Na sociedade contemporânea, tem-se pautado a necessidade da preservação ambiental, haja vista que é um aspecto de extrema importância para o bem-estar e sobrevivência dos seres vivos. Nesse sentido, a busca por ações que minimizem a degradação ambiental está sendo discutida em todo o planeta.
As cidades sustentáveis surgem, justamente, para garantir esse pensamento na sociedade, visto que reúnem aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais na dinâmica da sociedade. Assim, ao combinar tais pontos, trabalham diretamente no aumento da qualidade de vida de toda a população.
Isso significa que elas são pautadas nos princípios da sustentabilidade, ou seja, buscam atender as necessidades das gerações presentes sem comprometer a disponibilidade de recursos para as futuras gerações. Ainda têm dúvidas sobre as cidades sustentáveis? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre elas!
Acompanhe a leitura a partir de tais tópicos:
Vamos à leitura?
As cidades sustentáveis pautam-se em um conjunto de práticas inteligentes que promovem, ao mesmo tempo, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Isso significa que são capazes de promover políticas públicas baseadas nos princípios da sustentabilidade.
Nessas cidades, pensar em desenvolvimento sustentável é extremamente importante para o bem-estar da população, bem como para o sucesso dos projetos da cidade. Assim, é fundamental a busca pela harmonia dos pilares sociais, ambientais e financeiros.
Além disso, o desenvolvimento de cidades sustentáveis é urgente pois, com o crescimento desordenado do consumo, os recursos naturais podem se esgotar, o que afeta negativamente a geração atual e as futuras gerações. Tal questão também é perceptível nos problemas climáticos e sociais.
Nesse sentido, pensando em ampliar as pautas sustentáveis ao redor do mundo, os países da Organização das Nações Unidas (ONU) pautaram uma série de requisitos que devem ser alcançados a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Confira abaixo alguns tópicos
O conceito de cidade sustentável surgiu durante a Conferência Mundial de Meio Ambiente, isto é, a Eco-92, na cidade do Rio de Janeiro, em 1992. Entretanto, a noção de harmonia entre desenvolvimento e meio ambiente é anterior à Conferência de Estocolmo.
Nesse sentido, o tema de cidades sustentáveis foi pautado para atender às novas exigências da sociedade moderna, a fim de garantir o progresso urbano em equilíbrio com as questões ambientais e com o futuro da própria população humana.
A União Européia, em 1992, também pautou o presente assunto, sendo, assim, assinado, no Tratado de Maastricht, a repudiação a qualquer prática de crescimento econômico que não considerasse as consequências ambientais. Além disso, a Comunidade Européia ficou encarregada em promover um crescimento sustentável, não inflacionista e responsável com a preservação ambiental.
As cidades sustentáveis apresentam como principal objetivo evitar o esgotamento dos recursos do meio ambiente e garantir sua permanência para as futuras gerações.
Nesse sentido, percebe-se que o objetivo pauta-se no desenvolvimento sustentável, o qual promove um uso racional dos recursos naturais, bem como a diminuição do consumo, para que não falte recursos para as futuras gerações.
Assim, é importante o desenvolvimento de políticas voltadas para minimizar as atividades que impactam o meio ambiente, a fim de se construir um equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade, isto é, o viés econômico, social e ambiental.
Além desse objetivo, confira abaixo outros pontos de grande relevância nas cidades sustentáveis:
As cidades sustentáveis apresentam diversas vantagens, as quais beneficiam diretamente a população nela residente, mas também o bom reconhecimento do território a nível nacional e internacional.
A economia nas cidades sustentáveis apresentam melhoras significativas, haja vista que os comércios e os negócios locais são fortalecidos. Já no ponto ambiental, ocorre a preservação das áreas verdes e o uso responsável dos recursos naturais, como a política de reflorestamento e a não contaminação das águas.
Nesse sentido, além das vantagens econômicas e ambientais, as cidades sustentáveis promovem a melhora da qualidade de vida se seus habitantes, por meio de ações efetivas.
No que tange à mobilidade urbana, é incentivado a redução do uso de meios de transportes particulares, haja vista que liberam uma grande quantidade de gases poluentes para a atmosfera. Assim, os transportes coletivos, caminhadas e o uso de bicicletas são os mais recomendados.
Ainda nessa linha, é válido ressaltar que a infraestrutura da cidade e a segurança interferem diretamente na utilização dos transportes particulares. Assim, é importante melhorar a infraestrutura das cidades e promover a segurança em tais localidades.
A criação de locais com maior cobertura verde é um fator extremamente importante, pois, com a construção de parques e praças públicas, a população poderá dedicar mais tempo a atividades ao ar livre, como a prática de atividade física.
O contato com a natureza é extremamente importante para se desconectar da correria do dia a dia, sendo, assim, muito eficaz para recarregar as energias do corpo e da mente, mas também para reduzir o estresse.
As cidades sustentáveis são uma realidade em diversas partes do mundo. Confira abaixo alguma delas:
A cidade de Zurique, na Suíça, apresenta uma eficiente rede de transporte e pretende atingir 2500 watts per capita de consumo energético até 2050.
Singapura destaca-se por ser um território moderno e bastante arborizado. Além disso, apresenta um planejamento sustentável que combina ações privadas e políticas públicas que desfavorecem o uso de carros populares, haja vista que causam uma poluição ambiental significativa.
A capital sueca destaca-se por suas transformações promissoras, como é o caso da rede de circuitos fechados que fornece eletricidade e água para o distrito ecológico Hammarby Sjostad.
A qualidade de vida é um ponto de grande destaque em Viena, haja vista que investem em autossuficiência energética, segurança, transporte público e moradia.
