O que é a Resolução de Problemas?
Como Resolver um Problema? Veja 10 passos!
Potencialize a solução de problemas com a Planilha MASP!

Você sabe como resolver um problema de maneira efetiva? Aprenda em 10 passos!

Você sabe Como Resolver um Problema ? Invista na leitura desse artigo e confira dicas que vão potencializar a sua maneira de lidar com isso!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe como resolver um problema de maneira efetiva? Aprenda em 10 passos!

A resolução de problemas é uma habilidade amplamente almejada, pois, além de proporcionar a facilidade de lidar com situações complexas da vida pessoal, também é uma forma de se destacar e ser bem sucedida no mercado de trabalho.

Mas, é possível desenvolver ou aprimorar a habilidade de resolução de problemas? Ao contrário do que o senso comum aponta,é muito viável desenvolver essa capacidade de resolver problemáticas de forma eficiente.

Ficou curioso para saber mais sobre este assunto?Então, não se preocupe, pois essa curiosidade pode ser resolvida acompanhando os seguintes tópicos:

  • O que é a Resolução de Problemas? 
  • Como Resolver um Problema? Veja 10 passos! 

Vamos à leitura?

O que é a Resolução de Problemas? 

Antes de entender sobre os métodos sobre o problema, é importante refletir: o que é um problema?

Apesar de parecer intuitivo, esse conceito pode ser interpretado de várias formas, pois se manifesta de diversas maneiras no nosso dia a dia.

Assim, podemos definir um problema como uma lacuna existente entre uma situação A desorganizada que necessita chegar ao estado B para se tornar mais viável ou ideal.

Ou seja, é algo que acontece de forma diferente da desejada.

Por isso, todo problema precisa de uma resolução, para que seja possível alcançar a situação B. Diante disso, a capacidade de resolver problemas é amplamente apreciada e valorizada em diversas áreas da nossa vida.

Afinal, todo mundo tem problemas, não é mesmo? Na escola, na faculdade, no trabalho, nos projetos, entre outros. Logo, entender como você pode lidar da melhor forma com os eventuais impasses e resolvê-los é essencial para todos!

Portanto, confira o próximo tópico para conhecer 10 poderosas dicas que a aplicação poderá ajudar a resolver problemas com maior eficiência e se destacar com o desenvolvimento dessa habilidade, confira!

Como Resolver um Problema? Veja 10 passos! 

Não existem fórmulas mágicas para resolver um problema, mas,existem estratégias que podem te auxiliar muito diante dos desafios que a vida possa lhe impor. Logo, confira 10 poderoso passos para te ajudar nisso:

1. Não tenha receio de admitir um problema

O primeiro passo para encarar um desafio é reconhecer que ele existe, afinal, você não consegue lidar com um problema que sequer você reconhece que é algo que você precisa superar.

Diante disso, assuma que existe um problema!Esse é o primeiro passo para que a estratégia de superação deste comece a ser traçada e as prioridades de ação fiquem cada vez mais claras.

2. Entenda o problema

Como é dito na citação do renomado escritor Sun Tzu: “conheça o inimigo e conheça a si mesmo”. Contextualizando, podemos ressaltar que entender melhor o seu problema é tão importante quanto ter autoconhecimento.

Busque responder perguntas chaves, como:

  • Qual é a dimensão do meu problema? 
  • Quem está envolvido nele? 
  • Quais são as prioridades de resolução? 
  • Quais são as consequências dele? 
  • Quem pode me ajudar a resolvê-lo? 
  • Entre outras.

Dessa forma, você conseguirá ter uma visão ampla da situação que você precisa enfrentar até que o seu gargalo seja solucionado.

3. Busque informações confiáveis a respeito do problema

Os dados são as bases informacionais mais usadas atualmente, justamente por conferir credibilidade em seu uso. E para resolução de problemas pode ser determinante o uso ou não de dados.

Busque coletar dados, sejam eles quantitativos ou qualitativos, que te ajudem a analisar a situação do seu problema e que possam complementar de forma assertiva as suas percepções.

4. Identifique as causas raízes

A causa raiz de um problema precisa ser identificada e cortada! Afinal, não adianta agir nas consequências se as causas permanecerem intactas, pois essa resolução não será eficiente.

Por isso, busque entender o porquê do surgimento desse problema e como é possível evitar que ele volte a se repetir por essa causa, de modo que ela seja combatida de forma eficaz.

5. Não tenha medo de errar 

Na maioria das vezes, o medo de errar é algo muito comum, mas que pode fazer outras pessoas paralisarem e optarem por nem tentar devido à possibilidade de dar algo errado.

Diante disso, o medo de errar não deve ser um fator determinante para agir, pois, errar também é uma oportunidade de aprendizado e crescimento, que pode servir para direcionar melhor as ações.

6. Seja sempre realista 

Entre o otimista e o pessimista, uma pessoa realista consegue ter o equilíbrio necessário para agir de forma assertiva em situações desafiadoras.

Portanto,encare a realidade como ela é, para não frustrar suas expectativas ou até mesmo negligenciar alguma ação que poderia tentar resolvê-la.

7. Busque ajuda confiável

Há um ditado que diz que “toda ajuda é sempre bem vinda”, mas, para o processo de solução, é necessário filtrar esse auxílio para que possíveis prejuízos indesejados não venham a surgir.

Dessa maneira, busque ajuda de especialistas, pessoas capacitadas para te ajudarno que é necessário, que tenham credibilidade e confiabilidade para garantir os melhores resultados possíveis.

8. Aplique ferramentas para te auxiliar  

As ferramentas são grandes facilitadoras que se pode usar na resolução de problemas,, afinal, são estratégias eficientes que já foram testadas e influenciam muito nos bons resultados.

Para exemplificar, temos o uso de ferramentas Lean Seis Sigma para que gerentes possam solucionar problemas de modo eficaz nas empresas, o que pode ser proporcionados obtendo certificações White, Green e Black Belt.

Assim, ferramentas como: Os 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, 5W2H, 5s, entre outras, podem ser muito úteis para te ajudar a resolver a sua problemática.

9. Tenha um plano B

Não há só uma forma de solucionar um problema, por isso, ter mais de um plano para garantir a resolução do mesmo é muito interessante.

Logo, teste as possibilidades e tenha um plano B alternativo para caso a abordagem inicial não saia como o planejado.

10. Receba feedbacks 

Os feedbacks são importantes ferramentas de melhoria contínua, afinal, é através deles que é possível avaliar os pontos fortes e os que necessitam de melhoria.

Dessa forma, busque feedbackssempre que possível para direcionar melhor as ações de resolução de problemas e ir encontrando soluções para que a sua lacuna entre o problema e a solução seja preenchida.

Potencialize a solução de problemas com a Planilha MASP!

Aprimore a gestão dos seus projetos com a Planilha MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) da Voitto!

Acesse agora e tenha uma ferramenta prática e eficiente para aplicar o Método de Análise e Solução de Problemas. Otimize seus processos, reduza falhas e alcance resultados incríveis!

Não perca mais tempo, experimente a Planilha MASP e impulsione o sucesso da sua equipe!

Banner da Planilha MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit gestão estrategica

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão Estratégica

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.