Qual a diferença entre MBA e Pós-graduação?
Qual a diferença entre Pós-graduação e mestrado?
Pós-graduação stricto sensu
Quais os benefícios da Pós-Graduação e do MBA?
Qual o tempo de duração de uma Pós-graduação?
Vantagens e desvantagens de Pós-graduação EAD
O mercado de trabalho após o MBA ou Pós-graduação
E aí, já sabe se vai para a Pós-graduação ou MBA?

Entenda o que é MBA e Pós-graduação, quais as diferenças e as vantagens em ingressar!

Ingressar em cursos após concluir a graduação pode ser fundamental para auxiliar no crescimento da carreira. Entenda como o MBA e a Pós-graduação funcionam!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é MBA e Pós-graduação, quais as diferenças e as vantagens em ingressar!

Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, conquistar a vaga desejada pode se tornar cada vez mais complicado e, por isso, muitos profissionais acabam buscando soluções para minimizar esse desafio.

Retornar às salas de aula pode ser considerado um grande obstáculo por profissionais que já finalizaram a graduação, mas que desejam de alguma forma continuar enriquecendo o currículo e subindo de carreira.

Uma das formas encontradas para isso é investir em cursos de Pós-Graduação e MBA. Esses programas de níveis superior garantem uma abordagem mais profunda e específica da área escolhida, fazendo com que o aluno adquira novas habilidades.

A principal diferença entre as duas modalidades de ensino está na concentração dos cursos ofertados, enquanto o MBA é focado em cursos de administração e gestão, a Pós-graduação abrange as mais diversas áreas, incluindo humanas, exatas e biológicas.

Porém, a dúvida recorrente é: qual a melhor opção? Para sanar tal dúvida, continue lendo esse artigo que se desenvolverá nos seguintes tópicos:

  • Qual a diferença entre MBA e Pós-graduação?
  • Qual a diferença entre Pós-graduação e mestrado?
  • Quais os benefícios da Pós-Graduação e do MBA?
  • Qual o tempo de duração de uma Pós-graduação?
  • Vantagens e desvantagens de Pós-Graduação EAD;
  • O mercado de trabalho após o MBA ou Pós-Graduação.

Continue conosco e tenha um bom aprendizado!

Qual a diferença entre MBA e Pós-graduação?

Antes de compreender as principais diferenças entre MBA e pós-graduação, é importante entender como cada forma de especialização aborda o conteúdo com seus alunos.

MBA

  • Concentra-se na gestão empresarial;
  • Destina-se a profissionais que já apresentam experiência no ramo dos negócios e que objetivam aperfeiçoar seus conhecimentos
  • Focado nos temas de estratégia, marketing, finanças, liderança e gestão de pessoas;
  • Apresenta uma abordagem mais prática, a qual abrange estudos de caso e trabalhos em conjunto; 
  • Pode ser ministrado em tempo integral, parcial ou na modalidade executiva;
  • Costuma ser oferecido por instituições de ensino privadas;
  • É mais caro que um curso de pós-graduação;
  • Excelente oportunidade para alcançar cargos de liderança e gestão nos setores empresariais. 

Pós-graduação

  • Oferece uma abordagem mais aprofundada em um ramo específico do conhecimento
  • Dedicado a estudantes que querem se especializar em uma área específica ou em tópico em particular;
  • Abrange diversas áreas do conhecimento, como humanas, tecnologia, saúde, negócios, entre outras;
  • Apresenta uma abordagem mais acadêmica, ou seja, dedica maior ênfase à pesquisa;
  • Organizada em distintos formatos, como doutorado, mestrado e especialização;
  • Pode ser realizada em instituições de ensino privadas ou públicas;
  • Costuma ser mais acessível quando comparada ao MBA;
  • Ótima oportunidade para carreiras em pesquisa, desenvolvimento e inovação em instituições acadêmicas ou em empresas. 

Após entender um pouco sobre cada uma das especializações, é preciso compreender as principais diferenças entre o MBA e a pós-graduação. Confira quais são elas logo abaixo.

