O que é o Scrum?
O que é uma Retrospectiva Scrum?
Por que a Retrospectiva Scrum é importante?
Dicas para fazer uma Retrospectiva Scrum eficiente!
Desenvolva adaptabilidade e agilidade!

O que é Retrospectiva Scrum e como ela impulsiona a metodologia ágil?

Entenda como aplicar a Retrospectiva Scrum faz com que os resultados da metodologia ágil sejam ainda mais assertivos, constantes e duradouros.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Retrospectiva Scrum e como ela impulsiona a metodologia ágil?

Muito se fala sobre a metodologia ágil e suas técnicas para criar um processo de trabalho eficaz. No entanto, o que também deve se discutir é sobre a melhoria contínua do método. E uma das alternativas para isso é a Retrospectiva Scrum.

Com o objetivo de melhorar e reavaliar o processo de uma entrega ou um plano de ação, a Retrospectiva da Sprint se pauta em classificar as atividades em três pontos principais: o que se deve mandar, o que é necessário mudar e o que se pode descartar.

Quer entender como colocar essa metodologia em prática para a próxima sprint da sua equipe? Descubra tudo o que precisa saber através dos seguintes tópicos:

  • O que é o Scrum?
  • O que é uma Retrospectiva Scrum?
  • Por que a Retrospectiva Scrum é importante?
  • Dicas para fazer uma Retrospectiva Scrum eficiente!
  • É hora levar seu aprendizado a outro nível!

O que é o Scrum?

O Scrum é uma metodologia ágil muito utilizada em ambientes empresariais para organização de grandes projetos. Foi criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland na década de 90, mas se tornou popular nos anos 2000.

Uma das características da metodologia Scrum é a sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências que possam surgir durante um projeto, devido a capacidade dessa metodologia em tornar os processos mais claros, por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes.

Para você conhecer mais sobre o Scrum, separamos esse vídeo:

O que é uma Retrospectiva Scrum?

A Restrospectiva Scrum é uma avaliação do processo que ocorre ao final de cada sprint, na chamada reunião de retrospectiva, onde todo time se reúne para debater a sprint anterior.

Nesse momento, algumas pautas são importantes, como:

  • Quais foram os objetivos traçados e os alcançados?
  • Quais foram as ações que otimizaram o processo e devem ser mantidas?
  • Quais atividades podem ser cortadas pois não geraram os resultados esperados?
  • O que impulsionou a produtividade dos membros da equipe?

Com essas informações em mãos, a sprint retrospectiva se torna mais objetiva, ajustando os detalhes que melhorem a aplicação do Scrum na rotina. Fazendo com que cada etapa seja mais eficiente que a anterior de acordo com o princípio da melhoria contínua.

Agora que você já sabe o que é Retrospectiva Scrum, é hora de entender mais a fundo porque essa etapa é muito importante para o sucesso da metodologia como um todo.

Por que a Retrospectiva Scrum é importante? 

A importância da Retrospectiva Scrum pode ser vista com o passar do tempo e das entregas de cada membro da equipe, pois trata-se de um processo que evidencia a melhoria contínua a curto, médio e longo prazo.

Essa reunião é uma oportunidade de inspecionar as atividades, adaptar as ações e evoluir nos resultados. Por isso, todos os membros da equipe devem estar presentes e opinar sobre as suas respectivas percepções.

No entanto, para que haja foco na conversa, pessoas com certificação Scrum, em geral, costumam ter o objetivo de encontrar uma única melhoria que possa ser implementada por todos os membros da equipe.

Com isso, a Retrospectiva Scrum, permite que as próximas etapas de Sprint Planning, Daily Scrum e Sprint Review sejam ainda mais assertivas e pautadas na melhoria contínua.

Mas para que esses impactos sejam realmente positivos, é preciso fazer uma Retrospectiva Scrum com excelência. Para te ajudar com isso, separamos dicas de como conduzir essa etapa de maneira eficiente. Confira a seguir!

Dicas para fazer uma Retrospectiva Scrum eficiente! 

