O que é estoque?
Por que realizar uma redução de estoque? Veja 4 motivos!
Como funciona a redução de estoque?
Alcance melhores resultados com a Voitto!

Saiba a importância em se realizar a redução do estoque na sua empresa

Aprenda neste artigo sobre o conceito de redução de estoque e comece a aplicar em sua empresa agora mesmo para usufruir de seus benefícios.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba a importância em se realizar a redução do estoque na sua empresa

A redução de custos desnecessários é essencial com a competitividade cada vez maior entre as empresas. Você sabia que muitas companhias gastam dinheiro atoa com seus estoques? Sendo assim, a redução de estoque é essencial!

Deseja aprender mais sobre a redução de estoque? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar o seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é estoque?
  • Por que realizar uma redução de estoque? Veja 4 motivos!
  • Como funciona a redução de estoque?

Vamos à leitura?

O que é estoque?

O estoque é definido como sendo o armazenamento de recursos materiais dentro de um sistema de produção.

De modo geral, o estoque pode ser entendido como sendo qualquer tipo de recurso armazenado em algum lugar. Sendo assim, podemos considerar que uma fila de banco seria um estoque de pessoas, bem como os papéis de um escritório que estão esperando para serem analisados.

Ninguém gosta de pegar filas, não é mesmo? Podemos olhar para isso para dizer como a redução de estoque é importante. Vamos focar nisso mais a frente no artigo.

Estoque na gestão de produção

No cenário da gestão da produção, o estoque é caracterizado como sendo recursos de entrada que foram transformados. Para entender melhor, é necessário voltarmos um pouco e aprender sobre gestão de produção e sobre o processo de transformação.

Qualquer tipo de empresa tem como objetivo a venda de produtos e serviços.

Desta forma, a gestão da produção nada mais é do que a maneira pela qual as companhias produzem seus produtos e serviços.

Por sua vez, o processo de transformação representa a reunião dos recursos destinados à produção de produtos e serviços.

Como toda empresa produz algum tipo de bem ou serviço, toda empresa tem uma função de produção. Embora todas as empresas tenham uma função de produção, nem todas as empresas usam este termo para se referir ao processo de transformação. Esta expressão geralmente é usada em indústrias.

Lembra que ninguém gosta de filas? Da mesma maneira, as empresas não gostam de estoque em excesso. Bom, pelo menos não deveriam gostar. Então por isso, vamos aprender os motivos pelos quais devemos realizar uma redução de estoque.

Confira esse material que separamos antes!

Para manter um estoque organizado, é muito importante ser capaz de controlar suas entradas e saídas de maneira visual e centralizada.

Para te ajudar nessa tarefa, criamos uma Planilha de Controle de Estoque, que conta com uma estrutura para registrar suas entradas, saídas, inventário e outros.

Não perca essa oportunidade e faça o download agora mesmo clicando no botão abaixo!


planilha controle de estoque

Por que realizar uma redução de estoque? Veja 4 motivos!

Muitas pessoas podem achar que trabalhar com redução de estoque acarreta na falta de estoque e consequentemente produtos e fornecimento. Porém, na verdade acontece ao contrário.

O objetivo é estocar os produtos próximo do que o mercado irá demandar, evitando o não fornecimento e excesso de estoque. Vamos conferir alguns dos motivos para reduzir o estoque?

Redução de gastos

Ter produtos em excesso no estoque implica em gastos desnecessários, caso o estoque não seja consumido no tempo correto.

Da mesma maneira que para manter um estoque grande demandará mais gastos. Isso porque será necessário uma maior área para alocar os produtos, manutenção da área e em alguns casos até novos maquinários apenas para lidar com o estoque.

Otimiza o fluxo de trabalho

Trabalhar com a redução de estoque irá garantir benefícios para o fluxo de trabalho, pois com menos produtos, será mais fácil organizar e catalogar, tornando a logística mais simples e eficiente, quando comparada a um estoque grande e em excesso.

Consequentemente, ocorrerão menos problemas relacionados ao transporte e manuseio dos produtos, acarretando maior faturamento.

Recursos extras

Não gastar mais que o necessário com o estoque irá permitir que a empresa invista esse dinheiro em outros lugares que oferecerá maior retorno financeiro para a companhia.

Este recurso, poderia por exemplo ser investido dentro da produção para amenizar os desvios de qualidade e garantir um produto ainda melhor.

Menor mão de obra

Reduzir o estoque permitirá diminuir a necessidade de mão de obra, desta maneira, reduzindo também os custos fixos. Além disso, o tempo de execução das atividades também será diminuído.

Entendeu a importância de reduzir o estoque? Que tal agora aprendermos como fazer isso na prática? Aposto que você está curioso para saber!

Como funciona a redução de estoque?

A mudança nunca é fácil, mas para garantir os benefícios, é necessário que o seu controle de estoque seja enxuto e eficiente. Vamos então, aprender como funciona o processo de redução de estoque em alguns passos.

Acordar um menor prazo de entrega com o fornecedor

Para se trabalhar com a redução de estoque é necessário prazos baixos de entrega com o fornecedor, apesar de ser importante, não é uma regra, desde que haja um planejamento muito bem feito.

Mas de qualquer maneira, estreitar o relacionamento com os fornecedores e buscar um menor prazo de entrega é essencial.

Busque os fornecedores que consigam atender as necessidades de sua empresa rapidamente. Caso não haja acordo, talvez a alternativa seja buscar outros no mercado.

Imagine os custos de ficar com um fornecedor lento: será necessário manter um maior estoque para que a demanda seja atendida.

Se livrar do estoque obsoleto

Com certeza, você tem itens parados no estoque que nunca serão consumidos. Embora estes produtos valham dinheiro, eles estão obsoletos e não serão vendidos, ocupando espaço.

Portanto, se livre deles e não seja acumulador. Não é uma tarefa fácil, mas pense nos benefícios que isso irá trazer.

E para que essa acumulação não ocorra de novo, será necessário ajustar a previsão de demanda de acordo com as vendas futuras esperadas, e desta maneira você solicitará a quantidade correta de mercadoria. Permitindo um maior giro.

Lembre-se sempre de seguir o FIFO.

Invista em automatizações

É claro que muitas empresas, principalmente no Brasil, estão longe de chegar no cenário de hiper automação. Mas pequenas automatizações já garantirão maior controle dentro da sua empresa.

Uma delas é configurar novos pedidos automáticos para quando o estoque estiver baixo, garantindo que você não fique sem os recursos no estoque.

Essa automatização pode ser feita por meio de um sistema de gestão de estoque, que acessa em tempo real o banco de dados, rastreando todo o estoque e determinando quando será necessário realizar novos pedidos.

Invista em treinamentos

O Lean Manufacturing é uma metodologia da qual diz a respeito de trabalhar com estoques reduzidos. Treinar o time para que essa cultura seja enraizada dentro da empresa pode ser uma ótima forma de garantir todos os benefícios que um estoque reduzido nos dá.

Alcance melhores resultados com a Voitto!

A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Neste curso de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Incrível, né? Então não perde tempo e garanta já a sua inscrição!

Gestão para Resultados, garanta sua inscrição!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Para Resultados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.