A área de tecnologia é uma das que se destaca quando o assunto é agilidade nas inovações. Afinal, a transformação digital demanda que as atualizações sejam à frente das demandas e melhorias do mercado. Diante desse contexto, foram criados os Progressive Web Apps (PWA), ou em português, Aplicativos Web Progressivos.
Esse formato visa que os usuários consigam ter funcionalidades e design de um aplicativo sem ter que baixá-lo. Isso se dá através do acesso via um navegador comum, com o auxílio de um bom desenvolvimento web.
Os benefícios dos Aplicativos Web Progressivos são inúmeros, mas é possível destacar que a sua utilização torna a interação mais leve e inclusiva. Mas essa não é a única vantagem dessa inovação. Saiba mais sobre o assunto acompanhando este conteúdo até o final! Aqui você encontrará:
● O que são Progressive Web Apps (PWA)?
● Vantagens do PWA!
● Desvantagens do PWA!
● Quando utilizar o PWA?
● Exemplos de PWAs.
O termo Aplicativos Web Progressivos é a tradução livre de PWA ou Progressive Web Apps. Ele pode ser conceituado como uma plataforma digital capaz de disponibilizar recursos de aplicativos nativos em navegadores, como os famosos Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Opera.
De maneira mais objetiva, essa funcionalidade tem como objetivo melhorar a experiência do usuário possibilitando que ele utilize a interface e as ferramentas de uma aplicação mobile através de um website tradicional.
Além disso, como o próprio nome já diz, o aplicativo progressivo mostra a constante atualização das versões e tecnologias da web. Refletindo de maneira a ajustar o que é oferecido nos navegadores comuns ao que existe nos aplicativos mobile. Assim, boa experiência do usuário se mantém nas duas formas de acesso.
Mas vale também ressaltar que essas mudanças são reflexos também do que cada navegador suporta. Com isso, as funcionalidades podem mudar de acordo com a escolha do usuário entre Google Chrome e Opera, por exemplo.
Agora que você conheceu mais a fundo o conceito das aplicações PWA, é hora de conhecer seus benefícios e desvantagens. Confira a seguir!
Como você já deve imaginar, os Aplicativos Web Progressivos tornam a acessibilidade mais simples. Afinal, não é preciso baixar os apps nativos para usufruir do que eles oferecem.
No entanto, essa é apenas uma das vantagens do PWA. Para que você conheça mais a fundo, separamos uma lista com as principais:
O acesso pelos aplicativos pode ser um impeditivo para alcançar determinadas parcelas de um público-alvo. Isso acontece pois eles ocupam memória do celular, muitas vezes demandam mais dados de internet para o download e também costumam solicitar dados de cadastro.
Com a alternativa de acesso às mesmas funcionalidades em navegadores comuns, através do uso de Aplicativos Web Progressivos, é possível superar essas barreiras iniciais.
Nesse sentido, é necessário conhecer bem a persona do negócio. Assim, é possível se adequar às suas demandas e comportamentos.
Vale ressaltar que esse pode ser inclusive um ponto decisório no aumento das vendas de maneira online.
Muitas empresas enfrentam grandes desafios quando decidem desenvolver um aplicativo. Afinal, cada loja de aplicativos pode definir suas próprias regras para que algo seja comercializado nela.
Como os Aplicativos Web Progressivos são similares a sites convencionais, o acesso a eles é mais simples e exige menos especificidades.
Quantas vezes você precisou entrar em um aplicativo e se deparou que ele precisava de atualização? Esse é um problema que não é encontrado nos Aplicativos Web Progressivos.
Como a sua utilização não demanda o download, todas as vezes que determinado domínio de site é acessado por um http, todas as alterações já serão refletidas no carregamento da página web.
Além das vantagens anteriores, os PWAs também são considerados mais seguros quando comparados às versões de aplicativos nativos. Afinal, é comum que exijam o uso da criptografia e outros protocolos de autenticação.
Por isso, pode ser uma forma de impulsionar negócios que tenham como foco a venda online, como e-business e e-commerces.
No entanto, vale lembrar que a tecnologia PWA também pode ter algumas desvantagens em comparação às versões que demandam download. Como por exemplo:
● Os navegadores podem possuir diferentes versões e suportes, fazendo com que a experiência do usuário não seja padronizada entre eles;
● Apenas o navegador Safari permite que o ícone de fácil acesso à determinada página da web seja acionado à página inicial do smartphone, tablet ou computador;
● Em alguns casos faz com que o usuário acesse concorrentes, visto a sua facilidade de abertura. Por isso, pode ser um desafio ao gerar fidelidade nos mesmos.
Diante das vantagens e desvantagens dos Aplicativos Web Progressivos, é hora de conhecer em detalhes quando a sua utilização é indicada. Veja no próximo tópico!
O PWA é recomendado para todas as empresas e negócios que desejam:
● Integração da interface de um aplicativo de maneira mais veloz e prática;
● Acesso sem demanda de muitos dados de internet ou espaço de armazenamento;
● Continuar com funcionalidades como alertas e pushes;
● Foco em dar uma experiência o quanto antes, visto que essa versão pode ser entregue com mais facilidade.
De maneira geral, o PWA pode ser considerado mais eficiente quando a demanda é simplificar as funcionalidades e o acesso a determinado conteúdo.
Por isso, existem várias grandes empresas que adotaram essa tecnologia. Descubra abaixo três exemplos.
Existem diversas referências quando o assunto é o uso de PWAs. Mas, alguns casos se destacam pelo incremento das funcionalidades e pela entrega de uma experiência realmente muito similar aos aplicativos nativos, através dos navegadores.
Venha conhecer grandes exemplos!
Entre as redes sociais, o Twitter se destaca nesse tema. A plataforma permite a conexão instantânea para dispositivos Android e Windows.
Nesse caso, o foco do desenvolvimento web app progressivo foi na experiência mobile, podendo ser acessado sem mesmo que o usuário tenha que abrir o navegador.
Outro grande exemplo é o Google Maps. O aplicativo possui experiências muito similares nas versões web e aplicativo nativo, compartilhando inclusive de uma tela inicial com exatamente as mesmas funções.
Vale ressaltar que essa opção é completa para versão mobile e também web.
Entre os aplicativos de transporte, o Uber também possui local de destaque. Seu PWA foi criado depois da identificação de que isso poderia melhorar a conexão em locais onde o sinal de internet é precário.
Seja um profissional capacitado num mercado escasso e com altas remunerações!
Com a alta demanda na nova economia por profissionais de tecnologia e a escassez dos mesmos no Brasil, empresas têm aumentado suas remunerações para mantê-los. Essa questão se torna ainda maior quando falamos sobre multinacionais ou grandes empresas cujo nicho é tecnologia.
Com a Formação em Tecnologia da Voitto você tem acesso a 5 cursos + 1 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e te garante certificados com validade em todo o território nacional!
Além disso, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.
Não deixe para amanhã a vaga que você pode conquistar hoje. Clique na imagem abaixo e saiba mais!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!