Não é incomum que as empresas, vez ou outra, tenham problemas com os seus fornecedores. Se isso ocorre, um dos motivos é a ausência de uma Request for Proposal, popularmente conhecida como RFP.
Quando se tornam comuns atrasos na entrega de produtos ou serviços, preços inadequados, mercadorias defeituosas e outros tipos de transtorno, elaborar uma RFP pode ser a solução.
A RFP assegura que a empresa encontre os modelos de gestão mais adequados para você se relacionar tanto com os atuais quanto com os novos fornecedores, realizando isso por meio uma vantajosa relação entre custo e benefício.
Vale lembrar que este documento também pode ser chamado de Invitation to Tender ou ITT.
Mas afinal, o que ela é e como ela pode ajudar uma empresa? Saiba mais informações sobre todas as vantagens que uma Request for Proposal proporciona nos seguintes tópicos:
Continue lendo o artigo para entender a importância de uma boa RFP e aprenda como fazê-la de forma assertiva!
A RFP (Request for Proposal) consiste em um documento formal por escrito que pode ser traduzido como uma solicitação de proposta. Por meio dela são estipuladas as informações acerca da empresa, trazendo descrições precisas a respeito da contratação de serviços e produtos da companhia.
Diante dos detalhes básicos devidamente explicados, se torna mais fácil, para os fornecedores, responder à oferta. Além disso, o documento informa como a empresa poderá avaliar e escolher as propostas que receber.
Com isso, os fornecedores precisam estar cientes dos tipos de produtos ou serviços que a empresa fornece.
Pense, por exemplo, em uma pequena indústria de peças automobilísticas que quer conquistar mais presença digital e precisa investir em conteúdo para ampliar o seu público e talvez até exportar para outros países.
Sendo assim, ao realizar uma Request for Proposal, a empresa assegura que todos os envolvidos no negócio saibam exatamente o que devem contratar e o que é fundamental para melhorar a sua gestão.
Um exemplo disso pode ser uma empresa com a intenção de que seus fornecedores apresentem propostas para a compra de uma determinada quantidade de smartphones de última geração.
Nesse caso, a empresa receberá propostas diferenciadas de fornecimento, com aparelhos usados, novos, com o valor parcelado ou à vista, com seguro contra roubo, assistência para reparo, etc.
É aí que a Request for Proposal atuará, garantindo que só fornecedores comprometidos e interessados se candidatem ao contrato. Isso representa a interação, a gestão e o gerenciamento de uma cadeia de suprimentos mais segura.
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A RFP é um documento muito importante. Por isso, a elaboração dele compreende uma série de fatores, tais como a preparação e a definição de vários requisitos, tanto administrativos quanto técnicos.
Além disso, em alguns casos, a presença da RFI é importante também. A Request for Information, ou solicitação de informação, pode ser enviada para outras empresas, consideradas destaques no cenário.
Como resposta, tais empresas deverão enviar uma descrição detalhada de todos os serviços e os melhores produtos deverão ser considerados como referência.
Posto isso, para compreender melhor a importância do documento, é preciso estar ciente dos seus propósitos. Veja mais sobre eles a seguir.
Esse tópico estabelece uma descrição rica em detalhes para os fornecedores. Logo, isso os capacita a responder com as suas cotações mais competitivas.
A RFP possibilita uma ampla distribuição para muitos fornecedores e, desse modo, garante que a empresa adquira o produto mais adequado para suas necessidades.
O documento traz por escrito, de forma bem explicada, quais são as necessidades essenciais da sua organização. Ele também torna mais formal a relação entre você e seu fornecedor, dando mais autonomia para a sua empresa.
A RFP determina um padrão básico na hora de estabelecer um contato com os fornecedores, trazendo uma postura mais profissional para o seu negócio.
A elaboração de uma RFP compreende a organização do projeto, o treinamento do pessoal interno, a determinação de um orçamento e a definição do projeto de aquisição dos produtos ou serviços.
É necessário também estipular quais informações e quais detalhes serão transmitidos para os fornecedores. Quanto mais detalhado for o documento, melhores serão as propostas, pois assim os fornecedores terão condições para criar soluções mais adequadas para o seu negócio.
Nesse aspecto, a criação de uma RFP leva em consideração alguns passos básicos. Confira abaixo como criar um RFP na sua empresa.
Cada formato de empreendimento possui as suas próprias características e isso interfere no formato mais adequado do seu RFP.
Sendo assim, se o seu objetivo é encontrar uma nova solução em TI, por exemplo, utilize um formato de RFP adequado para isso.
Enumere os principais requisitos do seu negócio. Determine de forma detalhada como deve ser realizada a entrega, quais as datas e os prazos. Estabeleça também critérios para avaliar os fornecedores. Tais critérios podem ser preços ou a qualidade dos produtos, por exemplo.
Fique atento também para ver se há restrições, tais como riscos que podem prejudicar a qualidade do produto ou serviço.
Após analisar os principais objetivos e requisitos, chega o momento de criar o documento. Nesse caso, faça um breve resumo executivo, deixando bem clara qual é a sua proposta como comprador.
Pesquise também informações acerca do fornecedor, pois é fundamental que você adquira informações em relação à competência e a experiência do fornecedor. A capacidade de entrega do fornecedor também é um ponto a ser avaliado.
Com isso, você terá uma noção mais precisa a respeito da velocidade de entrega que o fornecedor apresenta.
É possível declarar para aos fornecedores quais são os seus critérios de avaliação de lance e como serão avaliados. Não esqueça também de que em seu documento de RFP deve ser possível ver o nome e os detalhes de contato da pessoa para quem os lances devem ser enviados.
Após tomar a decisão, é preciso notificar a proposta vencedora, bem como é necessário efetuar uma notificação de agradecimento aos demais participantes.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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