
Atualmente muito se tem falado sobre a criação e a disponibilização do material rico, que tem se mostrado um importante aliado da estratégia de marketing de conteúdo, e que se bem direcionado pode aumentar as entregas e conversões.
Por isso, é necessário saber profundamente as características que envolvem o seu público ou seu cliente e os produtos e os serviços que a sua empresa oferece, para entender como distribuir e dimensionar esse conteúdo.
O material rico pode ser o seu aliado na criação de conteúdo e no alinhamento das estratégias, principalmente do marketing digital! Com ele você consegue aliar infinitas possibilidades de maximização do seu negócio e das suas estratégias.
Por isso hoje separamos esse tema para discutir os melhor sobre os seguintes pontos:
Vamos embarcar nessa leitura?
Um material rico em resumo, reúne algum determinado assunto, direcionado a levar conhecimento e com o foco em educar o seu público alvo, e essa é uma estratégia muito utilizada dentro da criação de conteúdo!
Com ele, você pode construir diversos formatos de materiais, desde os mais densos aos mais resumidos, e disponibilizar em diversas plataformas, seja no blog e redes sociais ou plataforma de streaming, por exemplo.
Você com certeza já deve ter se deparadocom conteúdos ricos navegando pelas redes! Os materiais mais encontrados por aí são conteúdos em formato de e-book, kits com planilhas e templates, e também conteúdos infográficos!
O grande objetivo do material rico é trazer um conteúdo que entregue valor, e que faça com que o seu público entenda toda a qualidade e comprometimento empenhado naquele material a fim de gerar autoridadepara sua marca ou empresa.
Dentro do conteúdo disponibilizado, são empregadas informações mais detalhadas sobre algum assunto, por isso é necessário que esse material seja elaborado por uma pessoa que tenha conhecimento mais aprofundado sobre as técnicas da área!
Além disso, existem algumas regras básicas que fazem parte da construção de todo esse material, para gerar qualidade, levar o conhecimento real, informar sobre algo, e impactar na autoridade que a empresa deseja adquirir.
Por isso, saber o que é um material rico e como você pode criar um bom material é fundamental para otimizar o seu tempo e aumentar a chance de conquistar mais leads e educar os seus clientes com a produção de conteúdo!
Bom, agora que já sabemos tudo isso… Vamos partir para o próximo ponto: você sabe como pode criar um material e direcionar o seu tipo de conteúdo para agregar valor e atrair e gerar leads de qualidade?
Listamos alguns passos para te ajudar:
É necessário ter em mente qual é a definição do seu público para direcionar a linguagem e saber com quem você vai falar! Isto é um fato que deve ser analisado assim que um negócio começa, respondendo a seguinte pergunta: quem eu quero atingir?
Além disso, entender qual é o seu público vai te guiar na escolha do melhor material a ser criado. Dependendo da abrangência e necessidade do seu público, o tipo de material vai mudar.
Para prosseguir criando material é necessário estabelecer uma linha de raciocínio dos conhecimentos que serão compartilhados nesse material, é preciso estabelecer um foco principal que deve ser para casa ao longo do material.
Antes de iniciar a produção de conteúdo é necessário ter em mente qual é o nível de conhecimento que o criador desse material tem sobre o assunto, afinal nenhum conteúdo muito raso vai impactar de maneira positiva e somar na sua estratégia.
Assim como um conteúdo muito complexo, cheio de conceitos muito difíceis, também serão dificilmente compreendidos por meio de um material rico, que tem como uma ideia central compartilhar um conteúdo de maneira mais rápida e fácil.
Quando você está produzindo uma carta, por exemplo, você já tem em mente qual é a estrutura que você deve seguir para que o leitor entenda que você quer compartilhar, certo? Aqui também não é diferente!
É preciso estabelecer uma linha de raciocínio que pode ser dividida em tópicos que serão abordados dentro do material, para que o assunto tenha continuidade, não seja atropelado ou explicado de maneira fora do contexto.
Nenhum conteúdo copiado vai conseguir garantir muito sucesso, isso deve ser claro para todos, mas nada impede que você tenha o interesse em acompanhar como a concorrência vem lidando e criando os seus materiais.
Para que dessa forma, você consiga lidar e enfrentar de maneira igualitária, identificando os caminhos, oportunidades, e aliando isso aos profissionais presentes na sua empresa, para abrir seus olhos e mente sobre como trabalhar.
