O setor de Pesquisa e Desenvolvimento, também conhecido como P&D, é uma área responsável pela criação de pesquisas e levantamento de dados que tem como objetivo desenvolver melhorias para produtos ou serviços de uma empresa.
Ou seja, o P&D trabalha em duas frentes que dependem fortemente uma da outra. Afinal, é por meio da pesquisa que é possível entender as necessidades de uma empresa e realizar ações práticas de aperfeiçoamento.
A sociedade do conhecimento tem conseguido cada vez mais espaço dentro das empresas e organizações, o crescimento de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento demonstra isso.
Inclusive, é através da presença de um departamento de P&D qualificado que é possível garantir a competitividade diante de um mercado que vem crescendo de maneira considerável a cada dia.
Também é por ele que nascem os grandes sucessos que posteriormente se tornam empresas Spin-off.
Ignorar um setor de Pesquisa e Desenvolvimento dentro da sua empresa é o mesmo que dar chance aos seus concorrentes de superá-lo. Portanto, é fundamental aprender como aplicá-lo! Veja a seguir o que você verá por aqui:
Setor de pesquisa e desenvolvimento ou P&D é onde se inicia a inovação dentro da empresa.
É neste departamento que começam a surgir novas tecnologias, novos processos produtivos e diversas outras ideias a serem colocadas em prática no corpo da empresa, para que o lucro da mesma aumente e que ela esteja sempre à frente no mercado.
De maneira geral neste departamento os colaboradores têm a função de pesquisar no mercado, produtos, serviços e estratégias que sejam viáveis para implantação e desenvolvimento de acordo com as características da empresa.
Ainda está com dúvida de quais são as funções deste setor de desenvolvimento tecnológico? Vou detalhar agora as 4 principais funções que agregam este departamento.
Os colaboradores que ficam responsáveis por esta função tem como objetivo pesquisar e entender o funcionamento atual do mercado, para que através disso consigam buscar por novas tecnologias que aprimorem o trabalho que já está sendo feito, ou algo novo que possa ser realizado.
Depois de entender o mercado e ver quais são suas necessidades no atual momento, agora é a hora de começar a criar novas soluções ou até mesmo melhorar as que já existem dentro da empresa, com o intuito de atender à demanda encontrada no mercado.
Depois de detectar a situação atual do mercado, pensar em possíveis soluções de melhoria, agora é o momento de analisar o quadro atual da empresa e ver onde estão os problemas que precisam ser resolvidos, para que desta forma a mesma se molde à necessidade do mercado.
Nesta função, os colaboradores criam suas ideias inovadoras, para que desta forma seja apresentada uma solução para os problemas em questão.
Esta é a função que vai fazer com que a empresa não tenha um upgrade em um momento e depois caia em declínio, pois é nesse momento que os colaboradores irão fazer uma manutenção contínua neste processo de melhoria.
A área de Pesquisa e Desenvolvimento consegue atuar em quatro setores (produtos, processos, marketing e organização). O objetivo é criar uma nova maneira de produzir em cada um deles, a seguir apresentamos como cada tipo é definido:
Neste esfera, a P&D busca desenvolver novas soluções e serviços para os negócios. Além disso, as tecnologias e tendências ajudam a aperfeiçoar produtos que já existem, tornando os projetos cada vez mais qualificados.
É possível modificar processos para que eles sejam mais eficazes. Portanto, a área investe em novas máquinas, novos layouts e até uma distribuição diferente.
A inovação em marketing pode se dar por meio do foco no cliente, também através customização de produtos para competir com outros negócios. Além da criação de campanhas criativas para divulgar produtos.
Na parte organizacional, o objetivo é modificar práticas internas. Pode ser feito uma análise de fatores internos e externos que afetam a organização, assim como a criação de programas de treinamentos ou aperfeiçoamento da cultura e valores.
Este questionamento pode ser respondido com base em uma incrível pesquisa realizada pela Harvard, que nos mostra que tanto as pequenas como as grandes empresas têm reduzido os investimentos de marketing e apostado os recursos nas áreas de engenharia, tecnologia e inovação.
Isso tem acontecido pois no mercado em que vivemos nenhuma empresa está completamente segura sem inovar.
Além disso, esta mesma pesquisa nos mostra que a Apple, Google e a Microsoft, listadas pela Forbes como as empresas mais valiosas, sempre gastaram mais investimentos em P&D do que em publicidade.
De maneira nenhuma devemos assumir que os investimentos em publicidade não são importantes, ou que não agregam importância dentro de uma empresa.
O intuito deste post, assim como também da pesquisa citada, é mostrar como o mercado do P&D tem se expandido e dado incríveis resultados.
Seja notado pelo mercado com as capacitações da Voitto!
De acordo com o estudo feito pela Korn Ferry, houve um déficit de 1,8 milhão de pessoas para vagas especializadas no ano de 2020.
O que concluímos é que existem mais vagas do que profissionais qualificados para preenchê-las.
Com a Formação All In, você terá um currículo completo e estará preparado para se destacar nos processos seletivos. A Voitto oferece mais de 1000 horas de conteúdo, além de certificados e mentoria.
Quer ser sucesso de aprovação? Saiba como clicando no banner:
Bacharel em Ciências Exatas e Graduanda em Engenharia Elêtrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui formação de Especialista em Power BI, White Belt em Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Foi bolsista no projeto de treinamento profissional de Desenvolvimento de têcnicas de modelagem para problemas reais de programação matemática. Participou como voluntária do PET Elêtrica da UFJF. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!