Como ser um consultor?
Incrível, não é mesmo?
Qualifique-se para ser Consultor!

Como ser um consultor? Aprenda a impulsionar o crescimento de empresas

Veja 6 vantagens em se tornar um consultor e fazer do seu estilo de vida uma carreira de sucesso, além de utilizar seu conhecimento para auxiliar empresas e negócios.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como ser um consultor? Aprenda a impulsionar o crescimento de empresas

Com certeza você já ouviu falar em consultoria, certo? Esse ramo tem crescido cada vez mais, e ser consultor tem se tornado uma excelente oportunidade profissional!

Já parou para pensar por que ser consultor? O que esse mercado tem de tão interessante para estar atraindo a atenção de tantos profissionais? Muitos inclusive têm largado seus cargos em multinacionais para se dedicar exclusivamente a esse tipo de atividade!

Pensando na melhor forma de auxiliar você a se diferenciar no mercado de consultoria, a Voitto preparou um Guia para consultores de A a Z, capaz de frisar o papel do consultor, abrir seus horizontes para as diferentes áreas de atuação e até lhe orientar na melhor forma para precificação do serviço!

Clique no botão abaixo e se valorize já com uma capacitação gratuita e totalmente personalizada para você, aspirante ou profissional de consultoria!

Ebook Guia para Consultores de A a Z


Visto que esse mercado está em expansão constante, vamos te mostrar 6 oportunidades sensacionais que estão levando várias pessoas a investir em qualificação para exercer essa atividade! Sem mais delongas, vamos ao que interessa?

Como ser um consultor?

Para ser consultor é preciso saber articular diversos problemas em uma visão sistêmica e situacional. Seu papel é atuar desde a origem a solução da necessidade do cliente, seja ele uma empresa ou pessoa física.

Visto que esse mercado está em constante expansão, vamos te mostrar como ser um consultor a partir de 6 oportunidades sensacionais que estão levando várias pessoas a se qualificar para trabalhar como consultor! Essas são:

  1. Velocidade e volume de aprendizado;
  2. Rotina diversa e não monótona;
  3. Grande leque de trabalho;
  4. Desenvolvimento de soft skills essenciais;
  5. Contato com indústrias de diversos setores;
  6. Alta valorização e remuneração dos projetos de consultoria! 

Sem mais delongas, vamos ao que interessa?

1. Velocidade e volume de aprendizado

Sempre que surge um novo projeto, o consultor precisa estudar a respeito desse projeto, fazer uma etapa de preparação, planejamento e entendimento sobre a empresa, sobre sua área de atuação e muito mais.

Isso faz com que para ser consultor precise estar sempre atento, estudando, adquirindo mais informações ao seu leque de conhecimento e em constante crescimento. Cada projeto traz mais experiência, e com mais experiência, vem resultados cada vez melhores!

Devido a essa oportunidade, trabalhar como consultor o torna cada vez mais veloz em assimilar ideias e conteúdos, pois o mercado está cada vez mais competitivo, e cada vez mais tempo é dinheiro. Quanto mais rápido ele aprende, mais conhecimento tem para aplicar nos projetos em execução.

Só essa primeira vantagem já é incrível, afinal, quem não gosta de aprender muito e de forma rápida? Mas calma, ainda temos mais 5.

2. Rotina diversa e não monótona

Essa é uma vantagem espetacular e talvez a preferida de todos os consultores. Já imaginou sair do tédio de ficar sempre fazendo a mesma coisa? Esse é o sonho de muitos! Ter uma vida profissional mais liberal, onde você faz seus próprios horários. Fantástico né?

Por trabalhar com projetos, ser consultor te permite isso. Você vai poder realizar dois projetos ao mesmo tempo, sempre tendo algo diferente para fazer, um novo desafio, novas metas, conquistas audaciosas e o melhor, tudo isso numa rotina diversa, sem ter que fazer sempre a mesma coisa.

3. Grande leque de trabalho

Muita oportunidade mesmo em meio à crise? É exatamente isso! Você pode estar se perguntando como, e vou te dar a resposta: toda empresa, seja ela de qualquer setor, tem a necessidade e oportunidades de melhorar seus processos.

Ser consultor é ter um grande potencial para trabalhar, pois sempre vão existir processos a serem melhorados, resultados para serem alavancados e ganhos para serem aumentados. Um consultor qualificado nunca fica sem projetos, pois ele pode atuar em mais de uma área.