Uma equipe autogerenciada e com autonomia deve estar sempre ciente das suas entregas, bem como ter criticidade para avaliar o seu desempenho em cada uma delas.

Por isso, a Retrospectiva Scrum se baseia na participação em conjunto de todos os membros da equipe para criar um processo cada vez mais comunicativo e de confiança entre as pessoas.

Sendo assim, separamos algumas dicas que possibilitam que essa contribuição coletiva seja colocada em prática de maneira coordenada e que propicie a evolução.

Defina papéis

A Retrospectiva da Sprint é uma reunião que deve acontecer de forma coordenada. Por isso, o primeiro passo indicado é definir os papéis de quem irá participar da discussão. 

É preciso primeiro nomear o facilitador. Ele terá o papel de conduzir os fluxos das discussões. Sendo capaz de redirecionar o foco quando houver assuntos irrelevantes, fazer perguntas instigantes e monitorar o tempo, por exemplo.

Muitos cursos de Scrum sugerem que essa deve ser uma pessoa que não seja parte da equipe. Sendo assim imparcial e não inibindo os participantes de apontar pontos fracos e fortes.

Após definido isso, os demais participantes serão convidados a serem os pontos focais para a execução da etapa.

Organize as reunião retrospectiva

Depois de definidos os papéis, para realizar a A Retrospectiva da Sprint, o time já deve estar ciente das regras e de suas funções. Por isso, a organização é fundamental para o sucesso dessa etapa.

Sendo assim, recomenda-se que o Scrum Master marque a reunião já informando:

  • A sua duração máxima;
  • As regras para o momento, como não utilização de celular;
  • Boas práticas de preparação para o time scrum, como a análise crítica individual prévia;
  • Os materiais necessários para a discussão, desde notebooks até relatórios desenvolvidos. 

Além disso, para que a reunião seja objetiva, também é recomendado que um quadro esteja visível para todos, categorizando as ponderações de forma objetiva em:

  • Manter, 
  • Continuar;
  • Parar.

Direcione de maneira assertiva

Para o sucesso da Retrospectiva Scrum um ponto essencial é a objetividade. Por isso, assim como a etapa de Daily Scrum, essa reunião deve ter tempo limitado e perguntas direcionadoras, para evitar distrações sem conclusão.

Nesse sentido, uma das melhores práticas para se definir durante o princípio da reunião é o que deve ser tratado naquele momento.

Ou seja, em comum acordo e diante das falhas levantadas, a equipe irá escolher um ponto que será o embasamento dos planos de ação traçados. Depois de levantado o assunto, chegará a hora das discussões.

Debata com foco

Na etapa anterior, foi descoberto o tema a ser tratado na Retrospectiva Scrum e agora chegou o momento de traçar planos de ação em cima dele. Mas para que não sejam subjetivos, uma ótima prática é encontrar a causa raiz desse problema.

Para isso, a ferramenta dos 5 Porquês pode ser uma ótima aliada. Com ela, será possível entender a fundo o que desencadeia um ponto fraco da Sprint.

Avalie a Retrospectiva Scrum

A Retrospectiva Scrum tem como principal objetivo a melhoria contínua de toda a metodologia Scrum. Por isso, é necessário controlar se os planos de ação traçados na reunião estão impactando positivamente as etapas posteriores. 

Apenas com essa constatação, será possível atestar que uma reunião de retrospectiva foi eficiente. Essa também é a melhor oportunidade para identificar melhorias práticas para as etapas finais das sprints seguintes.

Desenvolva adaptabilidade e agilidade!

Confira o eBook Scrum para Gestão ágil de Projetos e se especialize ainda mais na área!

Você vai conhecer todos os eventos, artefatos, papéis desempenhados e as barreiras encontradas na implementação da Metodologia Scrum, utilizada como forma de gerenciamento de projetos em 58% das maiores referências ágeis do mundo todo.

Metodologia Ágil vem sendo cada vez mais essencial para o mercado de trabalho, já que devemos estar preparados para nos adaptar às mudanças de forma rápida, sem desperdiçar tempo e agregando o maior valor possível ao cliente.

Não perca tempo! Baixe o seu agora!

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos , baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.