O que é Ubersuggest?
Como usar o Ubersuggest?
Super dica!

Conheça o Ubersuggest, uma completa ferramenta de SEO gratuita!

Conheça o Ubersuggest, uma ferramenta gratuita de SEO que permite a otimização de sites e blogs, e entenda como utilizá-lo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o Ubersuggest, uma completa ferramenta de SEO gratuita!

Se você trabalha com marketing digital e inbound marketing, provavelmente já ouviu falar sobre SEO (Search Engine Optimization), e o Ubersuggest é uma ferramenta gratuita que busca ajudar pessoas que trabalham diretamente ou indiretamente com SEO.

Entende-se por SEO, um conjunto de técnicas que tem o objetivo de otimizar um conteúdo, de modo que este conteúdo se posicione no topo dos mecanismos de busca (sendo o principal deles, o Google).

Hoje em dia, além de otimizar sites e blogs, também é possível usar as técnicas de SEO para otimizar vídeos no YouTube e ter maior alcance destes.

E se você ficou curioso para aprender mais sobre a ferramenta Ubersuggest, fique aqui conosco, separamos um conteúdo muito especial com dois tópicos muito importantes, sendo eles:

  • O que é Ubersuggest?
  • Como usar o Ubersuggest?

Vamos à leitura?

O que é Ubersuggest?

O Ubersuggest é uma ferramenta online, gratuita, simples e intuitiva para realizar pesquisa e análise de palavras-chave.

A aplicação ajuda o usuário a encontrar os melhores termos para a criação de conteúdo para seu público alvo, com o objetivo de alcançar melhores resultados de tráfego orgânico.

Em 2018, a Neil Patel (Um dos maiores blogs de marketing digital do mundo) comprou a Ubersuggest e transformou-a em uma plataforma completa para gestão de palavras-chave.

As principais funcionalidades do Ubersuggest são:

Visão geral da palavra-chave

A plataforma apresenta ao usuário algumas métricas importante, como:

  • Volume de busca da palavra-chave (quantidade de buscas que são realizadas por mês para aquela palavra-chave naquele país);
  • Um gráfico mostrando sobre a tendência de buscas por ela ao longo do ano.
  • Dificuldade  SEO (para posicionar a palavra no topo do Google)
  • Dificuldade de pagamento (para casos onde o usuário deseja utilizar tráfego pago) .
  • Custo por clique, para links patrocinados.

Ideias de palavras-chave

Aqui é apresentado ao usuário algumas sugestões e ideias de palavras-chave relacionadas com o termo digitado, mostrando aos usuários as principais métricas de cada sugestão.

Ideias de conteúdo

É mostrado para o profissional, outras páginas web que criaram conteúdo com a palavra-chave e também seu desempenho nas mídias sociais.

Recomendação de sucesso!

Se você tem vontade de montar seu próprio negócio de consultoria, a Websérie Papo de Consultor é para você! Neste episódio, teremos um bate-papo entre o Thiago Coutinho e o Renan Caixeiro.

O Thiago Coutinho é Engenheiro de Produção, pós-graduado em Métodos Estatísticos Computacionais e mestre em Administração pela UFJF. Como consultor, atua ministrando treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo. Atualmente se dedica a projetos de consultoria em gestão e a direção executiva do Grupo Voitto.

O Renan Caixeiro é pós-graduado em Comunicação Empresarial pela UFJF, publica pesquisas sobre o comportamento de pessoas em redes sociais na Internet, com foco em questões empresariais como marketing e gestão de crises. Jornalista por formação, criou em 2010 uma agência especializada em marketing digital, a E-Dialog Comunicação.

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Como usar o Ubersuggest?

Bom, agora vamos aprender de fato como usar a ferramenta passo a passo e como escolher a melhor palavra-chave para você produzir o conteúdo a partir das métricas que a aplicação nos apresenta.

Ao longo do artigo, vamos falar sobre várias funcionalidades do Ubersuggest e ir explicando sobre elas de maneira prática. Você pode acessar o Ubersuggest clicando aqui!

