O mercado atual tem exigido profissionais cada vez mais especializados e qualificados no ramo tecnológico. Assim, por esse motivo, as empresas necessitam de um amparo para selecionar os candidatos mais aptos para comporem suas respectivas equipes.
Nesse sentido, os Tech Recruiter vêm para facilitar todo esse processo, haja vista que são responsáveis pela organização de processos seletivos e pela atração de candidatos para disputarem as vagas. Dessa forma, fazem o recrutamento e a contratação de profissionais no ramo tecnológico.
Assim, com a grande demanda do mercado tecnológico, essa profissão tem se mostrado promissora, o que aumentou a busca pela especialização e aprimoramento dos conhecimentos para se tornar um Tech Recruiter.
E você? Gostou dessa profissão? Continue lendo para entender um pouco mais sobre os recrutadores de TI através dos seguintes tópicos:
Vamos lá?!
O Tech Recruiter (TR) é um profissional especializado no recrutamento e no processo seletivo de candidatos do ramo tecnológico. Nesse sentido, é responsável pela contratação de profissionais especializados para comporem o ambiente corporativo.
Nesse sentido, os TR apresentam um conjunto de informações, de técnicas e de metodologias para atrair candidatos qualificados em tecnologia para ocupar potenciais vagas de uma determinada empresa.
Assim, esses profissionais não precisam ser especialistas em Tecnologia da Informação ou na criação de softwares. No entanto, necessitam de um conhecimento em tecnologia e em Recursos Humanos para avaliar os melhores candidatos para a empresa em questão.
Dessa maneira, com o avanço tecnológico, as empresas começaram a contratar tais profissionais para comporem o corpo da empresa, visto que são capazes de selecionar os indivíduos compatíveis com o plano da empresa.
A função de um Tech Recruiter baseia-se na gestão de seleção de candidatos para potenciais vagas de tecnologia em empresas. Assim, é responsável por todo processo de contratação de profissionais qualificados para determinadas áreas do ambiente trabalhista.
Nesse sentido, são eles os responsáveis pela triagem de currículos, pelas entrevistas para entender o conhecimento de cada candidato e pela ponderação de qual indivíduo se adequa mais para a vaga oferecida.
Além disso, também apresentam como função a organização de processos seletivos específicos para as vagas oferecidas, a divulgação de oportunidades nas redes sociais e em outros meios de comunicação.
Assim, para conduzir todas essas funções, o conhecimento em tecnologia e em RH são de extrema importância para os Tech Recruiter, já que promove uma seleção mais justa e eficiente.
Sendo assim, é preciso que eles estejam sempre atentos às mudanças tecnológicas para manter o processo de seleção atual e compatível com o mercado tecnológico.
O primeiro passo para se tornar um Tech Recruiter é investir na especialização em Recursos Humanos, haja vista que fornece os conhecimentos necessários para o recrutamento.
Após isso, os profissionais devem complementar o setor de RH. Esse processo será realizado por meio da busca por conhecimento na área de Tecnologia da Informação. Esse processo pode ser realizado com o auxílio de cursos online, o que facilita a rotina dos indivíduos.
Além disso, outros cursos podem turbinar a especialização desses profissionais, como a realização de pós-graduação e MBA intensivo. Tais especializações, além de garantir maior especialização, mantém os atualizados de todas as novidades da área em questão.
A área da tecnologia tem atraído um número cada vez maior de profissionais. Essa nova dinâmica tem dificultado a seleção dos candidatos com conhecimento técnico completo e compatível com as demandas exigidas pelas empresas.
Assim, com a concorrência mais acirrada torna-se difícil concorrer a uma determinada vaga, principalmente em regiões com o polo de tecnologia pouco desenvolvido.
Além disso, os Tech Recruiter também encontram desafios no cotidiano do trabalho. Confira abaixo os principais desafios enfrentados por esses profissionais:
O mercado de trabalho voltado ao ramo da tecnologia está extremamente competitivo, visto que a área da Tecnologia da Informação tem se mostrado promissora.
Nesse sentido, os profissionais são guiados de acordo com as melhores vagas e benefícios que uma determinada empresa possa oferecer. Assim, é constante os casos de troca de cargos ou de empresas em busca de melhores salários.
