Desde o primeiro contato com o cliente até o processo de pós-venda, devem ser implementadas as etapas do processo de vendas para que os resultados almejados aconteçam.
Dessa forma, conhecer o Ciclo de Vendas é muito importante para garantir a satisfação do cliente durante todas as etapas desse contato comercial e aumentar exponencialmente o desempenho nas vendas.
Logo, você sabe o que é e como funciona o Ciclo de Vendas? Então, não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre esse assunto, acompanhando os seguintes tópicos:
● O que é Ciclo de Vendas?
● Qual a importância do Ciclo de Vendas?
● Etapas do Ciclo de Vendas
● Como fazer um Ciclo de Vendas mais curto?
Vamos à leitura?
O Ciclo de Vendas trata-se dos processos que envolvem a venda de um produto ou serviço, de tal maneira que quando o último processo acaba, recomeça novamente o primeiro de forma cíclica.
Diante disso, esses processosenvolvem fatores financeiros, comerciais e motivadores da compra, tais que contribuem diretamente para a qualidade do processo de vendas e sucesso do mesmo.
Além disso, vale ressaltar que o Ciclo de Vendas valoriza aspectos que muitas vezes são negligenciados durante as vendas, tais como: quanto tempo leva para avançar cada etapa, o lucro necessário para viabilizar a manutenção do negócio, entre outros.
Diante disso, ter domínio sobre esse conceito é um diferencial para o seu negócio. Por isso, não deixe de conferir o próximo tópico para entender a dimensão da importância do Ciclo de Vendas.
Em Ciclos de Vendas complexas, é comum que as etapas sejam bem definidas e a cautela para lidar com cada uma seja favorecida. Entretanto, nos ciclos curtos, apesar de mais almejados, as etapas podem parecer confusas e indeterminadas.
Diante disso, conhecer qual é o momento ideal para cada abordagem é fundamental para aumentar as chances de fechamento de venda, o que revela o impacto que essa ferramenta tem durante esse processo.
Além disso, a implementação do Ciclo de Vendas contribui para que o processo aconteça de forma mais natural, o que proporciona uma relação agradável com o cliente, sendo muito positivo para a fluidez de etapas.
Por fim, essa metodologia de etapas cíclicas contribui para a manutenção e aprimoramento do processo de vendas, visto que é possível monitorar e conseguir insights para implementação de melhorias.
Agora que você já sabe o que é e qual é a importância do Ciclo de Vendas, chegou o momento de entender melhor como funciona cada etapa desse ciclo. Não deixe de conferir o tópico a seguir!
Para facilitar a fluidez do Ciclo de Vendas, ele é comumente divido em etapas, tais que podem ser personalizadas de acordo com o negócio em que for aplicada. Diante disso, conheça as principais etapas:
Trata-se da etapa de atração e contato com o lead que acabará se tornando cliente. Tal, pode incluir estratégias de inbound marketing que consiste na busca ativa por leads ou ainda, através de outras estratégias de captação dos mesmos.
O contato inicial é um momento que deve ter uma estratégia bem definida, afinal, a primeira impressão é determinante para seu público-alvo formar uma perspectiva positiva do seu negócio.
Dessa forma, o investimento em marketing de conteúdo é uma estratégia interessante para essa etapa, visto que, a internet é um canal viável para promover esse contato inicial positivo.
A Qualificação de Leads é uma etapa essencial para o sucesso da conversão durante a jornada de compra e o fechamento da venda. Isso porque, um lead bem qualificado tem altas chances de tomar a decisão de compra.
Além disso, essa etapa é essencial para otimizar o processo de vendas, visto que, os leads que não tiverem potencial de compra serão descartados, aumentando o foco em quem realmente tem interesse.
Após o lead ter tido o contato inicial com seu conteúdo, é natural que ele seja encaminhado para tomar a decisão de compra. Mas, antes dessa etapa é necessário que o produto seja apresentado para favorecer a conversão do lead.
Com a apresentação, o lead será capaz de identificar com mais clareza quais são as dores que o produto ou serviço oferecido poderão suprir, o que vai ser somado com a experiência de compra e pode ajudar na fidelização como cliente.
Essa etapa é muito importante, pois as empresas podem receber um feedbackde como o processo de vendas está acontecendo diante da percepção do cliente. Tal etapa pode ser feita tanto durante a venda quanto na pós-venda.
Dessa forma, sua marca receberá poderosos insights de melhorias que podem ser implementadas para que a experiência do cliente seja cada vez mais aprimorada.
Essa etapa é o momento final da conversão, tal que o lead se torna um cliente através da tomada de decisão de compra. Vale ressaltar ainda, que durante o fechamento os esforços devem ser voltados para a fidelização desse cliente, que pode ser proporcionada pela boa experiência com o produto ou serviço.
Apesar de ser muito negligenciada, a etapa de pós-venda pode ser um diferencial para a fidelização de seus clientes. Por isso, investir no relacionamento com o cliente após a conclusão do processo de vendas é muito importante.
Para finalizar, não deixe de conferir 5 super dicas de como tornar o seu Ciclo de Vendas mais eficiente, veja!
As principais etapas do processo de vendas foram apresentadas no tópico anterior, entretanto, vale ressaltar que a implementação de todas elas não é obrigatória e ainda, sua ordem também pode ser alterada.
Por isso, é interessante personalizar seu Ciclo de Vendas de acordo com a necessidade da sua persona, para que as etapas sejam otimizadas de acordo com o pipeline de vendas do seu negócio.
Para ter um direcionamento assertivo, é interessante que todas as ações do seu processo de vendas visem objetivos e metas que beneficiam tanto a empresa quanto o impacto do cliente. Logo, esse planejamento de forma alinhada e coerente é essencial.
Para conduzir o processo de vendas da melhor maneira possível, é muito importante conhecer os hábitos que seu cliente possui, para entender de maneira detalhada seu comportamento e assim, traçar estratégias que contemplem suas necessidades.
A priorização de uma abordagem natural e dinâmica é uma maneira eficaz de fazer o seu Lead conseguir identificar os benefícios do produto ou serviço, pois assim ele chegará a decisão de compra de maneira agradável e satisfatória.
Quando a qualificação de Leads for feita de maneira assertiva, isso trará vantagens e resultados positivos para a sua marca.
Por isso, investir em capacitações para que os vendedores e outras equipes envolvidas estejam aptas a realizar a qualificação de Leads é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Para o profissional de vendas, o céu é o limite!
Além de receberem salários fixo em torno da casa dos R$ 4 mil, recebem comissões para cada venda que fazem. É importante ressaltar que esses salários e comissões se tornam exponencialmente mais altos quando se tratam de grandes empresas e multinacionais. Ou seja: quanto mais você vende, mais você ganha.
Com a Formação em Vendas da Voitto você tem acesso a 7 cursos, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e te garante certificados com validade em todo o território nacional!
Com desconto de 88%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a nossa autêntica metodologia de ensino e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.
Aperfeiçoe-se e caminhe para o sucesso! Clique na imagem abaixo e saiba mais!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!