos existentes na rede são o http e o https.
  • Caminhos das URLs - O caminho de um site é dividido em 3 partes.A primeira é o “www” que é o hostname. A segunda é o domínio, que pode ser qualquer nome disponível, geralmente é utilizado o próprio nome da empresa, neste caso “voitto”. 

Por fim, existe o terceiro, que é o domínio de alto nível, também conhecido como extensão, que pode ser: “.com.br”, “.com”, “.org”, “.net”, etc.

Sendo que com a junção dos três caminhos temos a URL completa: www.voitto.com.br

A URL é um endereço de um site, algum documento que está na rede de internet ou até mesmo uma imagem.

Desta forma, para alguém chegar a um site, ela precisará digitar seu endereço. Este endereço pode ser simples ou super complicado. Para ver um exemplo de uma URL não amigável, clique aqui!

É claro que o exemplo mostrado acima é algo exagerado e apenas para mostrar a você a diferença entre uma URL não amigável e uma URL amigável.

Perceba na parte superior do seu navegador a diferença da URL desta página que está lendo este artigo, em comparação a URL apresentada acima.

Com certeza, não seria interessante possuir páginas em seu site com URLs como a do exemplo acima, muito difícil de memorizar e nada amigável.

Exemplos de URLs amigáveis

Como você já deve ter percebido, uma URL amigável é limpa, fácil de ser memorizada e encontrada, organizada e faz alguma referência a respeito do endereço que o usuário está procurando.

Perceba que com uma URL amigável o usuário consegue identificar para qual página do site ele irá ser direcionado.

Ao contrário, uma URL não amigável iria possuir letras e números de maneira aleatória, fazendo com que você não saiba para qual página será direcionado, também não sendo fácil memorizar o caminho.

Por isso também é importante aplicar a otimização de conteúdo dentro das URLs. O wordpress, por exemplo, permite você modificar as URLs das páginas e deixá-las amigáveis

Interessante, não é mesmo?

Antes de passar pro próximo tópico se liga nessa surpresa que preparei pra você!

Confira agora o eBook Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo e eleve o seu trabalho Home Office.

Home Office acaba de virar regra em grande parte das empresas neste momento de crise e tudo indica que será o novo padrão de trabalho. Para esclarecer dúvidas sobre como gerenciar times de maneira remota, nos unimos a Sólidespara te dar dicas sobre como estruturar um workplace produtivo, considerando o perfil comportamental de cada tipo de profissional.

Par obter o ebook gratuito basta clicar no botão a baixo. Não vai ficar de fora dessa, né?

Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo

Qual é a importância da URL amigável?

O primeiro ponto que podemos destacar em relação a importância da URL amigável sem dúvidas é a experiência do usuário. Principalmente pelo fato de que o usuário consegue ter acesso a informação de maneira mais direta, não necessitando percorrer um longo caminho ou clicar em diversos botões.

Outro ponto importante a destacar é que quando o usuário olhar para a URL ele já irá saber exatamente para onde será direcionado, facilitando seu acesso em outras vezes.

Uma URL amigável, permite também um melhor posicionamento dentro dos motores de buscas e na quantidade de cliques que o resultado obtém. Confira os motivos:

  • Pré-visualização: O usuário consegue ver com antecedência o conteúdo que aquela página irá apresentar, demonstrando segurança e despertando a curiosidade do leitor;
  • Relevância no resultado das pesquisas: As URLs possuem relevância na hora do usuário decidir em qual resultado clicar e na sua experiência geral.

Logo, uma URL atraente garante um maior tráfego, e como consequência, o Google passa a entender que o conteúdo é bom e entrega o que promete, melhorando seu ranqueamento na SERP.

Porém apenas isso não é necessário, é preciso investir em ferramentas de SEO SEO off page, pesquisa de palavras-chave e obtenção de backlinks. Considere também possuir um time de especialistas em marketing digital na sua empresa e manter as redes sociais ativas.

Como deve ser feita e quais são as regras de uma URL amigável? Conheça exemplos!

Seja na hora de criar um site de vendas, um site de informações de sua empresa ou um blog é importante pensar sobre este tema.

Criar uma URL amigável é simples e poderá gerar grande recompensa para o tráfego de seu site, vamos conferir a seguir algumas dicas de como criar a sua!

1. Utilize a palavra-chave no URL

Todas as páginas do seu site ou blog possuem um objetivo em específico, é necessário que esse objetivo seja representado por uma palavra-chave na qual deverá estar contida na URL.

Nós da Voitto, por exemplo, trabalhamos muito com marketing de conteúdo através do nosso blog, em todos nossos artigos procuramos sempre colocar a palavra-chave na URL e defini-la com base na intenção de busca dos visitantes.

2. Não use palavras desnecessárias

As URLs amigáveisprecisam ser objetivas, precisas e sem enrolação.

Coloque apenas os termos necessários para que os usuários e os mecanismos de busca consigam identificar o conteúdo da página.

3. Separe as palavras com hífens

Segundo o próprio Google, a melhor forma de separar as palavras em um URL é usando hifens. Então sem dúvidas, é algo que devemos seguir à risca!

4. Apenas letras minúsculas

Os navegadores são capazes de diferenciar as letras maiúsculas das minúsculas, desta maneira poderá ser criado dois endereços diferentes.

Ou seja, ao realizar uma pesquisa, se o usuário não digitar as letras maiúsculas corretamente, ele pode acabar em uma página que não existe.

Portanto, é melhor usar apenas letras minúsculas para evitar erros.

5. Não use acentos ou caracteres especiais

Outra boa prática é não utilizar acentos os caracteres especiais em suas URLs.

6. Crie um padrão para suas URLs

Se você está criando um site ou blog, ou deseja converter links antigos em URLs amigáveis, é importante criar uma estrutura sólida por meio de um padrão.

Dessa maneira, no futuro, você não precisará fazer nenhuma alteração. Afinal, as alterações de URL podem causar alguns problemas, como erros ao acessar a página, resultando em uma experiência ruim para o usuário.

7. Use HTTPS

Como vimos anteriormente, a primeira parte de uma URL é o seu protocolo de transferência de informações.

Este protocolo organiza a forma que o navegador irá se comunicar com o servidor do site.

Geralmente os protocolos usados são o HTTP ou o HTTPS. A diferença é que o HTTPS possui uma tecnologia de criptografia dos dados que são trocados entre o servidor e o navegador, garantindo maior segurança para o usuário.

Além disso, desde 2014 o Google o vem dando muito mais importância para os sites que utilizam o protocolo HTTPS.

Dica de Ouro!

E aí, gostou do nosso artigo sobre URL amigável? Então não deixe de conferir essa surpresa que preparamos especialmente para você!

O que é o novo normal? Essa pergunta ainda não está respondida e apenas com o tempo aprenderemos a lidar com esse novo cenário.

Mas de uma coisa temos certeza: cada vez mais a habilidade de saber trabalhar remotamente, entregando resultado, e não apenas tempo trabalhado, faz-se necessária.

Por esse motivo, no curso Home Office de Alta Performance mostraremos a você que não importa mais onde é o trabalho, mas o quanto você entrega. Além disso, iremos te ensinar que a comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.

Gostou da ideia e quer se preparar mais para o novo normal? Então, se inscreva agora no nosso curso de Home Office de Alta Performance!

Home Office de Alta Performance

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

como migrar o seu negocio do offline para o online

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Como Migrar O Seu Negócio Do Offline Para O Online

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.