Encantar os stakeholders é uma das tarefas mais importantes no mundo dos negócios, principalmente quando o assunto é eventos em geral. Mas você ainda tem dúvidas de como fazer isso? Então, é hora de conhecer o press-kit.
Com o objetivo de melhorar a divulgação da sua marca, o press-kit tem como objetivo despertar interesse, construir parcerias e relacionamentos duradouros, além de melhorar desempenhos de eventos corporativos e ações de lançamento de novos produtos ou serviços.
Você já pôde perceber que o press-kit é uma estratégia importante para se diferenciar no mercado. Por isso, para que você entenda em detalhe os seus benefícios e como alcançá-los, não deixe de conferir este conteúdo até o final. Aqui você irá encontrar respostas para as seguintes perguntas:
O press-kit, kit mídia ou kit de imprensa é um conjunto de informações relevantes sobre uma ação de uma empresa. Seja ela um evento, lançamento ou até mesmo proposta de parceria.
Sendo assim, no mundo corporativo, o press-kit está associado à estratégia de despertar o interesse através de um conjunto autoexplicativo que seja capaz de proporcionar mesmo que em menor dimensão a experiência causada por um produto ou serviço.
Dessa forma, não há um padrão para se montar um press-kit de sucesso. A indicação é sempre usar a criatividade para proporcionar o encantamento do cliente. Algumas das opções mais utilizadas são os press-kit físicos, com:
No entanto, também existem os press-kits digitais. Que podem explorar também opções de mídias digitais como vídeos, ilustrações e imagens. Além de cupons de descontos, estratégias de marketing digital e muito mais.
Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.
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Agora que você já sabe o que é um press-kit, é hora de descobrir mais a fundo quais são as suas vantagens.
Investir na estratégia de press-kit pode impulsionar a comunicação corporativa, a divulgação espontânea de um produto ou serviço e até mesmo fortalecer as estratégias de comunicação integradade uma organização.
Pensando nisso, separamos as principais vantagens de um press-kit para que você seja capaz de avaliar quando essa iniciativa faz sentido no seu planejamento empresarial.
O press kit é uma das melhores formas de alcançar a chamada divulgação espontânea.
Afinal, hoje em dia com o uso frequente de redes sociais, é muito comum que ao receber o press kit as pessoas divulguem nos seus perfis. Caso os seus seguidores sejam parte do público alvo do seu negócio, será uma forma de alcançá-lo já com o respaldo de quem fez o post.
Um press kit deve ser pensado de maneira a encantar o cliente. Afinal, com ele é possível pensar fora da caixa e ir muito além do óbvio.
Por isso, além do release como texto de lançamento, amostras dos produtos finais, brindes, entre outras estratégias que empresa achar atrativa para o seu nicho de mercado.
Outro benefício importante do press kit é a imagem de profissionalismo que ele transparece. Afinal, será uma forma de apresentar uma proposta de parceria, de melhorar a experiência de um evento e de fortalecer as boas impressões sobre uma marca.
Além disso, vale ressaltar que no âmbito de parcerias e divulgação de um novo produto, será por meio dessa estratégia que o press release chegará aos interessados.
Sendo assim, há uma tendência de despertar maior interesse sobre o assunto. Podendo culminar em relacionamentos e negócios duradouros com parceiros e até mesmo uma maneira de impulsionar as vendas.
Organizar um evento, programar estratégias de lançamento para um novo produto ou buscar potenciais parceiros não é uma tarefa fácil. Por isso, o press-kit pode ser considerado uma ferramenta que dará praticidade a esse processo.
Afinal, como ele será possível usar estratégias similares para mais de uma ação. Por exemplo, ter parceiros influenciadores digitais para aumentar a divulgação, bem como fidelizar maiores os clientes e participantes de eventos de lançamento.
Muitas pessoas podem pensar inicialmente que o custo de um press-kit é elevado. No entanto, essa afirmação nem sempre é verdadeira. Afinal, para chegar a essa conclusão, alguns pontos devem ser considerados, como:
Quer aproveitar todas essas vantagens e montar um press-kit para o seu negócio? Descubra o passo a passo de como fazer logo abaixo!
Apesar de não existir um modelo padrão para a construção de um press-kit, no entanto, existem algumas peças chaves que não devem faltar! Entre elas:
Muitas vezes o press-kit vem com brindes inovadores. Com isso, é comum que eles nem sempre sejam da mesma marca ou empresa que está o oferecendo. Afinal, algumas parcerias podem ajudar a incrementar a experiência de quem irá recebê-los.
Pense em uma academia que quer fazer um evento sobre saúde alinhando atividade física e boa alimentação. Uma possibilidade de press-kit pode incluir material compilado de receitas saudáveis, bem como degustações.
Se você utiliza as redes sociais para empreender ou impulsionar os seus negócios, já deve saber que cada influenciador digital pode mobilizar centenas e às vezes até milhares de pessoas com uma única publicação.
Por isso, vale pesquisar sobre as pessoas que mais exercem influência sobre o seu público-alvo. Ao fechar uma parceria com a sua assessoria de imprensa será possível aumentar a popularidade da sua marca e despertar interesse de mais pessoas.
Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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