Objetivos

O principal ponto de diferença entre o MBA e a pós-graduação consiste nos objetivos particulares de cada especialização.

Nessa perspectiva, enquanto o MBA é direcionado à gestão de negócios, a pós-graduação é voltada ao aprofundamento de um assunto específico de uma área do conhecimento. 

Conteúdo

Os alunos que optarem por um MBA terão acesso a um conteúdo centrado na gestão empresarial, ou seja, em assuntos relacionados a finanças, estratégias, marketing, lideranças e entre outras áreas associadas aos negócios.

Por outro lado, o conteúdo a ser estudado na pós-graduação varia de acordo com a área escolhida por cada estudante. Assim, pode abranger ciências exatas, humanas e sociais, tecnologia, saúde e entre outras, as quais dependem da formação inicial ou não de cada indivíduo.

Duração

A duração da pós-graduação depende da instituição de ensino e do programa escolhido, a qual pode apresentar um período de duração de 1 a 3 anos. Por outro lado, o MBA apresenta uma duração média de 2 anos.


Público-alvo


A pós-graduação é voltada para os profissionais que já terminaram o curso de graduação e buscam se especializar em uma área específica.

Por outro lado, o MBA é destinado para os estudantes que já possuem experiência em gestão de negócios e desejam aperfeiçoar suas habilidades e seus conhecimentos.


Métodos de ensino


No MBA, o método de ensino apresenta aulas teóricas, estudo de caso e trabalho em grupo. Além disso, inclui atividades práticas, as quais podem ser estágios e visitas a empresas.

Já a pós-graduação, além de apresentar aulas teóricas e práticas, é voltada a uma metodologia mais acadêmica, conferindo maior foco em pesquisa.


Custo


Geralmente, o curso de MBA apresenta um custo maior, haja vista que a carga horária é mais extensa e a abordagem é realizada de forma mais prática.

Além do mais, o MBA é oferecido, majoritariamente, por instituições privadas de ensino, enquanto que a pós-graduação pode ser realizada em instituições públicas.


Oportunidades de carreira


O curso de MBA, por ser direcionado à gestão de negócios, é uma ótima oportunidade para alcançar cargos de liderança e de gerência em setores empresariais nos mais diversos ramos.

A pós-graduação, por outro lado, pode proporcionar maiores oportunidades em áreas mais especializadas, a exemplo de pesquisas, desenvolvimento e inovação em corporações ou em organizações acadêmicas.

Qual a diferença entre Pós-graduação e mestrado?

Em primeira instância, é importante salientar que todos os cursos realizados no período após o curso de graduação são considerados pós-graduações.

Esses cursos são divididos em duas modalidades, as quais são:

  • Lato sensu: essa categoria abrange os cursos de especialização e MBA;
  • Stricto sensu:compreende os cursos de mestrado e, subsequentemente, o doutorado. 

Para fazer a escolha certa, o ideal é avaliar os aspectos essenciais, ou seja, a grade curricular, os objetivos de cada curso, o período de duração e os investimentos financeiros a serem aplicados.

Além do mais, é preciso entender a importância que a nova formação irá agregar ao currículo e ao desempenho dos profissionais no mercado de trabalho.

Agora, é importante compreender detalhadamente as características de cada modalidade, a fim de conseguir entender de forma ampla as principais diferenças da pós-graduação e do mestrado.

Pós-graduação lato sensu

A pós-graduação lato sensu é ideal para os estudantes que desejam se aperfeiçoar em uma área do conhecimento mais específica e com direcionamento direto para o mercado de trabalho. 

Essa modalidade é dividida em dois cursos, os quais são a especialização e o MBA. Logo abaixo, você encontra um pouco mais sobre cada um deles.

Especialização

A especialização é um curso amplamente buscado para quem deseja aprimorar suas habilidades, bem como para aqueles que desejam explorar novas oportunidades de carreira. 

Assim, é ideal para os profissionais que buscam aprimorar o currículo e se destacar no mercado de trabalho.