Essa questão, dificulta o trabalho dos Tech Recruiter, pois devem estar buscando planos de carreira para convencer os candidatos a permanecerem na empresa por um longo período de tempo.
A questão salarial pode ser um outro desafio enfrentado por esses profissionais, pois o custo de vida tem aumentado cada vez mais no Brasil.
Nesse viés, segundo a plataforma Talent Br, a média salarial de um Tech Recruiter equivale a R$4 mil por mês. No entanto, os salários iniciais podem ser de R$2500 reais ao mês.
A seleção dos profissionais é outro desafio para os Tech Recruiter. Nesse processo, torna-se difícil selecionar os candidatos que possuem todas as características e qualificações para preencher a vaga oferecida.
Assim, os profissionais de TI devem avaliar uma série de fatores para contratar o candidato ideal para a empresa. Isso significa que deve considerar toda a formação e conhecimento técnico do candidato. Além disso, deve-se ponderar o aspecto comportamental, isto é, avaliar se o indivíduo está pronto para o trabalho em equipe na empresa.
Com a grande procura de profissionais especializados no ramo da tecnologia, as empresas têm se mostrado precárias no oferecimento de benefícios para esses profissionais.
Essa questão torna-se um grande problema para os candidatos, pois, ao buscarem uma vaga de emprego, ponderam se a empresa oferece bons planos de carreira que garantam uma boa qualidade de vida.
Os Tech Recruiter devem ser prudentes ao descrever as características das vagas oferecidas. Esse processo é de extrema importância para os candidatos, visto que informa as competências técnicas exigidas, mas também como será o cotidiano dos profissionais contratados.
Essa descrição auxilia também a encontrar os candidatos mais compatíveis com a empresa, justamente por fornecer todos os aspectos que a corporação necessita.
Além disso, também se encontra na descrição das vagas as informações sobre o salário, do processo seletivo e da função que cada profissional irá exercer.
O processo seletivo desenvolvido pelas empresas pode ser um desafio para a maioria dos candidatos. Essa questão pode ser fruto de processo demorados, os quais prejudicam determinados indivíduos.
Nesse sentido, pela urgência de emprego ou até mesmo pela falta de paciência para prosseguir no processo seletivo, muitos candidatos desistem da vaga para tentar em outro lugar.
Por outro lado, os Tech Recruiter também apresentam dificuldade para desenvolverem um processo seletivo que seja completo e eficiente, mas que atendam as necessidades dos candidatos.
A missão de atrair os candidatos mais compatíveis com as exigências de uma determinada empresa é um grande desafio para os recrutadores de TI.
Nesse sentido, é necessário que os candidatos tenham acesso a todas as informações sobre a vaga, como salário, função a exercer, cotidiano na empresa e os benefícios que serão oferecidos.
Além disso, é extremamente importante a criação de um material de auxílio aos candidatos. Assim, os possíveis contratados poderão consultar esse material sempre que surgir alguma dúvida sobre a vaga.
O grande avanço da tecnologia exigiu que das empresas uma nova maneira de conduzir as atividades no ambiente corporativo. Nesse viés, torna-se prudente a mudança por um espaço mais digitalizado, tecnológico e acessível para todos os profissionais.
Essa questão ficou evidente durante a Pandemia da Covid-19, quando diversas empresas precisaram migrar suas atividades presenciais para a esfera digital, o que exigiu a adaptação de seus processos e funcionários.
Assim, para buscar uma contratação eficiente é necessário um Tech Recruiter, profissional que consegue captar o melhor para a empresa independente da modalidade que ela opera.
Confira abaixo algumas vantagens em ter um TR na empresa:
O profissional de Tech Recruiter apresenta os conhecimentos necessários para atuar na área de recursos humanos e em áreas ligadas à tecnologia. Nesse sentido, consegue fazer uma análise ampla sobre os candidatos que estão disputando uma determinada vaga na empresa.
Assim, essa formação permite que tal profissional consiga uma maior assertividade ao realizar um processo seletivo. Isso é resultante do seu senso de apurar e analisar todas as características dos candidatos e, após isso, selecionar aqueles que são mais apropriados para comporem a equipe.
O Recrutador de TI também consegue selecionar os candidatos que sejam compatíveis com as exigências da empresa. Além disso, consegue ponderar os aspectos da equipe e como cada profissional contratado irá complementar as funções já exercidas.
