O que é Marketing Inclusivo?
Quais as vantagens em investir no Marketing Inclusivo?
Marketing Inclusivo x Marketing de Nicho
Como aplicar o Marketing Inclusivo?
Essa é a trilha para o sucesso!

Entenda o que é e porque deve investir no Marketing Inclusivo!

Entenda como o Marketing Inclusivo pode impactar positivamente no seu relacionamento com os clientes e no fortalecimento da marca.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é e porque deve investir no Marketing Inclusivo!

Todas as empresas atualmente compartilham de um desafio: criar conteúdos e fortalecer a sua marca diante da pauta de diversidade e inclusão. Esse pode ser um longo caminho, no entanto, é cada vez mais importante investir no Marketing Inclusivo.

Essa é uma estratégia valorizada pela maior parte dos consumidores, afinal, quanto mais pessoas se identificarem com o que você está propondo, maiores a chances de que elas acompanhem o seu negócio e consequentemente consumam o seu produto ou serviço.

Sendo assim, o Marketing Inclusivo se pauta em diferentes pontos de vista a fim de criar conteúdos, anúncios e campanhas que se comuniquem amplamente com todos os públicos. Quer saber como colocar isso em prática e ser reconhecido por isso? Leia este artigo e descubra tudo o que você precisa saber através dos seguintes pontos:

●        O que é Marketing Inclusivo?

●        Quais as vantagens em investir no Marketing Inclusivo?

●        Marketing Inclusivo x Marketing de Nicho

●        Como aplicar o Marketing Inclusivo?

Vamos lá?!

O que é Marketing Inclusivo?

O Marketing Inclusivo é uma vertente dessa área focada na criação de conteúdos e anúncios para todos os públicos, independentemente de suas características demográficas, geográficas, comportamentais ou qualquer outro tipo de segmentação de mercado.

Nesse sentido, para o desenvolvimento de estratégias do Marketing Inclusivo questões específicas não estão em foco, como por exemplo:

● Gênero,

● Orientação sexual;

● Situação socioeconômica;

● Faixa etária;

● Religião;

● Etnia.

A não delimitação de públicos é uma característica essencial do marketing inclusivo, visto isso, é comum que essa estratégia não crie personas. Afinal, isso restringe a atuação e o foco do conteúdo e deixa de considerar cada indivíduo como único e diferente.

Você sabia que por essas características o marketing inclusivo gera vantagens competitivas e pode até mesmo utilizar outras estratégias como o neuromarketing para potencializar as suas campanhas? Descubra mais detalhes a seguir.

Quais as vantagens em investir no Marketing Inclusivo?

Os benefícios de se investir no marketing inclusivo podem ser vistos no dia a dia de uma empresa. Isso porque essa iniciativa possui impactos tanto dentro quanto fora da organização.

Sendo assim, separamos algumas das principais vantagens de colocar em prática ações dessa vertente. Confira!

Satisfação e identificação dos clientes

O marketing inclusivo traz um efeito positivo na relação com os clientes da sua marca. Afinal, quando eles se sentem pertencentes, respeitados e valorizados pela empresa, tendem a ficarem satisfeitos com os produtos e serviços consumidos.

Nesse sentido, também é mais natural que eles indiquem, se tornem consumidores frequentes e também promotores da marca. Como sequência, os resultados de vendas podem ser impulsionados.

Reconhecimento da marca

Hoje em dia, é fundamental ir além para conquistar clientes e também fidelizá-los. Por isso, o marketing inclusivo pode ser uma maneira de alcançar esse objetivo.

Quando ações e estratégias atingem mais pessoas e elas se identificam com conteúdo que consomem, é mais fácil que elas se tornem consumidoras de determinadas marcas.

Com isso, fortalecendo o posicionamento de uma empresa diversa e inclusiva nos aspectos internos e externos promovendo um ambiente inovador e heterogêneo pode ser um bom caminho para se destacar no mercado.

Oportunidades e parcerias

O marketing inclusivo é pautado em aspectos como a identificação, satisfação e o sentimento de que os consumidores fazem parte do seu negócio.

Pensando nisso, para que esse objetivo seja atingido é possível até mesmo aproveitar de novas parcerias e oportunidades.