MBA

O MBA, sigla para Master of Business Administration, é direcionado aos profissionais do ramo da gestão empresarial e dos negócios que desejam alcançar postos de lideranças no ambiente empresarial. 

Assim, é um curso amplamente desejado por gerentes, executivos e diretores de empresas de diferentes ramos de atuação. Logo abaixo, você encontra as principais particularidades dos dois tipos de MBA disponíveis no mercado: o tradicional e o executivo.

MBA tradicional
  • Focado na gestão, com uma metodologia baseada na análise;
  • Direcionado na aprendizagem e na aplicação de teorias, com uma ampla utilização de estudos de casos;
  • Adequado para os profissionais que estão iniciando sua carreira na gestão;
  • Apresenta foco em habilidades funcionais, como finanças, marketing e contabilidade;
  • Abordagem de sala de aula tradicional, com palestras ministradas pelo professor. 
MBA executivo
  • Apresenta a gestão como base, o que permite relacionar arte, experiência e ciência; 
  • Focado em aprendizados e ideias provenientes da experiência em gerência;
  • Indicado aos profissionais com experiência gerencial e com conhecimentos precisos em gestão;
  • Direcionado a habilidades de gestão, as quais apresentam uma abordagem colaborativa, reflexiva e analítica;
  • O ambiente aprendizagem é mais dinâmico, ou seja, alunos e gerentes contribuem para o andamento da aula, trocando suas experiências. 

Tempo de duração da Pós-graduação

A carga horária dos cursos de pós-graduação apresenta um período de duração médio de 360 horas. No entanto, o tempo varia de acordo com a instituição de ensino.

Além disso, as aulas podem ser realizadas ao longo da semana ou em formato intensivo, o qual é ministrado nos finais de semana. Por esse motivo, os cursos de pós-graduação podem apresentar uma duração de três meses a um ano e meio.

Investimento necessário

A especialização e o MBA requerem investimentos distintos, os quais variam de acordo com diversos fatores.

Nesse sentido, é importante considerar o tempo de duração dos estudos, a modalidade escolhida, isto é, presencial ou a distância, e a instituição de ensino a realizar o curso.

Como ingressar numa Pós-graduação? 

Antes de iniciar a pós-graduação, é preciso ter finalizado o curso de graduação. Além disso, é necessário fazer uma prova ou uma entrevista com os orientadores do curso.

Pós-graduação stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu é destinada à formação de professores universitários e de pesquisadores. Posto isso, é indicado aos profissionais que desejam prosseguir com a carreira acadêmica.

O conhecimento a ser desenvolvido nos cursos stricto sensu é mais abrangente e aprofundado. Além disso, essa modalidade de pós-graduação apresenta um nível elevado de exigência, o que permite estimular a reflexão teórica e o pensamento crítico.

A pós-graduação stricto sensu abrange o mestrado e, posteriormente, o doutorado. Logo, em seguida, você encontra as principais características do mestrado.

Mestrado

O mestrado é um curso de pós-graduação amplamente recomendável aos profissionais que apresentam um perfil mais acadêmico, haja vista que permite a formação de pesquisadores e professores para ministrar aulas na graduação.

Nesse tipo de graduação, é possível optar entre a formação acadêmica ou a formação profissional. Confira um pouco delas, logo abaixo.

Mestrado acadêmico

O mestrado acadêmico é voltado à formação de profissionais que desejam exercer sua função na área acadêmica.

Assim, é ideal para os profissionais que buscam trabalhar com pesquisas ou ministrando aulas no ensino superior.

Mestrado profissional

O mestrado profissional é focado na formação de profissionais para atuarem na carreira acadêmica.

No entanto, o maior objetivo de um mestrado é o desenvolvimento de conhecimentos científicos, os quais devem estar alinhados com a rotina dos pesquisadores e com as necessidades do mercado.

Para todos os casos, os profissionais que estejam realizando o mestrado precisam direcionar a pesquisa para um tópico específico, o qual será estruturado em uma dissertação e, em seguida, deverá ser apresentado para uma banca de profissionais especializados no tema escolhido.