Na Inglaterra, pauta-se em uma rede de transporte coletivo para diminuir a emissão de gases poluentes. Além disso, preocupa-se com a valorização da economia e cidadania.
Essa cidade é um grande centro econômico da Alemanha, reunindo oportunidade de trabalho e lazer.
A capital da Coreia do Sul é bastante reconhecida por suas políticas sociais, mas também pelos planos de recuperação dos rios e seus arredores.
Em Hamburgo pauta-se a conscientização ambiental e o incentivo a opções ecológicas de lazer.
Essa cidade ganhou notoriedade após desenvolver políticas de mobilidade urbana, o que melhorou o sistema de transporte público.
A cidade de Munique é reconhecida pela qualidade de vida oferecida aos habitantes. Além disso, a energia sustentável é uma grande aposta de Munique.
O Brasil não fica de fora dessa lista! Confira abaixo algumas cidades brasileiras inteligentes e sustentáveis:
A cidade de Santana de Parnaíba foi a primeira cidade brasileira a apresentar à ONU um plano com objetivos de desenvolvimento sustentável com o objetivo de gerar bem-estar para a população.
A coleta de lixo é uma atividade muito reconhecida na cidade, o que aumentou a consciência sobre a importância da reciclagem de materiais para o meio ambiente.
A cidade do Paraná destaca-se pela eficiente política de coleta de lixo. Além disso, desenvolveu-se um programa chamado Cesta Verde que visa incentivar a troca de utensílios recicláveis por alimentos.
João Pessoa foi a primeira cidade sustentável do Brasil. Em 2019, recebeu o prêmio Arbor & Urbe por ser a cidade com o maior percentual de áreas verdes.
Por ser a segunda capital mais verde do mundo, apresenta espaços para preservar a natureza.
A cidade paranaense destaca-se pelo planejamento urbano voltado para a sustentabilidade. Nesse sentido, apresenta projetos de uma rede de transporte público com corredores de ônibus e veículos mais confortáveis.
Além disso, Curitiba apresenta um projeto a longo prazo, o qual pretende melhorar a relação da população com o meio ambiente, o atendimento de água e esgoto e a maior quantidade de pontos de acesso à internet.
A cidade mineira apresenta um plano que equilibra o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, destaca-se pela preservação de áreas protegidas e pela conservação das águas.
O processo de formação de uma cidade sustentável não está pautado em um padrão, mas em uma série de medidas que estabeleçam o desenvolvimento sustentável. Assim, o importante é alinhar os pilares econômicos, ambientais e sociais.
Confira abaixo alguns aspectos que podem ser adotados para se estabelecer uma cidade sustentável:
A promoção de políticas públicas é extremamente importante para impulsionar a sustentabilidade na sociedade, haja vista que objetivam promover o bem-estar a todos os indivíduos. Para que tais medidas sejam efetivadas, é preciso que o governo se comprometa com tais políticas.
Nesse viés, as políticas públicas são uma série de programas, ações e decisões do governo voltadas ao cumprimento dos direitos assegurados na Constituição. Assim, elas podem ser destinadas a diversos ramos, como saúde, educação, meio ambiente, assistência social, transporte, habitação e segurança.
Assim, para que uma cidade se torne sustentável é imprescindível o investimento em políticas públicas, haja vista que possibilitam o aumento da qualidade de vida da população.
A gestão eficiente da mobilidade urbana é extremamente importante para o desenvolvimento sustentável, haja vista que os meios de transportes são responsáveis por liberar uma grande quantidade de carbono e outros gases de efeito estufa.
Assim, as cidades devem investir na melhoria dos transportes públicos, incentivando a população a escolher o uso de bicicletas, caminhadas ou até mesmo uso de transportes coletivos.
O desenvolvimento planejado é necessário para frear o crescimento desordenado das metrópoles. Assim, as cidades sustentáveis são responsáveis ao planejarem seus desenvolvimento, haja vista que priorizam as questões ambientais e sociais.
Esse desenvolvimento planejado é capaz de diminuir o surgimento de aglomerações desestruturadas, como ocupações irregulares em encostas ou em outras áreas de risco.
As cidades sustentáveis buscam melhorar a edificação para possíveis desastres e acidentes. Essa estratégia é utilizada em construções em Tóquio, no Japão, justamente para mitigar os efeitos dos terremotos na região.
Ao longo da história, a urbanização e a ação econômica predatória foram responsáveis pela destruição das matas e florestas. Tais ações trouxeram impactos diretos no meio ambiente, como a perda da biodiversidade, desproteção dos rios e nascentes, intensificação do efeito estufa e modificação do clima.
As cidades sustentáveis apresentam, portanto, a missão de contornar tais efeitos negativos, haja vista que a arborização e a conservação da vegetação nativa proporcionam qualidade de vida para todos os habitantes da cidade.
As cidades sustentáveis também devem priorizar a questão energética em seu plano de desenvolvimento sustentável. Isso significa que deve atuar na diminuição do desperdício e do alto consumo de energia elétrica.
A fonte de energia sustentável e renovável devem ser priorizadas, pois poupam o uso de combustíveis fósseis e causam menos impactos negativos ao meio ambiente.
Você conhece a importância das Soft Skills? Então venha desenvolver as principais habilidades comportamentais exigidas pelo mercado!
Com Formação em Soft Skills da Voitto, você se tornará um profissional completo para assumir cargos de liderança dentro de grandes empresas! Você terá acesso a 13 cursos + 6 bônus, suporte técnico e de conteúdo e certificados com validade em todo o território nacional!
Chegou a hora de você mudar a sua carreira! Torne-se parte do grupo mais cobiçado do mercado!
Saiba mais no link abaixo:
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!