Quais são os Tipos de Problemas?
Quais são os principais problemas da vida?
Como fazer para resolver os problemas da vida?
Resolva os seus problemas!

Saiba mais sobre os Tipos de Problemas que existem e como resolvê-los efetivamente!

Você sabe que existem Tipos de Problemas? Assimile esse conceito e suas implicações investindo na leitura desse artigo e descubra!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba mais sobre os Tipos de Problemas que existem e como resolvê-los efetivamente!

O senso de responsabilidade é uma característica que surge com o amadurecimento e desenvolvimento pessoal, afinal, independente das condições em que se está inserido, as responsabilidades surgem.

Com isso, surgem também os problemas, que estão inseridos em diversos contextos do nosso dia a dia e acabam se tornando inevitáveis, pois, querendo ou não, os problemas surgem para que você lide com eles.

Diante disso, você sabia que é possível conceituar os diferentes tipos de problema existentes? Neste artigo, saiba mais sobre esse assunto investindo na leitura dos seguintes tópicos:

  • Quais são os Tipos de Problemas? 
  • Quais são os Problemas da vida? 
  • Como fazer para resolver os Problemas da vida? 
  • Resolva os seus problemas! 

Vamos à leitura?

Quais são os Tipos de Problemas? 

O conceito de problema pode ser bem intuitivo, afinal, todos temos uma noção teórica e prática de que os problemas são os desafios que surgem no nosso cotidiano ao longo da vida. 

Mas, você sabia que esse conceito pode ser dividido em tipos?

Entender quais são as características desses tipos de problemas existentes é muito relevante para aprender os melhores mecanismos para lidar com eles.

Por isso, confira a seguir:

Controle direto 

Existem problemas que estão diretamente sob a esfera do nosso controle, tais que são classificados como de controle direto, pois dependem majoritariamente das suas escolhas pessoais e influência.

Dessa forma, o problema tem solução e é controlado diretamente por você e pelas suas ações em relação à situação, ou seja, você é o protagonista dessa intervenção para resolvê-lo. 

Vale ressaltar, ainda, que uma situação de controle direto pode ter a interferência de outros fatores, entretanto, a influência desses últimos não é significativa o suficiente para ser considerada.

Controle indireto 

De maneira contrária ao controle direto, os problemas com controle indireto não podem ser determinados ou dependentes da ação do sujeito que sofre com a situação.

Isso porque a maior determinação independe da sua ação para que a resolução seja possível, o que faz com que a terceirização dessa função aconteça de modo explícito.

Controle inexistente 

Por fim, é possível que não haja um controle determinado para um problema, sendo que ele não pode ser determinado nem por fatores de controle direto, nem por controle indireto, sendo considerado de controle inexistente.

Nessa situação, não há interferências que possam impedir a progressão ou resolução do problema, o que dificulta e restringe as medidas que podem ser tomadas.

Muito interessante, não é mesmo?

Agora que você já sabe sobre cada tipo de problema, deve estar se perguntando, quais são os principais? Para ampliar sua percepção sobre esse conceito, não deixe de acompanhar o próximo tópico que aborda esse assunto. 

Quais são os principais problemas da vida? 

Existem inúmeras possibilidades de problemas que podem surgir na vida, afinal, eles podem ser simples ou complexos, de curta ou longa resolução, controláveis ou não, entre outras características.

Entretanto, vale ressaltar que muitos problemas são comuns para a maioria das pessoas e se encaixam dentro de alguns eixos bem marcantes, tais que são interessantes de se adquirir conhecimento sobre os mesmos.

Dessa forma, separamos alguns dos principais problemas que mais acontecem na vida das pessoas e suas principais evidências, confira alguns deles: 

Dificuldades de assumir responsabilidades

Como já foi relatado anteriormente, as responsabilidades são deveres das pessoas, e elas precisam ser assumidas. Entretanto, muitos indivíduos adiam ou tentam negligenciar as coisas relacionadas a isso. 