Tempo de duração de um mestrado

O mestrado apresenta um período de duração que varia de dois a dois anos e meio. Esse tempo de duração não depende da modalidade escolhida.

Investimento necessário

Nas instituições públicas, os estudantes que foram convocados na seleção para o mestrado realizam o curso gratuitamente. Além disso, ainda podem receber um auxílio financeiro da universidade ou de outras instituições de pesquisa.

Por outro lado, caso o aluno escolha realizar o mestrado em uma instituição particular, deverá arcar com uma mensalidade, a qual varia de acordo com os requisitos de cada instituição. Além disso, há a oportunidade de bolsas de estudos e de ajuda financeira para manter os estudos.

Como ingressar em um curso de mestrado? 

Assim como na pós-graduação, os alunos interessados em uma vaga no mestrado precisam ser formados em algum curso de graduação.

No entanto, é preciso realizar uma prova, uma entrevista e desenvolver um pré-projeto com base no assunto escolhido para o mestrado.

Quais os benefícios da Pós-Graduação e do MBA?

A realização de uma pós-graduação ou um MBA é uma ótima oportunidade para impulsionar a carreira no mercado de trabalho.

Além disso, permite que os profissionais consigam ampliar seus conhecimentos, conquistar salários melhores e alcançar melhores cargos nas empresas.

Continue lendo para descobrir os principais benefícios da pós-graduação e do MBA.

Pós-graduação

Avanço na carreira

A realização de uma pós-graduação é uma ótima oportunidade para realizar a transição para novos cargos no ambiente empresarial, os quais podem ser de gestão e de liderança.

Diversas empresas reconhecem a importância de uma pós-graduação para o sucesso dos negócios e, por isso, priorizam os profissionais que tenham alguma especialização.

Além disso, em alguns ramos, como Saúde e Educação, os cursos de pós-graduação apresentam um treinamento obrigatório e o melhor percurso para cargos e promoções específicas.

Assim, com o direcionamento adequado, é possível alcançar melhores cargos no mercado de trabalho e, consequentemente, aumentar a renda mensal.

Aumento de salário

O aspecto financeiro é um ponto muito relevante para os estudantes que buscam por uma pós-graduação, haja vista que conferem maior valor para os profissionais no mercado de trabalho e, consequentemente, permite alcançar salários melhores.

A pós-graduação é um aspecto amplamente considerado pelas empresas que buscam contratar novos profissionais, o que interfere diretamente na remuneração dos funcionários.

Dessa forma, investir em uma pós-graduação é ideal para aqueles que desejam um melhor retorno financeiro ao longo da carreira profissional.

Desenvolvimento de habilidades

A pós-graduação permite que os estudantes se aprofundem em um assunto específico. Assim, permite ter contato com conteúdos atualizados, pesquisas mais recentes e professores especializados.

Isso possibilita que os profissionais recebam conhecimentos mais avançados, o que permite desenvolver habilidades mais direcionadas à área escolhida.

MBA

Avanço na carreira

A realização de um MBA é uma excelente oportunidade para os profissionais que desejam alcançar promoções e melhores cargos no mercado de trabalho.

Nesse sentido, a qualificação profissional demonstra compromisso, habilidades avançadas e conhecimento mais abrangente em gestão, permitindo que os profissionais se tornem mais competitivos para os cargos de liderança e gestão.

Aumento de salário

Os profissionais que realizaram um MBA apresentam um conhecimento mais aprofundado quando comparado aos profissionais que apresentam somente o curso de graduação.

Assim, a presença de um curso de um MBA no currículo de um profissional aumenta as chances de conquistar melhores cargos de trabalho, o que permite obter melhores remunerações.

Desenvolvimento de habilidades

A realização de um MBA permite que os profissionais consigam expandir seus conhecimentos e suas habilidades gerenciais, as quais são imprescindíveis para o sucesso dos negócios.

Assim, ao receber um conhecimento mais amplo, é possível se tornar mais proficiente na tomada de decisões, resolução de complicações, liderança, pensamento mais estratégico e comunicação.

Qual o tempo de duração de uma Pós-graduação?