O foco pode ser, por exemplo, em apoio a causas sociais, fortalecimento dos conceitos de diversidade e inclusão dentro da empresa ou até mesmo em estratégias de marketing digital que proporcionem acessibilidade para pessoas com deficiência.

Você sabe qual as diferenças entre marketing inclusivo e marketing de nicho? Apesar de serem termos frequentemente confundidos, suas definições são muito diferentes. Por isso, separamos um tópico para que você entenda mais a fundo esse ponto antes de aprender a aplicar o marketing inclusivo na prática!

Marketing Inclusivo x Marketing de Nicho

É muito comum que as pessoas confundam os conceitos de marketing inclusivo e marketing de nicho. No entanto, para traçar estratégias mais assertivas é fundamental diferenciar os temas.

O marketing de nicho tem como objetivo criar conteúdos para determinados públicos específicos. Por exemplo:

●     Mulheres;

●     Estudantes de graduação;

●  Ou até mais especificamente as mulheres que são mães e estudantes entre 20 e 30 anos.

Dado que o marketing inclusivo oferece soluções abrangentes, o conceito de marketing de nicho se torna o oposto do que ele propõe.

Agora que você entendeu a diferença entre os dois conceitos, é hora de aprender a como aplicar o marketing inclusivo. Vamos lá?

Como aplicar o Marketing Inclusivo?

O marketing inclusivo é cada vez mais valorizado pelos clientes e stakeholders das organizações. Afinal, ele cria conteúdos abrangentes e não faz apologias ou gera interpretações racistas, sexistas, classistas ou homofóbicas, por exemplo.

Nos dias de hoje, qualquer ação que tenha algo relacionado a esses e outras formas de discriminação impactam negativamente na imagem de uma empresa. Fazendo com que ela perca o respeito de seus consumidores e parceiros.

Por isso, qualquer estratégia de marketing inclusivo deve seguir passos básicos para que sua implementação seja assertiva. Para que você evite erros, confira algumas das melhores práticas na aplicação dessa vertente.

Invista em uma equipe diversa

A imagem inclusiva não pode ser algo visto apenas nos anúncios e outras estratégias de marketing. Por isso, o primeiro passo é focar na diversidade dentro da própria empresa.

Sendo assim, foque em formar uma equipe que compartilhe de diferentes costumes, experiências e opiniões. Dessa maneira, as discussões serão mais abrangentes e enriquecedoras, além da cultura inclusiva se fortalecer na companhia.

Além disso, vale também investir em ações de conscientização e desconstrução de crenças limitantes que façam parte do seu quadro de colaboradores. Dessa forma, a posição da empresa em prol da inclusão será também compartilhada por cada um deles.

Tenha uma abordagem inclusiva

Com certeza você já leu diversos artigos na internet que conversam com o leitor como se ele sempre fosse um homem. Esse é um dos exemplos de como é possível modificar a sua abordagem e torná-la mais inclusiva. Ou seja, a troca pelo uso de pronomes neutros.

Outros pontos que devem ter uma atenção maior são quanto às referências culturais ou até mesmo as metáforas.

Além disso, é possível também usar áudios com a leitura do seu conteúdo, vídeos com uso de libras e até mesmo integração com softwares que permitem a impressão de materiais em braile pensando na inclusão digital.

Foque também no visual

Muitas vezes no marketing digitala primeira impressão é ponto decisório para que uma pessoa se interesse mais pela sua marca. Por isso, é importante que as imagens e layouts utilizados nas postagens, anúncios e propagandas sejam inclusivas.

Busque trazer a diversidade também nesses pontos e saia do clichê. Para isso, faça uma pesquisa e inclua características distintas como idade, deficiências, culturas, sexo, peso ou cor da pele, por exemplo.

Colete a percepção dos seus consumidores

Outra ação que pode gerar insights para o marketing inclusivo é diferenciar perguntas a respeito desse assunto em pesquisas de satisfação ou de mercado.

Assim, além das ideias da equipe interna, também será possível analisar as percepções do mercado e traçar estratégias para que mais grupos se sintam devidamente representados pelo seu conteúdo e sua marca.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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