Isso demonstra que o TR apresenta uma boa visão do todo e, a partir disso, busca selecionar os candidatos que irão melhorar a produtividade e as lacunas da empresa.
Os Tech Recruiter por possuírem a união das áreas de recursos humanos e conhecimento tecnológico conseguem captar os melhores funcionários para comporem o corpo da empresa.
Dessa maneira, a união dessas áreas faz com que esses profissionais sejam extremamente importantes para as empresas, pois conseguem entender o perfil de candidato ideal para aquela corporação.
Os recrutadores de TI apresentam um conhecimento sobre toda equipe e a cultura de trabalho que a empresa compartilha. Nesse sentido, ao selecionar os candidatos, buscam aqueles que irão se alinhar à equipe em um trabalho produtivo e respeitoso.
Assim, a produtividade é alcançada com uma equipe que trabalha em harmonia, buscando atingir os objetivos da empresa.
A questão salarial pode ser um desafio enfrentado por esses profissionais, haja vista que o custo de vida tem aumentado cada vez mais no Brasil.
Nesse viés, segundo a plataforma Talent Br, a média salarial de um Tech Recruiter equivale a R$4 mil por mês. No entanto, os salários iniciais podem ser diferentes e variar conforme a empresa, os anos de experiência e a região do país.
O Tech Recruiter é um profissional extremamente importante para uma empresa, o que exige uma boa formação e uma boa capacidade de comunicação.
Confira abaixo algumas dicas que todo TR deve seguir para se tornar um profissional de sucesso:
A tecnologia é um aspecto de extrema importância para esses profissionais. Assim, é necessário que estejam alinhados aos avanços tecnológicos e a todas as mudanças da área.
Além disso, os TR devem possuir um conhecimento prévio sobre a função que cada candidato irá exercer. Nesse sentido, torna-se importante conhecer as linguagens de programação mais utilizadas, os softwares mais comuns e os aparelhos mais usados pelos profissionais durante o trabalho.
Assim, não se faz necessário um conhecimento aprofundado sobre tecnologia, mas sim um conhecimento prévio para avaliar os candidatos e selecionar aqueles que realmente sabem operar as exigências da vaga.
O processo seletivo deve ser eficiente para a empresa e para o candidato. Assim, os Tech Recruiter devem alinhar agilidade, dinâmica e eficiência ao se desenvolver um processo seletivo.
A criação de uma seleção eficiente e rápida é de extrema importância, pois conseguem manter os candidatos na disputa pelas vagas, ao se eliminar burocracias e etapas desnecessárias e longas.
Os Tech Recruiter devem apresentar uma boa comunicação com os candidatos, para que consigam captar todas as informações do indivíduo, mas também para instigar a permanência dos profissionais na empresa.
Essa missão é de extrema importância no ramo da tecnologia, uma vez que o mercado tem se comportado de maneira volátil, já que dificilmente os profissionais permanecem em suas vagas ocupadas.
Assim, os TR devem explicar que as empresas são estáveis e proporcionam boas oportunidades para os funcionários, como a capacidade de ampliação do conhecimento e a possibilidade de ocupação de cargos melhores.
Dessa forma, precisa demonstrar que a empresa é um ambiente confiável e que aquele candidato pode permanecer por um longo período de tempo na corporação.
Os Tech Recruiter devem buscar alinhar a cultura de trabalho da empresa com a do funcionário. Assim, ao realizar a seleção dos candidatos deve buscar aqueles que apresentam disciplina e características semelhantes com a equipe da empresa.
Você sabia que o RH é considerado o setor Matriz de uma empresa? A área é responsável pelos recursos humanos da organização, conduzindo atividades de recrutamento, processos seletivos, treinamentos, gerenciamento da marca da empresa e de sua cultura organizacional.
Sabendo disso, a Voitto desenvolveu o curso de Estruturação de Sistema de Recursos Humanospara auxiliar no gerenciamento de todas as atividades do setor de RH. Você terá acesso a 6 horas de conteúdo, entre vídeos, exercícios e leituras complementares, além de garantir certificado válido em todo o país!
Seja o responsável pelo seu sucesso e da sua empresa!
Acesse já e saiba mais:
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!