O tempo de duração de uma pós-graduação depende de diversos quesitos e pode variar de forma significativa dependendo do país em que está sendo cursada, do programa e do tipo de pós-graduação escolhido.

Lato Sensu

De origem do latim, o termo que denomina essa modalidade significa “sentido amplo”. Os cursos abrangidos por essa modalidade, possuem como foco a melhoria da atuação no mercado de trabalho, como o MBA, por exemplo.

Esse modelo é indicado para aqueles profissionais que possuem interesse em aprender de forma objetiva e direta ao ponto, observando as aplicabilidades dos conteúdos, tendo como foco a melhoria da prática profissional.

As especializações nesse modelo, possuem duração mínima de 360 horas, ou seja, sua duração média varia entre 24 e 36 meses.

Stricto Sensu

De forma distinta ao tópico semelhante ao tópico anterior, o termo também vem do latim, porém se diferencia no significado, que neste caso, é “sentido específico”.

Essa modalidade busca explorar os conhecimentos de forma mais ampla, bem como entender e discutir como eles podem contribuir para o avanço da ciência. Estão nessa categoria os cursos de:

  • Mestrado: variando de 1,5 a 2 anos de duração;
  • Doutorado: variando de 3 a 5 anos de duração, podendo ser ampliado dependendo do ramo de pesquisa;
  • Pós-doutorado: variando de 1 a 3 anos de duração, mas também pode ser estendido de acordo com a área escolhida. 

Esse modelo de pós-graduação era muito utilizado por profissionais que desejam alavancar suas carreiras em meio acadêmico ou no desenvolvimento de pesquisas.

Porém, atualmente os mestres e doutores vêm ocupando cargos de administração em grandes organizações, por possuírem skills recomendadas no mercado, como criatividade e inovação.

Vantagens e desvantagens de Pós-graduação EAD

De forma semelhante a todos os cursos realizados na modalidade EAD, a pós-graduação também tem conquistado o mercado educacional brasileiro. Confira a seguir quais as vantagens e desvantagens dessa modalidade de ensino:

Vantagens

Flexibilidade

Como o próprio nome já diz, esse modelo garante ao estudante uma agenda flexível, visto que permite conciliar diversas atividades em sua rotina, como: trabalho, estudo, lazer e demais compromissos.

Dessa maneira, o aluno pode conciliar os momentos designados para estudo em sua agenda por mais corrida que possa ser sua rotina diária, gerando um conforto maior e mais autonomia estudantil.

Bom Custo

O custo também é outro ponto que vai a favor da pós-graduação em formato EAD. Isso porque, devido a esse formato não necessitar de espaços físicos - visto que as atividades são realizadas de forma remota - não é necessário utilizar a infraestrutura da universidade.

Devido a esse motivo, o valor das mensalidades tendem a ser mais acessíveis quando comparados a outros cursos. Outro ponto importante é o fato dos alunos não gastarem com transportes, alimentação e material impresso, o que reduz ainda mais os custos.

Autonomia

Nos cursos de pós-graduação a distância, os alunos desfrutam de um valioso senso de autonomia, pois têm a liberdade de escolher a melhor abordagem de estudo.

Essa flexibilidade é especialmente benéfica para aqueles que buscam especialização ou MBA, uma vez que muitos deles estão trabalhando e precisam ajustar seus horários de estudo à sua rotina.

Dessa forma, os estudantes têm a capacidade de definir o local e o momento mais conveniente para o aprendizado. Por exemplo, se a semana se mostrou desafiadora, é possível dedicar o sábado ou domingo para colocar em dia o conteúdo do curso.

Isso significa que ele pode avançar rapidamente nas matérias em que se sente mais à vontade e revisitar quantas vezes forem necessários os tópicos que considera mais complexos.

Além disso, nesse formato, os profissionais estudam de forma independente, o que os motiva a buscar conhecimentos adicionais fora do ambiente de aula, conscientes de que o aprendizado não se limita à presença do professor.