Logo na página inicial, será solicitado para você digitar a palavra-chave e entra com o país, neste exemplo vamos usar a palavra “mercado financeiro” com o país Brasil, como mostrado abaixo:

Interface do ubersuggest.

Visão geral da palavra-chave

Ao clicar em “Enviar”, o ubersuggest irá mostrar ao usuário uma página de resultados contendo a Visão Geral da palavra-chave, suas principais métricas, ideias de palavras-chave relacionadas e também ideias de conteúdo.

A imagem apresenta a interface da análise de palavras-chave

Perceba que, para a palavra-chave do exemplo, foram apresentadas as métricas acima, que serão explicadas melhor mais a frente.

Sendo elas, um gráfico contendo o volume de buscas ao longo do tempo e também uma informação dizendo que uma página posicionada entre as 10 primeiras geralmente tem 48 backlinks (quantidade de links da sua página em outros sites) e uma autoridade de domínio de 70.

Ideias de palavra-chave

Vamos agora ir até as Ideias de Palavra-chave, localizada no canto esquerdo da página. A seguinte tela será apresentada:

interface do ubersuggest para ideias de palavra-chave

Como podemos ver acima, a palavra “mercado financeiro” possui um alto volume de busca orgânica e também uma alta dificuldade SEO, isso significa que para posicionar esta palavra no topo, será necessário um alto investimento para produzir um conteúdo completo e de excelente qualidade.

Além disso, é necessário que o domínio tenha uma alta quantidade de backlinks e uma alta autoridade de domínio (algo que só a longo prazo poderá acontecer).

Alguns outros fatores como por exemplo, a experiência do usuário dentro do site e a expertise que aquele site tem em relação ao assunto, também são fatores importantes para o ranqueamento.

Portanto, se você possui um blog de finanças super conceituado, com certeza será interessante investir em produzir um conteúdo completo sobre o “mercado financeiro”.

Caso o site esteja começando, é necessário usar outras estratégias, uma boa ideia é procurar no ubersuggest palavras-chave que possuem uma dificuldade de SEO baixa, consequentemente, o volume de buscas também será baixo.

Porém, existem casos onde mesmo com uma dificuldade baixa, o volume pode ser alto, então invista em criar um ótimo conteúdo e utilizar as estratégias de SEO dentro dele, com certeza, este conteúdo será bem ranqueado.

ubersuggest

Talvez para o exemplo em questão, seria interessante produzir um conteúdo com a palavra-chave “mercado financeiro e seus desdobramentos”, pois possui um volume de busca razoável, não sendo tão difícil de ranqueá-lo. Utilizar o SEO e outras estratégias de marketing digital pode ser crucial para o alavancamento de sua empresa!

Principais páginas

Dentro de ideias de palavras-chave, você pode clicar em “Buscas” para o ubersuggest lhe apresentar as principais páginas que estão ranqueadas para esta palavra-chave.

ubersuggest

Uma dica é procurar sempre produzir conteúdos relevantes, de qualidade similar ou melhor em relação às principais páginas mostradas.

Perceba que não é uma regra ter uma autoridade de domínio alta para estar na primeira posição, neste caso, a primeira posição tem uma autoridade de domínio mediana, porém possui uma grande quantidade de backlinks.

Portanto, podemos concluir que o principal fator de ranqueamento, de fato, é a qualidade do conteúdo que está sendo apresentado, então foque nela, para com o tempo ir conseguindo mais backlinks e aumentando a sua autoridade do domínio.

Ideias de conteúdo

No canto esquerdo em ideias de conteúdo, o ubersuggest irá apresentar algumas páginas que servirão de ideias para produzir conteúdo sobre a palavra-chave pesquisada, como mostrado abaixo.

ubersuggest

Além disso, é mostrado a estimativa de visitas que essa página tem por mês no google, a quantidade de backlinks que ela possui e também a quantidade de vezes que essa página foi compartilhada nas redes sociais.


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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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