Logo, evitar as responsabilidades vai na contramão da resolução eficiente de problemas, sendo assim interessante optar por assumir o controle da situação a que você está submetido e não fugir dela.

Bloqueios na tomada de decisão 

As escolhas estão presentes em todos os momentos do nosso dia a dia, afinal, não escolher algo também é uma manifestação de escolha. 

Por isso, muitas pessoas têm problemas com a tomada de decisão assertiva, principalmente em relação a incertezas sobre a escolha ser ou não a melhor possível a ser feita diante daquela situação.

Apesar disso, confiar em sua intuição e se posicionar é sempre a melhor maneira de combater possíveis bloqueios para escolha. Esse processo pode ser facilitado através de conselhos de pessoas próximas e ainda, ter em mente os fatos e analisá-los. 

Falta de controle emocional 

A inteligência emocional é uma soft skills muito apreciada e que faz toda a diferença para o seu desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Entretanto, ela apresenta também uma lacuna a ser desenvolvida: a falta de controle emocional. 

Dessa forma, trabalhar a estabilidade emocional é essencial para lidar com os diversos problemas da vida que estão relacionados a isso, pois sua influência pode ser determinante para a resolução dos mesmos.

Depois de assimilar todas essas informações, nada mais justo do que aprender a colocar em prática a resolução das possíveis adversidades que a vida impõem. Por isso, confira o tópico a seguir!

Como fazer para resolver os problemas da vida?

Todo mundo almeja que as respostas para os seus problemas apareçam espontaneamente, mas sabe-se que isso está longe da realidade. Entretanto, é possível entender dicas de como lidar melhor com eles, veja: 

1. Compreenda seu problema 

O primeiro passo para lidar e resolver problemas é necessário ter uma compreensão ampla do mesmo. Para isso, delimite pontos chaves como:

  • Qual é sua abrangência? 
  • O que ele envolve? 
  • Em quais partes ele pode ser dividido? 
  • Quem pode ajudar nessa solução? 
  • Qual é a urgência para começar a resolução? 
  • Entre outros exemplos; 

2. Tenha humildade e calma 

Depois de entender o seu problema, ter humildade é essencial para assumir que o problema existe e entender quais são as suas responsabilidades e quais podem ser delegadas para o controle externo.

Além disso, manter a calma é essencial para que você possa pensar com clareza em todos os aspectos mais importantes e ainda, começar a agir de forma cautelosa e eficiente.

3. Desenvolva inteligência emocional 

Além da calma, que promove uma estabilidade, é necessário ter inteligência emocional para lidar com momentos que envolvem problemáticas e conseguir resolvê-las.

Por isso, busque aprender mais sobre a inteligência emocional humana e quais as técnicas que poderão te ajudar no momento de enfrentar o seu desafio.

4. Busque as causas, não apenas os efeitos

Os efeitos são os aspectos mais evidentes de um problema, no entanto, eles não devem ser o principal foco para que a abordagem não seja artificial e consequentemente, ele volte a aparecer.

Desse modo, é necessário se aprofundar na busca e resolução das causas raiz do problema, o que garantirá que ele seja resolvido de uma forma mais concreta.

5. Priorize a simplicidade de forma eficiente

Para muitos problemas simples, muitas vezes são propostas soluções complexas e ineficientes, o que não é muito interessante.

Logo, busque simplificar as abordagens de solução de problemas, garantindo que elas sejam de fato efetivas para a situação compreendida e ainda, economize energia que seria gasta desnecessariamente. 

Resolva os seus problemas!

Agora que você aprendeu sobre os tipos de problemas e recebeu dicas de como resolvê-los, que tal aprender ainda mais sobre o tema?

Para isso, a Voitto disponibiliza para você o eBook MASP - Método de Análise e Solução de Problemas!

Baixe agora clicando no banner:

[eBook] MASP - Método de Análise e Solução de Problemas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Definicao de um problema

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Definição De Um Problema

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.