As startups são conhecidas por serem um modelo de negócios cada vez mais visado. Afinal, o mercado de investidores está atento às inovações propostas por esse nicho. Mas para aproveitar essa oportunidade, os empreendedores precisam elaborar um bom pitch deck.
De maneira geral, através dessa ferramenta será possível fazer um storytelling contando o motivo da idealização do projeto, os resultados alcançados pela empresa desde o início, detalhes do seu plano de negócios e muito mais.
Com base nessas informações importantes, o objetivo dessa apresentação é convencer investidores sobre o potencial do seu negócio.
Se você se encontra nesse período desafiador, não se preocupe. Criamos este conteúdo que pode ajudá-lo(a) a aproveitar cada slide do seu pitch deck de forma assertiva. Para isso, confira os tópicos a seguir:
Pitch deck é uma apresentação que agrupa todas as informações relevantes de uma empresa para que ela se torne atrativa aos olhos de investidores anjos ou outros tipos de pessoas e companhias que aplicam recursos em startups.
Por isso, normalmente, é necessário falar sobre os resultados atingidos nos principais indicadores financeiros e de vendas, além de montar um conteúdo que conte uma história e evidencie o propósito do negócio.
Todas as informações devem estar agrupadas de maneira que fique claro e breve o modelo do empreendimento e o que ele pretende alcançar em curto, médio e longo prazo. Com isso, os possíveis sócios terão embasamento para tomar as suas decisões de aportar capital ou não na ideia.
Além disso, vale ressaltar que além de informativa, a apresentação também deve ser interessante. Por isso, os recursos visuais e outros artifícios podem ser utilizados para encantar ainda mais o investidor.
Para que você saiba como fazer um pitch deck assertivo, mostraremos alguns artifícios em um compilado de 9 dias. Confira a seguir!
Muitas pessoas ao se depararem com o desafio de captar recursos para o seu negócio buscam por um modelo de pitch deck ideal.
No entanto, ao preparar uma apresentação como essa é fundamental que as características específicas do negócio sejam centrais e por isso separamos dicas que podem ser facilmente adaptadas para qualquer modelo de empresa. Vamos lá?
Como o pitch deck deve ser uma apresentação de alto impacto e que mantenha a atenção dos ouvintes, é preciso que a narrativa por trás dele seja interessante.
Por isso, é comum que as pessoas utilizem o storytelling, conectando os pontos de maneira leve e assertiva.
Além de contar uma história, é preciso que o pitch deck sensibilize os investidores sobre o problema que a empresa resolve. Afinal, só assim eles verão valor na sua solução.
Dessa forma, é importante sempre embasar com as pesquisas de mercado e depoimentos do público-alvo.
Dado que a situação já está clara, é o momento de mostrar a criatividade e inovação na resolução do problema. Sendo assim, é fundamental evidenciar como ela é assertiva e pode trazer satisfazer os potenciais consumidores de uma maneira diferenciada.
Além do conteúdo, também é preciso se atentar a forma como ele é apresentado. Por isso, escolha uma composição interessante para os slides ou outras formas de conduzir a conversa.
Uma dica importante nesse caso é usar imagens, vídeos e outros recursos visuais. Além de também tentar diversificar o layout de cada etapa da apresentação para que ela fique mais interessante.
Por mais treinadas que as pessoas estejam para apresentar o pitch deck, é comum que o nervosismo atrapalhe na fluidez da dinâmica. Sendo assim, foque em treinar a oratória, criar um roteiro e falar com naturalidade.
É mais importante essa flexibilidade e o tom de conversa do que um discurso decorado.
Muitas pessoas afirmam que a postura e a forma de se comunicar são decisivas em apresentações. Por isso, é fundamental que se passe uma imagem de confiança.
Algumas dicas nesse caso são:
Normalmente os investidores que avaliam pitch deck são pessoas experientes no assunto e valorizam pessoas que saibam muito sobre o negócio. Isso pode ser visto quando as perguntas são respondidas de maneira clara e objetiva.
Nesse cenário, é interessante que a apresentação do pitch deck seja feita para outras pessoas. Essas serão responsáveis por fazer perguntas e dar feedbacks de melhoria.
Em um pitch deck é fundamental evidenciar dados que constatam as informações dadas na apresentação. Por isso, estude bastante sobre o embasamento por trás de cada fala e seja capaz de comprová-la em qualquer questionamento.
Além de uma boa apresentação, também é fundamental que as pessoas saibam os objetivos dessa estratégia. Por isso, saber negociar também é essencial.
Depois da apresentação, caso os investidores façam propostas, faça as análises de maneira racional. Só assim, você garantirá que está fazendo um bom negócio e que ele estará alinhado com o plano de negócios e propósito inicial da captação de recursos.
Você sabia que é comum que o pitch deck não seja o suficiente para a tomada de decisão de um investidor? Veja a seguir quais documentos você deve preparar para que ele tenha total entendimento sobre o seu negócio,
O pitch deck é um momento primordial para chamar a atenção dos investidores e fazer com que eles se interessem por um negócio. No entanto, é comum que apenas essas informações não bastem para a tomada de decisão.
Nesse contexto, depois de despertar o interesse, é preciso que o embasamento por trás dos números apresentados também seja entregue para os potenciais sócios de maneira mais formal.
Por isso, após o lançamento do seu pitch deck fique atento aos documentos necessários. São eles:
Agora que você já sabe como fazer um pitch deck e seus documentos auxiliares, separamos os melhores exemplos de cases de sucesso para você se inspirar.
Separamos alguns exemplos de pitch deck considerados como cases de sucesso para você. Veja abaixo e aproveite para se inspirar!
A Uber foi uma das empresas pioneiras no ramo de aplicativos de carona. A empresa captou US $1,57 milhão em 2010, em sua rodada inicial. Ao elaborar a apresentação a companhia deixa claro dois pontos principais:
Caso você queira conhecer mais a fundo sobre esse pitch deck, sugerimos que veja o post no Medium feito por Garrett Camp, cofundador da Uber, a respeito desse primeiro desafio na captação de recursos.
Outro caso interessante e mais recente é o pitch deck do TikTok. A rede social foi criada em um contexto de mais avanços tecnológicos e com smartphones já difundidos. Nesse contexto, em 2014 a empresa que antes se chamava Musical.ly captou cerca de US $150,4 milhões.
O grande diferencial da sua estratégia foi o uso de ícones bem visuais. Ele teve o foco em ser apresentado para potenciais anunciantes e por isso foi criado com base em estatística de interações e engajamento dos usuários.
Para conhecer mais sobre esse pitch deck, também há uma postagem do Medium com mais detalhes.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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