Para se destacar, uma boa dica é compartilhar no seu material aquilo que você realmente acredita sobre o assunto, aborde o assunto da maneira que você acredita ser mais coerente e a mais correta.
Assim, não se esqueça, que ao finalizar toda produção, deve revisar parte por parte do material, afinal muitas vezes alguns erros básicos acabam passando despercebidos, isso é normal pode acontecer com todos nós.
A divulgação é um momento super importante, afinal, agora você já tem todo o material pronto e é preciso colocá-lo em circulação! Nessa fase também é super importante entender qual é o melhor meio de divulgar esse conteúdo.
Ele precisa ser divulgado no local onde o seu público está, e tudo isso deve convergir com toda a estratégia que foi criada dentro da construção e produção desse, e outros materiais.
Podendo ser em sites e blogs para gerar leads, que alimentados durante um tempo viram compradores, ou como um extra no produto que você está ofertando.
Existem diversos tipos de formatos de materiais ricos que podem ser criados e compartilhados! Cada um possui sua particularidade e é tratado de acordo com a subjetividade e características do seu público.
Listamos seis tipos de materiais ricos mais utilizados e são estes:
São os nossos queridinhos livros eletrônicos, e são super bem vistos e utilizados por diversas empresas que aplicam técnicas de inbound Marketing e também podem ser usadas técnicas de marketing de conteúdo.
Normalmente é feita utilizando a união de conteúdos completos sobre o tema, através de textos, como a escrita de um livro mesmo, mas de maneira mais resumida e simples.
É um material bem semelhante ao e-book, mas a sua construção de informação é um pouco diferente, pois ele apresenta conteúdo menor e como a linguagem mais formal.
Ele lida com o compartilhamento do conhecimento com base nas informações e referências, já o e-book foca mais em conceitos.
Os infográficos compartilham algum conhecimento com base na construção de grande quantidade de referências e dados, para dar veracidade ao tema que está sendo tratado.
As planilhas são muito queridinhas e bem-vindas nesse meio, afinal ela ajuda a otimizar boa parte do tempo do seu público e entrega grande valor, pois ela pode ser totalmente utilizada dentro do seu perfil.
Podem ser elaborados vídeos falando diretamente com seu público ou então podem ser disponibilizados cortes que mostram uma parte apenas retirada dos conteúdos completos, permitindo a visualização dos conceitos de maneira rápida.
E isso, permite uma boa compreensão e acompanhamento do conteúdo que está sendo compartilhado, pois a pessoa pode ouvir enquanto realiza outras atividades. Agora que você sabe quais são os tipos de conteúdos mais divulgados, e utilizados para criar o material rico, vamos descobrir como ele pode auxiliar na sua empresa?
Apesar de já ser uma estratégia bastante utilizada, ainda é extremamente eficaz em obter leads, oferecer descontos ainda é uma forma que pode atrair novos clientes mesmo que esta estratégia seja mais efetiva em meio para final de funil.
É exatamente o que seu nome propõe, utilize de todos ou uma parte dos métodos anteriores e os acople em um Kit que juntos façam sentido para seu público e os ofereça como um extra essencial. É um meio de utilizar também materiais que sozinhos não fazem sentido.
Um bom material rico, pode ser utilizado como uma moeda de troca de dados, pois você fornece algum conteúdo que seja de interesse do usuário, e em troca ele retribui com algumas informações dele.
Essas informações podem conter dados como nome, telefone, e-mail ou entre outros, e você pode contar com esses dados quando quiser, seja quando for divulgar algum outro trabalho, algum outro curso ou algo do tipo.
O material rico tem grande relação com diversas técnicas de marketing, além disso, você consegue conhecer e segmentar qual é o seu público ou o cliente que vem consumindo do seu material.
Você pode utilizá-lo também para construir, por exemplo, um funil de vendas, levantando quais são as etapas primordiais para que o seu cliente chegue até o fundo do funil, e resolva o seu problema adquirindo seu produto ou serviço.
Dessa forma você consegue criar conteúdos estratégicos que permitem atrair e educar os visitantes da sua página, blog, posts ou site, além de vender o seu peixe e criar autoridade para compartilhar muito conteúdo!
Já viu como os materiais ricos são poderosos para uma empresa? Todo esse conteúdo é uma super dica para você conseguir atrair ainda mais leads e aumentar e maximizar cada vez mais as suas vendas e o seu potencial!
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Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
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