Não estou aqui para garantir que você vai estar sempre trabalhando, mas posso te garantir que se você se tornar um profissional de alta performance sempre vão existir empresas que precisem de você. Mas como posso afirmar isso em meio à crise? Simples!

Enquanto a crise é para alguns um momento de desespero, aprender como ser um consultor qualificado a torna uma grande oportunidade. É justamente no aperto que as empresas buscam diminuir perdas e aumentar suas receitas solucionando problemas. E adivinha quem pode ser responsável por fazer isso? Você!

4. Desenvolvimento de soft skills essenciais

Mais um ótimo benefício. Trabalhar como consultor vai te proporcionar um crescimento pessoal inimaginável: você irá desenvolver habilidades comportamentais e pessoais que te proporcionarão grandes oportunidades. Mas como assim? Vou te explicar!

Como consultor, você irá se relacionar tanto com a alta administração da empresa, como também com gestores, área técnica e a parte operacional.

Para isso, você precisará ter habilidades tanto para discutir o planejamento estratégico com o presidente de uma empresa, como também para passar de forma clara tudo que foi decidido para os profissionais que executarão a mudança.

Essa flutuação do consultor entre áreas e entre níveis diferentes de uma organização geram essa incrível oportunidade de crescimento pessoal!

Olha quanta coisa você já viu de oportunidades, e ainda faltam 2 benefícios! É muita informação boa, não é mesmo?

5. Contato com indústrias de diversos setores

Independente da área que você estuda ou trabalha, você com certeza sabe a importância de um bom networking! No mundo cada vez mais globalizado, é extremamente importante ter bons contatos, fazer bons amigos e estabelecer boas relações profissionais.

E aqui além de networking estamos falando de experiência. Na carreira de consultor, você vai ter contato com indústrias de diversos setores, como por exemplo, laticínios, automobilística, ferroviária, etc.

Ao executar projetos em empresas de segmentos diferentes, seu conhecimento irá crescer cada vez mais, aumentando ainda mais seu diferencial como um profissional altamente qualificado.

São tantas vantagens que você já deve estar louco para trabalhar como consultor! Mas pra fechar com chave de ouro, vou te falar de um último benefício incrível e que com certeza você está pensando nisso desde que começou a ler. Está preparado?

6. Alta valorização e remuneração dos projetos de consultoria!

Esse assunto todo mundo gosta, não é mesmo? Não só pelo dinheiro, mas ser valorizado! A maioria dos funcionários de empresas não se sentem reconhecidos, motivados ou apreciados pelo trabalho que fazem. Mas ao trabalhar como consultor isso é bem diferente.

Toda empresa tem como objetivo principal aumentar seu faturamento, e por isso um bom consultor é altamente valorizado no mercado, pois ele alavanca resultados, aumenta os ganhos e traz um diferencial competitivo no mercado para qualquer empresa que o contrate.

E claro, ao alavancar as receitas e os processos de uma empresa, além de ser altamente valorizado, você vai ser muito bem remunerado. O mercado paga muito bem para profissionais capazes de aumentar receitas, diminuir gastos e potencializar capital.

E sabe qual o melhor? Seus ganhos não têm limite! Você escolhe quanto vai ganhar, porque sua remuneração está atrelada ao número de projetos que você irá desenvolver, sua qualificação profissional, seu diferencial, os resultados que você vai gerar!

Incrível, não é mesmo?

Não estou aqui para iludir você, muito menos disse que é um caminho fácil. Como ser um consultor exige muito estudo e dedicação, surgem diversos desafios. Porém, certamente é um mercado em constante crescimento e expansão.

Todo profissional que obteve sucesso se deparou com empecilhos, dificuldades, porém decidiram seguir em frente. Muitos viram na crise, nos problemas, uma oportunidade de se qualificar e obter maiores remunerações.

E foi exatamente por isso que escrevi esse artigo. Quero ajudar você a se diferenciar num mercado cada vez mais competitivo e exigente. Quer saber como?

Qualifique-se para ser Consultor!

Deseja autonomia, flexibilidade e independência? Então, ser consultor é uma boa opção!

Pensando em você, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Consultores. Nele, você aprenderá o que é uma consultoria, qual o papel do consultor no mercado, como saber o que o cliente espera, quais são os aspectos mais importantes de uma consultoria e muito mais!

Clique na imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Consultores!

Fundamentos Essenciais para Consultores

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais para Consultores

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Consultores

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.