A Volvo anunciou nesta segunda-feira, 22, que irá interromper a produção de caminhões no Brasil até o fim do mês de março.
A empresa, que já havia anunciado a pretensão de só fabricar carros elétricos a partir de 2030, agora toma a decisão de cortar a produção desses automóveis por conta da falta de um produto essencial à fabricação em todo o mundo.
Ficou curioso para saber qual é ? Então vamos te mostrar a prévia dos tópicos discutidos nesse artigo para que você se sinta mais curioso ainda:
A Volvo é uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo. Mas não para por aí, ela também fabrica ônibus, motores industriais e marítimos, além de ferramentas para construção.
Como uma empresa sueca, possui duas fábricas no Brasil, uma em Curitiba, no Paraná, e outra em São Paulo, na cidade de Pederneiras.
Um de seus caminhões, o Volvo FH, ocupou o primeiro lugar no ranking de caminhões pesados mais vendidos em 2019, no Brasil, após a marca vender mais de 7 mil modelos como esse.
Pela falta de abastecimento de peças, principalmente semicondutores, em todo o mundo. São os impactos da pandemia na cadeia global e local de produção de automóveis.
Nós todos sabíamos que alguns setores seriam mais impactados que outros na pandemia, mas esperávamos que no de automóveis, o que ocorreria inicialmente seria uma diminuição da demanda e não da oferta.
Porém, o alto nível de instabilidade no abastecimento de peças essenciais à fabricação combinado com o agravamento da situação de Covid-19 no Brasil, fez com que a empresa tomasse a decisão de diminuir em 70% essa produção.
Estima-se que essa decisão afete cerca de 2 mil dos 3,7 mil empregados em Curitiba, local onde a redução começa a ocorrer.
No entanto, a Volvo seguirá em atividade incluindo o regime de home office para 1,5 mil pessoas, como forma de tentar se manter nesse momento conturbado enfrentado em todo o país.
Sob esse viés, a Scania seguirá os mesmos passos parando a produção em São Bernardo do Campo, a partir do dia 26 de março, também por conta do déficit na distribuição de peças.
Já a Volkswagen anunciou que, após negociação, irá interromper a produção em todas as suas fábricas no Brasil, no dia 24 de março com retorno em 5 de abril.
Portanto, podemos perceber como essa instabilidade na cadeia global vem afetando diretamente o ramo automobilístico e seus colaboradores.
A Volvo irá só fabricar carros elétricos a partir 2030, dando início com o seu modelo SUV cupê C40.
No último dia 2 de março, a empresa anunciou que deixará de fabricar automóveis com motores de combustão interna e híbridos até 2030 para somente confeccionar carros elétricos:
“Para seguirmos bem-sucedidos, precisamos de crescimento lucrativo. Portanto, em vez de investir em um negócio que está encolhendo, optamos por investir no futuro – elétrico e on-line.”
Essa afirmativa é de Hakan Samuelsson, CEO da Volvo Cars. Cabe ressaltar que a empresa já lançou seu primeiro carro elétrico no ano passado, o XC40 Recharge e tem pretensões de continuar lançando mais modelos.
A Volvo não para, apenas recalcula sua rota e para te ajudar a fazer o mesmo, que tal participar do nosso grupo no telegram?
Então clique no botão abaixo e venha fazer parte dos nossos leitores premium, aqueles que recebem as informações em primeira mão.
Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!