Desenvolvimento de competência de forma autônoma

As pessoas que buscam realizar pós graduação nessa modalidade tendem a desenvolver novas habilidades ao decorrer da especialização. Algumas dessas competências têm se tornado crucial para o mercado de trabalho atual, como por exemplo a gestão de tempo e a disciplina.

Como nessa modalidade o aluno é o principal responsável pelo estudo direto, ele precisa desenvolver métodos e rotinas que sejam efetivas e o auxiliem no processo de conclusão da pós. Dessa maneira, é muito comum que essas pessoas desenvolvam também, a proatividade e o senso de responsabilidade.

Desvantagens

Falta de adaptação ao formato 

Com a liberdade também vem grandes obstáculos, como a modalidade de ensino permite com que o aluno tome a frente das suas responsabilidades e não existe um horário fixo para que ele se dedique, muitos acabam não se identificando com esse modelo.

Ou seja, a falta da responsabilidade juntamente com a liberdade oferecida pelo EAD em não possuir cronogramas rígidos semelhantes aos cursos presenciais, pode acabar desmotivando e fazendo com que alguns alunos abandonem o curso.

Menor contato interpessoal

O ambiente virtual, por mais completo que seja, não substitui algumas características que são fundamentais para a formação de bons profissionais. Como por exemplo, o contato interpessoal.

Alunos em sala de aula física tendem a conhecer novas pessoas e ampliar seu networking, compartilhando experiências vividas e interesses acadêmicos e profissionais. Outro fato importante, é que o contato direto com professores tende a aumentar o interesse dos estudantes pelo curso e pela profissão.

Esse processo tão importante para formação profissional, não ocorre na modalidade EAD, e nesse caso, o aluno precisa procurar por si só para realizar essas conexões interpessoais, como no LinkedIn por exemplo.

O mercado de trabalho após o MBA ou Pós-graduação

Entrar no mercado de trabalho após a conclusão do MBA ou da pós-graduação garante ao profissional diversas vantagens, isso porque as empresas buscam cada vez mais por profissionais que sejam motivados e que possuam vontade e disponibilidade em desenvolver novas habilidades.

Confira alguns aspectos chave e bem atrativos no mercado de trabalho após essas especializações:

Oportunidades de carreira

Possuir no currículo um MBA ou pós-graduação pode abrir portas para carreiras que necessitam de profissionais mais capacitados, devido ao fato de serem mais avançadas e desafiadoras.

Desse modo, esses especialistas tendem a ocupar cargos de liderança, gestão e até mesmo de consultoria na área em que se especializaram.

Além disso, realizar esses programas, auxiliam na criação de uma base valiosa de contatos, facilitando o networking e a busca por oportunidades no mercado de trabalho.

Salários e retorno sobre o investimento (ROI)

Estudantes que possuem formação MBA ou pós-graduação tendem a receber os melhores e mais altos salários quando comparados aos diplomas apenas de graduação.

Isso ocorre devido ao fato da especialização tornar os profissionais mais qualificados e completos, os tornando valorizados no mercado, o que acaba refletindo no salário recebido.

Além disso, esses programas de especialização normalmente exigem investimentos substanciais se tratando de tempo e dinheiro, porém grande parte dos profissionais recebem o retorno sobre esse investimento com o passar do tempo em suas carreiras.

Isso acontece porque esses profissionais possuem os melhores salários e grandes oportunidades de crescimento no mercado, o que acaba compensando os custos que tiveram inicialmente em sua especialização.

Versatilidade

Essas formações são destinadas a profissionais que desejam se especializar em suas áreas de formação, por isso podem ser aplicadas em diversas áreas e setores, o que as tornam extremamente versáteis.

Os conhecimentos adquiridos durante a formação são diversos e, por isso, podem explorar diversos ramos do mercado, o que permite que os profissionais tracem diversos ramos para suas carreiras.

E aí, já sabe se vai para a Pós-graduação ou MBA?

Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil. Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.

Ao baixar nosso eBook, você terá um guia passo a passo e prático para conseguir ter boas ideias, melhorá-las e acelerá-las e também 10 passos práticos para tirar essas ideias do papel

Clique no Banner para baixar!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manual Do Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.