O que é um vlog?
Porque fazer um vlog?
7 Dicas de como fazer um vlog de sucesso!

Descubra como viralizar no YouTube com vídeos no formato de vlogs!

Você já pensou em compartilhar um pouco do seu dia a dia pelo YouTube? Descubra como fazer um vlog e comece sua carreira como vlogger!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra como viralizar no YouTube com vídeos no formato de vlogs!

Muitas pessoas querem usar a internet para se comunicar, mas ficam em dúvida em relação como começar. Dentre as inúmeras possibilidades, uma das que mais tem se mostrado eficaz são os vlogs.

Com um formato muito parecido a um blog, os vlogs são estratégias de compartilhamento e produção de conteúdo que mostram o dia a dia e assuntos de interesse do seu público. No entanto, ao invés de textos e imagens, a principal forma de divulgação é através de vídeos.

Esse é um dos fatores que podem ser vistos como a chave para a grande aderência dessa estratégia. Afinal, os vídeos são mais dinâmicos. Quer conhecer mais sobre o vlog e como utilizar essa prática para ser um youtuber de sucesso? Acompanhe este conteúdo até o final através dos seguintes tópicos:

  • O que é um vlog?
  • Porque fazer um vlog?
  • 7 dicas de como fazer um vlog de sucesso!

O que é um vlog? 

Como você já descobriu, vlog é uma forma de produção de conteúdo que se parece com os tradicionais blogs. No entanto, ela foca em vídeos ao invés de de textos.

Justamente por esse motivo, os vloggers de sucesso têm ganhado cada vez mais audiência. Afinal, usam um recurso que permite o contato mais dinâmico com o público, simulando conversas, permitindo diversas entonações de voz e até mesmo gestos.

Essas diferenças geram mais empatia entre o público-alvo e o criador de marketing de conteúdo. Ou seja, os seguidores passam a ser fiéis e acompanham sempre os novos vídeos postados.

Muitas pessoas se perguntam o porquê seria interessante aderir a diferentes estratégias no planejamento de suas redes sociais. Afinal, a cada nova ferramenta será preciso estudar como ela funciona.

Como saber se minha estratégia de marketing digital está gerando resultados?

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.


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Descubra a seguir porque vale a pena investir em vlogs para aumentar o seu engajamento!

Porque fazer um vlog?

Os criadores de conteúdo que querem ganhar dinheiro e empreender nas redes sociais devem levar em consideração fazer vlogs para alcançarem os seus objetivos. Qual é o motivo? Essa metodologia possui muitas vantagens!

Uma das principais é o fato de que ao criar um canal no YouTube e atingir alguns critérios básicos, é possível monetizar os vídeos. Ou seja, essa se torna uma forma de ganhar dinheiro na plataforma.

Apesar desse benefício ser um dos mais interessantes, ele não é o único. É possível elencar também outras vantagens, como:

  • Aumento do engajamento das redes sociais;
  • Humanização dos perfis e marcas;
  • Vídeos podem ser compartilhados entre usuários;
  • Equipamentos básicos de fácil acesso, como celular e microfones simples;
  • Plataformas de vídeo com hospedagem gratuita;
  • Possibilidade de uso para produção de marketing digital sobre o assunto que quiser.

Se convenceu de que essa é uma das melhores maneiras de explorar diversas estratégias de comunicação integrada nas redes sociais e aumentar os seus seguidores? Então, descubra agora como produzir vlogs!

7 Dicas de como fazer um vlog de sucesso! 

Para te ajudar a criar conteúdos que se tornem marketing viral, aumentar o engajamento do seu público alvo e o alcance dos seus posts, separamos algumas dicas para que os seus vlogs sejam um sucesso. Vamos lá?

1. Aprenda a manusear programas e equipamentos necessários

Antes de começar a planejar as suas estratégias de marketing digital e de criação de vlogs, é preciso começar por um passo ainda mais básico: garantir que você sabe usar equipamentos e programas a seu favor.

Por isso, para garantir um conteúdo de qualidade, busque na internet e em cursos formas de gravar, melhores posições de câmera de acordo com a luz, como aumentar a qualidade do áudio, entre outras questões técnicas.

Além disso, busque também tutoriais de programas de vídeo e criação de imagens. Principalmente os que já deixam disponíveis templatese que sejam de fácil manuseio.

Nada que seja muito elaborado, mas que já deem base para colocar em prática os ensinamentos nas primeiras gravações.

2. Foque no seu nicho de atuação

Depois de saber o básico para gravar conteúdos, é hora de traçar as suas estratégias voltadas para o seu nicho de atuação. Afinal, isso será o ponto de partida para a criação de roteiros, campanhas ou até mesmo a sua identidade visual.

Para te ajudar nisso, separamos alguns dos temas mais abordados em vlogs para que você escolha o que possui mais familiaridade e esteja em linha com o propósito do seu canal:

  • Tutoriais de maquiagem;
  • Curiosidades históricas;
  • Roteiros de viagens;
  • Dicas de moda;
  • Tutoriais de receitas culinárias;
  • Resenhas e opiniões sobre livros;
  • Overviews sobre cenário político-econômico.  

Observação: criar um vlog fica mais fácil quando você fala sobre um tema que já possui conhecimento e sabe o que é mais interessante.

3. Crie roteiros para os vlogs

Quando alguém faz um vídeo sem planejamento, é fácil notar que são grandes as chances do conteúdo não ficar interessante. Afinal, mesmo em estratégias dinâmicas como os vlogs, é fundamental que exista um início, meio e fim no que é gravado.

Por isso, principalmente no início, será muito importante fazer um vlog com base em um roteiro. Ou seja, falar sobre algo que você sabe como iniciar, dar mais detalhes e também finalizar.

4. Divulgue o seu conteúdo

Normalmente, um youtuber é também uma pessoa ativa em outras redes sociais. Se isso se encaixa no seu perfil, é a hora de utilizar essas plataformas para impulsionar os seus vídeos no YouTube.

Sendo assim, crie posts no Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn que se relacionem com os seus vlogs. E no final, coloque links para que os seguidores também acessem as redes sociais em que eles foram publicados.

Além de ser uma maneira de impulsionar o seu engajamento, também é uma forma de automação do marketing digital.

5. Se atente as estratégias de marketing

Todo o mundo sabe que a maior plataforma mundial de vídeos é o YouTube. No entanto, essa não é a única possibilidade para quem quer criar um vlog. Por isso, é fundamental também entender quais são as outras possibilidades.

Atualmente, os stories do Instagram são formas de fazer vlogs mais curtos, assim como os vídeos no TikTok. Além disso, o Obs Studio pode ser uma alternativa para lives e vídeos ao vivo.

No entanto, esses conteúdos podem ser publicados em mais de uma plataforma. Sendo assim, é importante entender como fazer diferentes recortes e aproveitar esses materiais gravados.

6. Use SEO para a produção de vlogs

Muitas pessoas não sabem, mas boas práticas de SEO podem ser também incorporadas para melhorar o rankeamento de vlogs. Por isso, não deixe de levar em consideração na criação dos seus vídeos.

Entre as principais estratégias de SEO para vlogs, podemos citar:

  • Inclusão de hashtags nas descrições dos vídeos;
  • Títulos com limite de 100 caracteres;
  • Palavra-chave no nome do arquivo que será feito o upload;
  • Divulgação e menção de outros vídeos, ou seja, é um vlog que se conecta a outro. 

7. Trabalhe sua oratória para de destacar!

Quer ser capaz de se comunicar de maneira assertiva e aumentar suas chances de se destacar? Então temos a solução!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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