Você já ouviu a famosa frase "o cliente tem sempre razão"? Com certeza a resposta para essa pergunta é sim. Pensando nisso, a metodologia do cliente oculto foi criada. Afinal, nada melhor do que entender a percepção dos consumidores de forma detalhada e analítica.
O cliente oculto consiste basicamente em uma simulação de um cliente real. No entanto, ela é feita por profissionais capazes de fornecer insumos para a melhoria da empresa, além de fazer avaliações e até mesmo sugestões de melhoria.
A técnica do cliente oculto é utilizada em diversos segmentos e pode ser uma opção com baixo investimento e muito retorno no que tange às possibilidades de melhoria contínua da experiência através do entendimento do comportamento dos consumidores.
Quer saber mais sobre o tema? Confira as respostas para as seguintes questões:
● O que é Cliente Oculto e como funciona?
● Quais são os benefícios do Cliente Oculto para empresas e pessoas?
● Como ser um Cliente Oculto?
O cliente oculto ou cliente misterioso é um tipo de serviço que tem como principal objetivo a melhora da experiência de compra dos clientes.
Dessa forma, essa técnica funciona com a contratação de um profissional que simula ser consumidor de determinado estabelecimento enquanto analisa os processos de atendimento, venda e entrega.
Vamos para um exemplo prático. Imagine uma franquia de roupas femininas que gostaria de avaliar cada uma das suas lojas. A empresa contratante escolhe clientes ocultos com o perfil de seu público-alvo. Suponhamos que sejam mulheres de 30 a 40 anos.
Essas pessoas irão consumir nas lojas e avaliar toda a experiência do cliente. Desde a qualidade do atendimento, passando pela disposição dos produtos na loja, até a finalização com o pagamento e a entrega do produto.
Além disso, é comum também que as pessoas contratadas façam relatórios com uma avaliação de cliente oculto. Sendo assim, faz comentários sobre os produtos e serviços, pontos de contato com os colaboradores e também pode trazer ideias de como melhorar a experiência dos consumidores.
Com essas informações em mãos, os responsáveis conseguem insumos para a tomada de decisão, fazendo com que cada vez mais as expectativas dos clientes sejam atendidas, sendo entregue tudo o que eles desejam.
Depois de entender o que é o cliente oculto e como ele funciona na prática, também é importante saber quais as vantagens da utilização dessa metodologia. Lembrando que elas são tanto para a empresa contratante quanto para as pessoas contratadas!
Continue na leitura desse artigo para saber mais.
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O cliente oculto é uma estratégia benéfica para os dois dados da situação: as empresas e as pessoas contratadas. Para ilustrar o que isso significa, é necessário exemplificar práticas de como o benefício pode ser visto. Confira!
Quando os sócios ou os colaboradores de uma organização olham para os seus processos, mesmo que tentem, não é possível ter uma visão imparcial. Afinal, apesar de conhecer bem todas as atividades e entender os gargalos, podem encontrar maneiras de justificá-los.
Já um cliente oculto consegue fazer análises imparciais sobre a empresa. Sendo assim, gera insights através das avaliações bem feitas e profissionais desse mercado conseguem entender e propor como a experiência pode ser melhorada.
Ao contrário do que muitos pensam, o cliente oculto é uma estratégia que busca contratar pessoas que possuem perfil do público-alvo do negócio.
Pensando nisso, essas características podem ajudar a entender como atender melhor, o que os potenciais clientes buscam e as maneiras de atender às suas expectativas.
Justamente pelo fato dos clientes ocultos possuírem características dos consumidores de uma empresa, é possível extrair muitas informações sobre diversos âmbitos da experiência. Veja abaixo!
● Qual o melhor canal de comunicação para promoções;
● Quais ospontos do atendimento podem ser melhorados;
● Quais são as melhores estratégias para fidelizar clientes;
● Quais gatilhos são mais eficientes para concluir vendas;
● Quais as ações podem aumentar a satisfação do cliente;
● Quais são os diferenciais e o que mais o cliente pondera na escolha, exemplo: qualidade ou preço.
Um dos principais benefícios quando o ponto é voltado para as pessoas que irão atuar como cliente oculto é o fato de existir a possibilidade de que tenham contato com diversos setores.
Sendo assim, os profissionais desenvolvem uma visão crítica mais ampla, podendo ajudar e até mesmo solucionar questões com ideias e boas práticas observadas em outras empresas.
O cliente oculto é uma das melhores formas de obter renda extra. Afinal, por ser aplicado em diversos segmentos, o horário de trabalho pode ser flexível, possibilitando que seja conciliado com outras atividades.
Agora que você descobriu as vantagens de ser cliente oculto, você se interessou por essa profissão? Se sim, descubra quais são os passos para conseguir um emprego nesse ramo!
Para ser um cliente oculto, você deve procurar por empresas no mercado que aceitem o cadastro de pessoas para esse tipo de prestação de serviço. Logo após, será aplicado um questionário sobre seu perfil e, com base na análise das respostas, a empresa entra em contato e solicita sua contratação.
Com o foco no cliente se tornando cada vez mais importante, muitas empresas acabam optando por utilizar essa metodologia para melhorar e conseguir vantagens frente à concorrência.
Pensando nisso, a busca por pessoas que sejam profissionais no cliente oculto aumenta cada vez mais. Sendo assim, essa se torna uma ótima opção para aumentar a sua renda mensal ou até mesmo ser um emprego principal.
O primeiro passo é se contratar por meio de sites que oferecem esses tipos de serviços para outras empresas. Para exemplificar essa situação, tem-se as seguintes plataformas:
● Seu Cliente Oculto;
● Mistero.
Com o cadastro e o aceite de todos os termos, a empresa poderá te contatar assim que encontrar um serviço que demande características parecidas com o seu perfil de consumo e também seja próximo a sua localização.
Apesar de ser fácil o cadastro, as pessoas que estão em regiões com muitas empresas se beneficiam, afinal existe mais demanda. Mas sempre há soluções para quem está no interior também.
Uma delas é estudar sobre customer successe customer experience, assim você poderá começar a divulgar os seus serviços pelas redes sociais ou entrando em contato direto com empreendedores da sua região.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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